sábado, 21 de maio de 2011

Elkeson (de Coelho Neto), agora num grande time Carioca

A tarde de sábado, 21 de maio de 2011, teve dois grandes momentos na vitória do Vitória. O primeiro foi os três pontos do time baiano sobre o Vila Nova, na abertura do Brasileiro - série B.  O segundo momento importante foi quando o Coelho-netense Elkeson foi substituído. 
Ver. Antonio Pires, Elkeson e Raymundo José,
no ginásio Uiran Sousa
 Ao sair de campo, o apoiador não escondeu a emoção de ali estar se despedindo dos companheiros. Foi abraçando cada um dos seus colegas, no momento da sua substituição.  A negociação ainda não foi oficializada, mas aquela atitude revelou que Elkeson já não pertence ao Vitória.
Falta agora apenas o anúncio oficial do nome do novo clube do Jogador, que deve ser o Botafogo (mais provável) ou o Fluminense, que corre por fora com uma proposta única e sem condicionantes.
Nós Coelho-netenses, estamos na torcida para que o Elkeson seja muito feliz na sua nova casa.

Bin Laden morreu em 2001. O 11 de setembro foi serviço interno

- por Paul Joseph Watson, “False Flag Attack Theory”, Prisonplanet

O Dr. Steve R. Pieczenik[1] não pode ser acusado de servir a alguma “teoria conspiratória”. Foi assistente do Secretário de Estado de três presidentes (Nixon, Ford e Carter), trabalhou para os governos de Reagan e Bush pai, e ainda é consultor do Departamento de Defesa. Ex-capitão da Marinha dos EUA, Pieczenik recebeu duas vezes o prestigioso prêmio Harry C. Solomon da Escola de Medicina de Harvard, ao tempo em que completava seu doutoramento no MIT.
                                                 
Recrutado por Lawrence Eagleburger para trabalhar como assistente do secretário de Estado para Assuntos de Administração, Pieczenik desenvolveu “os princípios básicos da guerra psicológica e do contraterrorismo, além de estratégicas e táticas para negociações transculturais para o Departamento de Estado, comunidades militares e de inteligência e outras agências do governo dos EUA”, ao mesmo tempo em que desenvolvia os primeiros fundamentos teóricos das estratégias para resgatar reféns, que são hoje itens de manuais usados em todo o mundo.

Pieczenik foi técnico sênior de planejamento de políticas públicas de Henry Kissinger, Cyrus Vance, George Schultz e James Baker e trabalhou na campanha eleitoral de George W. Bush contra Al Gore. É conhecido por ser dos nomes mais profundamente conectados com os círculos de inteligência nos EUA há mais de três décadas. (O agente Jack Ryan, personagem de vários romances de Tom Clancy, representado por Harrison Ford no filme “Jogos Patrióticos”, de 1992, foi inspirado na vida de Steve Pieczenik.)

Em abril de 2002, há mais de nove anos, Pieczenik disse, em entrevista ao programa Alex Jones Show[2] que Bin Laden “morreu há vários meses” e que o governo esperava ocasião mais politicamente importante para apresentar o cadáver. O depoimento de Pieczenik foi considerado verdadeiro, porque conhecia bin Laden pessoalmente, desde quando trabalhou em íntima associação com ele, na guerra contra os soviéticos no Afeganistão, no início dos anos 1980, quando bin Laden era aliado dos EUA.

Pieczenik disse, naquela ocasião, que Osama Bin Laden morrera em 2001, “Não por ação de forças especiais, mas de uma doença chamada Síndrome de Marfan, como sabem todos os médicos da CIA que trataram dele e todo o setor de inteligência que sempre soube de tudo isso”. Disse também que o governo dos EUA já sabia que bin Laden estava morto, desde bem antes de o país invadir o Afeganistão. A Síndrome de Marfan é doença genética degenerativa incurável, que encurta consideravelmente a expectativa de vida dos doentes.

“Morreu da Síndrome de Marfan. Bush Filho sabia disso, toda a comunidade de inteligência sempre soube”, disse Pieczenik, que lembrou também que vários médicos da CIA visitaram Bin Laden em julho de 2001 no Hospital Americano em Dubai.

“A Síndrome estava evoluindo e ele estava morrendo. Evidentemente ninguém o matou,” acrescentou Pieczenik. Disse também que Bin Laden morreu pouco depois do 11/9, no complexo onde vivia em Tora Bora.

“Se a pergunta é se a comunidade de inteligência e os médicos da CIA sabiam de tudo isso, a resposta é sim, categoricamente sim” disse Pieczenik, ao comentar as notícias de que bin Laden teria sido morto no Paquistão. “Aquela cena em que se veem várias pessoas olhando para uma tela de televisão, como se estivessem assistindo a cenas impressionantes, é completa loucura” – disse ele, sobre as imagens divulgadas pela Casa Branca, nas quais Biden, Obama e Hillary Clinton estariam assistindo ao assassinato de Bin Laden ao vivo, pela televisão.

“É total encenação, tudo encenado, vivemos hoje o teatro norte-americano do absurdo. Por que fazer tudo isso outra vez, nove anos depois de o homem ter morrido... Por que o governo dos EUA insiste sempre em mentir aos norte-americanos?”, pergunta Pieczenik.

“Osama Bin Laden está completamente morto há anos. Não há como acreditar que alguém atacou uma casa, que encontraram resistência e que, na troca de tiros, Osama Bin laden foi morto”. E concluiu, com ironia: “Só se as forças especiais atacaram um necrotério.”

Para Pieczenik, decidiu-se que agora seria boa hora para divulgar a morte de bin Laden, porque Obama alcançara o ponto mais baixo nas pesquisas de popularidade, continuava a cair e logo alcançaria um ponto tão baixo, que seria praticamente impossível recuperar-se.

“As coisas chegaram a tal ponto que Obama teve de provar que é mais do que apenas cidadão norte-americano. Os especialistas em Relações Públicas que já trabalham na campanha eleitoral devem ter decidido que, para recuperar popularidade, Obama, além de provar que é americano, teria de provar também que é agressivo”, diz Pieczenik. “E a farsa foi também um modo de isolar o Paquistão, como retaliação por o governo não estar reprimindo a oposição crescente no país contra o programa dos assassinatos seletivos, com os aviões-robôs pilotados à distância, os drones norte-americanos, que têm matado centenas de civis paquistaneses.[3]

“Foi tudo planejado, quero dizer, tudo foi encenado. O que se viu foi gente reunida olhando para uma tela em que não se sabe o que estava sendo mostrado, no centro de operações da Casa Branca; e, depois, o presidente, falando como zumbi, para dizer que acabavam de matar alguém que já está morto há nove anos”. Para Pieczenik, “jamais ouvi falar de mais absoluta falsificação. Tudo é absurdo.”

“O modo como o governo dos EUA está apresentando aos cidadãos o assassinato de bin Laden é uma piada doentia”. E Pieczenik continua: “Querem tão desesperadamente viabilizar o segundo mandato de Obama, precisam tanto torná-lo impermeável aos ataques que virão durante a campanha, que armaram essa encenação, para apresentar Obama como ‘firme e assertivo’, como líder capaz de tomar decisões, como ‘presidente de guerra’ e para, de fato, enganar os EUA mais uma vez.”

O que Pieczenik diz sobre Bin Laden estar morto há muitos anos começa a ser confirmado por vários agentes dos setores de inteligência e por autoridades em todo o planeta[4].

Para Pieczenik, Bin Laden “foi usado, exatamente como usaram o 11/9 para mobilizar as emoções e sentimentos dos norte-americanos, para que aceitassem ir a uma guerra que o país só aceitaria se fosse completamente envolvido na narrativa que Bush Filho e Dick Cheney criaram sobre o mundo do terrorismo.”

Ontem, na entrevista ao programa Alex Jones Show, Pieczenik disse que ouviu diretamente de um importante general que o 11/9 foi “serviço interno”. Disse também que, se for ouvido em tribunal legal, revelará o nome desse general. “Mas há outros envolvidos naquela ação e esses são do conhecimento de todos: além de Dick Cheney, Paul Wolfowitz, Stephen Hadley, Elliott Abrams e Condoleezza Rice estão todos diretamente envolvidos”.

“Foi um plano, um plano construído e executado aqui, para mobilizar o povo norte-americano. Ouvi isso, exatamente, de um general da equipe de Wolfowitz. Se for convocado por uma comissão federal de inquérito, revelarei esse nome, que é a chave para investigar toda a ação”. E continuou: “No Colégio Nacional de Guerra, eu ensinei a planejar e executar ações secretas, com vistas a alterar tendências de opinião pública. Ensinei a fazer, durante anos. Sei, portanto, o que foi feito e como foi feito. Depois fiquei sabendo também quem fez.”

Pieczenik repetiu que revelará o nome do general que lhe disse que o 11/9 foi serviço interno, em tribunal federal. “É o único modo legal admissível, para provar que o 11/9 foi serviço interno. A Comissão que deveria ter investigado o 11/9 nada investigou. Mais um absurdo.”

Pieczenik disse ainda que não é de esquerda, nem liberal, nem conservador nem simpatizante do Tea Party. Que é apenas um cidadão norte-americano profundamente preocupado com a direção em que os EUA estão andando.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

IFMA – Coelho Neto, será a obra mais importante na história da cidade.

Começa a se materializar a obra de maior importância na História de Coelho Neto. 
Vista Panorâmica da área do IFMA - Coelho Neto
 Foto: Raymundo josé
O serviço de terraplanagem da área onde será edificado o IFMA – Instituto de Educação, Ciências e Tecnologia do MA, Campus Coelho Neto, já em plena atividade.  O IFMA - Coelho Neto localizar-se-á em frente ao Fórum de justiça da cidade.
Foto: Raymundo josé
A obra é uma parceria entre os Governos Federal e municipal, e o Terreno foi cedido pela prefeitura de Coelho Neto.  A previsão de conclusão da obra é de 180 dias.
Foto: Raymundo josé
O IFMA – Coelho Neto, quando concluído, será a obra mais importante na história da cidade capital mundial do Bambu. Por tudo isso, seremos (sempre) gratos aos idealizadores/realizadores (Soliney Silva – prefeito, Gastão Vieira – Dep. Federal e Max Barros – Dep. Estadual) desse grande patrimônio educacional dos Coelho-netenses.

Os Coelho-netenses merecem!

Juiz Raimundo José é o novo Diretor do Fórum

É com grande satisfação que recebemos a informação que o nosso Amigo, o Juiz Dr. Raimundo José, passa a ser o novo Diretor do Fórum de São Luís.
Dr. Raimundo José, quando exerceu o seu cargo em nossa Coelho Neto, sempre foi um homem que sempre cultivou boas amizades. Eu, Raymundo José, tive o prazer de sempre estar ao seu lado quando das nossas "peladas" nas tardes de sábado, no diversos campos e quadras de Coelho Neto. O Dr. Raimundo José sempre procurava estar no time que eu participava, pois fazíamos boas parcerias em campo.
Ao Amigo (Juiz) Dr. Raimundo José, os nossos mais valiosos parabéns pela sua bela carreira, na condução do exercício da boa justiça.
É o informe:
O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) aprovou o nome do juiz Raimundo José Barros de Sousa para diretor do Fórum de São Luís. O magistrado já ocupava o cargo desde o dia 9 de maio passado, quando foi nomeado, ad referendum (pendente de aprovação pelo plenário), pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Guerreiro Júnior. Ele substitui a juíza auxiliar Alice Prazeres.
Raimundo José Barros de Sousa teve seu nome referendado por unanimidade na sessão plenária administrativa desta quarta-feira, 18. Ele já ocupou o cargo de diretor do Fórum da capital no período 2006/2007. Também é juiz membro da corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), na classe de magistrados, e é titular da 9ª Vara Criminal de São Luís.
Assessoria de Comunicação do TJMA 

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Raí vai ser um dos destaques do Brasileirão

Raí -  segundo da esquerda para a direita
O lateral-esquerdo maranhense Raí  é um dos reforços da Portuguesa-SP para o Campeonato Brasileiro Série B.
O jogador que disputou o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil pelo Grêmio Prudente é uma das esperanças do técnico Jorginho na luta para garantir o acesso à Série A.
No Maranhão, Raí foi jogador do Chapadinha, Sampaio e Iape. Além de clubes do interior paulista, Raí se destacou no Campinense-PB quando do acesso à Série B em 2009.
Anotem ai… Raí vai ser um dos destaques da Lusa na competição.
Foto: site oficial da Portuguesa

Podemos chamá-la de rodovia?

Na nossa postagem anterior (Soja e Arroz = uma grande Safra) estávamos eufóricos por conta da grande Safra de Grãos em nossa região. Ao concluir a postagem direcionamos a nossa preocupação para com as Estradas, por onde será escoada a produção por estas bandas.
Como acreditar que podemos chegar ao desenvolvimento pleno desta região se não temos estradas de ótima estruta, e que viabilizem o transporte de grãos produzidos?
Vamos às fotos, elas o registro de uma realidade atual da MA -034, principalmente no percurso entre Coelho Neto e Duque Bacelar.
Desse jeito podemos chamá-la de Rodovia, por onde deve passar uma grande produção?





























Vale lembrar que a MA-034 foi "recentemente"concluída, no governo cassado.
Com estradas assim chegaremos a implantar o progresso desta região?

Soja e Arroz = Grande Safra

Desde o início da nossa quadra chuvosa (fevereiro a maio = inverno) que prevíamos uma grande safra de grãos nesta região. Ontem (quarta - feira , 18.05.11), quando da nossa viagem a Chapadinha - MA, tivemos a  grata satisfação de registrar os campos de Soja e Arroz,  próximos ao povoado Quebra Coco, nos municípios de Brejo e de Buriti/MA, cuja produção já sendo colhida.
Soja, já quase pronta para colheita.
(Foto: Raymundo José)
Mesmo já estando no último mês da quadra chuvosa o nosso período de inverno ainda continua muito bom, como você pode observar na foto abaixo registrando a chuva caindo sobre o o arroz, este já  maduro.  Observamos que grande parte do Arroz já foi colhido, e, por conta do bom inverno, já vem subindo a "soca" anunciando uma segunda carga de produção.
Arroz - maduro e pronto para a colheita
(Foto: Francymary)
A alegria para com a boa safra de Soja e Arroz nos campos Gerais de Brejo, Buriti, Chapadinha e Baixo Parnaíba não é só devido a grande produção que já vão colher, mas porque ainda tem muita soja em maturação (ver foto abaixo). Ou seja, bom inverno é assim: impulsiona o agricultor a trabalhar novas áreas, antes não programadas; pois há a certeza de mais chuvas.
Soja, começando o processo de maturação
(Foto: Raymundo josé)
Mas, nem tudo é alegria agora na hora da colheita. As estradas, por onde será transportada a produção, estão em péssimas condições de trafegabilidade.
Confira, na nossa próxima postagem, um relato (com fotos) com as péssimas condições da  MA - 034, por onde deve passar grande parte dessa produção, e cargas diversas.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Rodrigo, maranhense, troca o madureira pelo Flu

Lembras quando informamos que a Plataforma Blogger havia entrado em manutenção, e que várias postagens tinham sumido?  Prometeram devolver, e cumpriram: As postagens foram devolvidas. Agora, tipo replay, vamos publicá-las. Segue a primeira.
Rodrigo, quando da sua
apresentação ao Fluminense
Vinte e um gols marcados nos últimos três campeonatos. Se o Fluminense apresentasse seu reforço mais recente pelo desempenho ofensivo, ninguém teria dúvidas em apontá-lo como atacante. Entretanto, o maranhense Rodrigo, que desembarcou nas Laranjeiras na segunda-feira, vindo do Madureira, é volante. Com atribuições defensivas por sua posição de origem, ele gosta de se arriscar no ataque e faz da característica não tão comum um trunfo na luta por oportunidades na disputa do próximo Brasileirão.
Revelado pelo próprio Tricolor Suburbano, o jogador começou sua saga de volante-artilheiro ainda nas categorias de base, quando, com oito gols, foi o artilheiro da equipe na disputa da Taça Otávio Pinto Guimarães de juniores do ano passado. O bom desempenho o fez ser aproveitado entre os profissionais. O resultado? Seis gols marcados na Série D que garantiu o acesso ao Madureira.
A regularidade chama ainda mais a atenção pelo desempenho no Carioca deste ano: Rodrigo marcou sete gols, sendo dois deles na decisão do Troféu Carlos Alberto Torres, vencida por 3 a 1 sobre o Boavista. Perguntado sobre o talento para balançar as redes, o volante admitiu ser algo incomum na sua posição e dividiu os méritos com seu ex-treinador: Antônio Carlos Roy.
- Não é normal, mas tive a oportunidade de ser artilheiro nas últimas competições no Madureira. É algo diferente para um volante, e muito bom. O Roy sempre me deu liberdade para chegar ao ataque e fui feliz nas vezes que conclui em gol.
Fonte (via): blog do Zeca Soares

Dirigente do Atlético de Madri diz que Fla o procurou por causa de Forlán

Ainda são apenas especulações, mas se o Flamengo chegar a contratar o Forlan aí sim o Rubro-Negro Carioca estaria dando à sua torcida um ótimo jogador.

Vamos ao boato:

Jesus Garcia Pitarch, manager do clube espanhol, confirma informação em entrevista a rádio do Rio. Patrícia Amorim e Luxemburgo negam interesse.
Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Embora tenha procurado não se aprofundar no assunto, o manager do Atlético de Madri, Jesus Garcia Pitarch, disse nesta terça-feira que foi procurado pelo Flamengo. O assunto seria a transferência do meia uruguaio Diego Forlán. Pitarch procurou fugir às perguntas feitas a ele na entrevista que concedeu à Rádio Tupi do Rio de Janeiro. Mas, segundo ele, o clube rubro-negro já começou a agir para tentar a contratação do melhor jogador da Copa do Mundo de 2010.

Confira o Vai e vem no seu Time, acessando o site da SINAL VERDE FM

terça-feira, 17 de maio de 2011

Ajude a salvar uma vida. Pode ser a sua. Faça o teste das hepatites

Elas podem não ser muito comentadas, mas as Hepatites B e C são doenças virais afetam mais de 500 milhões de pessoas em todo o mundo. Elas são transmitidas pelos vírus HBV e HCV, através de relações sexuais, sangue contaminado ou no parto, se o sangue da mãe contaminada atingir o feto. No Brasil, mais de cinco milhões possuem a doença, mas desconhecem esse fato.
Pensando nisso o Grupo Otimismo de Apoio ao Portador de Hepatite realiza no mês de maio uma campanha nacional de conscientização das Hepatites. A Campanha se chama “Ajude a salvar uma vida. Pode ser a sua. Faça o teste das hepatites” e se dará através de uma série de ações, em todo o Brasil, dos dias 15 a 30 de maio.

Portanto,colabore com a campanha.  Faça o teste das hepatites.

Diones, maranhense, é contratado pelo Bahia

Volante maranhense Diones (Azul)
Vejam como o futebol prega cada surpresa! Um dia após conquista inédita tudo muda na vida de um jogador que conhecemos muito bem.
O volante maranhense Diones e o atacante João Neto que disputaram o Campeonato Brasileiro Série D, no ano passado pelo Sampaio e que conquistaram o título de campeão baiano pelo Bahia de Feira vão disputar a Série A pelo “xará famoso”, o Bahia.
Diones que se destacou inicialmente no MAC sempre foi um jogador da confiança do técnico Arnaldo Lira (também campeão pelo Bahia de Feira) com quem rodou por alguns clubes do Nordeste como CRB-AL e Ferrotiário-CE até aparecer no Sampaio no ano passado. A sua contratação chegou a ser bastante questionada.
O volante Diones marcou 3 gols no Campeonato Baiano deste ano e foi um dos destaques no meio de campo do Bahia de Feira, jogando sempre com elegância, bons passes e forte marcação. O atacante João Neto marcou 9 gols no e foi o principal goleador do Tremendão. No ano passado, o novo atacante tricolor também marcou 9 gols no Campeonato Baiano.
DIONES
Nome: Diones Coelho da Costa
Natural de: Timbiras-MA
Altura: 1,78m
Peso: 76kg
Clubes: Maranhão-MA, CRB-AL, Ferroviário-CE, Sampaio-MA e Bahia de Feira-BATítulo: Campeão Baiano(2011)

A seleção do Cariocão 2011

Craque do Carioca, Thiago Neves recebe prêmio
 na festa de encerramento (Foto: André Durão)
Campeão invicto e de forma antecipada, o Flamengo centralizou as atenções da festa de encerramento do Campeonato Carioca e formou a base da seleção dos melhores da competição divulgada nesta segunda-feira. Seis jogadores rubro-negros foram eleitos pelos jurados: o goleiro Felipe, o lateral-direito Leo Moura, os volantes Willians e Renato Abreu, o meia Thiago Neves e o atacante Ronaldinho Gaúcho. Os zagueiros Dedé e Anderson Martins e o meia Felipe, do Vasco, o lateral-esquerdo Cortês, do Nova Iguaçu, e o atacante Fred, do Fluminense, completam a equipe. Os vencedores foram anunciados na festa do Prêmio Cariocão 2011, que aconteceu no Rio de Janeiro.
Thiago Neves levou o principal prêmio da noite e foi eleito pelos jurados o craque do Campeonato Carioca. O camisa 7 do Flamengo também ganhou o Prêmio Craque da Galera, uma eleição feita com os internautas do GLOBOESPORTE.COM. No total, foram 647.761 participantes. Thiago Neves ficou com 26% dos votos. Na disputa, o meia bateu o goleiro Felipe (17%), do Flamengo, os meias Bernardo (13%) e Felipe (17%), do Vasco, e os atacantes Loco Abreu (13%), do Botafogo, e Fred (14%), do Fluminense. 

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Governadora Roseana lança editais para construção de 11 Cetecmas no Maranhão

Governadora Roseana assina editais
 durante reunião de trabalho
Mais de 50 mil jovens maranhenses serão preparados anualmente para o mercado de trabalho por meio dos 11 Centros de Educação Tecnológica (Cetecmas) que serão construídos pelo Governo do Estado. Os editais de licitação foram lançados, nesta segunda-feira (16), pela governadora Roseana Sarney, em reunião de trabalho no Palácio dos Leões. O encontro, que concretizou mais um passo na efetivação do Programa Maranhão Profissional, lançado semana passada, contou com a participação de deputados, secretários estaduais, prefeitos e outras autoridades.
Os novos Cetecmas serão construídos em Balsas, Porto Franco, Rosário, Axixá, Bacabal, Chapadinha, Coroatá, Pindaré-Mirim, Santa Luzia, São José de Ribamar e São Luís (Escola de Pesca). A iniciativa é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec), com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC).
Fonte: Secom       Texto: Cláudia Martins

domingo, 15 de maio de 2011

Exposição Itinerante Josué Montello vai a Buriti

O Projeto Itinerância da Casa de Cultura Josué Montello será realizado no município de Buriti, no Baixo Parnaíba, de segunda (16) a sexta-feira (20). Iniciada em 2010, a iniciativa já passou pelos municípios de Coelho Neto e Dom Pedro.
Promovido pela Secretaria de Estado de Cultura (Secma), por meio da Casa de Cultura Josué Montello (CCJM), o projeto, em Buriti de Inácia Vaz, constará de uma exposição e palestras a serem organizadas no Centro de Apoio Pedagógico Professora Bernadete Cunha. 
Na abertura da exposição, que acontecerá às 14h de segunda-feira (16), será distribuída aos alunos e professores visitantes uma publicação com a cronologia de vida do escritor. Serão realizadas quatro palestras por dia sobre temas diversos, principalmente os ligados a educação e a cultura. 
Fonte: Secma      Texto: Mário Ferreira

Safra nacional de grãos deve crescer 6% em 2011, prevê IBGE

IBGE prevê que safra de grãos alcance 158,7 milhões de toneladas em 2011,
crescimento de 6% em relação ao ano de 2010. Foto: Arquivo/ABr
O IBGE divulgou  terça-feira (10/5), no Rio de Janeiro, a projeção para a safra de grãos em 2011. De acordo com o resultado, a produção nacional atingirá 158,7 milhões de toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas, superior em 6% à safra recorde obtida em 2010 (149,7 milhões de toneladas). Os dados integram a quarta estimativa do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) em 2011.
A área a ser colhida em 2011, ainda segundo o levantamento divulgado, de 48,6 milhões de hectares, apresenta acréscimo de 4,3%, frente à área colhida em 2010. As três principais culturas, que somadas representam 90,8% do volume da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas: o arroz, o milho e a soja, respondem por 82,5% da área a ser colhida registrando, em relação ao ano anterior, variações de 2,1%, 4,1% e 2,8%, respectivamente. Quanto à produção os acréscimos são, nessa ordem, de 18,4%, 3,0% e 6,3%.
Clic na foto para ampliá-la
Entre as Grandes Regiões, esse volume da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas apresenta a seguinte distribuição: Região Sul, 66,0 milhões de toneladas; Centro-Oeste, 57,0 milhões de toneladas; Sudeste, 16,4 milhões de toneladas; Nordeste, 15,0 milhões de toneladas e Norte, 4,3 milhões de toneladas.
Comparativamente ao ano anterior, são constatados incrementos nas Regiões Norte (7,4%), Nordeste (26,5%), Centro-Oeste (8,5%), Sul (2,8%), e decréscimo na Sudeste (-3,8%). O Paraná, nessa avaliação para 2011, mantém a liderança na produção nacional de grãos, com uma participação de 20,6%, seguido pelo Mato Grosso com 19,9% e Rio Grande do Sul com 17,0%.
Fonte: Blog do Planalto