sexta-feira, 29 de outubro de 2010

“Cada ano conta um momento, cada ano guarda um sentimento.”



“À margem esquerda do Rio Parnaíba, Fronteira leste do Maranhão. No teu seio de imenso progresso, a indústria brotou de repente. Coelho Neto, teu nome reflete, a potência que tem nossa gente.” Assim, é Coelho Neto.

De lá para cá, cada ano conta um momento, cada ano guarda um sentimento, cada ano traduz uma conjuntura. E é assim, ano após ano, que o roteiro da vida da nossa Coelho Neto, que já se desenvolveu o suficiente para afirmar com a certeza dos fatos que “deu certo”, está sendo escrito.

Celebrar os 117 anos (31.10.2010) de Coelho Neto é ser grato, e é preciso. Afinal são muitos anos de buscas e dedicação para manter viva a missão de "desenvolver-se, apoiar sua gente, seus campos gerais de cana-de-açúcar e de bambu, apoiar a inclusão social da sua gente através da produção e da capacitação, visando à democratização da convivência e o fomento da auto-estima da pessoa desta bela cidade, dentro de uma realidade, puramente, de desenvolvimento, em todos os sentidos."

E por mais que a satisfação de, novamente, vivenciar este momento conspire para escrever sobre nossa Coelho Neto, mesmo assim pouco serei grato para com uma cidade que, em 1971, nos recebera de braços abertos, não fazendo exigências para que aqui fixássemos morada.

Ao logo desses quarenta anos de Coelho Neto, pudemos ver, entender e, melhor, fazer parte dessa gente.  Pois, “És tão simples por tua modéstia, já que Tão grande são tuas tradições, E teu povo fraterno e honesto. Alegria tem em seus corações.”

É ou não é maravilhoso ter Coelho Neto como nosso cantinho de morada?  E festejar Coelho Neto, neste momento, é ter certeza de que o amanhã será muito melhor, Pois as vitórias conseguidas na caminha “reflete a potência que tem nossa gente”

E agradecer a todos e a todas, que fazem nossa Coelho Neto, é o objetivo maior via esta homenagem, neste momento importante da história da nossa cidade.

Por isso Coelho Neto, na letra do teu hino, rendo-te minha homenagem:

Recebes, cidade querida
De nossa vida todo ideal
Por tua gente serás protegida
com civismo, paz e moral.


Parabéns Coelho Neto, por ser a bela cidade de todos nós.

Prêmio “Sinal Verde para o Esporte”

A cada dia que avançamos, fica mais evidente de que para exercitarmos a correta manutenção da vida dependemos de saúde e de Bem-estar, temas fundamentais para o equilíbrio físico, Mental e emocional, de um atleta.

Ator indispensável também na prevenção de doenças, o esporte é uma forma divertida de exercitar o corpo e a mente, ensinando a importância de levar a vida com paciência e persistência, além de interagir, positivamente, nos processos de inclusão social, aproximando, cada vez mais, culturas e pessoas.

Portanto, o esporte é uma via de acesso, e de estímulo, para a busca de uma vida mais saudável.

E como participar desse processo?

Não existem formulas prontas, ou cem por cento corretas, de se buscar a plena satisfação quando da manutenção da vida, pela via esportiva.  Mas motivar crianças, jovens, Adultos e seniores a assumirem hábitos de exercícios esportivos no dia-a-dia sempre foi, é, e será, a nossa ação na busca de construir auto-estima na formação da pessoa.

Nessa caminhada, em breve estará funcionando a nossa escolinha de Futebol, em parceria com dois grandes clubes de futebol, do estado de Goiás. Enquanto isso instituímos, agora, o Troféu “Sinal Verde para o esporte”, quando serão premiados, por posição e conforme avaliação em cada partida, os atletas que atingirem a maior média de avaliação durante as competições.  Esse troféu leva o nome da Rádio Sinal Verde FM, em justa homenagem à emissora por sua parceria administrativa na escolinha de futebol e, também, na divulgação do esporte Coelho-netense.

Assim, a Associação Atlética Coelho Neto - e sua Escolinha de futebol, O programa Sinal Verde no Esporte e a instituição do troféu “Sinal Verde para o esporte”, são as nossas ações iniciais na busca de contribuir para o exercício da correta manutenção da vida, pela via esportiva.

Vale lembrar que não atingiremos a plena satisfação na arte de incentivar, de desenvolver e de praticar o esporte em Coelho Neto, mas estamos nos posicionando igual ao beija-flor quando ao tentar apagar o incêndio na floresta.

Ah, você já exercitou a ação do beija-flor quando do incêndio na floresta?

Então, o que está esperando?  Vamos fazer a nossa parte.