sexta-feira, 25 de maio de 2012

Desconectados da vida real

Não podemos negar que o uso de smartphones, notebooks, netbooks e outros dispositivos ajudou a aumentar a produtividade. Porém, pode nos fazer trabalhar muito mais, sem a metodologia certa.

Por Christian Barbosa

A partir do dia 19 de julho, todos os celulares da área 11 passarão a ter nove dígitos. O motivo da mudança é o aumento da capacidade de números, que passará dos atuais 37 milhões para 90 milhões.  Todo mundo sabe que ter e manter um celular está cada vez mais acessível hoje em dia e isso acaba se revelando nessa avalanche de aparelhos e linhas existentes.

A questão é que as pessoas estão perdendo o controle na forma de utilizar os aparelhos, especialmente os smartphones – com acesso a internet e redes sociais. Quem tem um sabe da necessidade inconsciente e viciante de após sair uns 10 minutos para almoçar, clicar no botão Enviar/Receber para checar seus e-mails. Eu já me peguei fazendo isso diversas vezes e muitas pessoas já me falaram que fazem isso. Por que, se acabamos de ver os e-mails? É o vício que a tecnologia gera.

É chocante constatar quão conectadas estão as pessoas hoje em dia a seus smartphones, tablets, suas redes sociais, e-mail e toda essa tecnologia com a qual nos habituamos a viver. Vivemos conectados, mas será que estamos de fato conectados com o que verdadeiramente importa?

Pense no seu ambiente de trabalho, nas pessoas mais estressadas que se empenham durante longas jornadas. A maioria delas abdicou da vida pessoal, não consegue tempo para se dedicar a um esporte, nem a si mesma. Algumas até ganham dinheiro, mas não têm tempo para usá-lo em benefício próprio, vivem dependentes do e-mail, do smartphone, estão literalmente tão "conectadas" com essa vida de escravo que se desconectaram da vida real.

Em reuniões de famílias e amigos, é fácil identificarmos uma ou duas pessoas completamente ausentes das conversas, mergulhadas em seu mundo particular de e-mails e mensagens. Até mesmo casais pouco se falam em seus encontros.

Utilizando como simbologia o filme Matrix, que tem tudo a ver com gestão de tempo, percebemos que muitas pessoas estão presas na Matriz da Vida, vivendo como se fossem robôs comandados por qualquer coisa além de sua própria vontade, que foi substituída pelo estresse e pela falta de sentido.

E se você ainda não tem um smartphone, fique tranquilo que isso é temporário. Os pesquisadores acreditam que até 2015 todos os celulares terão algum tipo de conexão com e-mail/internet.

Não podemos negar que o uso de smartphones, notebooks, netbooks e outros ajudaram a aumentar a produtividade. Porém, podem nos fazer trabalhar muito mais, sem a metodologia certa. Método é mais importante que ferramenta. Nunca se esqueça disso.

Christian Barbosa é especialista em administração de tempo e produtividade e fundador da empresa Triad PS. Seu livro mais recente é "Por que as pessoas não fazem o que deveriam fazer?”.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Forrozão só o Leite: a vitamina do forró

Forrozão só o leite finaliza seu mais novo CD, com a música “Você quer beber o quê” já uma das mais pedidas na FM 100,9 – Coelho Neto.
O amigo Heraldo leite (proprietário da Banda) tá programando uma grande turnê em Coelho Neto e região, que com certeza será show.
Forrozão só o leite, grande sucesso na FM 100,9 – Coelho Neto- MA

Baixe o novo CD da Forrozão só o leite:

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Ficha Limpa: Ótima sensação moral!

Por Raymundo José
(republicação e atualização)

Em recente consulta popular constatamos a crescente conscientização política da nossa população para com os próximos pleitos eleitorais. E a chegada da Ficha limpa é a certeza de um importnante selecionamento para com a formação do futuro quadro político.

Agora, certeza mesmo é a chegada de uma eleição “recheada” de várias novidades. A principal delas é a ótima sensação moral de podermos contar com uma lei (Ficha Limpa), que excluirá (do pleito que se avizinha) os políticos condenados pela justiça em decisões colegiadas.

Ah, antes de prosseguir com o texto aproveito para comunicar aos amigos eleitores e futuros candidatos, que não faz parte dos meus projetos uma minha candidatura de vereador na próxima eleição.  Faço este comunicado como forma de esclarecimento, visto que já começam a aparecer muitas insinuações sobre esse ou aquele meu ponto de vistas aqui no blog.  Principalmente, para mostrar a uns pouquíssimos (...................) que uma cadeira na câmara municipal não significa tudo na vida de uma pessoa.  Ainda mais quando essa insignificante minoria, descontrolada e sem trabalho realizado, coloca venda nos olhos e começa a tratar o seu próximo como um seu inimigo de guerra. 
Não!
“Isso não faz parte do meu caráter, achar que o meu próximo é um inimigo só porque (supondo) não estou conseguindo convencer o eleitorado”. Vejo o ato de votar, e ser votado, como uma ação cívica voltada para a realização de um projeto de desenvolvimento de um município, e não como um campo de guerra, onde não se respeita os núcleos familiares e nem os valores morais de cada pessoa.

Voltando ao tema central (eleição) dessa postagem, dentro de poucos meses terão início as campanhas eleitorais para prefeitos e vereadores. Candidatos irão sair à procura dos eleitores com um novo arsenal de propostas para pedir o seu voto. O eleitor, com todo cuidado (recomendo), deverá escolher seu candidato a vereador, pois ao votar estará lhe dando a oportunidade de representá-lo na Câmara Municipal, de votar em seu nome as novas leis e ainda, mais importante, irá incumbi-lo de dialogar, debater, apoiar ou opor-se a todas as ações do prefeito e dos funcionários públicos municipais, durante os próximos 4 anos.

Nesta eleição, o eleitor irá escolher também o prefeito, que certamente irá apresentar um bom plano de governo, com todas as ações planejadas para sua gestão, definindo as prioridades, os cortes e os investimentos.

Para o eleitor, escolher um vereador deve exigir muita pesquisa, observação e análise dos candidatos. Se afinal querem o seu voto, devem demonstrar quais habilidades possuem para desempenhar bem a função pública. Mais do que isso, devem desejar serem cobrados pelo povo que o elegeu!  Veja (se ele pleiteia renovar o seu mandato) quais foram as suas boas ações para com a nossa população.  Se o candidato que tenta conseguir o seu voto é uma pessoa que não tem mandato, veja as suas propostas, as suas qualidades vindas do seu natural, sem se deixar levar por palavras carregadas de efeitos e de falta de consistência para com a função em disputa. Pois Já estamos cansados de ouvir histórias de vereadores que não cumprem com o seu dever de legislador
Há também uns poucos cuja única preocupação ao longo do mandato é conseguir vantagens pessoais e intermediações outras, fora do curso normal da ação de um legislador.  Porém, (é bem verdade) se existem políticos com tempo e disposição para agir desta forma é porque o povo não está acompanhando de perto suas ações.

Por isso, ao eleitor cabe uma importante tarefa nesta eleição: Votar só em candidatos Ficha Limpa! Isso mesmo. Nós, eleitores, somos chefes e patrões de todos eles, cabendo somente (ao nosso gosto) escolher o melhor para a nossa população.  Agora é a hora de dizer sim para quem trabalhou muito, e, também, de dizer não para quem ainda acha que uma cadeira na Câmara Municipal significa o sustento (assento) para toda a vida.  Claro, os bons vereadores terão o reconhecimento público do seu trabalho.

Nesta Eleição, com o uso do grande milagre da comunicação (a internet e suas redes sociais) em nossas mãos, vamos poder (com certeza) unir forças para sermos justos com quem tá trabalhando, e decisivo para com as pretensões outras dos “Fichas Sujas”.

Com o advento da internet os eleitores estão muito mais conscientes, cobram os políticos, seja pessoalmente nos gabinetes, ou por carta, e-mail e agora pelas redes sociais. De eleitores passam a ser chamados de opositores. Críticas construtivas viram críticas ácidas, boas ideias se transformam em ideias inviáveis...  É uma ferramenta fundamental neste processo de conscientização política da nossa população.

Se desejamos melhorias para a nossa cidade, e mais qualidade de vida, não podemos continuar com este modelo onde o vereador eleito não é cobrado pelo eleitor. Dedicar alguns minutos de nosso dia para acompanhar e se manifestar diretamente ao legislador é um ato de cidadania. Com as redes sociais isso ficou muito mais fácil, vamos aproveitar. Mesmo que ainda haja uma grande parte sem acesso a estas ferramentas de comunicação, mesmo assim vamos exercer a nossa cidadania fazendo a conscientização política desses.

Viva a democracia!

terça-feira, 22 de maio de 2012

Rosário, Feliz Aniversário!

 Rosário Leal - Secretária municipal de Educação
(Foto: Portal Gaditas)
Hoje, 22 de maio, um dia muito importante na vida da Sra. Rosário Leal - a grande Profissional (Secretária)do Sistema de Educação de Coelho Neto: É o seu aniversário.
Nós do Sistema Sinal Verde de Comunicação desejamos à aniversáriante infinitas felicidades, e que a paz  seja o equilíbrio na sua caminhada. Muitas Felicidades!

Neste dia importante para a Secretária Municipal de Educação,  republicamos (abaixo) uma nossa postagem sobre o grande trabalho que Rosário Leal (aniversariante do dia) vem implantando à nossa população. Como segue:

Sistema de Educação de Coelho Neto: Nota 10 na avaliação popular

(publicado em 09.05.12)

Há quase dois anos, mais precisamente em 27 de setembro de 2010, iniciamos esta nossa ferramenta de comunicação (blog do Raymundo José) sendo ela uma nossa prática jornalística pessoal, sempre exercitando a arte da boa comunicação (falar a verdade) à nossa população e simpatizantes.
Durante esta nossa caminhada, sempre postamos aqui o nosso ponto de vista para com o indicador Educação, a nível Nacional e Municipal (Coelho Neto). 
IFMA - Coelho Neto (abril 2012)
(Foto: Raymundo José)

Hoje, mais uma vez, vamos falar do Sistema de Educação de Coelho Neto, desta vez considerando os dados estatísticos colhidos, recentemente, junto à população do município.

Entrando no mérito deste nosso comentário, inicialmente somos conscientes de que a perfeição que buscamos (naquilo que praticamos) é um estágio a ser alcançado, e que poucos consegue atingi-lo.  Pois todo sistema, para se locupletar, precisa que todos os seus tentáculos trabalhem em harmonia. Do contrário, chegar à perfeição será impossível. Na Educação também é assim!

Ao Sistema de Educação de Coelho Neto, atualmente oferecido à nossa população, podemos afirmar que o mesmo só não está perfeito porque uma sua parte (corpo discente) ainda não apresentou, positivamente, uma subida no índice do IDEB.  Resultado muito aguardado, pois é o que está faltando para que possamos definir o atual estágio do Sistema Educacional de Coelho Neto.
Prefeito Soliney Silva em visitas às escolas reformadas
(Foto: Portal Gaditas)

Antes da chegada desse índice (IDEB) já podemos afirmar que o atual Sistema de Educação de Coelho Neto vem muitíssimo bem, pois 91% da nossa população, em recente consulta, aprovam o trabalho que a SEMED vem praticando.   Trabalho esse (é bom registrarmos aqui) que é exclusivo da Equipe SEMED, comandada pela competentíssima Rosário Leal – Secretária de Educação, que recebe total autonomia Administrativa e Operacional do Prefeito Soliney.
Esse importante índice de aprovação da população (91%) ao atual Sistema de Educação de Coelho Neto é fruto da grande atuação do Prefeito Soliney Silva. Pois desde a nomeação da Rosário Leal ao comando da pasta, o executivo municipal passou a atuar fortemente para que o sistema pudesse, positivamente, contribuir para com a melhora dos índices de instrução aos alunos das escolas de Coelho Neto.

Alguns pontos importantes da atuação do Prefeito Soliney Silva e Aparelho Educacional (SEMED), que contribuem para que a nossa população aprove, com nota 10, o Sistema de Educação trabalhado em Coelho Neto:

1 – Aquisição de 20 ônibus Escolar para o município

 Leia aqui

2 – Salário dos Professores, entre os melhores do país
Divulgação Enquadramento Piso Nacional dos Professores
 Leia  aqui 

3 – Valorização do Professor
 Leia  aqui 

4 – Reformas de Escolas
 (Foto: portal Gaditas)
Leia  aqui 

5 – Permanente Busca da Gestão de Excelência na Educação
 (Foto: Raymundo José)
Leia  aqui 
6 – Bem-estar Professor
 Bem-estar professor no Clube Nassau

7 - Educação Inclusiva – DEIN
 Leia  aqui 
8 – Projovem Trabalhador
 (Foto: portal Gaditas)
Leia  aqui 

9 - IFMA
 Leia  aqui
Muito bem, aí observamos grandes ações do Prefeito Soliney Silva buscando alcançar melhorar os índices de instrução aos alunos de Coelho Neto. E os 91 % de aprovação ao atual Sistema de Educação de Coelho Neto mostram que o Prefeito não mede esforços para chegarmos a uma Educação de altíssima qualidade.
É muito importante (principalmente) registrar que o Prefeito vem fazendo a sua parte, e com grandes resultados. E a nossa população é consciente desse seu grande trabalho, pois se não concordasse com ele não aprovaria, em 91%, o atual Sistema de Educação de Coelho Neto. Só que os bons índices na Educação no município não dependem apenas do Prefeito Soliney, mas, principalmente, dos esforços dos professores quando em sala de aula; visto que para chegarmos a um índice definitivo de como anda a Educação em Coelho Neto, precisamos admitir  o IDEB, de inteira responsabilidade dos Professores, pois são estes que aplicam ensinamentos aos alunos.

Portanto, o Prefeito e sua equipe (SEMED) estão fazendo a sua parte. Agora vamos esperar o IDEB, quando teremos a oportunidade de analisarmos se os professores (com todo o apoio recebido do governo Soliney Silva) estão fazendo a sua parte. 
Será na chegada desse índice (IDEB) que vamos ver se “a companheirada” está aplicando aos nossos alunos os ensinamentos condizentes com a função que desempenham em sala de aula. 

O prefeito Soliney Silva (e SEMED) sai na frente: 91% da população aprovam o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Educação. Agora é aguardar o IDEB, para sabermos se os “companheiros” são realmente professores comprometidos para com a correta aplicabilidade da arte de educar ou apenas politiqueiros/grevistas!

Nossos Parabéns ao Prefeito Soliney Silva por sua dedicação em prol da boa Educação em Coelho Neto. Votos estendidos à Secretária Rosário Leal, e equipe, pelo sucesso até aqui alcançado.




segunda-feira, 21 de maio de 2012

PSE- Programa Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população coelhonetense. O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao....continue aqui

Uma Jogada de Mestre – parte I


Durante anos tentando eleger-se vereador em Coelho Neto, Américo de Sousa, sempre deu com os “burros n’água”. Sem estrutura e obtendo votações pífias chegou a pensar em desistir da carreira política. Até que um dia a coisa mudou!
E, foi pegando uma carona no palanque do candidato Soliney Silva que a grande oportunidade chegou. E, junto, vieram os recursos e a estrutura necessária para o candidato petista galgar os píncaros da vitória. Com o apoio do grupo político de Soliney e as artimanhas usadas contra os demais candidatos do Partido dos Trabalhadores, o Homem se transformou no vereador mais votado da história das eleições em nosso Município. Deu Certo!
Tendo como mote de campanha a área educacional, aliás, Américo fez oposição a vida inteira usando a Educação como “bode expiatório”. Sempre na oposição azucrinou a ex-prefeita Márcia Bacelar por longos oito anos. “Papudinha”, ladra, inimiga dos professores eram os menores impropérios ditos pela sindicalista.
Na gestão de Magno Bacelar a coisa também foi grave. Tão feia que os alunos ficaram, quase, 40 dias sem assistir aulas. Na greve orquestrada por Ele, o ex-prefeito “comeu o pão que o diabo amassou”. Debaixo do pé de bambu os discursos eram inflamados. E, Américo dizia: - “Magno, filhote da ditadura, velho gagá, papada de Tejo... respeita, aumenta os nossos salários”. E, todos caíam na gargalhada, lá no bambuzal.
Mas, voltando ao assunto, Américo sempre usou a educação como álibi para suas pretensões políticas, “baixou o pau” em todos os ex-prefeitos por causa de dinheiro. A “grana” foi sempre a principal bandeira de luta, Dele. Nunca se preocupou com a melhoria na qualidade da educação. Ah! O IDEB desse período, com reflexos hoje, é a maior prova do crime contra nossos estudantes.
Depois da Posse. Soliney Silva elegeu a educação como um dos pilares da gestão. E, aí, convidou Américo para ajudar na montagem da estrutura educacional. Ora, um professor, um sindicalista que sempre organizou greves, que se dizia expert na área. Será que poderia existir pessoa mais indicada, poderia? Não! Ledo engano. Preocupado com os cargos encheu a Secretaria de amigos, correligionários, sindicalistas e petistas. A secretaria era Dele. Ele mandava e desmandava. Era quem dava as cartas!
Mas, não era aquilo que o Prefeito queria. Soliney, realmente, ansiava por uma educação de verdade, sem maquiagem e enganação. Queria ver as crianças, adolescentes, jovens, adultos, enfim, todos recebendo uma formação educacional digna. Como não era a intenção de Américo os problemas começaram.
Aguarde! Uma jogada de mestre – parte II
Foto: Blog Direto ao Assunto