sábado, 3 de setembro de 2011

As sementes que plantamos são a expressão da realidade

Setembro 2010.  Ali iniciávamos uma importante ferramenta de informação, de Coelho Neto para o mundo: Blog Raymundo  José - Sinal Verde pra você. Confesso que não imaginava que, em tão pouco tempo, alcançaríamos tamanha credibilidade,  confiança,  respeito e  fidelidade para com as nossas postagens, por parte dos nossos seguidores. Agradeço aos atores responsáveis pela materialização de cada tema aqui publicado. Pois, todos vocês sabem, não é fácil agradar a todos. Como o nosso objetivo é possibilitar ao nosso leitor/seguidor o acesso à informação como ela se apresenta, não estamos colhendo índices de rejeição. Pelo contrário, a cada amanhecer, percebemos que o nosso trabalho vem contribuindo para formar uma consciente visão crítica da realidade em cada membro da nossa comunidade. Esta ferramenta não busca o lúdico, mas ( sim ) a materialização dos acontecimentos sem o objetivo (puro e simples) de promover "A" ou "B".  Promoção essa, por si só, vem com a comprovação dos fatos, culminando com o reconhecimento do trabalho prestado.  Todos os comentários, as declarações de adesão e a confiança aos nossos temas postados só aumentam a nossa responsabilidade para continuar firme nessa pegada; que podemos chamá-la de caminhada.
Muito, muito obrigado a todos vocês pela participação e interação para com  esta  nossa ferramenta de informação. Se não fosse a sua participação não teríamos chegado ao posto que estamos.
Apesar de já já estarmos completando o nosso primeiro ano de parceria (nosso blog e seguidores/leitores), tudo isso é apenas o começo de uma prestação de serviço de informação buscando formar uma visão consciente da nossa realidade.
 Para comemorarmos esta nossa primeira conquista, faremos uma contagem regressiva para com o aniversário do nosso blog (365 dias de atividade) e, também, ao aniversário de Coelho Neto. Vamos juntar a nossa comemoração à do aniversário da nossa cidade.  Até lá faremos uma retrospectiva com as nossas melhores postagens e, também, uma cobertura especial dos grandes feitos em prol da população Coelho-netense.  Sinceramente, sou muito grato a todos vocês pelo sucesso inicial desse nosso cantinho de informação.
Ah, não esqueça de estar no lançamento do nosso livro. Todos vocês estão, e serão, convidados para esse fantástico momento.  "O livro tá muito bonito". Huuum! Lá vem a babação......   Vamos voltar ao tema, vamos?
Como as sementes que plantamos (e continuamos a plantar) são a expressão da verdade, a nossa colheita já apresenta ótimos resultados.
É isso!
Que me desculpe os que carregam o ódio, a ira, a inveja e o sentimento de revolta no coração.
E para a sua (e a nossa) satisfação interior, vamos olhar a foto abaixo e extrair dela a certeza de que nada acontece por acaso. Até a natureza contribui para este momento. Muito obrigado por estarmos juntos nesta caminhada.
Vamos juntos.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Bumba-meu-​boi é Patrimônio Cultural do Brasil

"pescado do Blog do Zeca Soares"

O bumba-meu-boi do Maranhão é o mais novo Patrimônio Cultural do Brasil. O registro foi aprovado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural  durante reunião na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília.
“Trinta de agosto é a partir dessa data o dia do Maranhão e o dia do boi do Brasil. Esse título engrandece o nosso estado e nos dá a certeza de que nossa cultura tem se elevado aos maiores patamares. A partir desse reconhecimento a expressão maior da nossa cultura ganha força nacional com raízes definitivas em nosso solo”, ressaltou, em tom de felicidade a governadora Roseana Sarney.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Abóbora de 800 kg é desclassificada de concurso

Um encanador de Anchorage, no estado do Alasca (EUA), viu sua abóbora, que ele estima ter mais de 807 quilos, ser desclassificada de um concurso local por causa de um pequeno furo na superfície.
Dale Marshal cultivou o legume gigante em uma estufa. Fora da competição, a abóbora, no entanto, é um caso raro. O recorde mundial foi de um legume com 821 quilos.
Já a competição de abóboras gigantes deste ano no estado foi vencida por um exemplar com quase 584 quilos.
O encanador Dale Marshall exibe a abóbora gigante
que cresceu numa estufa, no Alasca (Foto: AP)
Fonte: G1

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

4º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação

No sábado, 27.08, a Secretária Mun. de Educação, Rosário Leal, participou (na FM 100,9) do Programa Estação EDUCARE quando fez um balanço das Atividades, Ações e Projetos da SEMEC.  Muito contente com as recentes aquisições para a Secretaria, falou sobre a implantação do Programa Mais Educação. O programa é uma implantação da jornada escolar na perspectiva da Educação em tempo Integral. Em Coelho Neto foram contempladas 10 escolas, onde 2.530 alunos desenvolverão atividades no contra turno, como: Letramento, futebol, Capoeira, Danças, Bandas de Fanfarra, Teatro, Coral.....
Rosário Leal (Sec. Educação) e Jesuslene (Gestora de educação)

A secretária falou sobre outros temas. Veja  na TV Sinal Verde, no topo do blog.

Durante a sua fala no Estação educare, a Secretária Rosário leal comentou sobre a importãncia da  sua participalção no Fórum de Dirigentes Municipais de Educação, na Bahia.

Sobre o Evento:

 4o Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes municipais de Educação

Os Secretários (as) municipais de educação estão participando do 4o Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes municipais de Educação, em  Mata de São João/BA.
A Secretária Mun. de Educação de Coelho Neto (Rosário Leal) estar no evento buscando novas ferramentas, mais conhecimentos e novas diretrizes para, em curtíssimo tempo, alcançarmos os melhores indicadores para com a qualidade da educação dos alunos de Coelho Neto.
Repetindo a iniciativa de Fóruns anteriores, a Undime, por meio de Convênio com o FNDE, possibilita a participação de 1000 (mil) Dirigentes Municipais de Educação oriundos de “municípios prioritários”, de um total de 1827 municípios assim caracterizados.
Veja aí os temas do Fórum:
31/ 8 – 4ª feira – 2º dia
14h – Entendendo o Ideb
15h30 - Piso Salarial e Plano de Carreira e Remuneração do Magistério
18h30 – Políticas de Educação Básica
20h - Indicadores da Qualidade na Educação Infantil
1º/ 9 – 5ª feira – 3º dia
14h - Direito à educação
15h - Processo de construção do Plano Nacional de Educação
16h - Emendas prioritárias ao PL 8035/ 2010
18h – Siope e o planejamento orçamentário da Secretaria Municipal de Educação
19h30 – Formação de professores em serviço: importância da tutoria
20h - Pesquisa “Acesso, permanência, aprendizagem e conclusão da Educação Básica na idade certa – Direito de  todas e de cada uma das crianças e dos adolescentes” 
2/ 9 – 6ª feira – 4º dia
9h - A fragmentação do ensino
10h30 - A prática da educação inclusiva 
12h30 – Implementação do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos nos municípios brasileiros
13h30 – Encerramento do 4º FNEx

Como podemos observar, todos os temas são importantíssimos na caminhada em busca da qualidade na educação dos alunos de Coelho Neto.

Irmãos Edson & Hudson voltarão a cantar juntos

COMUNICADO OFICIAL
A W3 Produções comunica que os irmãos Edson & Hudson voltarão a cantar juntos. Em breve daremos todos os detalhes em uma coletiva de imprensa à ser realizada. Aguardem.
Desde já agradecemos toda parceria, compreensão e apoio recebidos de fãs, contratantes, imprensa, radialistas, amigos e familiares.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Futebol, até no master, deve ser organizado


Toda sexta-feira, a partir da 16h, no Estádio João Santos Filho, acontece o treino livre dos atletas na categoria master – acima de 34 anos.
Por iniciativa deste amigo e atleta (Raymundo José), mandamos confeccionar três jogos de coletes e um globo de sorteio para que, cada equipe, seja formada sem que aconteça a famosa “panelinha”.  Todos os atletas (ao chegar ao estádio) vão ao sorteio, e a bola sorteada (e conforme a sua cor) indica qual colete o atleta vestirá.
Já estamos na terceira sexta-feira de implantação do sistema. Os treinos estão mais organizados, mais atletas (da categoria) comparecendo ao estádio. Sem falar que o treino fica mais atraente em virtude dos uniformes; estes possibilitando que a equipe seguinte adentre ao campo de jogo já uniformizada.

Com a implantação do sistema de composição de cada equipe fez vários atletas irem ao estádio. Até mesmo  alguns que ali não apareciam.  Exemplo do presidente do Sindicato dos professores, Osmar Aguiar.
Outro que apareceu e jogou muito bem foi o Soliney Filho, que apesar do peso e da falta de condição física, conseguiu ir até o final do treino.
É isso, organizado a coisa funciona.
Veja aí quem compareceu ao treino da categoria master, no João Santos Filho.
Clic na foto para ampliá-la
Master - time amarelo
Master - Time Azul
Soliney Filho e Raymundo José,
 no final do treino Master

Teones (Time Verde) e Soliney Filho (Time Amarelo

Para repor as energias, os atletas capricham no caldo de Cana, no Badalo.  Veja aí que todos fazem ali um pit  stop para o famoso energético após o futebol master.
O Atleta Bacana (Arnaldo) e o Soliney Filho
após  o caldo  de Cana

Na sexta-feira tem mais futebol master.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Constrangimento em disfarce de regra: práticas de Vigilantes do Grupo João Santos.

Desde o dia 16 de agosto venho recebendo inúmeros apoios por conta dos atos de constrangimento a que fui acometido por parte de um grupo de “vigilantes” do condomínio Vila Isapel, de propriedade do grupo João Santos, em Coelho Neto.
Todos os que ficaram sabendo da ação dos “vigilantes” da vila solidarizaram-se comigo que acham que é preciso uma nova postura dos vigilantes para com os visitantes (e residentes) naquele espaço.
Foto ilustrativa
Como eu já havia decidido publicar essa ação praticada ali na portaria da vila Isapel, entre mim e os vigilantes Ademilson, Adaildo e o Willian Aziel, passo a relatar a ação do trio.

Tudo foi provocado devido ao procedimento constrangedor dos “vigilantes” acima citados, ao barrarem no portão de entrada, o meu acesso (e do microonibus) na vila cobrando a minha CNH, na alegação de ver se a minha habilitação estava em dia. 
- E cabe a portaria cobrar validade de CNH?
- E por que cobrar a minha CNH validada, se há mais de dois anos eles são conhecedores da minha habilitação para dirigir?

Reprovei a atitude e, mesmo assim, obedeci a imposição e voltei em casa para pegar os documentos. Ao retornar para adentrar à vila, apresentei: Alvará de licença do microonibus (emitido pela PMC), CRLV do veículo com exercício 2011 quitado e a minha CNH com validade até 2013.  Ao ver esse meu procedimento o “vigilante” Willian Aziel (por se achar o líder do grupo e estar sob os  olhares da “poderosa” do grupo João Santos), foi taxativo com a expressão: “Tu quer é aparecer, pois ninguém tá pedindo esses documentos”.  Veja aí quem começou a ser descabido no assunto.

A maior prova da ação premeditada de fazer o constrangimento foi o fato de o vigilante Ademilson, ao ver a minha CNH sobre a mesa, não ter olhado a validade do documento como solicitara. Após eu perceber a intenção do trio de “vigilantes” (com a iniciativa do vigilante Adaildo), fui obrigado a externar a minha reprovação à ação engendrada pelo grupo.   Todos sabem que a lei da física prova que “toda ação tem uma reação”. Como sou humano e não barata, a minha reação foi reprovando o constrangimento sofrido.
Conforme o “BO” logo abaixo, registrei a ação do trio para que atos iguais não voltem a acontecer. Também para informar aos órgãos promotores de justiça que fui ameaçado pelo “vigilante” Willian Aziel, que ao ouvir da minha parte: "quando tu (vigilante Aziel) sair da empresa vai conversar direito comigo. Isso é constrangimento o que estão praticando, pois todos vocês me conhecem, e moro bem aqui perto”.  A minha fala foi para que entendessem que ao sair da empresa todos ficam gentis por terem perdido o poder do  emprego, voltando a conversar direito com as pessoas.  Foi ai que o vigilante Willian Aziel usou sua ira pessoal e disse:

- “Resolvo agora ali fora, desce daí”.  (Eu estava no volante do micro e já do lado de dentro da vila)

 - Se esse vigilante disse isso, e como usa revolver, qual seria o resultado ali fora se eu só tinha a fala como arma?
 “BO” sobre a ameaça do Vigilante do Grupo
Vale lembrar que esse procedimento é bastante usual naquela entrada (vila Isapel), visto que o idealizador da ação (vigilante Adaildo) vem liderando a rejeição da população de Coelho Neto por conta dos seus “aparecimentos” naquele setor. Pra comprovar façam uma entrevista com muitos que usam da portaria para adentrar à vila e verás a realidade.
 
É importantíssimo práticas que garantam segurança ao espaço, mas nunca tá perguntando se o visitante trabalha ali ou o que vai fazer no destino. O correto é ligar para a residência de destino do visitante e perguntar ao residente se a pessoa pode ser recebida.

Ah, registro que no mesmo instante recebi apoios vários reprovando a prática de constrangimento do trio de vigilantes.  Lá dentro da vila estavam algumas pessoas que afirmaram que nunca lhes foram solicitados nenhum tipo de identificação. Essa mesma afirmação é empenhada por quase todos os que adentram ao condomínio do grupo João Santos, em Coelho Neto - MA.
Como você pode perceber, se fosse uma regra para todos, todos seriam, igualmente, barrados como fui pelo trio.
Para esclarecimento dos fatos, torno publico outra minha fala como forma de reação à ação descabida do trio, visto que eles estavam agindo daquele jeito por se acharem “muito coisa” usando a farda do grupo. Eu disse, no sentido de conselho: “cuidado para vocês não saírem daí como ladrões e com o pé na b..... que sempre é o tipo de saída do emprego de gente que age desse jeito com quem não faz parte da empresa”.

Outra prova de que o idealizador da ação estava satisfeito com o seu ato foi ao falar:
   - “Tu tá proibido de entrar aqui na vila. É ordem da gerência”.
Ora veja:
  - Qual foi o meu prejuízo ao ter o acesso ali, proibido?
Nenhum.
Só serviu (e serve) para vir a público as práticas usuais de alguns vigilantes da vila, que acham que eles (dentro da farda e usando arma do Grupo João Santos) podem afrontar a dignidade de quem quer que seja.

Se outros tivessem coragem de falar sobre outras ações iguais a essa praticada ali a coisa........

É bom que fique bem claro que tudo isso só serve para identificar quem são os “vigilantes” despreparados, desequilibrados e que usam o posto que ocupam para aparecerem, com a conivência e desejo próprio de algumas pessoas que se acham donos do grupo.

“Para o trio (e para a observadora da ação) recomendo que baixem a bola agora, não deixando para quando saírem da empresa o exercício da prática do bom convívio para com as pessoas”.

Entendo a maioria dos vigilantes, pois é na prática da ação que conhecemos o caráter de cada profissional.  Alguns só voltam a tratar bem as pessoas quando saem do emprego e não mais usam do “poder” que tinham.

Pessoal, a empresa é do grupo João Santos. O emprego é temporário e passageiro.

Aguardamos vocês aqui do lado de fora para exercitarem o bom  o convívio entre as pessoas. Isso sim deve ser a regra entre os povos. Independente do cargo que ocupamos.

É o registro.

domingo, 28 de agosto de 2011

Vigilância Sanitária de Coelho Neto, faz balanço de sua gestão

"pescado" no Diário do poder

Rosângela Curado (secretária de Saúde )
e Hallison Soares (Coordenador da Vigilância Sanitária)
O biólogo e engenheiro ambiental, ex-coordenador do Instituto de Meio Ambiente de Coroatá (IMMAM), Hallison Soares, atual coordenador da Vigilância Sanitária de Coelho Neto, faz balanço de sua gestão de um ano de atividades no Município, experiências providenciais, que podem servir de propostas a outras cidades.
Como destaque, entre as ações desenvolvidas, o Município, através da gestão da secretária de Saúde, Rosângela Barros Curado, consolidou junto à população o costume de bons hábitos de consumo, como os cuidados com a necessária qualidade dos alimentos, e, diante do setor empresarial, a fiscalização e disciplinamento da produção. Padarias, lanchonetes, salões de beleza foram alvos da Vigilância Sanitária.
No setor dos abatedouros, a fiscalização chegou a interditar em definitivo a Marchantaria Bom Sucesso, cujo proprietário teve que adquirir um novo terreno para o seu negócio. Atualmente, está construindo um novo prédio industrial. Em relação aos abatedouros de franco, os comércios foram deslocados para uma área afastada do perímetro urbano.
A atuação da secretária de Saúde, segundo Hallison Soares, após um conjunto de intervenções no mercado e audiências públicas, foi determinante no sentido de sensibilizar a classe empresarial para o alcance dos objetivos.
Além do setor de alimentos, a Vigilância Sanitária, através de sua Coordenação Municipal, estabeleceu uma rotina que cumpre determinação legal quanto à proibição da venda de medicamentos fora dos estabelecimentos farmacêuticos. O coordenador da Vigilância Sanitária disse que conseguiu, com o apoio incondicional da Dra. Rosângela, educar os comerciantes, lembrando a eles que a medida, na verdade, tem o interesse primordial de oferecer a garantia da saúde aos munícipes, ficando a competência da comercialização por conta das farmácias.


Prefeito Soliney, secretário Max Barros, Hallison e deputado Gastão
- É importante destacar a atuação do atual prefeito e ex-deputado estadual Soliney Silva que, assim como na área da Vigilância Sanitária, tem se empenhado para apresentar os atuais resultados de desenvolvimento do Município em todas as suas frentes de trabalho, frisou Hallison Soares.
Conversando a respeito das boas práticas sanitárias com o prefeito e ex-deputado estadual Soliney Silva, Hallison Soares teve também a oportunidade de estender as suas ideias ao deputado federal Gastão Vieira (PMDB) e ao deputado licenciado e atual secretário de Infraestrutura do Estado, Max Barros, além da secretária de Saúde Rosângela Barros e do líder político e ex-prefeito Guanabara.