quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A chuva chegando e a cidade bem mais preparada

Em se confirmando os dados dos institutos do clima no Maranhão que informam que as chuvas no estado serão em mais de 40% acima da média no período, em relação ao do ano passado, aqui em Coelho Neto a previsão é de que a cidade suportará bem a força da água. 

Essa certeza nos chega por conta da arrojada força tarefa da Secretaria de Infraestrutura, que vem sendo realizada nas principais calhas de descida da água que cortam o perímetro urbano da capital mundial do Bambu.

Desde o início do seu governo, o prefeito Soliney Silva vem dando uma atenção especial ao sistema de vazão da água da chuva na cidade; já que o natural sistema de escoamento (calhas naturais e riachos) de Coelho Neto não fora preparado para a correta e rápida drenagem do líquido precipitado.

O Plano atual do governo é resolver, de imediato, os pontos mais críticos dentro da área urbana. E a calha da feirinha, no início da Av. Antonio Guimarães, que sempre provocou grandes alagamentos no período chuvoso, ser a obra para conclusão imediata.

Outro ponto crítico é a passagem próxima ao sítio do Sr. Ednaldo, também em conclusão.

É importante destacar que esta é a ação do governo Soliney Silva, que trabalha firme para evitar efeitos trágicos destas intempéries, como as do ano passado.

São ações assim que evitam tragédias, e vai implantando uma nossa cultura da prática na prevenção de possíveis danos à população.

Vamos em frente!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Um legado de Lula aos Mouras

“O tempo é o senhor da verdade”, e não precisamos estudar ou pesquisar o passado para concluirmos o que vamos afirmar mais a frente.
O momento atual do nosso país é o referencial para concluirmos que jamais um governo foi tão importante para a sua população, como o do presidente Lula. E aqui falo de cadeira cativa, pois faço parte da árvore genealógica de uma grande família, “Os Mouras da Silva”, habitantes pioneiros do povoado Mata Grande, município de Caxias – MA.  Dali nascemos para ao mundo. Esta nossa geração – a terceira, até os dias atuais lutou bastante para levar ao povo daquela localidade condições que proporcionassem o desenvolvimento do lugar. Estradas Vicinais e Energia, principalmente esta, sempre foram carências básicas daquele nosso povo.

A busca por dias melhores à comunidade Mata Grande foi causa diária dos Mouras.  E foi assim até os dias atuais.
Com a chegada do período chuvoso, provocando a lida diária no plantio e na capina das roças a saudade bateu, e em instantes já estava feita a programação para voltarmos à nossa comunidade natal.

Neste período, o Bacuri e o Pequi estão em abundância naquelas redondezas.  E uma “pratada de Pequi, misturado com arroz e Galinha Caipira”, foi o grande motivo para o nosso recente passeio à Mata Grande. Como sempre, o cardápio “Arroz com Pequi e galinha caipira” estava ótimo.

Foi no relaxamento após degustarmos esse gostoso “Arroz, com Pequi e galinha Caipira”, prato típico da nossa culinária, que passamos a comentar a trajetória dos Mouras ali naquele pedaço de chão. Em poucos instantes a ficha caiu, pois agora chegamos até ali via ótimas estradas vicinais. A nossa reflexão estava acontecendo em frente a um televisor de 40 polegadas. A geladeira cheia de verduras e legumes fresquinhos da hora, vindos já das roças. Nesse instante o ônibus passa na porta levando os alunos ao colégio, bem ali mais à frente. Sem falar que o telefone já vai ser instalado. Com estradas, Energia, Escola e comunicação a nossa Mata Grande passa a usufruir das necessidades básicas de um povo;  este que agora, realmente, se sentirá bem brasileiro.

Foi preciso acontecer o governo de um caboclo nordestino, que como tal, trabalhou para que cada cidadão, de agora em diante, passe a desenvolver a sua cidadania, na sua própria comunidade. E o melhor, para todas as comunidades deste país.
Agora sim, a nossa Mata Grande fará jus a seu nome.
Como falei, lá no início,  que “o tempo é o senhor da verdade”, cabe agora apenas sermos justos para com quem deve receber os parabéns: Lula, um caboclo presidente, do povo, para o povo.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Servidoras da educação ganham tour técnico


A Secretaria Municipal de Educação, no Comando da Rosário leal, consciente de que uma boa educação não depende somente de bons professores, vem inovando e buscando contribuir para com o aperfeiçoamento do aparelho Educacional de Coelho Neto, no seu todo.
No meio da semana a secretária Rosário Leal reuniu um segmento importante do quadro operacional de várias escolas do município para um tour técnico-educacional em Teresina. 

A servidora Cristiane estava chefiando o grupo, que tinha a nutricionista Alexsandra como a profissional responsável para repassar aos membros da comitiva os informes técnicos inerentes aos serviços das trabalhadoras na escola.

O Restaurante popular de Teresina foi o principal local de visita da comitiva. Lá as servidoras Coelho-netenses receberam todos os posicionamentos técnicos que são necessários em cada escola. Após absorverem os posicionamentos técnicos da área, todos da comitiva aproveitaram para degustar os sabores do restaurante popular de Teresina. Todos aprovaram o sabor e, principalmente, o preço (R$ 2,50) por cada bandejão.

O passeio técnico-operacional serviu para o aperfeiçoamento das servidoras desde a limpeza das salas de aula à cozinha da escola, quando do preparo da merenda aos alunos. Após o compromisso técnico a nutricionista Alexsandra, deixou sua formação de lado e comandou a comitiva a um passeio aos pontos turísticos de Teresina.  O encontro das águas do Rio Parnaíba com o Poty,  A ponte Estaiada sobre o Rio Poty e Shoppings foram os locais visitados pelo grupo.

Se buscamos uma educação de qualidade, as servidoras do quadro operacional das escolas também são importantíssimas dentro desse contexto.

Parabéns pela iniciativa da secretária Rosário Leal, que desta maneira contribui para aumentar o prazer de trabalhar das servidoras do aparelho gestor educacional de Coelho Neto.  São ações como estas que vem contribuindo para o sucesso do governo do Prefeito Soliney Silva.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Poluição sonora no “Beco do Barulho”

 Vem aí o carnaval.
E enquanto o período oficial não chega o “Beco do Barulho”, que compreende O Bar da Boa e o Chapa Quente, ambos no início da Av. Santana,  no centro de Coelho Neto – MA já é o ponto de maior incidência da zuada de alguns “carros de som”.  A poluição sonora é todos os dias, e em volume total. Os “carros do Barulho” ocupam a área, e não tem ouvidos próximos dali que tolerem. É um verdadeiro barulho, pois não se pode chamar essa poluição sonora de músicas para se ouvir. 

Na verdade os proprietários desses “carros de barulho” querem mesmo é marcar território, mostrar que têm um “Somzão”  e que o seu barulho é melhor  do que o do outro.  Uma ação de “cabeças de camarão”

Em São Luís a Secretaria de Segurança Pública em conjunto com diversos órgãos estaduais e municipais intensificou neste fim de semana a Mega operação Força Tarefa. Somente na sexta-feira (14), primeiro dia de atuação, oito veículos apreendidos e oito pessoas conduzidas à delegacia. As ações ostensivas e repressivas visam coibir práticas abusivas no período pré-carnavalesco.
As ações da Força Tarefa de Segurança têm como objetivo norteador evitar práticas criminais de poluição sonora e todos os tipos de delitos relacionados a esta problemática, como roubos, tráfico de entorpecentes, infrações de trânsito, prostituição infantil, entre outros.

Essa ação policial precisa ser implantada também  aqui em Coelho Neto, antes que  o caldo derrame.