sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Evolução ou perseguição?

Na postagem anterior falamos sobre a decisão do Prefeito Soliney Silva em reestabelecer as gratificações aos cargos de confiança. Para que você possa entender melhor toda a história, reproduzimos abaixo a carta aberta à população, de autoria do Professor Gilson Rocha de Moraes, onde ele relata os passos da caminhada sindical (Cutista e Petista) em Coelho Neto.

Veja a íntegra da carta:

INÉDITO

Ao longo dos tempos, os trabalhadores por serem injustiçados com carga excessiva de trabalho e baixos salários, organizaram-se em sindicatos para reivindicar melhores condições de vida. Os patrões por sua vez resolveram também se organizar em sindicatos para contrapor os direitos dos trabalhadores.

Os trabalhadores organizados tiveram muitas vitórias, mas o patrão sempre resistindo.

Foram anos de lutas para os patrões, a organização dos trabalhadores.

Em Coelho Neto o SINPACEL foi o primeiro sindicato a ser criado após a Constituição de 1988.

Foi um Deus nos acuda, foram noites e madrugadas em que os trabalhadores se encontravam para esta fundação. Logo após criamos o SINPROCON e consequentemente outros foram criados. Eram os trabalhadores se organizando.

O SINPROCON, hoje mesmo SINTASP-MCN, trouxe o sindicalismo cutista, um sindicalismo de garra, forte e defensor dos direitos trabalhistas de quaisquer categorias independente de cargo.

Em 1992 fundamos o PT também de entidade defensora dos direitos dos trabalhadores na área político partidária. Duas entidades de respeito com ideologias socialistas.

As lutas foram travadas e as trabalhadoras e os trabalhadores tiveram melhoria nas condições de vida. Foram greves, paralisações, negociações, satisfações∕insatisfações, insultos∕respeitos, agressões∕passividade, com isso a população foi entendendo, a categoria abrindo os olhos, e o SINTASP∕MCN com o PT, que defendiam os direitos trabalhistas, cresceram, foram reconhecidos pela população.

Na greve de 2008, no governo Magno, com muita luta conseguimos montar e fazer com que o PCCR fosse aprovado pelos vereadores. Lá estavam as nossas vantagens trabalhistas inclusive salários e gratificações, vitória nossa.

Não sei se é evolução ou perseguição, mas a ideologia do SINTASP∕MCN e do PT que se dizem defensores dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras começam a mudar.

Hoje o Presidente do SINTASP∕MCN responde a um processo por agredir, com ofensas morais, um associado desta entidade, o diretor da Escola Benedito Duarte, que paga suas mensalidades pontualmente.

Toda essa luta feita pela categoria para criação e aprovação do PCCR, desmorona-se hoje, pois a atual direção do sindicato apoia o vereador do PT, que segundo informações tem um gabinete político partidário dentro do Sindicato, a entrar na justiça para retirar as gratificações de diretores e supervisores associados deste mesmo sindicato causando assim um rebaixamento salarial dos mesmos. Como se vê. As entidades que defendiam os direitos trabalhistas agora agridem estes mesmos direitos conquistados legalmente, causando dano aos seus associados.

Os “mouses” a guiar o sindicato não tem vontade própria, apenas cumprem as determinações do coronel que persegue quem por algum motivo não vota nele.

Enquanto as entidades que se dizem defensoras dos direitos trabalhistas se juntam para retirar gratificações dos administradores e das administradoras das escolas... É o patrão quem luta para manter os salários sem descontos. Quadro invertido, INÉDITO.
 Carta original (clic na foto/texto, para ampliá-la)

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Aprovada a Lei que reestabelece gratificações aos cargos de confiança

As denúncias de balaios ao Tribunal de Contas do Estado - TCE na tentativa de barrar o Prefeito Soliney Silva-PSD de pagar gratificações aos cargos comissionados da educação teve fim na noite da última segunda (13), onde a maioria dos vereadores decidiu por aprovar a Lei nº. 602/2011. A nova Lei restaura a vigência do artigo 81 da Lei nº. 556/2008 que vigorava antes da decisão da corte de Contas.

O imbróglio começou quando uma decisão do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão feita através de denúncia determinou que o Prefeito suspendesse o pagamento das gratificações pelo exercício das funções de confiança enumeradas no Anexo III da Lei Municipal nº 579/2009. A decisão do TCE/MA afetava diretamente os ocupantes dos seguintes cargos de confiança: Chefe de Divisão, Gestor Escolar, Coordenador Escolar, Supervisor Escolar e Diretor de Centro.

A nova Lei aprovada pelos edis fixa os percentuais de gratificação da seguinte forma:

I – FG. 1 – 150% (cento e cinquenta por cento) do vencimento base;

II – FG. 2 – 200% (duzentos por cento) do vencimento base

III – FG. 3 – 300% (trezentos por cento) do vencimento base.

Contra a Lei mesmo só o representante-mor dos balaios, que durante a sessão fez de tudo para pousar de bom moço. A Lei aprovada foi sancionada pelo Prefeito e já se encontra em vigor. 

 

 "pescado" no Blog Portal Gaditas

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Emancipação de 31 povoados maranhenses

A Comissão da Assembléia Legislativa que trata dos processos de emancipação dos novos municípios enviou na ultima quarta-feira (7) para a Mesa Diretora, a relação dos 31 povoados e distritos que estão no ponto para a emancipação. O requerimento foi lido e encaminhado para publicação. A Mesa deve enviar expediente para o Tribunal Regional Eleitoral a quem compete a realização do plebiscito. A consulta popular vai ser feita nos municípios-mãe, aqueles em cujos territórios estão os povoados a serem emancipados.


"pescado" via Blog Tuntun News

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Elkeson, lota estádio em jogo beneficente

Sábado (10.12) o jogador Elkeson (Botafogo) foi o astro do jogo beneficente, no João Santos Filho, quando o atleta recebera a população de Coelho Neto em grande apresentação aos torcedores da sua terra natal.
Elkeson - no João Santos Filho (Coelho Neto)
O João Santos Filho ficou pequeno para tantos torcedores presentes, para assistirem o coelho-netense pertecente ao time carioca.

Veja as imagens (vídeo) do  evento: jogo "Amigos do Elkeson"
Na oportunidade, os Coelho-netenses Jeferson Maranhão e o Jeferson Bruno, ambos do Santa Cruz (Recife-PE), foram igualmente aplaudidos pelos  torcedores presentes.
Jeferson Maranhão e o Jeferson Bruno
(fotos 2010: Raymundo José)
Também estivemos atuando no jogo dos "Amigos do Elkeson"
O Evento foi uma iniciativa da Paróquia de Sant'Ana e do Sind. dos Trab (es) e trab (as) de Coelho Neto, quando estipularam um quilo de alimento não perecível como ingresso ao evento esportivo.
Elkeson, em entrevista ao Esporte 10 - TV Mirante

Jeferson Maranhão, Soliney Silva (Prefeito) e Raymundo José
Há muito tempo não acontecia tamanha participação popular em um evento esportivo em Coelho Neto. Foi muito proveitosa a iniciativa.
Em nome dos idealizadores do evento, agradecemos pela participação de todos ao jogo.
Valeu!
mais fotos:
Elkeson, saindo do estádio João Santos Filho (C.Neto)

Veja as imagens (vídeo) do  evento: jogo "Amigos do Elkeson"

Em duelo dos sonhos, Fla campeão mundial em 1981 diz que bateria Barça

Zico imagina placar de 4 a 2, com um gol de falta. Junior fala em grande espetáculo com vitória rubro-negra, bem como Raul, Adílio, Andrade, Nunes...

Junior fala em grande espetáculo com vitória rubro-negra, bem como Raul, Adílio, Andrade, Nunes...

Por Márcio Mará - Rio de Janeiro

 

Sem nomes compostos nem sobrenomes. Escalação fácil de decorar. Virou espécie de mantra nos momentos difíceis e teste para avaliar se o torcedor rubro-negro é ou não autêntico, independentemente da época em que tenha nascido. Raul, Leandro, Marinho, Mozer e Junior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico. Esses são os super-heróis que formaram o time dos sonhos do Flamengo. Há exatos 30 anos, no dia 13 de dezembro de 1981, vestiram a "armadura" branca de "alma" vermelha e preta - o time usou a camisa reserva - e fizeram história ao baterem o Liverpool por 3 a 0 num show de bola de encantar o planeta. Com os dois gols de Nunes e o outro de Adílio nos primeiros 41 minutos de jogo, conquistaram o Mundial Interclubes, em Tóquio, e a admiração geral.
O Mundial foi o ponto alto de uma Tríplice Coroa que incluiu a Libertadores e o Carioca num período curto. Se for contado a partir da goleada de 6 a 0 sobre o Botafogo, que para os rubro-negros valeu também como título - o clube fora goleado em 1972 pelo mesmo placar sem jamais conseguir dar o troco no rival -, foram 35 dias. Por tudo isso, aquela madrugada de sábado para domingo foi de intenso carnaval no Japão e no Brasil.  Zico, Junior & Cia. deixaram o Estádio Nacional de Tóquio tocando o samba da Portela "Das maravilhas do mar, fez-se o esplendor de uma noite", de David Corrêa e Jorge Macedo. Nesta terça-feira, é no ritmo da bateria Surdo Um, na Mangueira, que alguns dos eternos craques daquele time encantador vão reviver a noite de esplendor 30 anos depois. Justamente em tempos de outro time da moda.
Agora, o Barcelona representa o futebol arte que todo torcedor quer ver. Luta pelo bi mundial (o primeiro foi em 2009) com uma equipe ofensiva, de toque de bola envolvente e um camisa 10 cerebral. Virtudes bem parecidas com as de um certo esquadrão... E quem viu as duas equipes imagina num campo dos sonhos um duelo inesquecível de gerações. Mas quem seria o vencedor? Com a palavra, o astro campeão de 1981.
- Acho que seria uns 4 a 2 para a gente. Eu ia fazer um gol de falta, claro. Ia caprichar. Com aquele goleiro tampinha lá do Barcelona? (risos)... Mas não dá para fazer qualquer tipo de comparação 30 anos depois. Só digo uma coisa: tudo que o Barcelona faz hoje nós fazíamos já naquela época, e no campo do Americano, Volta Redonda, Defensores del Chaco, Morumbi, na época campos muito ruins..Até mesmo o Maracanã não era nenhum Camp Nou - afirmou Zico.
Para o blogueiro André Rocha, do GLOBOESPORTE.COM, que analisou a disposição tática das equipes:
"Duelo dos sonhos: o 4-2-3-1 rubro-negro contra o 4-3-3 catalão.
Andrade cuidaria de Messi, Lico voltaria com Daniel Alves e Zico duelaria com Busquets para não isolar Nunes. Seria um jogaço!" (Foto: Arte esporte)

Foram dos pés do Galinho que saíram as jogadas dos três gols da partida. Primeiro, serviu Nunes com um lançamento aos 13 minutos do primeiro tempo. O Artilheiro das Grandes Decisões avançou e tocou na saída de Grobbelaar. Depois, aos 34, o camisa 10 cobrou a falta que fez o goleiro dar rebote para Lico e, depois, a Adílio. O número 8 tocou para as redes e correu mandando beijos para a mulher, presente no estádio. E aos 41 minutos, Zico novamente deu lançamento açucarado que o João Danado não perdoou.
- Os gols foram os mais importantes da minha carreira, além dos do Brasileiro. Deus me deu força para estar presente nos momentos certos e definir a jogada. Às vezes observo no lance: quando o Zico lançou eu estava perto dele. Ele tinha confiança em mim, sabia que eu tinha arrancada boa, ganhei dos dois na corrida, percebi a saída do goleiro, tirei o goleiro do lance. Foi um momento importante para mim e para todo o grupo. Quanto a um duelo com o Barcelona, acho que venceríamos por 3 a 0 - afirmou o sempre otimista Nunes, apostando que deixaria sua marca pelo menos uma vez na partida.
- Jogador que mais vestiu a camisa rubro-negra, Junior, hoje comentarista da TV Globo, era das principais armas ofensivas pelo lado esquerdo. Quando se juntava com Adílio, fazia jogadas como a da decisão contra o Cobreloa, em Montevidéu. O maior lateral-esquerdo da história rubro-negra considera que o jogo seria um verdadeiro espetáculo.
- Acho que primeiro seria um privilégio para as duas equipes e sobretudo para o torcedor pela possibilidade de ver a essência de duas equipes do futebol ofensivo, cada uma em sua época. Tanto no Flamengo como no Barcelona a preocupação defensiva não era uma obsessão. Seria um jogaço, de igual para igual. Se eles têm o Messi, nós tínhamos o Zico.  Mas acho que ganharíamos por 1 a 0, gol do Galo, de falta - disse o Capacete, que foi o âncora do programa da TV Globo que reuniu boa parte do time titular campeão em 1981.
Maior lateral-direito da história rubro-negra, Leandro é outro digno representante do futebol arte. Apesar das pernas arqueadas, tinha uma habilidade impressionante e era ambidestro. Além disso, fazia como ninguém com Tita o overlaping, a jogada de ultrapassagem mais ensaiada pelo falecido técnico Cláudio Coutinho, grande responsável pela montagem do time rubro-negro - ele deixou o clube no início daquele ano e acabou morrendo antes da decisão ao praticar pesca submarina na Ilhas Cagarras.
Leandro, Junior, Zico, Adílio, Nunes, Raul e Andrade:
Fla campeão em 1981 marcou época pelo futebol arte
(Foto: Wagner Meier/Globoesporte.com)
- Não esqueço quando ele nos encontrou no aeroporto na festa da Libertadores e disse que seríamos campeões. Aquele time, que ganhou quase tudo de 1978 a 1983, se jogasse na Europa, poderia ter ganhado três, quatro Champions League. E nós jogávamos aqui num gramado... Lá o Barcelona joga em tapetes. Acho que ia ser uns 3 a 0 para a gente. Podia até de repente sair um gol do nosso lado também. Aquela bola indefensável, que o Raul não ia pegar (risos).
O goleiro Raul brinca que só levaria gol no duelo com o Barça no último minuto. Veterano da equipe na conquista do Mundial, ele tinha 37 anos e já havia experimentado uma final de Mundial Interclubes. Derrotado pelo Bayern de Munique nos tempos do também brilhante Cruzeiro em 1976, sentiu que seria a última grande oportunidade de conseguir o título.
- Costumo dizer que o Leandro e o Junior eu só via de binóculo. Um dia falei: "Junior, quando o Leandro for, você fica um pouquinho, vão se revezando. Quando fui falar com o Leandro, já era... Ele já estava lá. Voltei para falar com o Junior, também já tinha ido. Então, a diferença desse Barcelona aí para o nosso time são os laterais. Eles não têm os laterais melhores do que os que nós tínhamos. O Barcelona de hoje é o Flamengo de ontem, e não o Flamengo de ontem é o Barcelona de hoje. Sem menosprezo algum: em dez jogos, não vou dizer que ganharíamos os dez. Faríamos jogos equilibrados, ia depender do dia. Mas ganharíamos uns sete...
Raul lembra que viu um Barcelona x Milan em que o time catalão teve 65% de posse de bola. O jogo terminou 2 a 2, segundo ele, porque os catalães retinham a bola mais no campo de defesa.
- A nossa posse de bola era dentro do campo adversário. Era um time mais agressivo. Não ficava 30 segundos com a bola no seu campo. Fazia rápido a transição da defesa para o ataque.
Grande armador da equipe, Adílio recordou os tempos de quando estava na Cruzada São Sebastião e, do lado de Rui Rei, outro que jogou na Gáveia, subia o muro para ver o time juvenil com Zico na escolinha dirigida por Zé Nogueira. Na época, dizia a Rui Rei que um dia jogaria no Flamengo com aquele "cara" que era demais.. Em pouco tempo, substituía o ídolo Geraldo, morto aos 22 anos após choque anafilático em operação de amígdalas, e não saiu mais do time. Jogador dos mais decisivos, o Brown, como era conhecido no elenco por imitar os passos do cantor americano de soul James Brown, faz coro com Raul e vê semelhanças do Flamengo com os atuais donos da bola.
- O Zico estava dizendo que não sabe onde está o filme do jogo do Flamengo... Acho que está lá com o Barcelona. Ficaram vendo para buscar inspiração na gente. Seria um jogo duro. O Barcelona tinha o Messi, a gente tinha o Zico. Dá gosto de vê-los jogar. Mas acho que dava pra vencer.
Volante clássico, daqueles que roubavam a bola e a entregavam no pé, Andrade, que depois como treinador reescreveu sua história no Flamengo dando o hexa brasileiro, foi um dos que lamentaram a ausência da torcida rubro-negra em Tóquio. Quanto ao duelo virtual com o Barcelona 2011, foi direto.
- O que o Barcelona faz hoje nós fazíamos 30 anos atrás. Daria 2 a 0 a gente, e teria que jogar no campo deles. Eu queria ver era eles darem show na Rua Bariri - afirmou o ídolo rubro-negro, que começou a ganhar vaga no time após retornar de empréstimo para o futebol venezuelano.
Em entrevista para o blogueiro do GLOBOESPORTE.COM André Rocha, autor do livro "1981", o técnico campeão em 1981, Paulo Cesar Carpegiani, que também fez parte dessa equipe rubro-negra, lembrou as diferenças táticas entre as duas equipes.
- O Barcelona é um time altamente competitivo – como também era o nosso – pela compactação. Eles criam espaços e não os concedem aos adversários. Têm um estilo um pouco diferente do nosso. Os pontas deles vêm até o meio, compactam e saem em muita velocidade. Tita e Lico não eram assim. O Pedro e o Villa fazem bem a diagonal. O Messi vem de trás. O Nunes, nosso artilheiro, ficava mais enfiado. O meio-campo deles é um tripé, com um volante e dois meias hábeis e que organizam o jogo. Eles jogam mais no 4-3-3, ou no 4-3-1-2. Nosso time era um 4-2-3-1. Era diferente. Honestamente, não sei quem ganharia um duelo entre as duas equipes. Talvez o futebol fosse o grande vencedor.
Blogueiro do "Olho Tático", André Rocha acha que, no duelo virtual, a disputa com tantos craques em campo seria pelo controle do jogo.
- Os dois times se impunham ficando com a bola e negando jogo ao adversário. Leandro x Villa e Júnior x Pedro. Quem marca quem? Andrade vigia Messi e ainda sai para o jogo? Busquets daria conta de Zico ou faria o Galinho acompanhá-lo? Tita deixaria a ponta e se transformaria em volante para seguir Iniesta ou seria um tormento para Abidal? Um palpite? Em jogo único num campo neutro, Flamengo de 1981. Como foi no massacre sobre o Liverpool em Tóquio há 30 anos. Em ida e volta, o Barcelona atual parece mais forte e consistente, dentro ou fora de casa.
Duelos virtuais à parte, a conquista jamais será esquecida pelos torcedores rubro-negros e os jogadores que fizeram parte dela. Onze jogadores com técnica mas, acima de tudo, dignidade e paixão pela camisa. Leandro, único do grupo que vestiu apenas a camisa rubro-negra, lembra uma ponta de amargura naquele 13 de dezembro que poderia servir de exemplo.
Jogadores do Flamengo com a taça do Mundial de 1981
(Foto: Agência O Globo)
- O que me marcou mais não são histórias, foi no fim do jogo. Faltando uns cinco minutos, a gente já ciente da vitória, eu olhava para a arquibancada e procurava o torcedor rubro-negro, de tantas glórias e tantos títulos, que a gente está acostumado a comemorar junto com ele no Maracanã. Ao término do jogo, procurei e pensei: "Como é que vou comemorar?" Comecei a correr e pular para cima dos meus companheiros, numa comemoração muito interna, muito própria. Fechei meus olhos por uns instantes e mentalizei a torcida toda, como se estivesse no Maracanã;. Senti muita falta disso.
Para Zico, o título foi a coroação de três gerações que se encontraram no mesmo clube.

Provinha Brasil de Português, no Maranhão

Encerrada, nesta segunda-feira (12), a aplicação da segunda etapa da Provinha Brasil de Português, no Maranhão. A avaliação tem objetivo de analisar o desempenho dos alunos que estão cursando o segundo ano do ensino fundamental.
 Os testes foram aplicados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da coordenação estadual da Provinha Brasil para cerca de 10 mil alunos de todo o estado. Participaram dessa segunda etapa 10.070 estudantes do Maranhão, dos quais 3.300 apenas em São Luís, distribuídos em 84 escolas da rede estadual de ensino. A supervisora de Avaliação de Educacional da Seduc, e também coordenadora estadual da Provinha e da Prova Brasil, Vera Lúcia Gonçalves Pires, explicou que a primeira etapa foi aplicada no início de abril. De acordo com Vera Lucia Pires, a segunda etapa da Provinha Brasil é um diagnóstico do nível de alfabetização dos alunos que estão concluindo o segundo ano do ensino fundamental. A prova avalia como eles estão concluindo o segundo ano de escolarização para ser feito um diagnóstico capaz de identificar os valores agregados durante o presente ano letivo e verificar se as escolas conseguiram o objetivo de alfabetizar os alunos. Vera Lúcia disse, ainda, que o resultado da avaliação é considerado de fundamental importância para os professores do terceiro ano do ensino fundamental. Ela explicou que o diagnóstico servirá como uma ferramenta para fazer o planejamento do próximo ano letivo. Os resultados servirão, também, para que os professores possam fazer as intervenções pedagógicas necessárias para melhorar a qualidade da educação ofertada, de acordo com o nível de aprendizado dos alunos. Ela frisou que, a partir da participação na Provinha Brasil, os alunos serão agrupados em quatro níveis distintos. De acordo com os níveis apresentados pelos alunos, serão planejadas as atividades e as intervenções pedagógicas necessárias para que eles tenham, no mínimo, um desempenho satisfatório. Com base no diagnóstico de avaliação clássica, via gabarito, será construído um relatório detalhado sobre o desempenho dos alunos. O relatório será encaminhado aos gestores de todas as Unidades Regionais de Educação, enquanto as escolas receberão um boletim sobre o desempenho de cada um dos seus alunos.
Fonte: Seduc      Texto: J França

PEC DA MÚSICA

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Cultivando a semente da amizade

Para comemorar a nova idade, Raymara  e a sua madrinha Lúcia Bastos (também aniversariante do dia) receberam os parabéns dos amigos na pizzaria Vitória.
É isso:
Vocês duas nos ensinam que “a vida é uma caminhada onde, a cada segundo, devemos cultivar (e irrigar) a semente da amizade para com os nossos”.

Nossos Parabéns!
Após as fotos, veja o vídeo


Veja as imagens, clicando no linkCultivando a semente da amizade