sexta-feira, 10 de junho de 2011

Empresário de Fortaleza-CE, é Encontrado Morto em Quarto de Hotel, em Coelho Neto - MA.

Reproduzo postagem do Portal Afonsocunhense.

Homem é encontrado assassinado dentro do Hotel Cristal, de propriedade de Dona Ângelica em Coelho Neto-Ma. Ontem (09/06), por volta das 14:00h, a Polícia Militar foi acionada depois que a dona do hotel percebeu que dois hospedes que estavam no quarto Nº 21 não tinham descido para tomar o café e nem para o almoço. A D. Angélica achou estranho e abriu a porta do quarto, quando se deparou com a pessoa de nome Claudio Wagner Leite Costa, empresário de Fortaleza-CE, totalmente amarrado por cordas e um lençol no pescoço. Em seguida a pólícia foi acionada para fazer a pericia. A polícia civil trabalha com duas linhas de investigação:  a principal  é de latrocínio (roubo seguido de morte ). O delegado titular da polícia civil  de Coelho Neto, Dr Leonan Fonseca Casimiro acompanhou todo o andamento da investigação. No local foram encontrados  muitos materiais do empresário, como: roupas, sandálias, notas promissórias e o veículo da vitima. A chave do carro não foi encontrada, bem como os documentos pessoais e do veículo da vitima. A família da vitima acredita que o empresário estava de posse de 60 mil reais que já tinha arrecadado das vendas  realizadas na viagem. O pai da vitima, que  mora em São Luis-Ma, e os outros familiares que moram em Fortaleza chegaram  na manhã desta sexta feira (10). O elemento que andava com o empresário é da mesma cidade que á vítima, o mesmo se encontra foragido e de nome ainda não Identificado.  veja as imagens abaixo!
                                
(Carro da vítima na garagem do hotel)

CONFIRA AI ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE O FORAGIDO QUE ESTAVA NO MESMO QUARTO E QUE TRABALHAVA COM O EMPRESÁRIUO QUE FOI MORTO
veja, com exclusividade o nome  do assassino: Francisco Erik Nascimento de sousa, vulgo TICO, data de Nascimento: 04/10/1991.  Pai:Antonio Lirio de sousa, mâe: Marinete Nascimento de Sousa. Endereço: Rua Antonio Domingos dos Santos bairro Parque Antonio Vieria n.101-  cidade de Juazeiro do Norte CE. A polícia do estado do CE e Maranhão continua a Procura do assassino.
 se vc tem informaçôes que possa chega ao elemento ligue para (098) 81617105 (098) 3473-1234 ).
Esta foto abaixo é do criminoso, quando com18 anos; hoje ele tem 20 anos.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Estão forçando uma greve de professores para justificarem pautas politiqueiras

Não sou vidente, mas o meu ponto de vista na postagem anterior (Formação do Professor por dentro da profissão) se justifica agora por conta da "planejada" greve dos  "sindicalistas" atuadores ña área da educação, em Coelho Neto.
Ontem, tive o prazer de receber a visita do Amigo Irmão Nascimento, da Igreja Assembleía de Deus, e ele mostrou-se muito revoltado por conta das atitudes do G-28, que estão alienados e não conscientes dos avanços da classe Professor. O Irmão Nascimento sentencia que só estando muito cego para não ver como melhorou o aparelho Gestor da Educação em Coelho Neto. Principalmente em relação aos vencimentos dos Docentes, que hoje são referências para com o comércio local, visto que há bem pouco tempo atrás nenhuma loja ou supermercado desta cidade não abriam crédito para os professores, pois ganhavam pouco e não recebiam em dia. Essa situação ficou lá no passado.
Voltando a falar sobre o posicionamento do G-28 (anunciando greve), reedito o meu ponto de vista de que os atuadores  do grupo só estão forçando uma  greve de professores para justificarem pautas políticas e para dizer que o atual governo enfrentou greve; se ela acontecer.  É preciso entender que a razão está acima da emoção. Emoção essa do G-28 carregada de "traquejos políticos" já que vem aí uma nova eleição.  Já pensou o G-28 chegar à eleição sem que tenha provocado uma greve, esta argumento de discursos em palanques??
Volto a clamar para com a urgente necessidade da implantação de um mecanismo para formar o Professor por dentro da profissão,  só assim vamos ter uma classe muito profissional, com liberdade e independência, sem a necessidade de serem usados por falsas lideranças (sindicalistas). Mais detalhes sobre a prejudicial atuação de sindicatos no curso da Gestão Educacional, acessar o link: http://raymundjose.blogspot.com/2011/04/sindicatos-de-professores-x-defensores.html 
Se você não entende o porquê da anunciada greve dos professores, lei a Nota abaixo que entenderás os motivos. Alí os avanços do Indicador Educação no município, que colocam na "estante das coisas sem fundamentação lógica"  os velhos discursos de um pequeno grupo precoupado, tão somente, para com o lado pessoal; esquecendo o objetivo da causa: os alunos. como segue:

Clic na Nota, para ampliá-la.

domingo, 5 de junho de 2011

Formação do Professor por dentro da Profissão

Nas sociedades contemporâneas, a força de uma profissão define-se, em grande parte, pela sua capacidade de comunicação com  o público. E comunicar ao público requer embasamento e justificativas de conhecimento de causa. Portanto, a força de uma profissão não vem com discursos ao público, mas com a formação dentro da profissão.
O excesso dos discursos esconde, freqüentemente, uma grande pobreza das práticas. E esses discursos, em grande maioria, não se transformam em benefícios. Servem, em grande parte, apenas para marcarem território e para externarem frustrações diversas; por conta da insegurança provocada pela falta de justificativas para com a efetivação de pautas inventadas e, principalmente, da necessidade de impor “liderança” em uma classe.
Ou melhor, na prática a teoria é outra. É preciso haver ética e conscientização para com a realidade na hora de tentar fortalecer uma profissão. Nesse sentido, nos dias atuais, não é mais tolerável destemperos de “líderes” terroristas psicológicos.
Este meu preâmbulo se faz necessário em face ao tema aqui a ser abordado, que é a Formação do Professor por dentro da profissão. Não sou um professor de formação acadêmica, mas de formação por conseqüência de vida. Esta a minha justificativa ao tentar expressar o meu ponto de vista para com a atual Formação de Professores.
Tamanha ousadia minha aflorou após concluir a leitura do belíssimo livro “O Regresso dos Professores”, do Escritor Português António Nóvoa – Doutor em Ciências da Educação e Reitor da Universidade de Lisboa. E por falar em António Nóvoa, foi um grande prazer estar ao lado desse grande Escritor e Doutor para com a formação de Professores. Estivemos juntos falando de livros quando da sua palestra no Congresso Internacional sobre Formação de Professores e de Gestão em Educação, realizado de 26 a 28 de maio/2011, em São Luís, conforme foto abaixo.
Escritor António Nóvoa,
após autografar livro para Raymundo José
António Nóvoa, em “O Regresso dos Professores”, deixa claro a urgente necessidade de uma melhor preparação da Profissão de Professor.
“É preciso promover novos modelos de organização de professores” (António Nóvoa).
Para o Escritor, “quanto mais se fala da autonomia de Professores mais a sua ação surge controlada, por instâncias diversas, conduzindo a uma diminuição das suas margens de liberdade e de independência”. 
E um Professor sem liberdade e sem independência não conseguirá atingir os seus anseios profissionais.
Um exemplo do que fala o Escritor é a organização Sindical a que estão envolvidos muitos Professores.  Essa falsa representação dos Docentes não ajuda em nada para com  o Objetivo Real Final do exercício da profissão. A maioria dessas “representações” serve apenas para justificar a atuação de uma organização em prol dos objetivos políticos de poucos. Estes não sendo os verdadeiros Professores.
Sou partidário de novos modelos para com a formação de professores, dentro do exercício da profissão, como sugere (em quatro itens) António Nóvoa:
1o – Estudo aprofundado de cada caso, sobretudo dos casos de insucesso escolar;
2o – Análise Coletiva das práticas pedagógicas (de cada professor);
3o – Obstinação e persistência profissional para responder às necessidades e anseios dos alunos;
4o – Compromisso Social e vontade de mudança.
Esses quatro pontos são fundamentais, mas eu acrescentaria um quinto item:
5oAvaliação Periódica do trabalho do Professor (via mecanismo específico)
Aqui neste item pode está uma grande ferramenta para uma ótima formação do Professor, pois o alunado terá a sua instrução avaliada conforme um mecanismo específico, e que a média alcançada pelo grupo de alunos será a responsável para dizer quais os próximos passos para com a formação do Docente.  Este mesmo mecanismo será o ponto chave na hora de valorizar o Professor, no quesito remuneração mensal. Se os alunos tiverem média elevada na instrução proposta, o Educador será recompensado por tal feito.  Esse mecanismo libertará todos os Professores das garras dos sindicalistas, já que o salário de cada Docente será conforme a sua atuação e resultados.  Naturalmente os mais comprometidos com a causa e que melhores resultados conseguirem serão os mais bem remunerados, sem precisar ter “representantes”.  Aí sim, o Professor terá a liberdade e a Independência conforme cita António Nóvoa.

Dedicatória para Raymundo José
Para o Raymundo, um livro que fala dos Professores
e que alimenta novas esperanças. António Nóvoa- 26.5.2011

No meu ponto de vista não é justo o Professor “A” (dedicado, comprometido com a causa e com a busca de bons resultados na aprendizagem dos alunos) ser colocado no mesmo ranking profissional do Professor “B”, que só pensa nas vantagens dele próprio; ou melhor, no salário que vai receber no final do mês; não ligando para os resultados negativos que possam vir.
Assim, o exemplo dos médicos e dos hospitais escolares e o modo como a sua preparação está concebida nas fases de formação inicial, de indução e de formação em serviço talvez nos possa servir de inspiração.
Portanto, é preciso passar a formação de Professores para dentro da profissão. Só assim todos os Professores, com liberdade e Independência, conquistarão Autonomia Educacional e valorização financeira, na mesma proporção dos seus esforços aplicados.
Aí, sim, a força da profissão Professor estará no próprio Docente. Exterminando, de vez, as falsas representações de classe.

Simples assim!

Ah, recomendo a você fazer a leitura do Livro “O Regresso dos Professores”