sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Internet em alta velocidade


iProntonet chega em Coelho Neto oferecendo internet Banda larga com alta velocidade.
A Irradiação do sinal partirá da torre de transmissão localizada no bairro mutirão, com a montagem já concluida.

Com a iProntonet você terá até 600 kbps* de velocidade. Tudo com tecnologia Banda Larga.

O Sr. Nemer Neto, proprietário do sistema, quer colocar  a íProntonet em operação, aqui em Coelho Neto, a partir do dia 07 de fevereiro.

Segundo ele, Coelho Neto vai ter agora a alta tecnologia em Internet Banda Larga. E a iProntonet vem com a experiência de operação aprovada em Caxias e Aldeias Altas.

Maiores informações no site da iProntonet:

http://www.iprontonet.com.br/

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Ser a capital mundial do Bambu é um orgulho, mas.......

A crescente urbanização da humanidade, conforme destaca Lombardo (1985), constitui uma preocupação de todos os profissionais e segmentos ligados à questão do meio ambiente, pois as cidades avançam e apresentam um crescimento rápido e sem planejamento adequado, o que contribui para uma maior deterioração do espaço urbano.

A degradação das paisagens urbanas está assumindo proporções insustentáveis no que diz respeito tanto à quantidade como à qualidade. A vegetação com suas funções ecológicas, econômicas e sociais pode desempenhar importante papel na melhoria de vida das populações urbanas.

A arborização de ruas, praças, avenidas e jardins é fundamental para com a manutenção do equilíbrio Físico - ambiental das cidades e indicador de qualidade de vida. Além da função paisagística, a arborização urbana proporciona benefícios à população, como:
 - Preservam a fauna silvestre;
 - Melhoram a qualidade do ar pelas folhas;
 - Proporcionam melhor efeito estético;
 - Refrescam o ambiente pela grande quantidade de água transpirada;
 - Auxiliam na diminuição da temperatura, pois absorvem os raios solares;
 - Reduzem o impacto da água de chuva e seu escorrimento superficial;
 - Amortecem o som, amenizando a poluição sonora;
 - Protegem e direcionam o vento;
 - Absorção da poluição atmosférica, neutralizando os seus efeitos na população.

Aqui em Coelho Neto a paisagem urbana não é tão ruim, mas precisa melhorar.  A necessidade dessa melhora se justifica devido aos nossos campos gerais, nos arredores da cidade, serem formados - quase na sua totalidade - por áreas de cana-de-açúcar e de Bambu, que por suas características naturais não contribuem para com a qualidade de vida ambiental da nossa população. Eu disse: Qualidade de vida ambiental.

É movido pelo desejo de ver nossa Coelho Neto bem arborizada que já atuamos para com a melhora desse equilíbrio – físico ambiental, quando plantamos Oiti na praça do Balão; que já proporciona muitos benefícios às pessoas que dão uma paradinha para refrescar a “mulêra” debaixo daquela árvore. Veja, na foto abaixo, o Oitizeiro que plantamos.

Estou abordando esse tema para ser justo para com as iniciativas atuais de arborização da nossa cidade, principalmente da praça Getúlio Vargas –Igreja de Santana – que recentemente recebeu várias mudas da planta Oiti. Esta planta é uma das mais indicadas para a arborização de espaços públicos. Veja o Oiti na Pça GV.

Toda e qualquer iniciativa é válida, mais nem todas obedecem a um estudo prévio para com sua correta aplicabilidade.  O plantio de Bambu na Av. Antonio Guimarães - em seus 2.200 m - é um marco paisagístico importante na arborização de praças e avenidas.

Em nenhum lugar do mundo há registro de uma avenida ou rua com essa quantidade de pés de Bambu plantados. Se os benefícios ambiental do Bambu para com a população urbana são desconhecidos, é outra história. Mesmo que seja esse ou aquele tipo.

Certo mesmo é a iniciativa da prática da arborização. Só assim, no futuro, poderemos registrar se a idéia (Bambu) foi a correta para esse espaço urbano ora plantado.

Não tenho procuração para defender ou condenar a ação desse ou daquele idealizador. Só sei que é ora de apoiarmos a iniciativa. Afinal, o ponto positivo é ver que agora aconteceu uma grande iniciativa voltada para iniciarmos a busca do equilíbrio físico – ambiental da nossa Coelho Neto.  Município este com a maior plantação Ordenada de Bambu do planeta, que naturalmente sugere, até pela grande demanda de mudas, apostar em tamanha ousadia.

Como sempre digo que, “o tempo é o senhor da verdade”, não cabe aqui dizermos qual é a árvore certa  ou a errada para arborizar a avenida Cartão postal da cidade;  mas, sim, deixar que o amanhã traga a todos nós a resposta correta para com a  idéia “plantada”.

Coelho Neto ser a capital mundial do Bambu é um orgulho todo nosso.  Agora,  ter a maior avenida plantada com bambu............ só o tempo dirá.

Com ressalvas parabenizo a iniciativa, pois os grandes feitos da humanidade surgiram de idéias desafiadoras.

Valeu pela iniciativa!

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

De "pescadores", 13 mil carteiras cassadas.

No dia 18 de novembro abordamos aqui o assunto, e ele volta a ser destaque nacional
“Eu não sei o porquê de tão pouco peixe (pescado no rio e lagoas) nas feiras livres, se existe esse número tão alto de “pescadores” cadastrados na colônia de Coelho Neto”.  Esta uma indagação corriqueira no mercado do peixe de nossa cidade.
A explicação é simples e a polícia já conhece como tudo acontece.
Pergunto:
- Se o seguro defeso é para os pescadores, por que uma nossa vizinha (ela apenas dona de casa) recebe esse bendito dinheiro nesse período?

Tem mais:
- Por que a colônia de pescadores ainda não aceitou a filiação do Sr. J.M (há 39 anos exercendo a atividade), considerado o socó pescador das lagoas de Coelho Neto? 

Vamos ter uma visão nacional da situação?
  
Via blog do Luís Cardoso
A ministra da Pesca e Aqüicultura, Ideli Salvatti, informou hoje que as entregas de carteiras para pescadores em todo o país estão suspensas até o dia 31 de dezembro de 2011. 
E mais: que 13 mil carteiras foram cassadas. Com a medida, pretende combater a fraude no Seguro Defeso, verba concedida de um salário mínimo por mês, durante 120 dias, a cada pescador durante a piracema, época de reprodução dos peixes em que a pesca não é permitida.
A ministra anunciou um novo cadastramento de pescadores artesanais para que  as carteiras de pescador profissional possam ser concedidas.
Salvati quer maior controle nos registros e na liberação do seguro defeso. A fraude campeia em todo o país e tem ajudado a eleger deputados federais, estaduais e prefeitos.
Matéria publicada hoje na Folha.com informa que com o intuito de coibir irregularidades, a ministra disse que já pediu à Controladoria-Geral da União (CGU) o cruzamento dos dados do seguro defeso com o cadastro do Programa Bolsa Família.
“É uma operação de saneamento efetivo, um pente fino no registro e pagamento de benefícios”, disse Ideli Salvatti. “Já descobrimos, por exemplo, que na cidade de Salvaterra, no Pará, que tem cerca de 18 mil habitantes, há 11 mil carteirinhas de pescador. É impossível, a não ser que [a população] já nascesse pescando”.
No Maranhão, a Polícia Federal, atendendo determinação da Justiça Federal, investigou a liberação do Seguro Defeso e constatou que a maior parte dos beneficiados não conhece sequer o anzol. São comerciantes, políticos, empregadas domésticas e outros no que foram visgados pelo anzol da PF (veja aqui).
Existem cidades maranhenses que não têm um rio, mar e riacho, em que as colônias ou sindicatos de pescadores ostentam números expressivos dos que dizem viver da pesca. 
Em menos de três anos, o número de pescadores dobrou no Maranhão saltando para 90 mil. Em todo o país, segundo levantamento do ministério, são 470 mil pescadores. A maior parte, pescadores de aquário.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Gastão Vieira, na Vice Presidência da câmara dos Deputados

Como o jornal “O IMPARCIAL’ já divulgou, em sua edição de hoje (25), reproduzindo matéria do jornal “CORREIO BRASILIENSE”, sou candidato a disputar, dentro da bancada do PMDB, a indicação para compor a chapa oficial que disputará, no próximo dia 1º de fevereiro, os cargos da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados para a próxima legislatura.
Já somos oito pretendentes e desconheço qualquer preferência, até agora, das principais lideranças do PMDB por este ou aquele nome. Continuo firmemente acreditando que é uma disputa interna diante de um “eleitorado altamente qualificado”. São 73 Deputados Federais que compõem a bancada. Uma renovação de quase 50%, o que torna a disputa ainda mais interessante, pois os candidatos não conhecem suficientemente os “novos” parlamentares, obrigando-nos a conquistá-los na véspera da eleição.
 O prestigiado e muito lido “blogueiro” Luis Cardoso também faz referência a minha pretensão, o que me faz compreender que devo uma palavra sobre ela aos meus eleitores e ao povo do Maranhão. Por que sou candidato? Depois de quase dezesseis anos de exercício do mandato, tenho uma razoável compreensão das dificuldades e, o que é melhor, das amplas possibilidades para o bom exercício do mandato parlamentar.
Um deputado tem que vencer inúmeros obstáculos para falar, apresentar projetos, presidir uma comissão importante, relatar matérias relevantes e, aí nem se fala, transformar em lei um Projeto de Lei de sua autoria. A enquete, sempre realizada pelo ‘Congresso em Foco’, enaltece apenas os que se destacam nos trabalhos do Plenário, sempre como líder ou vice-líder. Aqueles que realizam um trabalho produtivo e muito bom nas comissões permanentes e especiais não têm seus trabalhos divulgados, ou são pouco conhecidos.
É preciso melhorar a comunicação do trabalho de cada parlamentar, abrir às quintas-feiras, um dia inteiro para breves comunicações, onde cada deputado poderá falar por dez minutos, por exemplo, depois de escrito previamente. Enfim, minhas propostas olham a casa e o exercício das atividades parlamentares. Não pedi apoio a ninguém por achar que o problema é dos deputados, a disputa é entre nós, sem qualquer influência. Mas aqui já deixo meu agradecimento aos colegas de bancada que de forma individual demonstraram apoio a minha candidatura como: Pedro Novais (Ministro Turismo), Luciano Moreira, Alberto Filho e Professor Sétimo.
Entre as ações que pretendo desenvolver, caso eleito, destacam-se a repercussão do trabalho das Comissões Permanentes, dedicar as sessões de 5ª ou 6ª feiras para breves comunicações dos parlamentares e o retorno do benefício das passagens aéreas para cônjuges e/ou companheiras, lutar por um espaço semanal ou diário na TV e Rádio Câmara para uma maior divulgação dos trabalhos dos parlamentares e das comissões.
     Do blog do Gastão Vieira

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Os Indicados ao "Troféu Sinal Verde para o Esporte"

Tá chegando a hora!

A expectativa é grande e a emoção também para a festa de entrega do troféu.

Já está pronto o resultado da votação, que aconteceu durante todo o campeonato, por cada posição, dos melhores atletas no futebol Coelho-netense, edição 1 – ano 2010.

Veja alguns dos indicados:
Jefferson = Volante da Portuguesa
















Dourado - Atacante da portuguesa
                         
                                                                              Genilson = Meia esquerda da Posse (Camp. Rural)

Confira abaixo a relação completa dos indicados, sendo apontados os três primeiros de cada posição que serão convidados para a entrega do troféu. Lá será apresentado, de cada posição, o vencedor do troféu.

1º  - Chiquinho (Portuguesa)  
2º - Egilson (Itabuna)
3º - Filho – (Vitória)
1º - Cadôga (Portuguesa)
2º - Magno (Itabuna)
3º - Matheus (Vitória)
1º - Marquinhos  (Itabuna)
2º - Pantica (Portuguesa) 
3º - Regilson (vitória)
1º  - Magno  (portuguesa) 
2º - Francisco (Itabuna)
3º - Neném (P. Amazonas)
1º - Cristovane (Santos) 
2º - Chibil (Subestação)
3º - Piru (portuguesa)
1º - Sérgio (portuguesa) 
2º - Brau (criciúma)
3º - Jefferson -do farinha (Portuguesa)
1º - Francisquinho (vitória)
2º - Ivonaldo (Itabuna)
3º - Cesar (P.Amazonas)
1º - Ratinho  (Santos)
2º - Filho (Portuguesa)
3º - Dean (Itabuna)
1º - Marquinhos (Itabuna)
2º - Jefferson 2 (Portuguesa)
3º - Zinho (Vila Nova)
1º - Dourado (portuguesa)
2º - Ivaldo (Itabuna)
3º - Willams (P.Amazonas)
1º - Major (Vitória)
2º - Darlan (Itabuna)
3º - Cará (P.Amazonas) 
1º - Renato do Rap (portuguesa)
2º - Raimundo Piauí (criciúma)
3º - Cardoso (Itabuna)
1º - Jefferson –( meia esquerda portuguesa)
2º - Jeferson (volante da portuguesa)
3º - Chibil (L. esquerdo da Subestação)
1º - Jefferson (volante portuguesa)
2º - Chibil (L.Esquerdo subestação)
3º - Brau (criciúma)
4º - Chiquinho (goleiro portuguesa)
Revelação do Campeonato Rural
... ainda não terminou a competição.

A data da festa de entrega do troféu ainda não foi marcada devido ao campeonato rural – que o seu término vem, constantemente, sendo adiando – já que dessa competição, também, será escolhido um craque revelação.

“Troféu Sinal Verde para o Esporte”

Idealização: Raymundo José
Realização: Sinal Verde FM
Sinal Verde para o esporte, com certeza será uma grande festa aos atletas.