sábado, 1 de junho de 2013

Samuel Bastos, em nova idade


Hoje (01) Samuel Bastos inicia sua nova idade (como ele mesmo afirma), tendo a oportunidade de agradecer a Deus pela vida, pela saúde, pela família e pelos amigos.

Nossas homenagens ao aniversariante!

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Cerca de 40% da população brasileira têm intolerância à lactose


Leite, queijo, iogurte e manteiga são alimentos facilmente encontrados na mesa dos brasileiros, mas para cerca de 40% da população podem trazer náuseas, diarreia, excesso de gases, dor de estômago entre outros incômodos. Isso acontece devido a uma incapacidade que essas pessoas têm de digerir lactose, o açúcar do leite. É a intolerância à lactose.
Para digerir esse açúcar, o organismo precisa produzir uma enzima chamada lactase, que divide o açúcar do leite em glicose e galactose. A incapacidade de produzir a lactase pode ser genética ou ocasionada por algum problema intestinal que a interrompe temporariamente.
De acordo com Ricardo Barbuti, gastroenterologista membro da Federação Brasileira de Gastroenterologia, a capacidade de produzir a lactase é geneticamente determinada. “Quem tem a predisposição para produzir menos enzimas, na medida em que o tempo passa, vai perdendo a capacidade de digerir a lactose. Todo mundo que tem geneticamente uma intolerância, tem uma má absorção de lactose, mas isso não causa sintomas sempre”, disse Barbuti. Há países, como o Japão, em que praticamente toda a população tem essa característica.
O especialista explica que geralmente os sintomas aparecem entre meia hora e uma hora depois da ingestão do leite ou derivados, como chocolate, sorvetes, leite condensado, creme de leite, iogurte, manteiga, pudins e queijos. Barbuti ressalta porém, que isso depende do grau de intolerância à lactose e de quanta lactose tem o alimento ingerido. “Queijos quanto mais duros, menos lactose. Um parmesão, por exemplo, tem pouca lactose, enquanto um queijo mais mole tem mais lactose” explicou o especialista.
O Iogurte, por exemplo, tem menos lactose, já que o leite é fermentado e, no processo de fermentação, as bactérias consomem a lactose.
Já para Simone Rocha, nutricionista presidente da Associação de Nutricionistas do Distrito Federal, outro fator que pode causar intolerância alimentar de qualquer tipo, inclusive à lactose, é a superexposição a determinado alimento. “A superexposição pode causar intolerância, porque você come tanto que o seu organismo não consegue produzir enzimas para quebrar tudo”, explica Simone.
De acordo com Barbuti, as pessoas estão tendo mais acesso ao diagnóstico de intolerância à lactose. “O médico está mais atento a esse problema. O exame mais comum, que é o teste sanguíneo, é de fácil execução e está mais disponível à população, inclusive pelo SUS [Sistema Único de Saúde]”, avaliou o especialista. Ele conta que existe ainda um teste genético, em que os genes do paciente são estudados para saber se existe carga para a intolerância, porém este exame está disponível em pouquíssimos lugares no Brasil.
O especialista ressalta que existe diferença entre intolerância alimentar e alergia, que é uma reação imunológica descontrolada do organismo a alguma substância.
Para quem tem intolerância à lactose e faz questão de continuar consumindo derivados do leite, Barbuti explica que existem no mercado comprimidos de lactase. No Brasil, a lactase é encontrada apenas nas farmácias de manipulação, pois, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a enzima lactase é um medicamento de origem biológica. Em outros países, no entanto, a enzima é considerada alimento e tem venda liberada em farmácias e supermercados. Segundo a agência reguladora, ainda não há, no país, interesse das empresas em desenvolver o produto para vendas nas farmácias.
Outra alternativa para não passar mal ao ingerir derivados de leite são os probióticos, “as bactérias do bem”, que quando tomadas continuamente podem melhorar a digestão da lactose. Estes recursos são especialmente importantes para mulheres que já passaram pelo período da menopausa e precisam ingerir derivados do leite para absorverem cálcio. 

 fonte: Agência Brasil

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Grave acidente na MA-034

Um grave acidente, por volta das 17h, desta quinta-feira, 30.05. na MA 034, deixou uma pessoa muito ferida e com fraturas expostas na perna esquerda.  O Acidente aconteceu entre uma Van e uma Motocicleta, na saída de Coelho Neto, no sentido de Duque Bacelar.


O Sr. Fábio (Motorista da Van) relatou que o acidente foi em virtude de o motociclista ter iniciado uma manobra (retorno) sem acionar a sinalização da moto, e, ainda, devido ao uso do celular no momento da ação.  Fábio  percebeu a ação errado do motociclista, tentou desviar mas não foi possível.   


Eu, Raymundo José,  e várias outras pessoas chegamos (+/- 3) minutos após a colisão, fizemos acompanhamentos iniciais ao acidentado, acionamos o SAMU, que rapidamente chegou ao local para as primeiras ações médicas.



O motociclista, conhecido por Rubens, foi trasladado do local do acidente ao hospital mostrando lucidez para com os seus sinais vitais e acusando fortes dores na sua perna esquerda, por conta das fraturas expostas.


quarta-feira, 29 de maio de 2013

Gastão Vieira FALA sobre PAC para Cidades Históricas no MA


Ministro do Turismo anunciou investimento nesta quarta-feira(29). Programa libera verbas para recuperação de prédios e sinalização.

Ministro do Turismo, Gastão Vieira concede

entrevista (Foto: Eliza Fiúza/Agência Brasil)


O ministro do Turismo Gastão Vieira anunciou, nesta quarta-feira (29), em um programa de televisão, que São Luís será beneficiada pelo PAC das Cidades Históricas. De acordo com ele, o programa deve liberar verbas para melhorias como a recuperação de prédios históricos e sinalização turística.


Gastão lembrou que investimentos já estão sendo feitos em outras cidades turísticas do Maranhão. Barreirinhas e Carolina, por exemplo, foram incluídas no programa de investimentos em aeroportos regionais. Imperatriz recebeu R$ 5 milhões para execução do projeto de ampliação da Avenida Beira Rio.
Além disso, o Ministério da Educação teria, segundo o ministro, a intenção de construir um campus avançado do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFMA) em Carolina, com formação voltada para a área do turismo.


O PAC Cidades Históricas é um programa do governo federal. De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), visa preservar o patrimônio brasileiro, valorizar a cultura e promover desenvolvimento econômico e social.

Ouça a fala do Ministro Gastão Vieira:

“fonte: G1 – MA”

Não te cales, Joaquinzão




Luiz Inácio Lula da Silva é como seu time de coração: ou é demasiadamente amado ou odiado. Exagero é um erro proporcional de qualquer lado. Como todo mundo, seus acertos deveriam ser reconhecidos, enaltecidos e apoiados, e seus erros reprovados e apenados, quando necessários. Mas um dos seus acertos foi a alardeada escolha de um negro para a Suprema Corte de Justiça deste país, o que nunca tinha ocorrido antes na sua história. Pena que foi um caso isolado e que tenha sido colocada como um gesto de benevolência.
Joaquim Barbosa sempre fez jus a sua indicação. Primeiro, não reforça gratidão por ter sido um negro escolhido ministro; ao contrário, se posiciona como um conhecedor profundo da judicatura e das suas atribuições. Mas não é pelo conhecimento jurídico e pela sua cultura incontestáveis que ele se destaca. É acima de tudo pela coragem como vem apontando e tentando combater as mazelas do Poder Judiciário e dos demais Poderes.





Numa palestra recente no Instituto de Educação Superior de Brasília, ele disse que os partidos políticos são de mentirinha, que as pessoas não se identificam com eles e que o Congresso Nacional é ineficiente e totalmente dominado pelo Executivo. Não é de hoje que nada disso é novidade para ninguém. A recente aprovação da Medida Provisória dos Portos mostra que o Congresso se tornou um órgão chancelador do que interessa ao Planalto, com a contraproposta de emendas aprovadas, cuja aplicação deveriam ser melhor acompanhadas pelos órgãos de fiscalização.
Quanto à falta de identidade das pessoas é de uma obviedade ululante. Ninguém sabe para que serve um partido, a não ser indicar seus "proprietários" a cargos eletivos. Muitos integrantes nem sequer sabem que estão filiados. Nenhuma agremiação tem qualquer atividade fática, nem difunde suas ideologias, uma vez que estas definitivamente não existem. A indicação do vice-governador da oposição como ministro da situação aponta o tamanho do comprometimento ideológico predominante, tanto da oposição quanto do governo.
Houve reações veementes no sentido de que essas manifestações não contribuem para a democracia; outras apontando que o ilustre ministro não está à altura do cargo. Ora, essa gente está acostumada a confrarias interesseiras e a um convívio hierárquico, onde a presidenta da República está acima dos presidentes dos demais poderes. O ministro prefere exercer sua presidência de forma independente.
Muitos apostam num ministro encolhido, pois afinal é negro e veio de uma família pobre. Joaquim Barbosa sabe que não conseguiu nada de favor de ninguém, nem mesmo da sociedade. Se ele deve a alguém é somente aos seus pais, que além de uma educação formal adequada, lhe ensinaram valores acima disso, principalmente o de não se curvar a ninguém, nem mesmo perante uma casta de privilegiados que não está acostumada com quem tem autonomia para falar sem receios.
Só não pegou bem para a assessoria do Supremo Tribunal Federal tentar amenizar as críticas do ministro ao afirmar que não tinha a intenção de ofender o Congresso. Ninguém tem o poder de evitar que alguém vista a carapuça. A democracia tem defeito e a nossa tem um por princípio: o voto, seu principal instrumento, ainda é obrigatório.
Ministro Joaquim Barbosa: seu passado, sua luta, sua integridade pessoal, seu conhecimento jurídico, sua capacidade de gestor, em resumo, sua biografia não permite se curvar a ninguém neste país. A sociedade está com Vossa Excelência. Não te cales, Joaquinzão!

Pedro Cardoso da Costa – Interlagos/SP
    Bacharel em direito

terça-feira, 28 de maio de 2013

"Pelas Ruas e Calçadas"




"Pelas Ruas e Calçadas"
Autor: Raymundo José

Num constante, longo e reflexivo andar pelas ruas e calçadas, praças, becos e ruelas percebemos, claramente, que estamos vivendo o ápice da desigualdade sócio-racial, a falta de perspectiva, o caos urbano, o êxodo rural e, como consequência disso tudo, o poder dominante da marginalidade e da exploração em violência urbana; presentes, principalmente, no seio das comunidades mais desassistidas. A ação desses menos assistidos brasileiros põe, às claras, o agravante processo excludente a que estão expostos. Como sempre, o painel pintado é quase o mesmo: o ''Nosso Amanhã'' nas ruas, abandonado, prostituído, maltratado, drogado e etc. Essa criança - ''Nosso Patrimônio Social'', a cada dia mais consciente da sua importância, interage buscando contribuir na construção de comunidades democráticas, pluralistas, solidárias e participativa, onde seus integrantes sejam sedentos de boas partilhas ou de bem-estar, proporcionando felicidades a todos. E assim, ele segue pelas ruas e calçadas movido pela esperança de conquistar a sua real identidade, para interagir exercendo a sua cidadania com enorme vontade de existir e de viver, resistindo a todas as adversidades.

Onde comprar?

Via Blog Raymundo José 
                                                         
E-book
Para comprar, click na imagem


Para comprar, click na imagem
Em Coelho Neto:
Raymundo José
(98) 8159.8272 ou 3473-3750

Na editora Livro Pronto (SP):

Link:

Coelho Neto é contemplada com retroescavadeira

A governadora Roseana Sarney, acompanhada do delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Maranhão, Ney Jefferson Teixeira, entregou máquinas retroescavadeiras a 25 municípios maranhenses contemplados com a ação integrante da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do Governo Federal. A solenidade aconteceu na tarde desta segunda-feira (27), no Palácio Henrique de La Rocque.


"O Prefeito Soliney Silva - PSD (Coelho Neto) marcou presença para receber uma das máquinas."

Roseana Sarney fez a entrega da chave de uma das 25 retroescavadeiras ao prefeito e Codó, Zito Rolim, e destacou a presença do Governo Federal em ações de promoção do desenvolvimento do Maranhão. “A presidenta Dilma teve a sensibilidade de incluir no PAC 2 a entrega dessas máquinas. Os prefeitos estão tendo um grande auxílio, com esse maquinário para ajudar o homem do campo. Tenho certeza que isso vai melhorar muito a produção nos municípios beneficiados, por que agora vão ter uma alternativa no combate a estiagem e um incentivo para a agricultura familiar”, declarou a governadora.

O delegado federal do MDA no Maranhão, Ney Jefferson Teixeira, falou sobre essa ação. “O MDA cumpre o papel importante de fazer a entrega de máquinas para os municípios, responsáveis pela manutenção das estradas vicinais. No Maranhão, todos os municípios com menos de 50 mil habitantes estão recebendo máquinas, totalizando 195 municípios beneficiados. Já em junho, os municípios que decretaram estiagem ano passado, vão receber 71 motoniveladores”, informou.
Presentes secretários de Estado, deputados estaduais Roberto Costa, Antonio Pereira e Jota Pinto; vereadores Ivaldo Rodrigues e Marquinhos, entre outras autoridades.


A entrega das máquinas retroescavadeiras pelo MDA atende solicitação do Governo do Estado no combate os efeitos da estiagem nesses 25 municípios, quedeclararam situação de calamidade, reconhecida pelo Governo Federal, mediante portaria do Ministro de Estado da Integração Nacional.
As prefeituras contempladas com retroescavadeiras vão utilizá-las na construção de estradas vicinais e de reservatórios de água. De acordo com o MDA, as obras em estradas vicinais visam auxiliar os agricultores familiares no escoamento da produção. Esta é a terceira vez que o Maranhão é beneficiado com a entrega de máquinas pelo PAC 2. A primeira remessa aconteceu em junho de 2012, quando 99 municípios foram contemplados pelo programa. A segunda entrega ocorreu em abril de 2013, com mais 24 máquinas.
Com as 25 retroescavadeiras desta segunda-feira (27), já soma 148 o total de máquinas entregues no estado, correspondendo a um investimento de R$ 26,1 milhões pelo Governo Federal.
          

Prefeitos
Os 25 prefeitos contemplados com as retroescavadeiras acompanharam a entrega do equipamento, que vai auxiliar no combate aos efeitos da estiagem. O prefeito de Tuntum, Cleomar Tema, afirmou que a iniciativa vai trazer benefícios para a comunidade.
“Os municípios precisam da retroescavadeira, que vai ajudar muito na recuperação das estradas, especialmente, no Maranhão que possui 50% da população vivendo em um ambiente rural. Sem dúvida, é um grande benefício que o Estado está trazendo aos municípios”.
Já o prefeito de São José dos Basílios, Walter Riograndense, ressaltou que a partir de agora será possível se preparar melhor para os períodos de seca. “Este ano, a seca foi pesada e só temos a agradecer o apoio da governadora Roseana e da presidente Dilma. Temos estradas vicinais precisando de reforma e faremos pequenos açudes para servirem para as plantações e para a comunidade”, frisou.
“Esse é um beneficio multiuso, que servirá tanto para a manutenção de estradas, como para a recuperação e ampliação de açudes”, complementou o prefeito de Codó, Zito Rolim. “A retroescavadeira vai ter serventia para agricultura, pois podemos cavar pequenos tanques e aterros e ainda estaremos prevenidos para os próximos períodos de estiagem”, contou a prefeita de Chapadinha, Dulcilene Pontes.

Municípios beneficiados

         São José dos Basílios, Chapadinha, São Francisco do Maranhão, Codó, Nova Iorque do Maranhão, Sucupira do Riachão, Pinheiro, Colinas, Lagoa Grande, Anapurus, Jatobá, Marajá do Sena, Paulo Ramos, Gonçalves Dias, Amarante, Jenipapo dos Vieiras, Coelho Neto, Barão de Grajaú, Barra do Corda, Buriti, Caxias, Colinas, São Domingos do Maranhão, Serrano e Tuntum.

Fonte: Secom      Texto: Stephanie Coutinho

Rosângela Curado tem apelo popular e voto

A Dra. Rosângela Curado se destaca como forte liderança política e representa uma ameaça para o grupo do prefeito Madeira em Imperatriz

Rosângela Curado será o fenômeno eleitoral


Por Ludwig Almeida

Não há dúvidas de que Rosângela tem apelo popular e voto. É candidata levíssima. Nas eleições passadas provou isso quando teve mais votos que o deputado Carlos Amorim (PDT), um político de certa forma já experimentado em várias eleições.

Se Rosângela sair candidata a deputada estadual pelas oposições terá grandes chances de sair eleita com maioria de votos na segunda maior cidade do Maranhão.

Se ficar ao lado do governo poderá receber um tratamento “meia boca”, pois o governo vai se reportar a Madeira - hoje o grande aliado que pulou no barco sem anuência do próprio partido, o PSDB - e o papel dela neste cenário será de pouca relevância.

 

Outra possibilidade de Rosângela é fazer dobradinha com Antônio Pereira (DEM) e ser candidata à deputada federal. Se tiver apoio pode sair de Imperatriz com mais de 30 mil votos e ai peita Madeira nas próximas eleições municipais.

Se for tratada como “boi de piranha” apenas ajudará Antônio Pereira em sua reeleição em Imperatriz e região como boa “cabo eleitoral”, mas não chegará a lugar nenhum, pois é provável que Madeira não queira ver a moça bem votada em Imperatriz seja lá para o que for. 
Há quem diga, no entanto, que Rosângela Curado será candidata mesmo é a deputada estadual numa dobradinha com o deputado Antônio Pereira, que iria tentar uma vaga na Câmara Federal.

Uma coisa é certa: a ex-secretária Municipal de Saúde de Imperatriz e candidata a prefeita nas eleições passadas Rosângela Curado tem mais prestígio eleitoral em Imperatriz do que os deputados Léo Cunha e Dr. Pádua. Se for candidata à deputada pela oposição poderá criar grandes problemas para esses deputados.

Rosângela é considerada um fenômeno de popularidade em Imperatriz até mesmo por seus adversários, diferente dos deputados Dr. Pádua e Léo Cunha, ambos com muitas dificuldades eleitorais no traquejo com o povo e com o voto. Os dois são políticos sem expressão eleitoral e de campanhas movidas puramente a dinheiro.

Exemplo: Dr. Pádua - que segundo dizem já pensa em não ser candidato a reeleição e colocar em seu lugar a mulher - teve uma das campanhas mais ricas do Maranhão e não conseguiu passar dos 19.809 votos.

Em Imperatriz tinha mais camionete trabalhando para Dr. Pádua do que para Roseana. Léo Cunha, igualmente, ficou na rabeira com 21.956. São dois políticos pesados como se diz na linguagem política do povão.

Não é por outra razão, senão esta, que os deputados Dr. Pádua (PSD) e Léo Cunha (PSC) tentam colar em Luís Fernando e Roseana, vivem pra cima e pra baixo atrás do governo, diversamente do que fizeram nas eleições passadas em relação à Roseana Sarney, que fizeram de tudo para descolar da governadora peemedebista.

Finalmente: Rosângela é um problema para o governo, para Madeira, para Dr. Pádua e para Léo Cunha e uma ótima aliada para Antônio Pereira ou para a oposição. Depende de que caminho a dentista vai trilhar.  Bom, se ela tiver coragem de trilhar um caminho diferente. Será que ela tem?

"pescado" no Blog Ludwig Almeida


O fim da pobreza depende de .......