terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Provinha Brasil de Português, no Maranhão

Encerrada, nesta segunda-feira (12), a aplicação da segunda etapa da Provinha Brasil de Português, no Maranhão. A avaliação tem objetivo de analisar o desempenho dos alunos que estão cursando o segundo ano do ensino fundamental.
 Os testes foram aplicados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da coordenação estadual da Provinha Brasil para cerca de 10 mil alunos de todo o estado. Participaram dessa segunda etapa 10.070 estudantes do Maranhão, dos quais 3.300 apenas em São Luís, distribuídos em 84 escolas da rede estadual de ensino. A supervisora de Avaliação de Educacional da Seduc, e também coordenadora estadual da Provinha e da Prova Brasil, Vera Lúcia Gonçalves Pires, explicou que a primeira etapa foi aplicada no início de abril. De acordo com Vera Lucia Pires, a segunda etapa da Provinha Brasil é um diagnóstico do nível de alfabetização dos alunos que estão concluindo o segundo ano do ensino fundamental. A prova avalia como eles estão concluindo o segundo ano de escolarização para ser feito um diagnóstico capaz de identificar os valores agregados durante o presente ano letivo e verificar se as escolas conseguiram o objetivo de alfabetizar os alunos. Vera Lúcia disse, ainda, que o resultado da avaliação é considerado de fundamental importância para os professores do terceiro ano do ensino fundamental. Ela explicou que o diagnóstico servirá como uma ferramenta para fazer o planejamento do próximo ano letivo. Os resultados servirão, também, para que os professores possam fazer as intervenções pedagógicas necessárias para melhorar a qualidade da educação ofertada, de acordo com o nível de aprendizado dos alunos. Ela frisou que, a partir da participação na Provinha Brasil, os alunos serão agrupados em quatro níveis distintos. De acordo com os níveis apresentados pelos alunos, serão planejadas as atividades e as intervenções pedagógicas necessárias para que eles tenham, no mínimo, um desempenho satisfatório. Com base no diagnóstico de avaliação clássica, via gabarito, será construído um relatório detalhado sobre o desempenho dos alunos. O relatório será encaminhado aos gestores de todas as Unidades Regionais de Educação, enquanto as escolas receberão um boletim sobre o desempenho de cada um dos seus alunos.
Fonte: Seduc      Texto: J França

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