sábado, 5 de novembro de 2011

Terra do Sol e da Luz

Estamos chegando de uma viagem a PALMAS - TO, e essas nossas incursões  dificultam as nossas atualizações para com as postagens do nosso blog. 
Ao chegar em Coelho Neto fiquei vislumbrado com o sistema de iluminação colocado na avenida Antonio Guimarães, e que o mesmo foi adotado em toda a cidade.  Se antes dessa iluminação Coelho Neto já era denominada terra do Sol, agora passa a ser, também, terra da Luz. Portanto, agora podemos dizer: "Coelho Neto, terra do Sol e da Luz"
Estamos em viagem, e ao retornar retomaremos o curso normal das nossas postagens em nosso blog.
Assim, nas palavras do meu amigo Carlos Machado (via seu blog):
Viva! O Povo coelhonetense
As comemorações inerentes ao aniversário de 118 anos de emancipação política de Coelho Neto nos dias 29 e 31 de outubro foi uma homenagem justa ao povo desta terra, que nos últimos dois anos e dez meses têm visto o esforço do Prefeito Soliney Silva em dotar o Município de condições básicas de infraestrutura e de serviços que a “poderosa” família que governou antes não foi capaz de fazer.  
A entrega de poços artesianos nos povoados: Curupatí, Mulatas, Unha-de-Gato, Guabiraba e Guará; de escolas reformadas, ampliadas e com laboratórios de informática nos povoados: Olho d’Água Grande, Monte Alegre e Cruz demonstram que a administração municipal trabalha, e muito, para melhorar as condições de vida nas comunidades rurais.  
Outro ponto que merece alusão é a quantidade de obras inauguradas na sede do Município. Destaca-se, ainda, a importância do que foi entregue para as comunidades em vários bairros da cidade: poços artesianos, escolas ampliadas, ruas pavimentadas, laboratório para a realização de exames, centro de especialidades odontológicas, ou seja, são obras que, efetivamente, melhoram as condições de vida da população.  
As realizações do Prefeito Soliney Silva em dois anos e dez meses em todas as áreas da administração representa mais do que foi feito pelos últimos prefeitos que governaram Coelho Neto em doze anos. Nos 118 anos de emancipação ninguém ou nenhum fez em quantidade e qualidade o que está sendo feito agora.
E é isso que o povo e a oposição estão vendo. E é isso que a oposição não aceita e tenta de todas as formas desqualificar, até atribuindo para o ex-prefeito as obras que estão sendo entregues para a população, agora. O pior é que o boato está sendo espalhado por aqueles que diziam que o homem (o ex) não fazia nada. Que mudança repentina!  
A oposição de Coelho Neto (que foi situação a vida inteira), na ânsia desesperada e demagógica de ter e reaver o poder juntou-se dentro de um barco pirata que navega em águas nebulosas. O povo está assistindo, incrédulo, inimigos históricos da política local se abraçarem e se beijarem como se nunca tivesse acontecido nada entre eles, é uma coisa nojenta.  
Hoje, a mídia (ruim) oposicionista resolveu endeusar os ex-governantes. Antes eram tidos como corruptos, incompetentes, mentirosos e inimigos do povo. Hoje, os “salvadores da pátria” possuem contas rejeitas pelo TCE, processos no TCU, processos por apropriação indébita, por exercício ilegal de função pública e uma grande rejeição popular, reiterada pelas urnas nas últimas eleições.  
Mas, acreditam na velha ideia de que “o povo tem memória curta” e que já esqueceu os desmandos, as perseguições e a ingerência administrativa da conhecida dupla de ex-prefeitos e de seus asseclas. Na Justiça rolam diversos processos de uns contra os outros por calúnia e difamação. E se, sinceramente, acham que a população já esqueceu a história recente. Ledo engano.  
Foto: Raymundo josé
Com avaliação acima de 60% nas pesquisas de opinião, Soliney Silva segue inaugurando obras importantes para a comunidade e realizando sonhos que se sonhava desde 1893. Sendo assim, parabéns aos coelhonetenses que encontraram o caminho. Aos demais, vale lembrar que o tempo de aventuras já passou.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Professor em Coelho Neto, de bem com a profissão!

Raymundo José:
Estamos chegando aos primeiros 365 dias de atividade do nosso blog, e veja como começamos (TEXTO ORIGINAL, sem edição).

publicado em 22 de outubro de 2010

Num final de semana recheado de decisões nos Estádios de futebol pelo Brasil, com acompanhamento via TV; e ainda com muitas ocorrências de violência armada na nossa zona Rural e aqui na cidade, resolvi abordar sobre o tema professor quando da sua atividade na escola, e extraclasse.
O meu ponto de vista aqui vem, primeiro, concordar com a educadora e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Tânia Zagury, quando ela afirma que “Professor brasileiro é mal remunerado, trabalha em condições precárias e tem autoestima baixa. Já faz parte do senso comum que esses fatores influenciam na baixa qualidade de ensino oferecido pelas Escolas brasileiras”. Mas, ao mesmo tempo, vou abrir um parêntese para incluir uma exceção: Em Coelho Neto o professor vem recebendo benefícios importantes para com o exercício da sua atividade. Melhorando a sua autoestima.
Aqui neste pedaço do Maranhão, por nome Coelho Neto - em homenagem ao grande escritor e prosador Maranhense Henrique Maximiliano Coelho Neto, já estamos há 39 anos. Tempo bem vivido o suficiente para sustentar/emitir um ponto de vista para com a atividade de professor nesta cidade.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

“Cada ano conta um momento, cada ano guarda um sentimento.”


Estamos chegando aos primeiros 365 dias de atividade do nosso blog e veja como começamos

OBS: atualizamos para 118 anos

texto publicado em 29 de outubro de 2010


“À margem esquerda do Rio Parnaíba, Fronteira leste do Maranhão. No teu seio de imenso progresso, a indústria brotou de repente. Coelho Neto, teu nome reflete, a potência que tem nossa gente.” Assim, é Coelho Neto.


De lá para cá, cada ano conta um momento, cada ano guarda um sentimento, cada ano traduz uma conjuntura. E é assim, ano após ano, que o roteiro da vida da nossa Coelho Neto, que já se desenvolveu o suficiente para afirmar com a certeza dos fatos que “deu certo”, está sendo escrito.

Celebrar os 118 anos (31.10.2011) de Coelho Neto é ser grato, e é preciso. Afinal são muitos anos de buscas e dedicação para manter viva a missão de "desenvolver-se, apoiar sua gente, seus campos gerais de cana-de-açúcar e de bambu, apoiar a inclusão social da sua gente através da produção e da capacitação, visando à democratização da convivência e o fomento da auto-estima da pessoa desta bela cidade, dentro de uma realidade, puramente, de desenvolvimento, em todos os sentidos."


E por mais que a satisfação de, novamente, vivenciar este momento conspire para escrever sobre nossa Coelho Neto, mesmo assim pouco serei grato para com uma cidade que, em 1971, nos recebera de braços abertos, não fazendo exigências para que aqui fixássemos morada.

Ao longo desses quarenta anos de Coelho Neto, pudemos ver, entender e, melhor, fazer parte dessa gente.  Pois, “És tão simples por tua modéstia, já que Tão grande são tuas tradições, E teu povo fraterno e honesto. Alegria tem em seus corações.”


É ou não é maravilhoso ter Coelho Neto como nosso cantinho de morada?  E festejar Coelho Neto, neste momento, é ter certeza de que o amanhã será muito melhor, Pois as vitórias conseguidas na caminha “reflete a potência que tem nossa gente”

E agradecer a todos e a todas, que fazem nossa Coelho Neto, é o objetivo maior via esta homenagem, neste momento importante da história da nossa cidade.

Por isso Coelho Neto, na letra do teu hino, rendo-te minha homenagem:

Recebes, cidade querida
De nossa vida todo ideal
Por tua gente serás protegida
com civismo, paz e moral.


Parabéns Coelho Neto, por ser a bela cidade de todos nós.