sábado, 16 de julho de 2011

Festejo de Santana: 150 anos de fé e de devoção

Uma união que tem dado certo: a parceria entre a Paróquia de Sant’ana e a Prefeitura Municipal. Nos últimos três anos a festa para a Padroeira de Coelho de Neto obedece a um cronograma religioso e cultural organizado pela Igreja de Santana e SEMELT- Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo.
Na festa, deste ano, serão comemorados os 150 anos de fundação da Paróquia de Santana e para tanto uma vasta programação será desenvolvida. Na parte religiosa, desde o dia primeiro de julho estão sendo realizadas missas, novenas e a imagem “peregrina” da Padroeira está percorrendo as diversas capelas da cidade.
Hoje,dia 16.07, começa, oficialmente, o festejo com o levantamento do mastro. Nas noites subseqüentes haverá a celebração de missas, dedicadas a diversos órgãos públicos civis, militares, filantrópicos e religiosos e o encerramento no dia 26, com alvorada, missa das vovós e dos vovôs, procissão e sorteio de bingo.
Na parte cultural, o corredor da alegria já recebeu as tendas de alimentação e bebidas, ornamentação e iluminação. A segurança está garantida com a participação de policiais militares e seguranças particulares contratados pela SEMELT.
Clic na foto para ampliá-la
Portal do Espaço de Evento = Corredor-da-Alegria
(foto: Raymundo José)
 As atrações musicais estão bastante variadas e teremos grupos de serestas e bandas de forró de renome nacional. Confira:
- 16.07- Os sedutores;
- 17.07- Banda Tropicália;
- 18.07- Bete Silva;
- 19.07- Gilvan Lins;
- 20.07- Negão e Rayla;
- 21.07- Sílvio César;
- 22.07- Garagem Nacional e Banda colo de menina;
- 23.07- Banda Free Lance;
- 24.07- Canal da Graça (show católico) e Johny Casa Nova;
- 25.07- Forró dos Play e Banda Líbanos.
Clic na foto para ampliá-la
Espaço de Eventos do Festejo de Santana (Foto: Raymundo José)

"pescado" no Blog do Carlos Machado

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Segundo dia do II Salão do Livro de Coelho Neto foi muito especial

O segundo dia do II Salão do Livro de Coelho Neto foi muito especial.  Tivemos, às 10 h, a palestra do Dr. Jacques Inandy Medeiros, Presidente da Academia Caxiense de Letras.  Sua fala foi sobre a vida e obra do Grande escritor Henrique Maximiliano Coelho Neto.
Dr. Jacques Inandy Medeiros (ACL)
 Palestra Vida e obra do escritor Coelho Neto
Dr. Jacques Medeiros, com propriedade e conhecimento, fez todos nós viajarmos nas belas palavras  quando da sua fala ao contar a vida e obras literárias do grande escritor maranhense, da cidade de Caxias.
Sala Coelho Neto, no SALICON
Como você pode ver aí na foto (acima), o II Salão do Livro de Coelho Neto é um evento fantástico. Os professores, escritores locais e população em geral, que estiveram presente  na Sala do escritor Coelho Neto (palestra do Dr. Jacques), comprovaram o sucesso do espaço  do mundo do conhecimento, com programação  e realização da SEMED.
Raymundo José e Dr. Jacques Inandy
No final da palestra  estivemos ao lado do Dr. Jacques, quando relembramos os bons momentos que convivemos na BEM - Serviços (Banco do Estado do Maranhão), em São Luís. Naquele ano o Palestrante era o nosso Chefe, pois trabalhamos juntos para com o Banco do Estado do Maranhão.

Para fechar essa nossa participação no segundo dia do II Salão do Livro de Coelho Neto, tive  a honra de receber os parabéns do Dr. Jacques Inandy pela conclusão do nosso livro "Pelas Ruas e Calçadas", que já foi concluído pela editora e em poucos dias estará em nossas mãos. A foto a seguir foi para registrar o momento da informação do lançamento do nosso livro. Aguardem a programação de lançamento dessa nossa grande realização.
Dr. Jacques e Raymundo José (Livro: pelas Ruas e Calçadas)
Foi assim, um dos grandes momentos do segundo dia do II Salão do Livro de Coelho Neto.
Parabéns a todos que fazem este grande evento.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Fantástico, o 2º Salão do Livro

A grande presença da população na Segunda edição do Salão do Livro de Coelho Neto, hoje cedo,  já mostra a grandiosidade do evento da Secretaria de Educação.

As imagens falam mais que as palavras. Como segue:

Público chegando ao evento

Barracas Temáticas

População presente ao Salão do Livro 14.07.11


A população confirma: Salão do Livro de Coelho Neto, um evento importante  no calendário do município.

Logo mais tem mais fotos e vídeos do evento na escola José Sarney.

Começa hoje: 2º Salão do Livro de Coelho Neto-SALICON

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura-SEMEC- vai realizar o 2º Salão do Livro de Coelho Neto-SALICON, nos dias 14,15 e 16 de julho na Escola Municipal José Sarney e no Teatro Municipal.
A programação educacional e cultural do evento será bastante eclética e contará com palestras, oficinas, feira de livros, apresentações artísticas, bate papo literário, espaço show (jazz, MPB, samba de raiz, poemas, percussão, orquestra de bumba-boi e pé-de-serra) e o espaço criança com exposição de livros infantis, oficinas de desenho, dobradura, pintura e histórias infantis.
Vários intelectuais marcarão presença, entre eles: Lucas Santos (SP), Paulo Melo (MA), Antonio Aílton (MA), Cristiane Matos e Daniel Feitosa (PI), Jacques Inandy Medeiros (MA), Estélio Silva Barbosa (PI) Agostinho Santos (PI), Conceição Soares (PI) e Elizeu Arruda (MA). O homenageado do 2º Salão do Livro de Coelho Neto é o escritor maranhense José Maria Nascimento que tem diversos trabalhados literários publicados.
As oficinas com temas bastante pertinentes: Fundamentos Legais da Educação Inclusiva, com Jaqueline Aguiar - procuradora do Município, A Previdência Social e seus benefícios, com Adenilson Borges de Oliveira- Técnico do INSS e Bullyng, com Nilson Valentim - Psicopedagogo, certamente, terão uma grande participação de integrantes de nossa comunidade.
Segundo a Secretária de Educação, Rosário Leal, o SALICON se justifica pela criação de um espaço comunitário multidisciplinar e multicultural, composto pela feira literária, na qual os expositores disponibilização ao público os últimos lançamentos do mercado editorial maranhense, brasileiro e mundial. Além das discussões culturais, apresentações artísticas e diversas atividades de interação entre o público e autores, palestrantes, oficineiros, artistas e colaboradores. “Será um evento de grande relevância para a Região dos Cocais e Baixo Parnaíba, haja vista a sua contribuição para a formação cultural e educacional da sociedade”, disse.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Suspeito de assassinar empresário do Ceará está em Coelho Neto

"pescado" no Blog do Carlos Machado

Foi recambiado para Coelho Neto o suspeito de assassinar o empresário cearense Cláudio Wagner Leite Costa, ocorrido em 09.06, em um quarto de hotel da cidade. O crime foi praticado com requintes de crueldade: o empresário foi amarrado pelo pescoço, mãos e pés e morreu por asfixia e estrangulamento.
Francisco Erik, acusado de assassinar
o empresário cearense
Francisco Erik Nascimento de Sousa, 20 anos, foi preso em Araguari-MG, a terceira maior cidade do Triângulo Mineiro, no dia 21 de junho, às oito da noite, enquanto jogava vídeo game na residência de um parente. O criminoso foi denunciado após ter sido reconhecido em um dos blogs de Coelho Neto.
Francisco Erik
O Delegado, Leonan Fonseca, deslocou-se para Araguari-MG e recambiou o criminoso em vôo de carreira, até Teresina-PI. A chegada em Coelho Neto deu-se às 02h30min, do dia oito de julho. Tico, como é conhecido, está preso na cadeia local, cumprindo prisão preventiva de 30 dias.
Pelas últimas informações, em depoimento, o criminoso disse que saiu do hotel às sete da noite no dia do crime, deslocando-se até Caxias-Ma, onde pegou um ônibus para a cidade mineira. Relatou, também, que ao sair deixou o empresário amarrado, mas não morto e, que subtraiu da vítima, somente, R$ 1.900,00(hum mil e novecentos reais). As autoridades Policiais movimentam-se, agora, para a reconstituição do crime que pode ocorrer ainda nessa semana.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Qualidade do ensino de seus filhos....

Volto ao tema Qualidade na Educação por conta da visível falta de comprometimento de boa parte dos professores, quando em sala de aula. Entro nesse assunto para mostrar que se os resultados finais (IDEB) de cada escola não são positivos o problema não é da família do aluno, e muito menos do aparelho Executivo gestor do Indicador Educação; mas, sim, do professor que é a ferramenta diária responsável para instruir os alunos em sala de aula.  É claro que o governo vem com a sua parte, a sustentabilidade para aplicabilidade do aparelho gestor.
Para buscarmos essa realidade  em cada escola, temos (atualmente) a ajuda de um indicador (IDEB) muito importante, pois é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação.  
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. Assim, para que o IDEB de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.  E Postura, Comprometimento e Dedicação do Professor em sala de aula são indispensáveis para que o Docente consiga, satisfatoriamente, instruir cada aluno conforme os princípios básicos. Do contrário, os resultados são bem abaixo dos projetados.
Para que Pais e Responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o IDEB da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das Secretarias Municipais e Estaduais e, principalmente, dos professores pela melhoria da Educação.
O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.
Com eu havia prometido, segue abaixo um demonstrativo do IDEB de algumas Escolas Municipais de Coelho Neto. O Índice apresentado aí mostra o resultado do trabalho dos professores, em sala de aula, nos governos passados. Assim confirma o IDEB. 
ESCOLA
(Municipal)
Meta projetada
2009
IDEB Alcançado
2009
Meta Projetada
2011
Rdo Melo Resende
3,3
2,9
3,7
São Francisco
3,6
3,1
4,0
Leozinho Sabido
3,2
3,2
3,6
José Barreto
2,6
2,7
3,1
Benedito Duarte
3,3
3,0
3,8
José Sarney
2,5
SM
3,0
Rdo Guanabara
3,2
2,7
3,6
SM = Sem média
Como você pode acompanhar, apenas duas Escolas: Leozinho Sabido e José Barreto atingiram a meta projetada para 2009. Destaque para a Escola José Barreto que superou a sua meta. Assim, os professores das demais escolas devem rever os seus métodos e, juntamente com as suas supervisões, buscarem conseguir atingir as metas projetas. Pois são esses números que classificam os níveis de cada professor, já que são estes as ferramentas de instrução em cada escola.
Por isso que sempre falo que sou favorável à formação do professor por dentro da Profissão. Pois só assim os bons professores serão remunerados conforme seu desempenho, sua dedicação, seu comprometimento e, principalmente, pelos resultados positivos dos seus alunos no final de cada período.  Em sendo assim, o professor será classificado (profissional e financeiramente) conforme os resultados do seu desempenho em sala de aula. E aí acabaríamos com as greves politiqueiras de alguns caciques, que não estão nem aí para os nossos filhos. Esses caciques lideram os sindicatos apenas para usarem como veículos de propulsão em suas campanhas políticas.
É preciso que tenhamos esse sistema (formação do professor por dentro da Profissão) em prática. Ele dará liberdade e Independência ao professor quando do exercício da sua profissão, pois somente ele será o responsável pelas suas conquistas (profissional e financeira) nessa sua caminhada. Nesse sentido, não tem como as metas do IDEB não serem alcançadas.
É o meu ponto de vista.
Simples assim!