sábado, 7 de janeiro de 2012

UMA VIAGEM PELA CULTURA DE COELHO NETO-MA!

Por Richard Cabrera

Foto: Google
Coelho Neto é um município brasileiro localizado no estado do Maranhão. Possui 46.792 habitantes e localiza-se a 385 quilômetros da capital maranhense - São Luís. Os primeiro habitantes do lugar foram os portugueses. Logo em seguida vieram os cearenses e piauienses que perseguidos pelas secas nordestina encontraram na região os meios de que necessitavam para sua sobrevivência.
Somente em dezembro de 1934 passou a se chamar Coelho Neto, em homenagem ao grande escritor brasileiro chamando Henrique Maximiliano Coelho Neto. A cultura de Coelho Neto é cheia de encantos, e recheada de grandes talentos uma cidade que ao longo dos tempos cresceu geograficamente e que muda também o modo de viver do povo que aqui reside.
<> 
Vendo uma pouco das redes sociais na internet, percebi que estava sendo resgatada a cultura musical, artesanal, popular desta cidade, algo que tem passado por esquecido por muitas pessoas ao passar do dias, e aqui relatarei nesta postagem um pouco do talento que existe em vários habitantes filhos e não filhos desta terra.

De inicio quero aqui relembrar um grande grupo musical desta cidade, hoje extinto Grupo Anjos da Lua, composto por filhos ilustres desta terra que aqui residem e que tem grande apresso por este lugar, que através de músicas românticas, com uma mistura de reggae, forró e pé de serra, enfim algo que mostra como esta terra tem talentos.
Quem ganhou o reconhecimento da população e de outras entidades de música popular brasileira foi o casal Maestro Adelino e dona Raquel, que adotaram esta terra como lugar de nascimento, mas vindos do Piauí, e vencedores do Prêmio SESI Music Maranhão.

Ainda na área musical temos talentos como os membros da Banda MP4 que leva aos vários cantos da cidade um clima romântico da música popular brasileira, uma banda recém formada, mas que tem sido um exemplo de talento nesta terra, a banda é de propriedade do senhor Miguel esposo de dona Miriam Modas, composta por jovens de uma voz altamente invejável, como a voz de Vitoria Huang e seus amigos de banda, além dela na banda tem vários talentos, afinal a banda se denomina como uma caixa de talentos.

Falando em bandas chegamos à categoria bandas de forró da cidade que animam os fins de semana e eventos por bares e churrascarias da cidade, que são várias e a cada dia se descobre mais, bem como as bandas Chibata Quente, Chamego Arrochado, Alonço e Cia, Grupo de Ouro, dentre outros. Temos diversidades de artistas locais, em vários ritmos, temos as populares bandas de swingueira “UzKaraê e Zambalada” que fazendo do domingo na cidade uma festa na AABB e outros locais, bem como o novo grupo de pagode da cidade com membros das bandas antes mencionadas aqui.
Como grande colaboradores da cultura local e incentivadores temos, o Professor Toinho da Cultura, Francisco Silveira (In Memoriam), Paulinho Cabeleireiro,  Professor Francisco Lima, Nonato Sampaio ( In Memoriam), professor José Augusto,dentre outros  que tornam e tornaram a cultura deste lugar mais conhecida e  valorizada, e que até hoje estão na luta cultural e no resgate das historias culturais deste município.
O Artesanato local ainda esta meio que extinto, mas existe através do bambu, garrafas pets, palha do babaçu  dentre outros.

Temos também grandes DJs, como Richard Cabrera um profissional natural de Caxias-MA, mas que desenvolve aqui na cidade um trabalho profissional na área de mixagem de áudio e vídeo, com Cacau e Silvio Gomes, personalizado e produzindo vinhetas e chamadas de áudio.

Na área de poetas e escritores amadores e profissionais temos: Elian Bantin, Eliram Bantin, Carlos Machado, Milson Coutinho, e vários outros amantes da literatura e da poesia local e mundial, com vários livros já escritos e publicados, brevemente será lançado o Livro Pelas Ruas e Calçadas de autoria do Raiymundo José.
Na área de resgate e baú de imagens temos o Foto Clube de Coelho Neto, que por meio de grandes fotógrafos realizam um trabalho de fotografar vários acontecimentos em torno da cidade para que as futuras gerações possam apreciar. Tudo isso acima citado precisa cada vez mais ser valorizado, resgatado e reconhecido, não só pela população, mas por autoridades locais, a Secretaria Adjunta de Educação e Cultura trabalha a cada dia no  resgate deste valores culturas do município, mas quem sabe que existe isso sabe da importância que tem esta cultura e estas pessoas que fazem a cultura de Coelho Neto,basta ter o verdadeiro reconhecimento e a importância real para a nossa vida e as futuras gerações.

E a cidade de Coelho Neto ainda tem muito a ser mostrado, muita cultura e talento que está ai off-line, e que tem um dom de revolucionar a verdadeira cultura, aos poucos o Maestro Adelino atual secretário Adjunto de Cultura, vem buscando meios favoráveis para revigorar e mostra a verdadeira cultura deste município, pois caráter, compromisso e profissionalismo ele carrega em si.

Aqui poderíamos descrever toda cultura do município acima do tema abordado, mas aqui não seria possível escrever tantos talentos incubados, o gestor principal recentemente mudou a cara da entrada e saída da cidade bem como alguns bairros no que se diz respeito a infraestrutura. Apos a falência da fabrica Itapajé e a queda na produção de cana de açúcar, a cidade vive uma decadência jamais vista em sua história. Um alto número de desempregados tem feito os pais de família a se aventurarem em outras regiões do país e o desemprego cresce cada vez mais, estima-se que 70% da população permanecem desempregados, mas com a graça de Deus o quadro ainda será revertido para melhor e manter esta cidade como sempre foi.

Precisamos resgatar os nossos valores culturais, ir atrás , divulgar e ajudar a cultura desta terra querida, não esperamos só por ajuda governamental, isso depende de nossa força de vontade também, Coelho Neto, cresce , e deixar de ser o antigo Curralinho, vamos crescer junto com esta cidade,em busca de melhores dias para que nossos valores sejam vividos e jamais esquecidos.


Curralinho
                                És ilha cantada nos versos dos seus ancestrais,

                                 É linda menina do meio desses bambuzais,

                                   Teu povo, tem gana e encanta-te por toda parte,

                                      Em versos e prosas te faz um berço de arte.



                                      COELHO NETO, que lindo é teu papel,

                                   Na história do meu Brasil,

                                  Teu povo tem gana e vem da tua cana

                                   o doce dos favos de mel.


                       Tem Vila, Anil, Bonsucesso e muita ladeira

                            Vai do Mutirão pro Zudão passa na Pimenteira,

                       A banda que passa e o Boizinho de Salão que te inflama

                               A força da fé em Nossa Senhora de Santana. 
                            ( Música de Raquel e Adelino)





Ex-prefeito é assassinado com 40 tiros no MA

Francisco Ferreira Sousa, o “Chico Rio Grandense”, ex-prefeito do município maranhnese de São José dos Basílios por duas vezes foi alvejado com 40 tiros e morto neste sábado (7). Ele foi assassinado  quando retornava de sua fazenda, na cidade de Dom Pedro.
De acordo com as primeiras informações, o ex-prefeito teria sido emboscado por dois pistoleiros, quando se encontrava no povoado identificado como Poção, já no município de São José dos Basílios.
Por enquanto a polícia não tem pistas dos autores do crime, muito menos da motivação. O assassinato está sendo apurado.
Segundo a polícia os pistoleiros teriam fugido em moto, que estava sem placas. Já foi enviado para região também um reforço policial.
“Chico Rio Grandense” era da cidade de Pedreiras, tinha 69 anos. Residia na cidade de Dom Pedro, onde tmbém era comerciante. Foi prefeito de São José dos Basílios, ns anos de 1999 e 2004.

"pescado" no: Gazeta da Ilha

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Thiago Neves acerta com o Fla

Depois de longa novela, meia vai assinar com o Rubro-Negro por quatro temporadas. Anúncio oficial deve ocorrer na manhã deste sábado.

Ao menos uma novela com final feliz para o Flamengo. Nesta sexta-feira, o Rubro-Negro entrou em acordo com o Al Hilal, da Arábia Saudita, e garantiu a permanência de um de seus principais jogadores. Thiago Neves, que tem um pré-contrato firmado com o clube, vai assinar por quatro temporadas.
Leia mais: aqui

Centro de Imagem e Diagnóstico em Coelho Neto: Saúde para todos

"pescado" no Blog: Portal Gaditas

A articulação e o prestígio político do Prefeito Soliney Silva-PSD mais uma vez foi decisivo para uma grande conquista para a saúde de Coelho Neto. Trata-se da construção do Centro de Imagem e Apoio Diagnóstico Terapêutico da Secretaria Municipal de Saúde, viabilizado através de um convênio celebrado entre a Prefeitura e o Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Saúde – SES.

Soliney Silva: prestígio político junto ao Governo do Estado

Para que o convênio fosse liberado foi decisivo o prestígio político do Prefeito Soliney Silva junto a Governadora Roseana Sarney-PMDB e ao Secretário de Saúde Ricardo Murad, que aprovaram o projeto e reconheceram a necessidade e a demanda dos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS dessa região.
O Centro de Imagem terá 617m² e será construído em área anexa ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU. Os equipamentos do Centro de Imagem foram adquiridos ainda em 2009 através de uma emenda parlamentar do então Deputado Soliney Silva que possibilitou a compra de equipamentos como: 01 tomógrafo,01  mamógrafo, 02 aparelhos raio X (500 amperes), 01 aparelho de ultrassom 3 D, 01 eletrocardiógrafo (exame de esteira) e 01 eletroneuromiógrafo (exame neurológico), todos eles de última geração.   

Soliney assina convênio para construção do Centro de Imagem

A obra que está planejada para ser executada em até 150 dias já foi publicada e agora segue para o processo licitatório. Em sua fala o Prefeito Soliney Silva se mostrou bastante feliz com mais uma conquista para a população. “Trata-se de uma obra de valor imensurável, pelo muito que representará na vida daqueles que necessitam desse apoio diagnóstico para resolver suas demandas. Agradeço a sensibilidade política da Governadora Roseana Sarney e do Secretário de Saúde Ricardo Murad em atender um pleito de tão grande importância. Reconheço ainda o esforço da Secretaria de Saúde Dra. Rosângela Curado que sem medir esforços correu atrás para que toda a viabilidade técnica do projeto estivesse de acordo com as exigências da SES”, disse ele.
O Centro de Imagem será mantido com recursos que estão na macrorregional e que serão alocados ao teto financeiro de Coelho Neto.  Esses exames complementares que até então eram encaminhados para Caxias e Teresina-PI agora serão realizados aqui, atendendo também de forma regionalizada a demanda dos municípios de Afonso Cunha, Duque Bacelar e Buriti.
De acordo com a Secretária de Saúde Dra. Rosângela Curado, a conquista do Centro representa muito para o município de Coelho Neto. “Além da geração de emprego, estamos felizes na conquista de mais essa obra que é resultado de um esforço conjunto alicerçado no compromisso do Prefeito Soliney Silva em melhorar a saúde dos coelhonetenses. Cuidamos de cada detalhe desse Centro de Imagem por entender a importância que ele tem na vida dos que se utilizarão dos serviços que ali serão prestados. É uma obra moderna e com aparelhos de última geração que atenderá pacientes de Coelho Neto e região”, concluiu a Secretária.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Trabalhador perde o braço numa máquina de bater palha de carnaúba em Araioses

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU de Parnaíba, chegou por volta das 15h de ontem (04/01), no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba-PI, conduzindo o trabalhador Raimundo Nonato Barros, 27 anos, residente em Bom Princípio do Piauí, que sofreu um acidente de trabalho por volta das 13h30 de ontem em uma máquina de bater palha de carnaúba na localidade São Paulo, município de Araioses-MA.

A vítima teve o braço esquerdo mutilado pela máquina. Segundo comentários, esta já é a terceira vítima que tem membro mutilado por essa máquina.
Imagens Fortes!!!!
     



"pescado" no blog sabtaquiteriaemfoco -
Maiores informações:BLOG DO YURI GOMES

Atleta de Coelho Neto pode disputar Copa Sulamericana em SP


Com 10 atletas de Vargem Grande, 6 de Buriti, 3 de Nina Rodrigues, 1 de Coelho Neto e 22 de Chapadinha, a Associação Despertar Talentos vai tentar fazer bonito em Lavínia, interior de São Paulo, no final de janeiro, na XXII Copa Sul Americana De Futebol de Base. Data: 24 a 31 de Janeiro 2012 .

Veja aqui, reportagem do Globo Esporte sobre a competição que foi realizada no Paraná
Para isso, atletas das categorias sub 13 e sub 15 já estão trabalhando forte, no estádio Lucídio Frazão, sob o comando dos treinadores Jadílson Oliveira e Carlos André e sob a coordenação do presidente da entidade Miguel Vitorino Neto.

Junto com eles, 22 garotos de Chapadinha irão a São Paulo
Os treinos são realizados pela manhã e à tarde. Os atletas de fora estão hospedados em uma casa alugada, ao lado do estádio. As prefeituras de cada cidade que tiveram atletas convocados se comprometeram em colaborar com seus representantes.
Hoje pela manhã, Miguel conversou com a prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro que também garantiu apoio às duas equipes. Miguel ainda aguarda confirmação do prefeito de Buriti, em relação ao apoio a seus atletas que estão em Chapadinha.
Para chegar até o local dos jogos, Miguel disse que terá um gasto de quase 20 mil Reais, entre aluguel de ônibus de luxo (dois andares) alimentação, inscrição das duas equipes e parte do material esportivo.
Miguel pede apoio também aos donos de farmácias, para que forneçam medicamentos e material de primeiros socorros. "Hoje tivemos dois atletas que saíram do treino com lesões e não temos remédio. Gostaria de contar com a ajuda de alguma farmácia de Chapadinha", disse Miguel.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

A maior vitrine de futebol: Copa São Paulo Futebol Junior

 A equipe do Americano, representante do Maranhão na Copa São Paulo de Futebol Júnior, estreia nesta quarta-feira (4) na competição nacional. E, logo na primeira rodada, os maranhenses terão pela frente o Botafogo-RJ.
A partida está marcada para as 19h (horário de Brasília) e, de acordo com o site da Federação Paulista de Futebol (FPF), o duelo terá transmissão ao vivo no canal SporTV.
Na sequência, os maranhenses enfrentam o São José-SP e o Vila Nova-GO. Os jogos correspondem ao Grupo W, com sede na cidade de São José dos Campos.
Jogos do Grupo W
04.01
17h - São José-SP x Vila Nova-GO
19h – Botafogo-RJ x Americano-MA
07.01
17h - São José-SP x Americano-MA
19h - Vila Nova-GO x Botafogo-RJ
10.01
17h – Americano-MA x Vila Nova-GO
19h - São José-SP x Botafogo-RJ

Copinha 2012: Flamengo vai em busca do tricampeonato

Abrindo a temporada 2012 do futebol brasileiro, a Copa São Paulo de Futebol Júnior começa apresentando expectativas. Neste ano, a competição sub-18 contará com 96 clubes, divididos em 24 grupos. Os primeiros colocados e os oito melhores segundos de cada chave avançam para a segunda fase do torneio. A decisão está marcada para 25 de janeiro, data do aniversário da cidade de São Paulo.
Fla - Campeão 2011
Além de matar saudades de ver a bola rolando, a expectativa do torcedor é de poder acompanhar as jovens promessas de seus clubes. Atual campeão, o Flamengo vai em busca do tricampeonato da competição – venceu em 1990 e 2011. A base da equipe que conquistou o título no ano passado é a mesma e conta com nomes conhecidos, com passagens pelo time profissional, como Thomás e Muralha. No entanto, apostas como Victor Hugo e Pedrinho dão uma nova cara ao time, que espera se recuperar da péssima campanha no Brasileiro sub-20, quando não passou da primeira fase, em dezembro.

veja mais sobre a copinha: aqui

Xandreli Azevedo, a Paula Fernandes do Bonde do Forró

Depois de muito suspense sobre a identidade da nova voz feminina do Bonde do Forró, a banda acaba de apresentar Xandreli Azevedo, a Paula Fernandes do forró. Xandreli foi escolhida após um longo trabalho de pesquisa feito em todo o Brasil pelo empresário DJ Maluco.
O objetivo era encontrar uma cantora com voz parecida ou igual a de Paula Fernandes, sensação do sertanejo universitário em 2011. Muitas vozes foram analisadas, mais o carisma e a potência vocal de Xandreli foram determinantes para a contratação.
Xandreli - nova vocalista do Bonde do Forró
Para apresentar sua nova integrante, o Bonde do Forró acaba de lançar "Criação Divina", primeira canção de trabalho na voz da nova descoberta de DJ Maluco.
A partir de agora a nova formação do Bonde passa a contar com os cantores: Lauro ( o Bruno do forró ), Zezé Junior ( Zezé di Camargo ), Naldo e Xandreli Azevedo.

Clique no link abaixo e baixe a música na voz de Xandreli Azevedo:

"pescado" - blog forró para o mundo

CRIAÇÃO DIVINA (DOWNLOAD)

Veja agora porque estamos sempre na fila


Se você é cliente do Banco do Brasil, veja agora porque ele( o banco) não está nem aí se passamos, diariamente, horas e horas na fila para realizarmos compromissos bancários.


Brasília – De hoje pra frente, o Banco do Brasil assume a parceria com os Correios no Banco Postal para a prestação de serviços financeiros. O posto era ocupado pelo Bradesco desde 2002.
O banco estatal venceu o leilão do negócio em maio último, num lance de R$ 2,3 bilhões, e poderá operar nas mais de 6.000 agências próprias dos Correios, que oferecem os serviços do Banco Postal em 5.273 cidades.
O Banco Postal cobre 95% do território brasileiro e tem faturamento anual que beira R$ 1 bilhão. Em 2010, o Bradesco teve uma receita de R$ 820 milhões com operações nas agências dos Correios.
Essas unidades oferecem serviços bancários básicos, como abertura de contas, saques, depósitos, pagamentos, consulta de saldos e extratos e recebimento de benefícios do INSS. Em alguns municípios pequenos, elas costumavam ser a única opção bancária disponível.
O Bradesco informou que, nos últimos seis meses, abriu 1.003 novas agências e 460 postos de atendimento em 1.460 municípios brasileiros. Segundo o banco, sua rede abrange agora todos os municípios do país, inclusive as cidades que não tinham outra agência bancária além dos Correios.
Os correntistas que abriram conta pelo Banco Postal continuarão a ser clientes do Bradesco. Os aposentados e pensionistas do INSS que recebiam o benefício no Banco Postal continuarão sendo atendidos nas agências e demais postos de atendimento, informou o Bradesco.
Os Correios afirmaram que os interessados em utilizar a estrutura da empresa para operações bancárias agora deverão se tornar correntistas do Banco do Brasil.
A aliança das duas empresas públicas – Correios e Banco do Brasil – servirá ao governo para a promoção da inclusão bancária e da interiorização dos serviços financeiros no país, defendem os Correios. O governo também aposta na parceria para alavancar projetos sociais.
Os Correios informam, ainda, que vão modernizar seus serviços, com especial atenção aos serviços de microcrédito e aos cartões pré-pagos.

A expectativa é grande para com a realização deste sonho

Capa do Livro: "Pelas Ruas e Calçadas" - Raymundo José
A editora informa que o nosso Livro (Pelas Ruas e Calçadas) foi todo concluído, faltando agora só realizarmos o lançamento do mesmo. A princípio havíamos planejado para o final de 2011, o que não foi possível. Mas, com certeza será nos próximos dias, pois só estamos (agora) aguardando todo o material chegar aqui em Coelho Neto.
A minha expectativa é grande para com a realização deste sonho, e você faz parte desta caminhada.
Não esqueça, conto com a sua presença no lançamento do livro.
Ah, tá pensando que não vou convidá-lo?
Aguarde!