sábado, 12 de fevereiro de 2011

Não estão nem aí pra você




Uma Adaptação ao texto do blog Sala Vip

Mania de Grandeza?

Sim, é sobre isso que quero falar hoje!
Quem não conhece alguém que finge ser mais do que realmente é?
Quem não conhece alguém que finge ter mais do que realmente tem?
Quem não conhece pessoas que se importam apenas com status social?

Estou postando este assunto é com o objetivo contribuir para com uma postura correta   dos “atuadores” da nossa comunidade.

Mania, palavra que vem do grego mania (loucura) é, para a Psiquiatria, o distúrbio mental caracterizado pela mudança exarcebada de humor, com alteração comportamental dirigido, em geral, para uma determinada idéia fixa e com síndrome de quadro psicótico grave e agudo, característico, embora não exclusivo (mania secundária), do Transtorno ou Distúrbio Bipolar e se caracteriza por grande agitação, loquacidade, euforia, insônia, perda da senso crítico, grandiosidade, prodigalidade, exaltação da sexualidade, e heteroagressividade.

“Mania” em Coelho Neto = (este texto reproduz a minha visão crítica sobre a realidade em nossa cidade)

Até parece que alguns residentes de Coelho Neto ficam felizes em verem a nossa cidade diminuida, ou então suas paixões politicas não os deixam ver o óbvio:  uma cidade que vem sendo bem trabalhada, desde a sua infraestrutura até à auto-estima da população. O carnaval do governo de todos é um exemplo dessa melhora de auto-estima. E tantos outros exemplos.

Já afirmei por várias vezes que não tenho paixão política. Gosto da política como via para se buscar realizar o entendimento entre as diferenças.  O que tento mesmo é contribuir para com o engrandecimento da nossa Coelho Neto, que me acolheu ( em 1971), e a qual eu tenho o maior respeito.

Coelho Neto é um lugar ótimo para se viver, gente ordeira, acolhedora, pacata, nunca vou admitir que alguem fale mal desta cidade, perto de mim.

 .. o texto...  Chega a ser curioso ver as situações em que algumas pessoas se envolvem pra manter essa mania de grandeza, pra alimentar o ego e mostrar pra todos ao redor o quão bem sucedidas e felizes elas são. Mas será que a felicidade está sempre ligada ao volume de dinheiro que se tem?

E os tipos que quase não tem como pagar as contas no fim do mês, mas toda vez que te encontram adoram inumerar as últimas aquisições?
Como se tivessemos interesse nisso!


Se você é esse alguém que anda, pra lá e pra cá, tentanto aparecer pregando tais manias  fique sabendo que "não estão nem aí pra você e suas babaquices!

O valor moral e o correto exercício da cidadania são mais dignos que tais “manias”
nota: as adapatações estão em negrito

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

“Um novo Governo”

Neste preâmbulo talvez eu venha cometer um deslize para com o título a ser abordado. Mais se o faço consciente é porque justificativas existem para com o tema. Talvez você não concorde, mais o que fica bem perceptível é que a cada “novo governo” muitas figuras esquecem a sua trajetória até esse momento.  Muitos Já estiveram na “situação” e agora esperneiam do lado da “oposição”. Outros já atuaram, vorazmente, na oposição e hoje estão dando “bom dia Senhor Doutor” para João.   Uns já “foram Algo” e hoje usam pele de cordeiro se fingindo que não é lobo tentando conseguir jogar o bote.  Muitos saíram da sarjeta e hoje se esquecem de quem os colocou ali no início da caminhada. Tripudiam, promovem trairagem, falam que são santo, e de santo não tem nada.   Exageram do posto em que se encontram. 

 Pois bem “meu amigo”, você já se perguntou se um "novo governo” durará para a vida toda e se não precisarás refazer a sua caminha?  “Amigo” engana-se quem pensa que nossa caminha, nesta vida, é em linha reta (feito trem bala), pois os sábios já concluíram que convivemos em movimentos cíclicos. Ou seja, preste bem atenção como atuará agora perante o teu próximo, pois mais tarde você o encontrará novamente. E aí você talvez possa ter que “abaixar” a cabeça -com vergonha - por conta das suas ações quando agora se acha o senhor da verdade.  Aliás, só o tempo é o senhor da verdade. Falo isto para ver se os “amigos” colocam o pé no freio e façam uma reflexão de que o poder é passageiro.  Todos merecem receber um tratamento digno. E o poder pleno é do povo.  O “lembrete” é necessário visto que você talvez não esteja percebendo de qual situação viestes. Muito cuidado, pois a roda da vida vai colocá-lo diante da sua real personagem. Afinal, em cada amanhecer “um novo governo” se apresenta.
Fonte: do planalto
“Brasil – país rico é país sem pobreza”.
A presidenta Dilma Rousseff, em pronunciamento de cerca de seis minutos em rede nacional de emissoras de rádio e televisão, destacou que “a luta mais obstinada do meu governo será o combate à miséria”. Tendo como tema central a educação, a presidenta Dilma lembrou, no início do pronunciamento, o período de volta às aulas vivido no Brasil. Partindo deste ponto, a presidenta frisou que estava diante da sociedade “para reafirmar o meu compromisso com a melhoria da educação e convocar todos os brasileiros e brasileiras para lutarmos juntos por uma educação de qualidade”.
“Vivemos um momento especial de nossa história. O Brasil se eleva, com vigor, a um novo patamar de nação. Temos, portanto, as condições e uma imensa necessidade de darmos um grande salto na qualidade do nosso ensino. Um desafio que só será vencido se governo e sociedade se unirem de fato nesta luta, com toda a força, coragem e convicção.”

A presidenta explicou também que o momento é para se “investir ainda mais na formação e remuneração de professores, de ampliar o número de creches e pré-escolas em todo o país, de criar condições de estudo e permanência na escola, para superar a evasão e a repetência”. E continuou: “E, muito especialmente, acabar com essa trágica ilusão de ver aluno passar de ano sem aprender quase nada.”
Ao concluir o pronunciamento, a presidenta explicou a “que a luta mais obstinada do meu governo será o combate à miséria”. Isso significa, pontuou, fortalecer a economia, ampliar o emprego e aperfeiçoar as políticas sociais. Isso significa, em especial, melhorar a qualidade do ensino, pois ninguém sai da pobreza se não tiver acesso a uma educação gratuita, contínua e de qualidade. Nenhum país, igualmente, poderá se desenvolver sem educar bem os seus jovens e capacitá-los plenamente para o emprego e para as novas necessidades criadas pela sociedade do conhecimento.
Ela explicou também o novo slogan de seu governo: “País rico é país sem pobreza. Este será o lema de arrancada do meu governo. Ele está aí para alertar permanentemente a nós, do governo, e a todos os setores da sociedade, que só realizaremos o destino de grandeza do Brasil quando acabarmos com a miséria.”

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Romário - Inclusão Social por meio do esporte

Dep.Romário(RJ) e Dep. Ribamar Alves(MA)
Além da mesma identidade partidária, os deputados federais Ribamar Alves (PSB-MA) e Romário (PSB-RJ) possuem um objetivo em comum: inclusão social. Em reunião-almoço, os parlamentares falaram sobre a inserção de crianças e jovens na sociedade por meio do esporte e discutiram a necessidade de políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência.
O deputado Ribamar Alves foi relator do projeto de lei 277/2005 do ex-deputado Leonardo Mattos (PV-MG), que pede aposentadoria especial para portadores de deficiência. O PL foi votado na Câmara Federal e aguarda votação no Senado. O parlamentar entende que é necessária uma aliança com outros deputados para fazer a diferença.
O deputado federal Romário, que já trabalhava em prol de crianças especiais, sabe que apesar de existir vários programas de inserção de pessoas com deficiência, existe uma grande lacuna entre a teoria e a prática. Ribamar Alves considera um gesto de grandeza, o fato de Romário se candidatar a deputado federal: “Ele entendeu que somente na política poderia ajudar. Nós dois temos compromisso com a mesma causa e por isso decidimos somar forças”, afirmou Ribamar.  
Outra bandeira dos deputados é o da inserção de crianças e jovens por meio do esporte. O deputado Romário falou da intenção de levar centros esportivos para o Rio de Janeiro. O deputado Ribamar Alves também pretende implantar um centro olímpico no Maranhão. Os dois estão convencidos de que o esporte é um bom caminho para tirar crianças e jovens das situações de risco como drogas, prostituição, marginalidade, dificuldade de aprendizagem, entre outros. Para os parlamentares o esporte é uma grande oportunidade para driblar esses problemas e vislumbrar uma possibilidade de uma vida melhor para essas pessoas.
Fonte:  Ass. de Imprensa do deputado federal Ribamar Alves (PSB-MA)

Fotografias


Saiu agora pouco a mais nova música da Banda Collo de Menina:

Fotografias

É totalmente romântica e do seu gosto

Vai ser sucesso!


Sintonize:  Sinal Verde FM

Site: http://www.fmsinalverde.com.br/

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Papa Bento XVI aos Padres: Por Deus, tenham um blog!


Todas as coisas boas da vida são bênçãos de Deus. E a boa informação vem conforme a vontade do nosso PAI todo poderoso.
A Paróquia de Sant’Ana, via seus Missionários Salvatorianos,  está de parabéns ao começar usar  as novas tecnologias (internet), efetivando o seu Blog.

A iniciativa vem em boa hora com a  nossa comunidade passando a ter um veículo de comunicação interno, que auxiliará na sua missão de evangelizar.  Parabéns!

(....Do blog Paróquia de Sant'Ana – Coelho Neto - MA)

Por Deus, tenham um blog!. diz o Papa Bento XVI aos padres

VATICANO  - Por de Deus, tenham um blog!, disse o Papa Bento XVI aos padres católicos neste sábado, afirmando que eles devem aprender a usar novas formas de comunicação para espalhar as mensagens do evangelho.
Em sua mensagem para a Igreja Católica no Dia Mundial da Comunicação, o Papa Bento XVI, 82 anos e conhecido por não amar computadores ou a Internet, reconheceu que os padres devem aproveitar ao máximo o “rico menu de opções” oferecido pelas novas tecnologias.
“Os padres são assim desafiados a proclamar o evangelho empregando as últimas gerações de recursos audiovisuais –imagens, vídeos, atributos animados, blogs, sites– que juntamente com os meios tradicionais podem abrir novas visões para o diálogo, evangelização e catequização”, disse ele.
Os padres, disse ele, precisam responder aos desafios das “mudanças culturais de hoje” se quiserem chegar aos mais jovens.
Mas Bento 16 alertou os padres de que não tentem tornarem-se estrelas da nova mídia. “Os padres no mundo das comunicações digitais devem ser mais chamativos pelos seus corações religiosos do que por seus talentos comunicativos”, disse ele.

O caboclo e a Suzano

Suzano  - Foto Divulgação e Blog Interligado
Não quero aqui me posicionar contrário à implantação do Grupo SUZANO em nosso estado.  Todos sabem que a chegada de um empreendimento desse porte, em qualquer município, significa aberturas várias no campo econômico e social, contribuindo para com a melhora da auto-estima da população por conta dos muitos empregos que serão ofertados. E empregos significam renda no seio familiar. Emprego esse que não chega até ao nosso caboclo ali na roça, visto que ele só sabe cultivar pequenos roçados e criar seus pequenos animais, que serão vendidos para poder comprar o arroz, o feijão, a farinha, etc...
A minha linha de reflexão flui devido ao inevitável esmagamento da atividade de subsistência – A ROÇA - provocado pela industrialização; o que nós - o “cidadão simples” - não podemos nem pensar em provocar um debate buscando contribuir para o entendimento, visto que o poder capital é selvagem e não ta nem ai para os efeitos colaterais negativos que surgem a cada novo grande empreendimento.
Estou discorrendo o meu ponto de vista para com o tema SUZANO no Maranhão é devido aos resultados negativos que já estão aí pra todos nós observarmos. Falo dos desmatamentos já praticados na região do baixo Parnaíba, compreendendo os municípios de Brejo, Santa Quitéria, Urbanos Santos, Chapadinha e Buriti, e outros. Sem falar nos campos gerais de Coelho Neto e Caxias, que já sofrem com a derrubada das suas matas.
No fim de semana passado - em visita ao povoado Mata Grande – Caxias/MA -  fomos surpreendidos ao saber que o Grupo Suzano comprara 900 hectares de terras daquele município para desmatar e, em seguida, fazer plantio de mudas de Eucalipto, matéria prima para celulose.  Tudo isso seria normal se esses desmatamentos não provocassem o desaparecimento das nascentes de muitos “pequenos rios” desta região do maranhão (Alto, médio e baixo Parnaíba).  E aqui já fico muito preocupado com as nascentes da “Limpeza”,  que está dando sinais de que pode voltar aos velhos tempos, quando tinha uma grande vazão de água e grande oferta de peixes a seus ribeirinhos.
Outro efeito colateral negativo desses desmatamentos é a falta de áreas para o exercício da “roça de subsistência” obrigando o nosso caboclo a ficar inativo, lhe restando apenas correr atrás dos programas sociais do governo, que são apenas paliativos. 
Pé de Bacuri - Foto Raymundo José
Não posso deixar de mencionar o Bacuri e o Pequi, indispensáveis na mesa do nosso trabalhador maranhense, que começa a desaparecer. Uma grande reserva nativa desses frutos - ali do município de Caxias, mais precisamente no chapadão entre aquele município e Coelho Neto já foi toda destruída para o plantio de soja.  Reserva essa que desaparecerá com o desmatamento desses 900 hectares da Suzano.
(Colaboração do Antenor Ferreira = Blog Interligado - clique e confira)
(......ESTRAGOS DA SUZANO – as áreas adquiridas pela indústria são sempre planícies, sobrando aos pequenos agricultores morros e encostas. O plantio de leguminosas, arroz, milho e outros cultivos, são inviabilizados. Aos poucos o sertanejo vai perdendo suas terras e seu direito de viver. Sem falar na degradação de mananciais, sugados ao extremo para irrigação dos plantios. O abastecimento de muitas comunidades está prejudicado.)
Os grandes empreendimentos são indispensáveis para o progresso de qualquer município, mais podem deixar legados negativos.  Cito Coelho Neto como exemplo, que no passado já teve o maior parque fabril do Maranhão e que hoje sofre buscando caminhar sem os grandes impulsos do grupo João Santos, já que atualmente perdemos a operacionalidade da Itapagé – Celulose e Artefatos, que empregava vários milhares de pessoas de Coelho Neto e de além fronteiras. Tínhamos também a Itaguatins S/A – agropecuária, com mais de Seis mil cabeças de gado. Restando agora apenas a operacionalidade da Itajubara S/A – açúcar e álcool, que já chegou a fabricar Um milhão de sacos de açúcar, e que atualmente só opera na usinagem de álcool.   Essa citação ao grupo João Santos é necessária pois o legado negativo de uma situação dessa é a falta de opção de trabalho para os sobreviventes dessa “escorregada”.  E o que sobrou desse escorregão? Bom, uma cidade que vem aprendendo a conviver sem o poder total capital da industrialização. 
Grupo João Santos - Foto Raymara
E se não tivesse os programas sociais do governo federal e do estadual, como esse povo estaria vivendo se não há oferta de frentes de trabalho?
Roça de Subsistência - Foto Francymary
Mesmo com todo esses descompassos, Coelho Neto vem procurando alinhar-se novamente na sua caminhada. O governo do Prefeito Soliney Silva vem, gigantemente, fazendo a sua parte. O que não é tudo, pois o povo precisa é de trabalho e renda, esses ofertados nos grandes empreendimentos operacionalizado no município. E que agora falta em Coelho Neto.
Se não garantirmos espaços para o trabalhador da roça cultivar seus roçados, se não garantirmos as áreas de reservas das nascentes dos rios, se o Pequi e o Bacuri não tiverem atenção especial e se o desmatamento selvagem continuar, como não acreditar que no amanhã será impossível viver em comunhão. Ou seja, o caboclo, o grupo João Santos e a Suzano, ambos em seus espaços, contribuírem para com o progresso de cada município.

A industrialização é bem vinda, mais pode trazer sérios prejuízos se pequenos detalhes não forem providenciados.

A situação é complicada, mas....... fica aqui o registro

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Grajaú destaca-se na produção de frutas

Secretário Cláudio Azevedo e o ajunto Raimundo Coelho
conhecem plantio de uva em Grajaú
Poucos sabem, mas o estado do Maranhão está produzindo uva. O plantio está localizado no município de Grajaú, onde existe uma área de 8 hectares das variedades Patrícia e Isabel, com previsão de colheita de aproximadamente 280 toneladas de frutas até meados de 2012. Além da uva, a estimativa é de que, ao todo, existam 500 hectares de fruticultura no município de Grajaú.
  O plantio de uva faz parte de um projeto do Grupo Agroserra, que pretende, ao longo dos próximos 10 anos, expandir a área para 100 hectares de plantio de uva e mais 60 hectares de outras frutas, dentre elas maracujá, abacaxi e acerola.
 A produtividade da uva atingida na primeira colheita, realizada no ano passado, foi de 35 toneladas por hectare, comercializada em Grajaú e municípios circunvizinhos, a um valor médio de R$ 3,50 o quilo. Dos 8 hectares de uva, 2 deles serão destinados para plantio uva de mesa e os outros 6 para a produção de suco e vinho.
O município tem um plantio de aproximadamente 12 mil hectares de arroz, 5 mil hectares de soja e 4 mil de milho, 350 hectares de melancia e outras frutas irrigadas, além da piscicultura e produção de gesso.
Área de plantio de uva no município de Grajaú
Com a diversidade de culturas, a previsão é de que a região Central do Maranhão desponte no cenário do agronegócio maranhense, que é responsável por 22% do PIB estadual.
O chefe da Embrapa no Maranhão, Valdemício de Sousa, afirmou que o órgão continuará a parceria com o município de Grajaú. “É preciso organizar a cadeia produtiva e trabalhar com uma produção que vise também à industrialização dos produtos”, sugeriu ele.

Fonte: Sagrima


segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Outra grande revelação de Coelho Neto já estar no Vitória (BA)


Quando antecipamos aqui o surgimento de mais um grande craque de futebol, em Coelho Neto, agimos com uma visão profissional e com conhecimento de causa.
Apontávamos alí o jovem JEFFERSON, como a melhor revelação no futebol de Coelho Neto nos últimos anos. 
E o que aconteceu? 
.... JEFFERSON, 17 anos - Volante e Lateral Direito já estar no centro de treinamentos do Vitória da Bahia. A revelação de Coelho Neto chega ao Campeão Baiano  indicado pela Revelação Nacional em 2010, o craque Elkeson (Vitória), também de Coelho Neto. 
Quando das suas férias em Coelho Neto passamos todas as informações do Jefferson ao Elkeson, este olhou a promessa a craque e ficou maravilhado em ver num jovem de 17 anos tamanha personalidade, habilidades com a bola e experiência de jogador. Apesar da pouca idade, já podemos amaginá-lo, no futuro bem próximo, o grande craque que será.  Para tanto vem com base familiar - indispensável nessa caminhada, é bastante humilde e usa de boa educação. O Jovem atleta Jefferson é filho do ex-atleta Farinha.
Vereador Antonio Pires, Elkeson e Raymundo José
Jefferson - aqui em Coelho Neto- está apontado em três categorias no "Troféu Sinal Verde para o Esporte": Melhor Volante, Atleta Revelação e Craque de 2010. Só pelas indicações já podemos imaginar todo o seu potencial.  Essa premiação acontecerá nos próximos dias, pois a coordenação do prêmio aguarda o fechamento do Campeonato Rural - que dali será conhecimento o atleta revelação daquela competição Rural, para marcar a data do evento mais esperado pelo público da bola.

Nós Coelho-netenses estamos todos na torcida para que o Jefferson tenha uma boa adaptação no Vitória e que desenvolva bem todo o seu futebol. 
...... "Força Rapaz, você recebeu essa bênção de jogar bem foi para fazer sucesso na sua caminhada".
Você merece!

domingo, 6 de fevereiro de 2011

"comunicadores de endereços"



Começam os trabalhos de colocação dos "comunicadores de endereços" em nossa Coelho Neto. O governo Soliney Silva - através da secretaria de infraestrutura - já em trabalho de fixação das "placas de Endereços" com o nome da Rua/avenida, que serão colocadas no início de cada uma destas.
Com esta iniciativa a população será melhor informada sobre o nome correto desta ou daquela rua/avenida.  Além da praticidade quando da busca de informação de endereços, melhora a comunicação  para com a população.  
 A chegada destas placas informativas remete a outra grande - e necessária - providência a ser tomada:  um correto ordenamento numérico de cada imóvel.  Achar um domicílio em Coelho Neto, pelo número, é coisa séria.
É assim a caminhada....