quinta-feira, 3 de maio de 2012

Falta de chuva causa desespero aos agricultores

O inverno que esperávamos para 2012 não aconteceu.  É o que já podemos assim afirmar.
A sabedoria popular já previra que seria mais ou menos assim, pois estamos num ano par e, principalmente, bissexto.  Se o fato de o ano ser par ou ímpar, e ainda bissexto, influencia para que o inverno seja bom ou ruim não temos como provar.  Mas, observando os números abaixo podemos acreditar que existe sim alguma verdade na sabedoria do nosso agricultor.
Verdade mesmo é que o período chuvoso deste ano (jan a Abr/12) não alcançou sequer a média do ano anterior (2011), quando atingimos os 277,65 milímetros, em média mensal. 
Na média mensal de Janeiro a Abril/12, só conseguimos chegar aos 192,05 milímetros, resultando numa falta de chuva em 30,83% em relação ao mesmo período em 2011.

Destaque para o mês de Fevereiro/11, quando a precipitação pluviométrica mensal chegou aos 400,5 milímetros. Ou seja, 54,98% maior que o captado em fevereiro deste ano.

Em recente incursão aos povoados da zona rural de Coelho Neto, percebemos que as roças estão todas bem tratadas e só aguardando a chuva para concluir a fase de maturação dos grãos.  

 Plantação de Milho e Arroz 
povoado Guará = Coelho Neto -MA
E é aí que o desespero começa a chegar aos agricultores, pois a chuva já não tá chegando em quantidade o suficiente para garantir a certeza de uma boa colheita. E os números ratificam o motivo desse desânimo.
Plantação de Arroz - cultura mecanizada
Como a nossa fé é grande e as nossas orações sempre ajudam, vamos todos juntos clamar por mais chuvas em nossas plantações. 

Com certeza, nosso Deus resolverá!