sexta-feira, 22 de março de 2013

Abelha maranhense que produz mel considerado o melhor do país é tema de livro


Colméias maranhenses apresentam produtividade de 33 kg 
de mel por unidade, maior que a média nacional que é de 19 kg por colméia

Anos de pesquisa sobre a abelha Tiúba, espécie sem ferrão, foram reunidos no livro "25 Anos de Pesquisas Sobre a Abelha Tiúba Melipona Fasciculatano Maranhão", que será lançado nesta sexta-feira (22), às 15h, no Auditório da UEMA Net, no Campus da Universidade Estadual do Maranhão. A obra, organizada pelos pesquisadores Eleuza Gomes Tenório, José Ribamar Barros e Cíntia Pacheco, foi escrita, segundo os autores, não apenas para ser material de pesquisa acadêmica como, também, para servir ao produtor apícola como fonte de conhecimento da atividade.
Em destaque no livro temas como o manejo adequado da espécie, detalhes sobre a florada no Estado, aumento no rendimento das colônias e a busca do mercado dos produtos apícolas oriundos da espécie. "A obra também é uma homenagem aos 90 anos do Prof. Dr. Warwick Estevam Kerr, um dos maiores cientistas do Brasil e considerado um dos maiores especialistas em genética de abelhas do mundo. Foi ele o responsável pela pesquisa de abelhas no Maranhão", destaca a Profa. Dra. Eleuza Tenório.
O evento terá ainda palestra do Prof. Dr. Espencer Soares, da USP Ribeirão Preto, que vai representar e contar a trajetória e contribuição do Dr. Warwick Kerr nas pesquisas feitas no Maranhão. "Eventos como esse dão visibilidade à atividade apícola do Maranhão, que apesar de ainda tímica tem potencial para tornar o estado maior produtor de mel orgânico do país", ressalta Cláudio Azevedo, Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAGRIMA), que apoia o evento.
A produção apícola é a principal atividade 
de quase 500 famílias maranhenses

Abelha Tiúba
A Meliponafasciculata, popularmente conhecida como Abelha Tiúba, ocupa lugar de destaque dentre as abelhas sem ferrão mais promissoras para a produção de mel no Brasil. É criada em quase todo o Estado do Maranhão, principalmente na Baixada Maranhense, e representa um importante papel econômico como fonte de renda e qualidade de vida para agricultores familiares. Encontrada no Maranhão, Pará e Piauí, a Tiúba é uma abelha nativa, indígena, e tem explorados sua produção de cera, mel e geoprópolis (usado para tratamentos dentários).
No primeiro semestre do ano passado, durante o Congresso Brasileiro de Apicultura realizado na Cidade de Gramado- RS, o mel da abelha Tiúba do Maranhão foi escolhido como o melhor mel de abelha sem ferrão produzido no Brasil em um concurso com representantes de todos os estados produtores. O mel vencedor foi colhido no município de Morros, em um projeto piloto de implantação da atividade apícola na região.
A criação racional das abelhas sem ferrão é uma atividade que tende a crescer, trazendo benefícios econômicos e ambientais. "A criação de abelhas preserva o meio ambiente porque elas realizam o serviço de polinização das plantas, tanto silvestres como cultivadas. Além disso, contribuem diretamente para a produção de alimentos e manutenção da biodiversidade vegetal", enfatiza Eleuza Tenório.
A pesquisadora alerta, porém, que a sobrevivência das abelhas sem ferrão está ameaçada por desmatamentos, queimadas e uso indiscriminado de agrotóxicos, além do processo predatório de retirada do mel. "Com a permanência da atividade extrativista do meleiro é provável que a abelha tiúba seja extinta um dia. O que vai garantir a preservação dessa abelha é justamente sua criação racional e, no Maranhão, esse trabalho está sendo desenvolvido com técnicas que melhoram o manejo, como por exemplo, a transferência do tronco para a colméia racional, o que, consequentemente, aumenta a produção. Essa produção sustentável tem crescido no estado", afirma Eleuza Tenório.
Livro sobre a Abelha Tiúba no Maranhão 
homenageia o pesquisador Warwick Kerr

Trabalhos racionais feitos através de meliponário são encontrados em grandes quantidades no Maranhão, principalmente na Baixada Maranhense, onde os meliponários abrigam cerca de 300 a 400 colméias. Os municípios de Santa Luzia do Paruá, Olinda Nova do Maranhão, e Viana são grandes produtores de mel de abelha sem ferrão, mas elas podem ser encontradas em quase todo o território maranhense.
Potencial para ser maior produtor nacional -A produção maranhense de mel tem se destacado nas últimas floradas. A safra 2012, por exemplo, mesmo com todos os problemas causados pela estiagem que atingiu todo o estado, registrou uma produção de 2,5 mil toneladas, e colocou o Maranhão no 10º lugar no ranking nacional e 5º lugar na classificação entre os estados nordestinos.
"O Maranhão está cada vez mais atraindo investidores que acreditam no nosso potencial. Temos uma diversidade de florada e clima propícios para a produção não só de mel orgânico, de alta qualidade e valor comercial, como de outros produtos apícolas como a cera, o pólen e até o veneno das abelhas. As maiores empresas do setor já estão de olho no nosso potencial e planejam iniciar ou aumentar os investimentos no estado nos próximos anos. O governo do estado está atento a esse cenário e vai aumentar as ações de incentivo a essa cadeia produtiva", destacou o secretário Cláudio Azevedo.

Fonte: Sagrima     Texto: Claudilene Maia

quinta-feira, 21 de março de 2013

Bancos cometem ilegalidade empurrando clientes para Correspondentes



Correspondente Bancário

Os bancos estão empurrando os clientes, que hoje realizam suas transações no terminal de caixa, para os correspondentes bancários que ficam próximos a agências. Segundo o Código de Defesa do Consumidor (art. 39, inc.IX), é considerada prática abusiva a recusa da venda de bens ou a prestação de serviços, diretamente a quem se disponha a adquiri-los mediante pronto pagamento.
 Mandar clientes para os correspondentes não é melhoria na qualidade do atendimento, mas, sim, um grande descaso com a população que paga altas taxas de juros e tarifas. Essa é uma demonstração clara de precarização do atendimento. Com isso, o banco quer reduzir os custos e aumentar ainda mais seus já exorbitantes lucros.

Correspondentes dentro das agências
Finalmente, foi proibida a prestação de serviços por correspondente bancário nas dependências da instituição contratante desde o dia 1º de março. O prazo inicial era 1º de janeiro de 2012, mas foi adiado para 4 de abril, depois para 1º de novembro, e então 1º de março de 2013. O uso dos correspondentes é uma estratégia dos bancos para diminuir custos e aumentar seus lucros.
 A notícia, confirmada pela assessoria de imprensa do Banco Central no último dia 12, representa o fim de uma novela, uma vez que o Conselho Monetário Nacional (CMN) adiou quatro vezes o prazo para os bancos retirarem correspondentes de dentro das agências. A medida faz parte da Resolução 4.035, e que altera a 3.954.

A luta pelo fim da terceirização e precarização do trabalho vem sendo travada há muito tempo e é um importante avanço um dispositivo de lei que proíba a permanência de correspondentes dentro dos bancos. Mas é preciso fiscalização, afirma José Souza, presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE).
Colaboração: Tony Correia
Por EdivâniaFreire
FAXAJU



quarta-feira, 20 de março de 2013

Joaquim Barbosa diz que existe ‘conluio’ entre advogados e juízes


O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Joaquim Barbosa, afirmou nesta terça-feira, 19, que existe um conluio entre juízes e advogados. Durante julgamento no qual o CNJ determinou a aposentadoria compulsória de um magistrado do Piauí acusado de beneficiar advogados, Barbosa disse que muitos juízes devem ser colocados para fora da carreira.
“Há muitos (juízes) para colocar para fora. Esse conluio entre juízes e advogados é o que há de mais pernicioso. Nós sabemos que há decisões graciosas, condescendentes, absolutamente fora das regras”, criticou Joaquim Barbosa.
O presidente do CNJ deu a declaração ao debater de forma amistosa sobre o caso do Piauí com o relator do processo, Tourinho Neto, que ficou vencido no julgamento. Tourinho Neto comentou: “Tem juiz que viaja para o exterior para festa de casamento de advogado e não acontece nada.”
Em sua última sessão como conselheiro do CNJ, Tourinho Neto foi o único a votar contra a aposentadoria compulsória do juiz de Picos (PI) João Borges de Sousa Filho.
Tourinho Neto afirmou que tem amizade com advogados, mas que isso nunca influenciou suas decisões. Ele contou que foi juiz no interior da Bahia e que “tomava uísque na casa de um, tomava cerveja na casa de outro”.
O conselheiro disse que existe juiz que instala câmera no gabinete para se precaver e posteriormente não ser acusado de beneficiar determinada parte de um processo. “Isso é terrível. Na próxima Loman (Lei Orgânica da Magistratura) vai estar que juiz não pode estar com advogado e nem com Ministério Público”, opinou.
Pouco depois, Tourinho comentou sobre a possibilidade de clientes escolherem advogados que são próximos a juízes. “O advogado é amigo do juiz, a parte contratada achando que vai receber benesse”, disse. “E às vezes recebe um tratamentozinho privilegiado”, rebateu Barbosa. Tourinho reagiu e afirmou: “Mas Vossa Excelência é duro como diabo.”
Nos debates, Tourinho chegou a comentar a possibilidade de Joaquim Barbosa se candidatar à Presidência da República no próximo ano. “O juiz, na maioria dos casos, é um acovardado. Vossa Excelência foi endeusado. Quem sabe não será o próximo presidente da República?”, brincou. O presidente do CNJ não respondeu.
Recentemente, Joaquim Barbosa envolveu-se em uma polêmica com associações representativas de juízes. O problema ocorreu após o presidente do STF ter concedido uma entrevista a jornalistas correspondentes estrangeiros na qual atribuiu a magistrados brasileiros mentalidade mais conservadora, pró impunidade.
Entidades representativas de magistrados reagiram. Numa nota oficial, afirmaram que não admitem que sejam lançadas dúvidas genéricas sobre a lisura e a integridade dos magistrados brasileiros. “Causa perplexidade aos juízes brasileiros a forma preconceituosa, generalista, superficial e, sobretudo, desrespeitosa com que o ministro Joaquim Barbosa enxerga os membros do Poder Judiciário brasileiro”, afirmaram as associações na nota. (Estadão)


segunda-feira, 18 de março de 2013

Educação se faz com compromisso e responsabilidade



Secretaria Municipal de Educação e Cultura reuniu-se nesta manhã de segunda feira, 19.03.2013, com a sua equipe de Coordenadores e Técnicos, para avaliar o início do ano letivo de 2013.

A Secretária fez um rápido comentário, sobre sua ausência por ordem superior, agradeceu o empenho de cada um em manter a Secretaria, funcionado a contento, mesmo estando sempre em contato. Em seguida ouviu alguns setores, para se inteirar de algumas situações, entre eles, o Bem Estar Professor e Colaborador, que reiniciou suas atividades, na última quinta-feira, dia 14.03, em novas instalações, acrescentando que além de novos benefícios, o setor tem atendimento especial as Quintas-Feiras, mas está aberto de Segunda a Quinta para atendimento na parte de massagem corporal, fonoaudiólogo e outros.

A coordenadora Elizabete destacou a importância da formação inicial do PNAIC e parabenizou os professores orientadores pelo empenho. O Professor Ribamar Santos, fez um breve relato do funcionamento das escolas neste primeiro momento, e informou que o município está recebendo 1500 novas carteiras e 40 kits para educação infantil.

O DEIN (Departamento de Educação Inclusiva) funcionará em novas instalações, seu novo endereço é prédio, onde antes abrigava Pro-Jovem Trabalhador, em frente à Escola Municipal José Sarney. A coordenadora da Educação Infantil reafirmou o incremento no Projeto Pintando o Sete, com aulas de informática para as crianças de Educação Infantil.

O Maestro Adelino Santos, se pronunciou, para divulgar os cursos já existentes e os que estão sendo implantados em 2013, entre eles estar o Projeto Segunda no Cinema, que acontecerá todas as segundas-feiras, no Teatro Municipal, com a participação das escolas e acompanhamento pelo professor, valendo como aula, portanto gerando uma discursão e avaliação posterior, quando a data for de uma Escola grande, haverá duas seções.

A equipe de comunicação da SEMEC também esteve presente e explicitou planos e metas de trabalho, para que os eventos cheguem em tempo hábil, para divulgação das ações da secretaria, em especial àquelas que estão fora do calendário oficial.

A Secretária anunciou em primeira mão, a compra de sete novos ônibus, sendo seis grandes e um micro-ônibus, adiantando que logo que cheguem, um dos já existentes passará para a Cultura, que irá implantar o programa, Cultura Itinerante incluindo a leitura na praça. Finalizando, a secretária agradeceu a todos pela presença e acrescentou que somente trabalhando em equipe e total sintonia, chegaremos ao objetivo maior, que é uma Educação de Qualidade.

“pescado” no facebook.com/semeccoelhoneto

domingo, 17 de março de 2013

ÀS VEZES, O HERÓI É O VILÃO


O SEU CHEFE SE PARECE COM ALGUM DESSES AÍ DE CIMA? 
(FOTO: SHUTTERSTOCK)
Nos anos 80, um estudo de psicologia criminal do FBI identificou o caso singular do “piromaníaco herói”: o sujeito de baixa autoestima que provocava incêndios para se destacar no salvamento das vítimas. Era em geral o primeiro a ligar aos bombeiros e dar declarações na TV. O consultor Les McKeown, autor do livro The Synergist: How to Lead Your Team to Predictable Success (“O sinergista: como liderar sua equipe para o sucesso previsível”), identificou um tipo correspondente nas chefias. Os “incêndios” deste são metafóricos, claro, mas de resultado negativo real: é o chefe que “queima” a própria equipe.
Subconscientemente, ele cria armadilhas para a equipe. Sabota o processo para que, ao “consertar a situação”, se sobressaia. “Ele não é o micromanager; aliás, seu estilo é o oposto do gestor detalhista e chato”, diz McKeown. O microgestor tem medo atávico de que os outros façam as coisas malfeitas. Já o “herói sabotador” aposta nisso. Julga todo mundo incompetente e acha que só ele tem a “receita secreta”. Seu comportamento muitas vezes parece altruísta, mas não é. Por exemplo, pode varar a madrugada rearranjando o layout do escritório, em vez de delegar a tarefa. Entre seus mantras estão frases como: “Se não for por mim, o barco afunda”.
“A tática principal desta chefia é a comunicação ambígua”, diz McKeown. Na aparência, as instruções dadas pelo chefe-herói são lógicas, expostas de forma fluente – o “herói”, em geral, é um tipo charmoso, cativante. Porém, quando analisadas de perto, vê-se que as informações são incompletas, ambíguas ou contraditórias. “Ele manda a equipe fazer A, B e C. Quando a coisa dá errado, diz que deveriam ter feito D, E e F.”
O seu processo de contratação também é falho. O “herói” contrata errado e tem aversão aos profissionais de alto desempenho e talento genuíno. De destaque, basta ele. Segundo McKeown, tal chefia tem um faro especial – e maligno – para identificar calcanhares de Aquiles entre os contratados, profissionais que no papel parecem muito bons, mas cujas falhas ocultas acabam propiciando, posteriormente, os seus momentos de glória, quando tem de salvar o dia.
“A dura verdade é que, se você quer brilhar mas trabalha sob as ordens de um chefe sabotador, o melhor é sair da sua equipe”, diz McKeown. Pois uma coisa é certa: se a chefia tem de consertar tudo, sempre, o que precisa de conserto é ela própria. 
Fonte: Época Negócios