sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Apagão afeta o Nordeste do país

 
O ONS confirmou falta de energia na região.
AL, BA, CE, MA, PE, PI, PB, RN, SE e parte de PA, TO e DF foram atingidos.

Um apagão afetou os nove estados do Nordeste do país desde o final da noite de quinta-feira (25) e início da madrugada desta sexta (26).

Foram atingidos os estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, além de parte do Pará, Tocantins e Distrito Federal.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável por administrar o Sistema Interligado Nacional, confirmou a falta de energia na região a partir da 0h14, porém, não sabe dizer ainda a causa do desligamento das linhas de transmissão. Segundo o órgão, a luz foi restabelecida em Tocantins e Pará pouco depois de 1h30 (hora local).

É a segunda vez nos últimos 35 dias que ocorre um apagão na Região Nordeste. Em 22 de setembro, segundo o ONS, um problema nas interligações Sudeste/Norte e Sudeste/Nordeste, atingiu o fornecimento de energia elétrica em parte da região Nordeste do país.

Maranhão
A Companhia Energética do Maranhão (Cemar) informou que um blecaute com mais de duas horas de duração ocorreu em todo o estado.

Em São Luís, a energia caiu por volta de 23h20 (horário local). O problema foi atribuído à distribuição de energia do Sistema Interligado Nacional, de responsabilidade do ONS.

 

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Oposição de Coelho Neto “RACHA” com Roseana Sarney


"pescado" no Blog do Carlos Machado

Portal de Coelho Neto destacou em sua página de hoje (25.10) que lideranças oposicionistas, insatisfeitas com a Governadora Roseana Sarney já anunciam apoio ao comunista Flávio Dino nas eleições de 2014.

Segundo o Portal (Leste Maranhense) o motivo da revolta está relacionado à falta de apoio da Governadora Roseana e do Vice-Governador, Washington Luís, ao candidato petista Américo de Sousa nas eleições municipais de 2012.

Na verdade essa história vai servir de argumento para a desagregação da oposição nas próximas eleições. Nas eleições de 2010 surgiram fortes comentários que o petista Américo de Sousa, que foi candidato a Deputado Estadual na "chapa" de Roseana, mudou de lado nos últimos dias. Dizem até que “santinhos” foram encontrados com o número do comunista e do petista. Resta saber se o PT vai se aliar a Flávio Dino na esfera estadual.
 
Analistas políticos “tupiniquins”, inclusive, já adiantam que a briga entre os líderes da oposição começa em 2014 e chega ao ápice em 2016. Dizem, alguns, que a Vereadora eleita, Cristiane Bacelar (querendo dar uma de Márcia), vai sair candidata a prefeita; que Márcia Bacelar já estará livre dos processos na Justiça (que a tornaram ficha suja) e com o título de eleitor na mão, também, vai concorrer e o Américo de Sousa se achando dono de 10.040 votos, também, não vai abrir mão da candidatura a prefeito. Aí, meu amigo, vai ficar “molin...molin”...

Cantor Leonardo vai encerrar a carreira musical




Após 30 anos de estrada e milhões de discos vendidos, Leonardo afirmou que vai encerrar sua carreira. O cantor já está diminuindo o número de shows e vai parar gradualmente. A assessora de Leonardo, Ede Cury, disse em entrevista ao site UOL que o motivo da parada é o cansaço acumulado e a saudade da família.

Outro motivo que influenciou na decisão foi o acidente que seu filho, Pedro Leonardo, ocorrido em abril. Leonardo disse que depois do ocorrido, percebeu que era hora de aproveitar todos os momentos possíveis com a sua família.

O cantor já vinha comentando a respeito de encerrar a carreira há algum tempo. Chegou a falar sobre isso em uma entrevista recente à revista “Tititi” e no programa “Altas Horas”, mas ainda não há uma data definida para o seu afastamento do mundo musical. De acordo com a agenda em seu site oficial, há apenas duas apresentações programadas. Uma aconteceu ontem, em Cordeirópolis, no interior de São Paulo e a outra nesta quinta-feira (25), no Guarujá, em um evento fechado.
 
"pescado" no PortalSucesso

 

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Causas que provocam a crescente ABSTENÇÃO ELEITORAL

Com a apuração geral dos votos destas eleições (2012), 22,73 milhões de eleitores não compareceram às urnas para escolher um candidato, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com isso, o nível de abstenção no país chegou a 16,41% dos 138,5 milhões de eleitores aptos a votar.

No primeiro turno de 2008, nas eleições anteriores para prefeito e vereador, o índice de abstenção foi mais baixo, de 14,5%.

Proporcionalmente, o estado em que houve maior índice de abstenção em 2012 foi o Maranhão, onde 19,62% dos eleitores não votaram.

Nas cidades com entre 10 mil e 200 mil eleitores, a abstenção foi de 16,78% dos eleitores e nas com mais de 200 mil eleitores, de 17,05%.

Muito bem, percebemos aí uma Abstenção Eleitoral (Não-Presencial) crescente a cada pleito.

Agora, analisaremos (especialmente) a abstenção no município de Coelho Neto, que chegou a 27,20%, totalizando 9.500 eleitores que não foram às urnas no dia 07 de outubro de 2012, apontando um crescimento de 3,7% em relação à (abstenção não-presencial) de 2008, quando ficara em 23,50%, ou melhor: 7,894 eleitores ausentes àquele pleito.
Resumindo: Houve o acréscimo de 1.606 eleitores (20,35%) na soma geral da abstenção não-presencial em relação à de 2008. Um crescimento de 20,35% na abstenção é muito perigoso, ainda mais quando esse percentual (de abstenção) é superior ao de novos eleitores, que ficou em 3,97%.
Como podemos observar, a abstenção Eleitoral (não-presencial), em Coelho Neto, vem crescendo em percentuais altíssimos, perigosos para com o exercício do ato democrático visto que tamanha ausência pode prejudicar as futuras eleições no município. Para uma melhor clareada sobre o tema, vale registrar que o comparecimento (72,80%) de eleitores em 2012 foi menor que o de 2008, quando registrou o percentual de 76,50%. Ou seja, houve um recuo de 3,7% no comparecimento de eleitores em 2012.

As causas dessa crescente Abstenção Eleitoral (não-Presencial)?
Bom, no processo eleitoral há várias causas para que haja abstenção. Neste nosso ponto de vista, real por conta da observação praticada na última eleição (2012), vamos citar as duas principais causas que estão provocando um percentual altíssimo de abstenção eleitoral no município de Coelho Neto, que são: Ineficiência no Transporte de Eleitores (frota justiça eleitoral) e a falta de Alimentação (via Justiça Eleitoral) para os votantes.
Vejamos:
Transporte de Eleitores (frota Justiça Eleitoral) – Nesta eleição a frota de veículos designada para fazer o transporte do eleitorado foi orientada para buscar bem cedo (por volta das 05h da manhã) os eleitores da Zona Rural, com o retorno às suas localidades pré-definido para o meio-dia. O eleitor, sabendo dessa orientação, não ficou empolgado para vir até a cidade, votar, porque percebera que não haveria alimentação para os votantes durante o pleito.

Outro motivo para a falta de interesse do eleitor da zona rural para o exercício do voto é que ele não se sente seguro em deixar a sua residência sozinha, temendo a ação do arrastão dos ladrões. Também: Se o ônibus (Justiça Eleitoral) não faz duas viagens (manhã e tarde), como a outra parte de eleitores da casa vai até a cidade para votar?
Portanto, Ineficiência no transporte do Eleitor e a falta de alimentação para os votantes (organizado e custeado pela Justiça Eleitoral), na cidade, sem nenhuma dúvida, são as principais causas pela crescente abstenção eleitoral no município de Coelho Neto. Caso haja a repetição do método usado nesta eleição 2012, na questão transporte e alimentação de eleitores, há indicativos de que (no próximo pleito) a abstenção Eleitoral (presencial) deverá dobrar os percentuais registrados nesta última votação.
Concluindo, não é compreensivo aceitar a justificativa do não custeio (por parte da Justiça Eleitoral) de uma melhor programação de Transporte de Eleitores, bem como não é aceitável que os eleitores passem o dia no processo eleitoral sem ao menos terem direito a alimentação. Principalmente, considerando que no processo eleitoral há recursos para quase todo tipo de ação administrativa relacionada ao pleito.

Pela grandeza de cada processo eleitoral e, principalmente, pela importância da participação do eleitor no pleito, é mais do que justo que a ele (o eleitor) seja garantido (com qualidade) transporte e alimentação no dia do exercício do voto.
..Ou será que a parte principal do processo eleitoral (o eleitor), mesmo na hora de votar, sempre vai continuar obrigado a quase tudo, inclusive sem transporte e alimentação, mesmo quando do seu ato de cidadania?

Com a palavra a Justiça Eleitoral, os Partidos Políticos e os legisladores.
Com certeza, sem Alimentação e sem uma programação eficiente de transporte de eleitores (organizado e custeado pela Justiça Eleitoral), ambos no dia da eleição, não conseguiremos motivar o eleitor da zona rural a vir votar.
É isso, pelo menos Alimentação e Transporte cada eleitor deve receber no dia da eleição.

É mais do que justo!

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Festa do Professores: muitos prêmios numa "Noite de Anos Dourados”.

Prefeito Soliney Silva e Rosário leal,
quando do sorteio dos prêmios
Mais uma vez, superando as expectativas, a esperada FESTA DOS PROFESSORES - edição 2012, aconteceu (sábado, 20.10) com muita alegria, diversão, satisfação para com o tema da noite (Anos Dourados) e com muitos prêmios aos professores e servidores da Secretaria de Educação do Município de Coelho Neto.
As duas motos sorteadas aos professores

A Secretária Rosário leal (e equipe) ratifica a sua garra e competência à frente da pasta Educação, proporcionando mais uma grande festa aos membros da SEMED.
Soliney Silva e Rosário Leal
quando da entrega de prêmios
O Prefeito Soliney Silva e a Secretária Rosário leal entregaram os prêmios aos felizardos da noite. Foi uma “noite Dourada”, repleta de muita alegria, gente bem alinhada ao som de “Os Brasinhas”, em “Noite de Anos Dourados”.
Você estava assim na festa: AQUI

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Sampaio Corrêa vence o Crac e é campeão invicto da Série D de 2012

Time maranhense conquista o título com 11 vitórias e cinco empates
Jogadores do Sampaio Corrêa comemoram
com o troféu da Série D de 2012 (Foto: Bruno Alves)
 
Diante de 40.243 torcedores no Castelão, o Sampaio Corrêa ganhou do Crac por 2 a 0, gols de Eloir e Pimentinha, e garantiu o título invicto da Série D do Campeonato Brasileiro, na tarde deste domingo. O time do Maranhão se tornou o único a conquistar as três divisões inferiores à elite do futebol nacional, já que tinha sido campeão da Série B, em 1972, e da Série C, em 1997.
 
matéria completa, AQUI