sábado, 12 de maio de 2012

Sistema de Saúde de Coelho Neto: COMPROMISSO E TRANSPARÊNCIA!

 AÇÕES REALIZADAS NO MUNICÍPIO DE COELHO NETO:

PARTE I.
  • Reforma e adaptação do prédio para funcionamento da Sede da Secretaria Municipal de Saúde de Coelho Neto.
  • Descentralização da Secretaria de Saúde, com a criação de todas as coordenações, cito: Atenção Básica, Epidemiologia, Saúde Bucal, Vigilância Sanitária, Centro de Processamento de Dados, Setor de Processos e Setor Financeiro.
  •   Criação do TFD (Tratamento Fora do Domicilio)
  • Criação da Central de Marcação de Consultas (SAME), auditoria e controle e avaliação.
  • Construção do Centro de Saúde Santo Antônio, equipado e entregue a comunidade com recursos próprios do Município.
  • Conclusão da construção do Posto Daniel Guanabara, convênio com o Governo Federal, porem equipado com recursos próprios do município
  • Reforma dos Postos de Saúde dos Quiabos, João Paulo, São Judas Tadeu, São Francisco, Monte Alegre, Bonfim, com entrega de equipamentos para rede de atenção básica, tais como: Glicosimetro, aparelho de pressão, balança antropométrica, longarinas, ar condicionados, central de ar, macas, armários, estantes vazadas, sonar de mesa, ventiladores, DVDs e TVs de 29” para ações educativas, consultórios odontológicos, amalgamador, aparelho fotopolimerizavel, aparelho de profilaxia, microcentrifuga, microscópio, instrumentais odontológicos, computadores com internet, impressoras, cadeiras, birôs, armários fichários, bebedouros, geladeira, fogão, balança infantil e adulto, detector fetal, mesas ginecológicas, mesas de mayo, balde de inox, carro de curativo, escadas de dois degraus, biombo, aparelho de nebulização, cadeiras giratórias, negatoscopio, videocolposcopio, autoclave horizontal, suporte para soro e outros.
  • Reforma e adequação do SAMU, com a entrega de equipamentos como: central de ar, estante vazada, longarilhas, TV de 29”, armário tipo vitrine, mesa, cadeiras, armário de cozinha, oximetro de pulso, desfibrilador externo automático, autoclave, computador com internet, impressora, cadeiras giratórias, aquisição de duas ambulâncias de suporte básico (FIORINO), aquisição de uma ambulância semi-intensiva em parceria com o governo do estado, aquisição de uma unidade básica do SAMU em parceria com o governo federal, fardamento da equipe multiprofissional do SAMU.
  • Reforma e adequação do CAPS, compra de medicamentos controlados mês a mês valor de R$ 26.000.00, aquisição de equipamentos cito: cadeiras plásticas, mesa, ar condicionado, freezer, armário fichário, armário vitrine, estante vazada compra de materiais para as oficinas de madeira, aquisição de materiais para oficinas terapêuticas, reconhecimento do ministério da saúde que disponibilizou um recurso extra na ordem de R$ 5.000, 00 para um projeto local, chamado Arte em Madeira, ressocialização do paciente de saúde mental, participando efetivamente de todos as festas comemorativas, tais como: carnaval, festas juninas, festas de confraternização, feira realizada pela equipe do CAPS com trabalhos artesanais feitos pelos próprios pacientes nas oficinas terapêuticas “A Feira chama-se Maluco Beleza”.
  •  Reforma e adequação da FUNASA, aquisição de fardamentos, aquisição de equipamentos de proteção individual, construção do laboratório de endemias (segundo os técnicos da Secretaria de Saúde do Estado há 25 anos se esperava esse laboratório), equipado com microscópio, microcentrífuga, autoclave, computador, impressora, estante vazada, armário fichário, birô, cadeira, central de ar, foi instalado rede de abastecimento de agua, pois o prédio não havia agua nas torneiras há 08 anos.
  • Locação da Casa de Saúde e Maternidade para atendimento da população em geral, o critério para esta locação foi um laudo da Vigilância Sanitária que avaliou esta unidade de saúde com melhores condições para atendimento da população e a quantidade de 100 leitos existentes, que segundo o Ministério da Saúde é compatível para a nossa microrregião, plantão de enfermeira de 24h antes não existia, contratação de técnicos de radiologia habilitados junto ao conselho de radiologia como plantonistas 24 horas, antes não existia, atendimento de urgência e emergência 24h com a presença do profissional medico, atendimento de medico obstetra para realização de partos 24h, deixando de comprometer as técnicas de enfermagem que antes faziam os partos, implantação do plantão odontológico de urgência e emergência, realização de cirurgias eletivas (hérnia, vesícula, histerectomia, laqueadura tubaria, parto cesariana, cirurgia de ovário, cirurgias ortopédicas, cirurgias urológicas tais como: próstata, cálculos de bexiga e rins, fimose), exames especializados tais como: endoscopia digestiva, ultra sonografia abdominal, ultrassonografia pélvica, ultra sonografia transvaginal, ultra sonografia gestacional, ultra sonografia mamária, ultra sonografia de partes moles, ultra sonografia de próstata, ultra sonografia de vias urinarias, eletrocardiograma, sorologia para dengue, automatização do laboratório, climatização da do pronto socorro e clinica especial, adequação da recepção com recepcionista 24h, que antes não existia, adequação da entrada de ambulância no pronto socorro, enfermaria de observação no pronto socorro, informatização da secretaria do hospital, implantação a brinquedoteca com profissional psicopedagogo acompanhando as crianças, antes não existia, fixação de uma ambulância a disposição do hospital, construção de um abrigo para lixo hospitalar de acordo a exigência da Vigilância Sanitária, instalação de ventiladores nas enfermarias, troca de toda mobiliaria e equipamentos. (armários, cadeiras, cadeiras de rodas, carinhos de curativos, macas, camas, colchões, berços, mesas de cabeceira, escadinhas, suporte de soro, berços aquecidos, incubadores, mesa de cirurgia, oximetro de pulso, aparelhos de ultra sonografias e eletrocardiograma, troca de ar condicionados e instalação de split, sonares, troca aparelhos manuais de laboratório por automáticos, e vários outros), reforma da pintura, da parte elétrica, hidráulica e da estrutura do hospital, em fase implantação Sala de Vacina e Posto Avançado do Cartório de Registro Civil, para que a crianças já saiam vacinadas e registradas do hospital.
Ações que melhoram a vida da população coelho-netense são garantidas no governo de todos, e muito ainda será realizado! 

Aguardem a Parte II!

Guanabara, sempre presente!

(atualização)
Olha aí o Guanabara, Soliney Silva, Gastão Vieira e Max Barros no meio do nosso povo. Logo mais, tudo sobre o encontro dessas lideranças em Coelho Neto.
Antes, relembre esta nossa postagem:


Na essência da palavra, “um homem de vergonha” é aquela pessoa de reconhecida formação humana, e que é assim denominado porque sobre a sua pessoa há o resultado da somatória dos seguintes valores: familiar, Educacional e Caráter profissional.  Um homem de vergonha é visto com essa formação! E plantar mentiras não é postura de “um homem de vergonha”.

Neste momento estamos perplexos com o assassinato de um grande jornalista (Décio Sá), que pautou toda a sua vida profissional na arte de sair na frente com um furo jornalístico.  E quando falamos em sair na frente com uma notícia, esta só se torna importante e consistente se ela for a expressão da verdade.

E verdade é o que alguns *embusteiros (para não dizer blogueiros, porque aí eu estaria vulgarizando o belíssimo trabalho do companheiro assassinado) não sabem falar, praticar e, principalmente, publicar. (* = embusteiro (a), pessoa que só sabe apontar o dedo para o próximo, inventa fofoca, planta mentira, etc.)

E a verdade não faz parte das ações de alguns “papagaios de piratas” que escrevem nas ferramentas da grande rede.  Eles sabem, sim, é plantar mentiras tentando confundir a consciência da nossa população.  Ah, a mentira é a especialidade deles.   Por quê?

Como os “papagaios de piratas” não conseguiram convencer a nossa população de que o seu “FANTASMA” não cometeu crimes, agora plantam outra grande mentira para (mais uma vez) tirar a verdade do seu curso normal.   Estão semeando essa grande mentira: “Família Guanabara desprestigiada com o Governo que ajudou a construir”.  Pura mentira!

Primeiro. 
Se fosse verdade, a grafia correta seria “família Guanabara desprestigiada no governo que ajudou a construir”, e não como foi escrita pelos “papagaios de piratas”.  Pois “no” é totalmente diferente de “com o”.  Por isso é que o IDEB dos alunos desses “papagaios de piratas” não atinge o índice planejado.
Segundo
Ao ter um filho vice-prefeito e que já (por várias vezes) assumiu o comando do município é desprestígio, onde e quando é a vez do prestígio?
Terceiro.
Raimundo Guanabara não se ausentou do convívio da condução do governo do prefeito Soliney. Pois a população Coelho-netense (e aí é de reconhecimento público a verdade política mais pura que existe na cidade) jamais viu, ou ouviu, Raimundo Guanabara falar que estaria desprestigiado no governo do prefeito Soliney Silva.   A grande verdade é que Guanabara jamais mediu esforços para ajudar a eleger Soliney Silva.  Quem não é “fantasma” e nem “papagaio de pirata” sabe do tamanho do empenho que Raimundo Guanabara fez, e continua fazendo, para o sucesso do governo de todos.  Se não faz mais é porque o Prefeito é Soliney Silva, e a este cabe administrar o município.
 Prefeito Soliney Silva, Raimundo Guanabara 
e Mariano Crateus - Em reunião de trabalho
Quarto.
Há bem pouco tempo Raimundo Guanabara era visto sim, diariamente, nos bastidores do governo de todos. Se não segue no mesmo ritmo é porque a sua saúde precisou de reparos. Esta verdade precisa ser repetida várias vezes.
Num primeiro momento foi um de seus pés que precisou de cuidados e sem “andanças”, devido à diabetes.  Num momento intermediário Raimundo Guanabara se submete a um cateterismo. E agora mais recente, se submeteu a um procedimento cirúrgico para uma angioplastia para colocação de um Stent.
Mesmo assim (vez por outra no decorrer do tratamento médico) Guanabara esteve (e estar) no meio de nós, trabalhando o governo do prefeito Soliney Silva.  E a população não nos deixa mentir. Mesmo em tratamento, esteve agora no interior visitando o início da construção de mais um posto médico.
 Prefeito Soliney Silva e Raimundo Guanabara 
- em contato com a camunidade
Quinto.
Esta sim é a verdade sobre Guanabara e a sua participação no governo de todos:
“Nossa equipe foi formada para jogar vários campeonatos, e não para apenas uma partida. Por isso, sempre estamos treinando e nos condicionando para outras pelejas que virão. Somos atletas dessa equipe (governo de Todos) e estamos todos à disposição do nosso técnico, que se chama Soliney Silva. Todo atleta deve cuidar da sua saúde, por isso estou concluindo alguns mandamentos médicos para estarmos todos bem na decisão que se avizinha”. Empolgado, resume Raimundo Guanabara.

Ao plantar essa mentira, os mentores estão faltando com o devido respeito para com as duas maiores lideranças políticas da história de Coelho Neto: Soliney Silva e Raimundo Guanabara. É o que a população acabar de registrar na pesquisa

“Papagaios de piratas”, a verdade, e somente a verdade, deve ser a base da formação da consciência da nossa população. Nunca a mentira.

Recomendo aos “Papagaios de Piratas” e ao “Pisca-Pisca” que plantem a verdade, pois a mentira não se sustenta e leva o mentiroso ao fosso da insignificância.

Afinal, é melhor praticar a verdade, plantar uma árvore, escrever um livro. Nunca plantar a mentira.