sábado, 1 de fevereiro de 2014

Inverno 2014: melhor do que os dois últimos. Confira os números!

Inverno 2014: melhor do que os dois últimos

A marca de precipitação pluviométrica (chuva) alcançou os .....(ti..ti..ti..tá..tá..tá – chuvas .....).

Esse ai foi,  lá no início de janeiro,  o nosso primeiro informe sobre as chuvas em Coelho Neto (MA) para este inverno. Hoje voltamos a registrar que realmente se confirmou a tendência de um ótimo inverno em 2014, os números a seguir mostram essa realidade.

A nossa central de captação de precipitação pluviométrica registrou que em janeiro /2014 choveu 332 mm, superior em 124,32% ao volume registrado no mesmo mês, em 2013.

Outro dado importante é que as chuvas de janeiro deste ano foram, também, superiores em 42,80% em relação ao mês de janeiro de 2012.

Como podemos observar, este nosso inverno começa melhor do que os dois últimos. São os números iniciais, vamos continuar torcendo que seja nessa pegada, ou melhor, até o final do período de chuvas.

P.S.: Índices pluviométricos da zona urbana de Coelho Neto.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Prefeito Soliney Silva, Luís Fernando, Gastão Vieira e Max Barros lançam importantes obras em Coelho Neto.

ma-123
Max Barros, Prefeito Soliney Silva e Luís Fernando

O Prefeito Soliney Silva (PRTB) convida Vossa Senhoria e Família para participarem da solenidade de lançamento da ordem de serviço de asfaltamento da MA-123 que liga Coelho Neto a Afonso Cunha, além de importantes obras para o município de Coelho Neto.

ma-123


A solenidade ocorrerá ás 13h00 deste sábado (01) no Teatro Municipal e contará com a presença das autoridades: Dr. Luís Fernando - Secretário de Estado de Infra- Estrutura no ato representando a Governadora Roseana Sarney, o Ministro do Turismo Dep. Gastão Vieira, o Deputado Estadual Max Barros, o Prefeito de Afonso Cunha José Leane e outras autoridades estaduais e municipais.

Agradece a Presença de Todos 
Soliney Silva
Prefeito Municipal

Chuva, trânsito, garupa… veja 10 dicas para usar moto com segurança

10 dicas para usar moto com segurança

A experiência ensina. Horas e horas de guidão ajudam a pilotar de forma cada vez mais segura. Bom para você, para quem vai na sua garupa e para quem está à sua volta no trânsito da cidade ou na estrada.

Mas, enquanto sua experiência não chega, segue uma listinha de Dez Conselhos que o poderão evitar tombos e acidentes, feita por quem já cometeu quase todos os erros ao guidão em mais de três décadas pilotando motocicletas de várias marcas, modelos, tamanhos e gêneros:

1 – Tenha sangue frio em situações tensas
2 – Evite as fechadas
3 – No cruzamento, antecipe os problemas
4 – Retrovisor é seu anjo da guarda
5 – Aprenda a ‘ler’ o solo
6 – Triplique a atenção no piso molhado
7 – Não entre na onda de amigos imprudentes
8 – Nem sempre é bom levar garupa
9 – Aprenda a frear
10 – Estude sua moto

Agora, ponto a ponto, entenda melhor cada uma das dicas.

1)    Tenha sangue frio em situações tensas

Pois é, você subestimou a velocidade e agora a curva está ali, na sua cara. Nesse caso, é mais fácil começar falando o que não fazer: frear tarde e forte demais, jamais. Isso desequilibrará a moto, transferindo peso demasiado para a dianteira. O que fazer? O melhor é tentar reduzir a velocidade ao máximo, sendo suave nos comandos, tanto nos freios como na redução de marchas, e também na desaceleração.

Estar com o acelerador aberto e tirar a mão de uma vez também causa a temida transferência de peso para a dianteira que, em geral, levará o piloto a abrir a curva saindo da estrada (ou invadindo a pista contrária, o que é pior). Lembre sempre que sua moto, em geral, é bem mais capaz do que você: ela pode inclinar mais do que você sabe ou consegue.

Acionar muito levemente o freio traseiro durante a curva ajuda a moto a contorná-la, fechando a trajetória, assim como pressionar o guidão para o lado oposto. Estes são recursos eficazes, mas o fundamental é manter o sangue frio e não se deixar dominar pelo pânico paralisante.

2) Evite as fechadas
As cidades grandes estão cada vez mais entupidas. É carro demais, moto demais, pressa demais. Na ânsia de chegar mais cedo, quem está ao volante ou guidão arrisca manobras para ganhar alguns metros, e a troca de faixas sem dar sinal é padrão, infelizmente.

Lembrar que motociclistas são a parte frágil da selva do trânsito é fácil, assim como adotar uma pilotagem defensiva. Quando rodar perto de um carro, ônibus ou caminhão tente não ficar posicionado nos pontos cegos dos motoristas que estão na sua frente.

Como identificar tais pontos? Simples: são os lugares onde você não consegue enxergar os olhos do motorista nos espelhos retrovisores dele. Essa técnica está atualmente prejudicada pela “praga” da película que escurece os vidros, mas basta você raciocinar dois segundos para sacar quais são os pontos onde você não é visto. Ajuda muito também manter uma distância razoável do veículo à frente, o que nem sempre possível, eu sei. Mas rodar perto demais só se for por pouco tempo: seja decidido e passe logo, ou então recue estrategicamente.

Lembre-se que ultrapassar é algo a ser feito pela esquerda. Andar no corredor não é (ainda) proibido, mas seja esperto e não exagere.
Quanto mais rápido estiver o trânsito, melhor, pois a diferença entre a sua velocidade e a dos outros veículos não será nunca demasiada. Porém, em grandes avenidas, quando uma das pistas por razão A, B ou C diminuir a velocidade, o caos se instala, com os motoristas querendo escapar do enrosco. E é aí que mora o perigo… Olhe longe, procurando “ler” com antecedência a cadência do tráfego.

2)    No cruzamento, antecipe os problemas

A preferencial é sua? Esqueça. Não adianta ter razão se quem vai se quebrar inteiro é você. Se mesmo rodando de moto em lugares conhecidos, vez por outra aparece um “extraterrestre” que se esparrama sem noção no cruzamento, imagine só em áreas onde não dominamos? Assim, a regra é simples: nos cruzamentos sempre pensar no pior e passar preparado para tal.

A regra mais óbvia é sempre tentar ser visto, usando roupas claras, farol aceso e, nos casos extremos, buzinar. Mas não feito um maluco, achando que o botão da esquerda vai desmaterializar o mal à sua frente. Seja ruidoso apenas quando necessário, e esteja concentrado 100% do tempo ao guidão.

4) Retrovisor é seu anjo da guarda
Na estrada ou na cidade, o retrovisor é seu anjo da guarda. Serve principalmente – acha a maioria – para mudar de faixa ou fazer conversões à esquerda ou à direita. Porém, na hora de frear ou reduzir a velocidade é que você deve usá-lo, para prevenir o perigoso e cada vez mais frequente abalroamento por trás.
Esse tipo de colisão pode ser terrível para você, mas frequentemente causa pouco ou nenhum dano ao infeliz que não te viu, ou não teve tempo suficiente para frear. Nesse tempo de celulares espertos, cheios de recursos para envio de mensagens, há gente demais dirigindo sem olhar para a frente, e à frente pode estar você… Assim sendo, habitue-se a controlar a turma que vem atrás.

5) Aprenda a ‘ler’ o solo

Na escola da vida que ensina a arte de pilotar uma motocicleta de forma segura há uma importante matéria, que trata do… chão.
Saber interpretar o pavimento onde você está rodando evita problemas dolorosos. Asfalto, concreto, calçamento, bloquete, paralelepípedos, pedras… no Brasil há um cardápio enorme de pavimentação e em cada uma delas sua motocicleta reage de modo diferente.

Qualquer “mané” sabe que rodar no asfalto lisinho é uma delícia, mas infelizmente este prazer está restrito a poucos milhares de quilômetros de nossas ruas e estradas. Assim, olho grudado no chão é dever constante para quem anda em veículos de duas rodas, não apenas à caça de buracos, lombadas, mas, sim, tentando identificar as reações de sua moto ao solo em que você está rodando. Se você estudar direitinho, vai tirar de letra dificuldades e peculiaridades de cada tipo de pavimento.
6) Triplique a atenção no piso molhado

O terror de grande parcela dos motociclistas. Mas há maneiras de atenuar o evidente desconforto que é rodar em piso molhado: primeira regra é ser suave nos comandos. A baixa aderência implica jamais acionar bruscamente os freios, câmbio, acelerador, se não… tchibum, mergulho garantido! Outra regrinha boa é lembrar o que foi dito no item anterior, o da leitura de solo, e tentar entender como sua moto se comporta em cada tipo de pavimento molhado. O asfalto novo é quase tão escorregadio quanto paralelepípedo.

O melhor piso na chuva é o concreto, que favorece a aderência.Mas, atenção: pisos molhados não são todos iguais. Chuva que acabou de iniciar é bem mais perigosa que aquele chuvão de horas, que já lavou a estrada, carregando fuligem e sujeiras embora. Todavia, uma chuva muito intensa é ruim, pois cria uma lâmina de água que o pneu não é capaz de romper. Enfim, “leia” a chuva também, e seja suave na tocada.

7) Não entre na onda de amigos imprudentes

Andar de moto em grupo é legal, não? Quase sempre, e o “quase” depende da companhia. Muitas vezes os amigos que nos convidam para aquela viagem de fim de semana ou um mero bate e volta são do tipo que se comportam de maneira inadequada, seja por exibicionismo, empolgação ou simplesmente ignorância de regras básicas de segurança na pilotagem. Nestas “baladas” não se deixe levar pelo espírito da viagem (torta) dos outros e não desrespeite seus limites.
A regra mais segura é ser sempre equilibrado no amplo sentido da palavra, não buscar os limites além de seu conhecimento e estágio de pilotagem, deixando-se influenciar por quem tem mais habilidade e experiência, ou simplesmente é mais inconsequente.
Outro aspecto da viagem em grupo é o correto posicionamento: nunca rodar lado a lado na estrada. A fila indiana é o ideal, com você vendo quem vai atrás pelos dois espelhos, e se vendo em ambos espelhos do companheiro da frente. E a qual distância? Quanto mais veloz o ritmo, mais espaço entre vocês, claro.

8) Nem sempre é bom levar alguém na garupa

Levar alguém na sua garupa pode ser uma experiência ótima, só que não… Tenha bom senso e aceite levar quem quer que seja só quando tiver um domínio razoável da motocicleta. Principalmente nas motos pequenas, uma pessoa na garupa – mesmo que leve – altera muito o equilíbrio da moto. E se a tal pessoa não souber andar de moto, e nem de bicicleta, isso exige que você a instrua minimamente, avisando que os movimentos quem faz é você, e que a ela cabe apenas seguir a dança, sem inventar novos passos…

9) Aprenda a frear

Pesquisas da associação dos fabricantes de motos, a Abraciclo, mostram que um dos grandes problemas de nosso motociclista é não saber com se freia corretamente.
A grande maioria ainda pensa que o certo é usar predominantemente o freio traseiro, deixando ao dianteiro o papel secundário. Na verdade, o certo é o exato oposto: é o dianteiro que deve ser acionado com mais ênfase, algo como 70% da força aplicada a ele, deixando os restantes 30% ao pedal traseiro.
De fato, à roda traseira caberá apenas o papel de equilibrar a frenagem, estando na roda dianteira o real poder de reduzir a velocidade de sua moto. Esse assunto rende “pano para manga”, pois há uma forte e resistente ignorância sobre o tema, assim como um temor de que a motocicleta, se o freio dianteiro for acionado demasiadamente, capotará… Na verdade há apenas um tipo de moto no qual se pode dar mais ênfase à roda traseira, e mesmo assim em proporção que jamais supere o 50%-50% da força aplicada: são as motos custom, aquelas voltadas para viagem, especialmente as maiores, com motores acima de 600 cc. Isso ocorre em razão da arquitetura diferenciada destes modelos, que privilegiam a concentração do peso no eixo traseiro.

10) Estude sua moto

Motos têm caráter? Ô se têm! Algumas são furiosas, outras, pacatas ou enigmáticas… O importante é que você conheça sua moto e saiba montar um arquivo na sua mente sobre como agir em cada situação. Uma boa prática quando se compra uma moto nova é buscar um lugar tranquilo e ensaiar frenagens em velocidades diferentes, percebendo como o veículo se comporta.

A mesma coisa deve ser feita com mudanças de direção, realizando o chamado slalom, um zigue-zague que lhe dará noção do equilíbrio de sua nova montaria. Frear, acelerar, frear de novo, reduzir marchas… treinar é sempre bom, assim como botar a cabeça para funcionar e absorver o ensinamento que cada quilômetro rodado pode trazer.

E tudo isso para fazer do ato de rodar com qualquer motocicleta algo seguro e, sobretudo, prazeroso e feliz, como deve ser.


Fonte: (G1)

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

PROGRAMA SEGUNDO TEMPO beneficiará 157 municípios do MARANHÃO. Veja a sua cidade!

PROGRAMA SEGUNDO TEMPO

Do Maranhão da Gente
O Programa Segundo Tempo (PST) garante para mais de 350 mil alunos de 157 municípios maranhenses o acesso a atividades esportivas no contra-turno escolar. O programa do Governo Federal é iniciativa do Ministério dos Esportes, comandado pelo ministro Aldo Rebelo, em parceria com Ministério da Educação, de Aloizio Mercadante.
O objetivo do programa é ocupar o tempo ocioso das crianças e adolescentes, estimulando a prática esportiva, promovendo o desenvolvimento integral dos participantes, como fator de formação de cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.
PROGRAMA SEGUNDO TEMPO

No Maranhão, o programa vai beneficiar mais de 350 mil alunos de 157 municípios diferentes. No total, serão 2.106 escolas que receberão os benefícios do programa no estado.
Veja abaixo a lista dos municípios, quantidade de escolas, alunos e monitores contemplados com o programa Segundo Tempo. 



Açailândia
35
3537
37
Afonso Cunha
4
332
5
Água Doce do Maranhão
15
2097
23
Aldeias Altas
20
3231
32
Alto Alegre do Maranhão
8
2341
19
Amapá do Maranhão
5
1127
10
Amarante do Maranhão
20
1676
22
Anajatuba
26
3746
38
Apicum-Açu
15
2195
21
Araioses
31
5421
54
Arame
2
336
3
Arari
21
2723
26
Axixá
13
1977
19
Bacabal
33
3849
35
Bacuri
11
929
11
Bacurituba
7
717
9
Balsas
23
2510
26
Barra do Corda
68
10313
101
Barreirinhas
36
6181
57
Bequimão
21
2774
27
Bom Jardim
40
3334
40
Bom Lugar
3
325
4
Brejo
27
4724
46
Buriti
21
4843
42
Buriti Bravo
12
1669
14
Buriticupu
21
3313
33
Buritirana
14
2443
23
Cajapió
1
150
1
Cajari
2
310
3
Cândido Mendes
3
822
6
Cantanhede
16
2488
25
Carolina
15
1652
17
Caxias
52
15523
125
Central do Maranhão
7
624
8
Centro do Guilherme
3
1170
9
Chapadinha
52
10386
95
Cidelândia
2
240
2
Codó
48
11515
100
Coelho Neto
27
3780
36
Colinas
5
1018
10
Coroatá
3
390
3
Cururupu
21
4673
40
Duque Bacelar
2
376
3
Esperantinópolis
3
500
5
Estreito
10
1050
11
Feira Nova do Maranhão
3
566
6
Fernando Falcão
7
1005
9
Formosa da Serra Negra
17
1093
18
Fortaleza dos Nogueiras
1
150
1
Fortuna
3
472
4
Godofredo Viana
3
330
3
Gonçalves Dias
3
935
8
Governador Archer
10
1727
17
Governador Edison Lobão
7
2410
19
Governador Nunes Freire
21
4664
40
Guimarães
8
1234
12
Humberto de Campos
30
4213
44
Icatu
22
2520
27
Igarapé Grande
6
700
7
Imperatriz
19
3183
28
Itaipava do Grajaú
9
798
9
Itapecuru Mirim
21
2275
22
Itinga do Maranhão
13
2717
24
Jenipapo dos Vieiras
3
474
5
João Lisboa
10
2410
19
Joselândia
8
1042
8
Lago da Pedra
24
1554
24
Lago do Junco
6
1361
12
Lago dos Rodrigues
6
1289
13
Lago Verde
12
1682
16
Lagoa do Mato
11
2011
20
Lajeado Novo
7
1302
13
Loreto
2
255
2
Magalhães de Almeida
13
2132
21
Maracaçumé
7
2051
16
Maranhãozinho
5
837
8
Mata Roma
9
1922
16
Matinha
26
3220
35
Matões
32
6252
59
Milagres do Maranhão
1
355
3
Mirador
5
554
5
Monção
20
4432
39
Montes Altos
6
1032
11
Morros
2
166
2
Nina Rodrigues
14
1313
16
Nova Iorque
1
76
1
Nova Olinda do Maranhão
12
1133
14
Olho d’Água das Cunhãs
5
1039
10
Olinda Nova do Maranhão
17
2441
25
Paço do Lumiar
32
6332
59
Palmeirândia
22
2073
28
Parnarama
24
5362
49
Passagem Franca
1
250
2
Pastos Bons
8
2002
17
Paulo Ramos
1
78
1
Pedreiras
14
1331
15
Pedro do Rosário
36
4699
53
Peri Mirim
9
1184
14
Pindaré-Mirim
20
7153
59
Pinheiro
14
4684
38
Pio XII
17
1792
22
Pirapemas
4
759
7
Porto Franco
6
956
10
Porto Rico do Maranhão
7
862
10
Presidente Dutra
4
1302
11
Presidente Juscelino
1
136
1
Presidente Vargas
6
1124
10
Primeira Cruz
8
1514
12
Raposa
9
2480
21
Riachão
1
100
1
Ribamar Fiquene
5
1378
13
Rosário
11
1579
14
Sambaíba
1
100
1
Santa Filomena do Maranhão
6
690
9
Santa Luzia
19
1971
19
Santa Rita
25
1654
25
Santana do Maranhão
15
1722
20
Santo Amaro do Maranhão
7
1233
11
Santo Antônio dos Lopes
14
2018
20
São Benedito do Rio Preto
2
431
3
São Bento
1
120
1
São Bernardo
26
3939
40
São Domingos do Maranhão
4
582
6
São Francisco do Brejão
6
944
8
São João do Carú
14
3015
29
São João do Paraíso
2
138
2
São João do Soter
12
3191
28
São João dos Patos
9
1094
10
São José de Ribamar
10
2127
19
São José dos Basílios
1
33
1
São Luís
70
13813
115
São Luís Gonzaga do Maranhão
1
97
1
São Mateus do Maranhão
11
4068
32
São Pedro da Água Branca
3
334
3
São Raimundo das Mangabeiras
6
390
6
São Roberto
3
728
7
São Vicente Ferrer
1
150
1
Senador Alexandre Costa
1
283
2
Senador La Rocque
2
307
3
Sítio Novo
8
1364
14
Sucupira do Norte
3
205
3
Tasso Fragoso
1
100
1
Timbiras
5
250
5
Timon
48
10198
86
Trizidela do Vale
8
1059
10
Tufilândia
7
1464
13
Tuntum
19
3197
29
Turiaçu
1
290
2
Turilândia
5
412
6
Urbano Santos
4
781
7
Vargem Grande
9
1283
12
Viana
57
7410
79
Vila Nova dos Martírios
5
683
6
Vitória do Mearim
27
4861
49
Vitorino Freire
30
4267
42
Zé Doca
32
7624
67
 Total
2106
351905
3337