quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Grandes Safras: É possível, basta haver comprometimento do estado, do município e do agricultor.

Quando tá chegando o final de semana na cidade, logo vem a nossa vontade de estar num lugar em contato com a natureza e nos recarregarmos de novas energias para enfrentarmos um novo amanhã. 
Foi com esse incentivo que aceitamos passar um dia (sábado, 06.07.) na localidade Nova Esperança, próximo ao Monte Alegre, ambos no município de Coelho Neto - MA. Ali fomos muito bem recebidos pela Dona Neuza e Seu Francisco Félix, moradores pioneiros da localidade Nova Esperança.
Durante a nossa estada tivemos a oportunidade de observar a lida diária do Sr. Francisco Félix, quando da irrigação matinal da sua plantação de melancia, numa área muito pequena, devido não existir naquela localidade uma boa estrutura de irrigação (açude ou poço artesiano) para cobrir uma plantação maior. Ele informara que já, por três anos seguidos, vem colhendo muitas melancias, que chega a pesar dezoito quilos cada uma. Isso usando água puxada por uma bombinha sapo e poucos metros de mangueira.
Melancias do Sr. Francisco Félix, na Nova Esperança
Outro ponto que nos deixou reflexivo foi que a região, na estação chuvosa, ser quase toda composta por grandes lagos e áreas alagadas, e que agora, no verão, toda essa água haver desaparecido; tudo por conta da falta da construção de açudes e de pequenas barragens. E é por conta dessa falta de grandes açudes nessas localidades, que agora não é possível trabalharem as suas áreas propícias para grandes produções de verduras e hortaliças.
 A realidade dessa região (Carmo, Cajueiro, Buenos Aires, Marinheiro, Monte Alegre, Nova Esperança e demais localidades circunvizinhas) nos impulsionou a fazer este comentário: uma região ótima para buscarmos grandes safras de Melancia, de Tomate, de Feijão, de laranja e etc.
Plantação de Feijão (Foto Divulgação)
Agora, após ver toda a dedicação do Sr. Francisco Félix à irrigação artesanal da sua pequena área, aproveito para falar sobre a possibilidade de grandes safras de melancia (por exemplo) se houver uma parceria do estado e do município no sentido de viabilizarem os campos para os produtores daquelas localidades.  
Plantação de tomate (Foto Divulgação)
Ah, vale lembrar que a localidade Nova Esperança (antigo cipó) era área de conflito (proprietários contra moradores), que foi resolvido quando Raimundo Guanabara, prefeito naquela época, comprara o terreno e fazendo doação aos moradores do lugar.
Safra de laranjas da Dona Neuza, pov Nova Esperança
A região é composta de áreas baixas (alagados no inverno) e de mata, que apresentam grande potencial agrícola para a produção de melancia, visto que as condições de cultivo (solo, temperatura média alta, intensidade de luz/dia e disponibilidade de água para irrigação) são favoráveis ao desenvolvimento da planta e à qualidade dos frutos.
Entretanto, apesar deste potencial, é notório que ambos os sistemas de exploração, tanto nas áreas baixas como em áreas de mata, caracterizam-se por apresentarem baixa adoção de tecnologia, manejo fitotécnico inadequado, limitação da fertilidade do solo e, principalmente, a disponibilidade de água no solo. Pois durante o “inverno” há excesso de água e durante o “Verão” ocorre um acentuado déficit de água, afetando negativamente a produtividade e a qualidade dos frutos.  Assim, uma alternativa para a produção da melancia com qualidade e produtividade desejáveis, durante o período seco pode ser alcançada com utilização da irrigação. Para tanto é necessário que o produtor utilize um sistema de irrigação que seja adequado para a cultura, considerando as condições locais relativas ao tipo de solo, relevo, água disponível, entre outros fatores.  Daí a necessidade da construção de açudes em cada localidade, para a contenção de grandes volumes de água para o cultivo de frutas e hortaliças. Feito isso, a nossa Coelho Neto passará a receber das nossas localidades grandes safras; não tendo mais que importar tudo de outro estado.
É possível, basta haver vontade e vocação do agricultor e comprometimento do estado e do município.
Finalizando, vamos torcer para que, num futuro bem próximo, também possamos ter o prazer de realizarmos grandes festas da Melancia, do Quiabo, do Tomate, por exemplo.
Ah, veja agora um pequeno momento do processo da “farinhada” lá na Nova Esperança. A “farinhada” é, ainda, um processo artesanal  e que envolve muitas pessoas das localidades circunvizinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário