sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Transformação Social


Em março de 2010 fomos convidados a participar, em Bacabal, da Assembléia de Instalação do Diretório do PTS no Maranhão.  O partido PTS, com sede em Bacabal, vem crescendo firme no seu objetivo de contribuir e participar para com a Transformação Social dos nossos maranhenses. Na oportunidade estiveram presentes os dirigentes do Diretório Nacional.

Aqui em Coelho Neto o PTS já em processo de regularização.
A sua Comissão Diretora Provisória já foi formada e caminha firme para participar e contribuir para com uma nova forma de atuar politicamente. Será difícil, mais pelo posicionamento do Diretório Nacional a sigla chega sem o clichê de ser apenas mais um partido.
A Comissão Nacional Executiva do PTS conclama homens e mulheres de bem a se juntarem em prol da formação de um grande partido no Maranhão.  O PTS está organizado em todas as regiões do Brasil.
O Presidente do PTS Maranhão, o Sr. Francisco Silva dos Santos, confirma que será um partido transformador e solidário para com os interesses do povo maranhense.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Água, em alguns lugares ela não existe mais

Chegaram as chuvas de inverno aqui na região dos cocais. Até aqui nada de anormal, se com a chuva chegasse só alegrias à agricultura de subsistência. Acontece que ainda não estamos preparados (em todo o estado) para com as grandes chuvas que virão nesse período. A atenção deve ser especial, principalmente, na zona urbana.  Esta aqui em Coelho Neto já mais bem estruturada, pois o governo do prefeito Soliney Silva vem atuando para resolver os problemas em toda a nossa cidade.
Aquele que foi o quarto maior lago do mundo, agora é um cemitério poeirento
de embarcações que nunca mais zarparão...
Mais o meu tema aqui - mesmo com a chegada da água – é a preocupação para com a falta dela (água). Esse assunto me chega, pois no mundo todo não se fala em outra coisa senão a falta de água no planeta. 
Aldeões na ilha de Coronilla, Quénia, cavam poços profundos em busca
do precioso líquido, a apenas 300 metros do mar. A água é salobra.  
No final de semana passado estivemos em nossa terrinha natal (Mata Grande = Caxias- MA) e de lá já podemos mostrar um grande exemplo na contribuição para com a preservação dos rios e riachos dessa nossa região. Principalmente, suas nascentes.
Esse exemplo é a nossa “Limpeza”, um rio de pequeno porte que no passado já foi navegável, e que no período de 2005 a 2009 atingiu o seu pior momento chegando a secar em vários pontos do seu curso total. Isso devido ao uso inadequado das suas margens. A Limpeza separa o município de Caxias ao de Aldeias Altas.
Hoje, a “Limpeza” (fotos abaixo) já apresenta uma grande melhora. Para tanto foi preciso a união de todos os proprietários de terras - e seus ribeirinhos - na pratica de ações corretivas para que se restabelecesse a vida do rio; com as suas águas de correnteza perene voltando a aumentar o seu nascer natural.
A conscientização de que cabe a todos nós a prática de ações para com a manutenção da vida dos rios, riachos e lagos foi a contribuição maior para que a grande fonte de água potável voltasse a correr no seu curso normal.
Com a “limpeza” voltando a proporcionar vida nova ao povo daquela pequena região fica a lição de que a natureza nunca deve ser violentada.
Com essa ação estamos contribuindo para melhorar as nossas reservas de água.
Pratiquemos a parábola do beija-flor (quando do incêndio na floresta), que a natureza será muito mais bela.

Parabéns, nossa “Limpeza” agradece.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

FLA: Ronaldinho entra, Luxa saca Egídio e testa Renato na lateral

Por Eduardo Peixoto e Richard Souza Rio de Janeiro
 
Na estreia de Ronaldinho Gaúcho, Vanderlei Luxemburgo deverá fazer uma improvisação no time que vai enfrentar o Nova Iguaçu, nesta quarta-feira, no Engenhão, às 22h (de Brasília). No treino da tarde desta terça-feira no Ninho do Urubu, com a entrada de Ronaldinho, o treinador deslocou o meia Renato para a lateral esquerda e sacou Egídio da equipe.
A tendência da escalação quando R10 estivesse liberado para atuar havia sido antecipada pelo treinador em entrevista ao programa "Bem, Amigos", do SporTV. E a presença de Renato na lateral foi testada durante a partida contra o Americano. Durante o jogo realizado no dia 26, o treinador trocou Egídio pelo atacante Wanderley, com a mudança de posição de Renato.
- Caso isso aconteça, estou preparado. Mas não sabemos ainda a escalação ou quem vai jogar. Só sei que teremos de entrar focados, de uma forma correta, como tem sido nos últimos jogos. Não é um bicho de sete cabeças. É uma função que se tiver treinamento, adaptação, já atuei algumas vezes. Sei da maneira de jogar, de marcar. Os jogadores da defesa procuram nos ajudar o tempo todo. Se for assim, vou ter ajuda - comentou Renato.
O time provável para o duelo contra o Nova Iguaçu é Felipe, Léo Moura, Welinton, David Braz e Renato; Maldonado, Willians, Thiago Neves, Vander e Ronaldinho Gaúcho; Deivid.
Os jornalistas só foram autorizados a acompanhar o treino tático uma hora depois do seu início. Entretanto, alguns minutos após a entrada, o treinamento foi interrompido devido à forte chuva e os raios sobre o Ninho do Urubu.

Iniciado a elaboração de diagnóstico da Educação do MA


A Secretária de Estado da Educação, Olga Simão, representantes do Ministério da Educação (MEC), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e Superintendentes e Supervisores da Seduc, se reuniram para dar início à elaboração de um diagnóstico geral da Educação do Maranhão. A iniciativa de desenvolver uma parceria de cooperação técnica educacional com MEC e PNUD foi da Governadora Roseana Sarney. A experiência vem sendo desenvolvida com êxito no estado de Alagoas.
O objetivo do diagnóstico é detectar os problemas existentes na educação do Maranhão, determinar ações prioritárias e reestruturar o setor educacional do Estado. "Só através de um diagnóstico construído junto com a equipe da Seduc teremos um norte para trabalharmos a educação e mudarmos os indicadores educacionais do Maranhão", afirmou a Secretaria de Educação, Olga Simão.
Para a elaboração do diagnóstico, supervisores e superintendentes da Seduc serão divididos em grupos, juntamente com técnicos do MEC/PNUD. Eles irão desenvolver, em um prazo de seis meses, relatórios sobre as seguintes temáticas: políticas estaduais de educação e programas e projetos desenvolvidos na Secretaria, regime de colaboração estado/município, estrutura organizacional e gerenciamento, utilização de tecnologias da informação na prática pedagógica e na gestão educacional, instalações escolares e equipamento imobiliário, além de disponibilidade orçamentária e utilização de recursos.
 "Estes relatórios têm que ser desenvolvidos por equipes locais, pois são eles que conhecem a real situação do Estado. A Seduc tem tudo para fazer um trabalho a contento e obter os resultados esperados", ressaltou o coordenador Geral do Programa de Colaboração MEC/PNUD com Escolas e Municípios, Laudo Bernardes. Ele explicou que a iniciativa do Governo do Estado é um marco do compromisso ético com as crianças e jovens do Maranhão. "O topo da educação é o aluno e é com esta máxima que devemos sempre trabalhar. Quem entra neste processo sairá com conceitos sobre educação transformados", avaliou.

Diagnóstico
Após a emissão dos relatórios, que serão respaldados por documentos comprobatórios e dados estatísticos, os consultores do MEC/PNUD elaborarão um diagnóstico geral, concomitantemente a uma proposta de trabalho e um cronograma de execução que deverão ser validados pela Secretária de Educação para início das intervenções no sistema educacional do Maranhão.
"Este é um processo de construção coletiva para termos uma idéia dos principais problemas, as demandas da secretaria e o que pode ser feito para melhorar a gestão e o pedagógico da secretaria", ressaltou a analista do PNUD, Maria Teresa Amaral.
Para a superintendente de Educação Básica da Seduc, Leuzinete Pereira, o apoio do MEC/PNUD, vai aprimorar a gestão educacional com foco na gestão do aprendizado. Assim, todo o esforço da Secretária deverá convergir para a melhoria do aprendizado dos estudantes.
A Secretária Olga Simão destacou que, de fato, este é um trabalho diferenciado, pois há a participação e envolvimento de todos. "Este é principal projeto da Seduc. É o foco da minha gestão", concluiu.
fonte: secom

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

“Pescaria” do dinheiro público?


Se agora não aparecer os peixes pelo menos a “pescaria” será justa, visto que a Ministra Ideli Salvati – da Pesca e Aqüicultura – deu ordem para parar a “canoa sem remo” conduzida por algumas colônias de pescadores em todo o país.  A “farra do peixe” via colônia de pescadores, estava um verdadeiro escândalo.
A ministra aplicou a primeira dose do remédio buscando estancar a “pescaria” do dinheiro público. Agora sim, o peixe vai aparecer já que a “turma que não sabe diferir a rede de dormir da de pescar” dará lugar aos verdadeiros pescadores de ofício.  Daqui pra frente, segundo a Ministra Ideli Salvati, vai ser “Cara Crachá”. Ou seja, pescador artesanal é uma coisa e Pescador Profissional outra, agora, totalmente mais supervisionada.
Hummm!  Será que o Sr. JM vai poder ocupar seu lugar de verdadeiro pescador?  E aqui em Coelho Neto, tem mesmo quase mil pescadores?  Ah, quanto a isso vamos ter que esperar até quando for divulgada a lista oficial após o novo cadastramento dos profissionais da pesca neste município
... Sobre o tema, Segue matéria do Ministério.
Cerca de 900 mil pescadores do país deverão se adaptar às novas regras para obter a licença e a regulamentação da profissão. As medidas foram anunciadas pela ministra da Pesca e Aqüicultura, Ideli Salvatti, e englobam, entre outras mudanças, o cadastramento de pescadores artesanais no Registro Geral da Pesca (RGP) e a concessão de carteira de pescador profissional.
Dentre as novas medidas anunciadas destaca-se a renovação da carteira de pescador, que passa a ser necessária a cada dois anos e não a cada três como definidos anteriormente. Além disso, a nota de venda do pescado para Pessoa Jurídica (PJ) passa a ser pré-requisito para essa renovação, bem como a contribuição previdenciária para vendas exclusivamente no varejo e a declaração de que o pescador não possui vínculo empregatício em outra atividade.
Outra mudança é que, a partir de agora, o pescador que tiver seu registro cancelado só poderá obter novo documento após 12 meses de sua suspensão, sendo que até o dia 31 de dezembro de 2011 estão suspensas todas as novas inscrições para adequação dos processos às novas regras. A ministra destacou ainda a importância da regulamentação da profissão para o setor de pesca:
“É importante realçar que a carteira de pescador é o documento mais importante desse setor, o equivalente à carteira de profissional, o documento que comprova a atividade desenvolvida por milhares de brasileiros, portanto ela é o documento da cidadania, é através dela que é reconhecido, é respeitado são concebidos direitos ao pescador artesanal, portanto ele é tão sagrado e deve ser tão respeitado quanto a nossa carteira de trabalho.”
Todas essas medidas citadas foram definidas com a ajuda de um grupo de trabalho criado com representantes do Conselho Nacional de Aqüicultura e Pesca (Conape) e técnicos do Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA) visando aperfeiçoar o controle de registros da categoria.