sábado, 19 de novembro de 2011

Em Vargem Grande (MA), 36% da população vivem em extrema pobreza

A renda média mensal dos moradores do município não passa dos R$ 156. Boa parte deles depende de ajuda do Governo Federal. Para quem tem no Bolsa Família a única fonte de renda, é difícil escapar da fome.

A equipe do JN no Ar foi para o Maranhão, mostrar como é a vida em um município do estado que tem o menor rendimento médio, segundo o IBGE.
A equipe encontrou muita gente sofrendo, reclamando por falta d’água e também usando uma água muito barrenta, que era só o que tinha. São brasileiros de Vargem Grande, no interior do Maranhão, que mal ganham para comer. A TV Mirante teve participação fundamental no trabalho, que começou nas primeiras horas do dia.
O avião do JN no Ar voou três horas do Rio até São Luis, capital do Maranhão. A equipe chegou no começo da madrugada e ainda não tinha amanhecido quando partiu para vargem Grande. Uma viagem de duas horas pelas BRs 135 e 222, onde a equipe flagrou 15 pessoas na carroceria de uma caminhonete.
Vargem Grande tem quase 50 mil habitantes, segundo o IBGE. Desse total, 36% da população vivem com a renda de até R$ 70, patamar considerado de extrema pobreza.
 
“É um município pobre e que não tem rendas próprias, infelizmente a gente tem que depender do Governo Federal e do governo do estado para que a gente possa fazer alguma coisa em benefício da população”, declarou Miguel Fernandes (PMDB), prefeito de Vargem Grande.
A economia que cresceu com base no comércio e na produção artesanal de cerâmicas, registra índices altos de desemprego e violência.
Outra carência do município de Vargem Grande é a educação. No povoado de Bananal, a única escola para as dez crianças da zona rural tem parede caída, cadeiras e mesas inadequadas para crianças pequenas e um teto que não protege da chuva.
O índice de analfabetismo no município é considerado alto pelo IBGE.
O governo do Maranhão enviou uma nota à equipe do Jornal Nacional, segundo ele, dando algumas explicações que influenciariam nesse resultado de o estado ter a menor renda média familiar, de acordo com o IBGE.
Uma das explicações seria o fato de que, no estado, as famílias têm muitas crianças e adolescentes, o que significa menos gente trabalhando, por isso um salário menor e renda mais baixa.
A outra explicação seria a grande concentração da população na zona rural, onde os salários são mais baixos e as rendas também.
 

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

BAILARINAS DO FAUSTÃO SÓ FALTAM VOAR

Beleza nunca é demais. As belas bailarinas do “Domingão do Faustão” posaram em Búzios para o calendário da revista “Duas rodas”. Entre as beldades estão (na ordem das fotos) as morenas Leisiane Almeida e Marianne Bastos, além de Carol Nakamura, capa da “Sexy”, e a louríssima Robertha Portella, que já teve um affair com o cantor Thiaguinho. E, para completar o calendário: Aline Riscado, Ângela Souza e Tamara Fuchs.








18 DE NOVEMBRO: Dia do Conselheiro Tutelar

O dia 18 de novembro foi escolhido para ser comemorado o dia do Conselheiro Tutelar, essa data foi criada durante a decisão do Congresso Nacional de Conselheiros Tutelares, ocorrido em 18 de novembro de 2001, quando se tornou referência à categoria.

Nossos votos de FELIZ DIA DO CONSELHEIRO TUTELAR a todos os conselheiros tutelares.

Vamos em frente.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

“Por causa da tua palavra, lançaremos as redes”

Com o tema “Por causa da tua palavra, lançaremos as redes” e com o lema “Eu os purificarei  de todos os pecados que contra mim cometeram” a  Renovação Carismática Católica – RCC  estará realizando, dias 18, 19 e 20 de novembro, no Jaguar Clube ,  Coelho Neto – MA, o XII Congresso Diocesano da RCC Coelho Neto/Diocese de Brejo.
Já confirmaram presença as caravanas de: Chapadinha,  Brejo, Palestina,  Mata Roma, M. Almeida, Urbano Santos,  Barro Duro, Santa Quitéria, São Bernardo, Barreirinha e Paulinho Neves.

Vamos lá?

População elogia organização do atendimento na Quinzena da Saúde

Mais de 3.500 atendimentos foram prestados nos dois primeiros dias da Quinzena da Saúde, ação promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), no Aterro do Bacanga, voltada à prevenção do diabetes, hipertensão e câncer. 
O trabalho das equipes de saúde tem continuidade, nesta quinta-feira (17), se estendendo até o próximo dia 30, sempre das 8h às 18h.Na abertura do evento, foram atendidas 1.500 pessoas. Na terça-feira (15), dia do feriado da Proclamação da República, uma multidão esteve no Aterro em busca de atendimento nas áreas de clínica medica, ginecologia, urologia e mastologia.
Foram quase dois mil atendimentos. Nesta quarta-feira, mais uma vez a população respondeu ao chamado da Secretaria de Saúde, lotando as tendas e outras instalações montadas na área da Passarela do Samba.Os exames disponibilizados no local, também, movimentam o laboratório da Quinzena da Saúde. Segundo levantamento, nos dois primeiros dias, foram solicitados 346 exames, com destaque para os preventivos do colo de útero (papanicolao) que chegaram a 219. De glicemia em jejum, foram mais 50 e PSA (prevenção do câncer de próstata), 89. Todos os resultados estão sendo entregues no mesmo local, no prazo médio de dois dias. Apenas o resultado das biópsias de colo de útero - cinco nos últimos dois dias - será disponibilizado no prazo médio de 15 dias.A empregada doméstica Violeta Costa Veras, 60 anos, foi até o Aterro e conseguiu fez a sua mamografia.
Ela contou que não é primeira vez que se submete ao teste, mas por se queixar de dores na mama e também por sua idade, o médico considerou importante repetir o procedimento. "O melhor daqui é que fazemos tudo no mesmo lugar. Para a gente que trabalha e não pode ficar faltando no serviço mais de um dia, é muito bom. Aproveitei para fazer todos os exames de glicemia, preventivo e ainda verifiquei a minha pressão", relatou.No local, as pessoas ainda são convidadas a praticar uma boa ação: doar sangue e também se cadastrar para a doação de medula óssea.
A unidade móvel do Hemomar já realizou mais de 50 atendimentos no Aterro. Um vasto material educativo, além de preservativos, está sendo distribuído aos beneficiados, com orientações sobre os cinco tipos de câncer de maior ocorrência no estado: colo de útero, mama, próstata, pênis e pele, além do diabetes e hipertensão.Conforme observou a superintendente da Rede de Serviços da SES, Bernadete Ferreira, um dos maiores benefícios da ação é a garantia do encaminhamento para as unidades de referência. No caso das biopsias, os resultados serão entregues no Hospital Tarquínio Lopes Filho. "Se der positivo, essas pessoas já terão a confirmação do tratamento no Centro de Oncologia do próprio hospital", destacou ela.
A gestora destacou que está surpresa com o número de homens que estão se deslocando para a Quinzena. "Culturalmente, os homens não têm o hábito de buscar o serviço médico, sobretudo, para a prevenção", disse Bernadete Ferreira. O caminhoneiro Silvio Nogueira, 42 anos, elogiou o atendimento no local, que segundo ele, foi ágil e acolhedor. "Viajo por todos esses estados e posso dizer que só aqui no Maranhão vi uma ação de saúde dessas", contou ele, que foi atendido na Academia da Saúde, fez os teste de glicemia e PSA, e verificou a pressão arterial. "Graças a Deus, as minhas taxas estão normais. Acho importante a prevenção".Muitas pessoas foram encaminhadas às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) por estarem com a pressão arterial ou a glicemia muito elevadas, e, portanto, precisavam de atendimento de urgência para estabilização do seu quadro. "Depois de lá, eles terão atendimento assegurado no Centro de Medicina Especializada", frisou o diretor geral do Cemesp, Fernando Neves.Outro ponto bastante movimentado é a Academia da Saúde, onde estão sendo feitas avaliações físicas e nutricionais. O programa já recebeu nos últimos dois dias quase 600 pessoas. No local, eles recebem informações sobre o seu peso, altura e o Índice de Massa Corporal (IMC).
Segundo a fisioterapeuta Melissa Sardinha, uma das coordenadoras da atividade, os profissionais que realizam o atendimento têm observado um número grande de crianças apresentando sinais de desnutrição. "Estamos utilizando a experiência da Academia da Saúde, que é um programa federal, no qual a saúde não deve estar desassociada das atividades físicas. A atividade física está sendo considerada um remédio que pode evitar problemas de todas as ordens", explicou ela.
Fonte: SES

II Caminhada Pela Liberdade Religiosa

O Fórum Estadual de Religiões de Matriz Africana do Maranhão (FERMA) convida os profissionais da comunicação para com a II Caminhada Pela Liberdade Religiosa, com o tema: Chega de intolerância! Não toquem em nossos terreiros.

O evento acontece no dia 18 de novembro, a partir das 8h30, na Praça Deodoro – São Luís/MA.

A Caminhada tem como finalidade fortalecer a identidade dos segmentos religiosos de matriz africana, além de sensibilizar e informar a sociedade em geral sobre cidadania e direitos fundamentais na luta contra a intolerância religiosa no Maranhão.

Agenda para cobertura de ações precedentes ao evento e datas para entrevistas:

Dia 07 de novembro: Reunião Geral e Lançamento Oficial da Caminhada

Horário: 17h
Local: Auditório da Secretaria de Estado da Igualdade Racial, que fica na Rua Couto Fernandes, 121, Centro (no prédio do Bradesco)

Dia 14 de novembro: Coletiva de Imprensa
Horário: 15h
Local: Auditório da Secretaria de Estado da Igualdade Racial, que fica na Rua Couto Fernandes, 121, Centro (no prédio do Bradesco)

Dias 15 e 16 de novembro: entrevistas com membros da comissão organizadora da Caminhada em veículos de Rádio e TV
Contatos: Neto de Azile (Coord. Executivo do FERMA e Coord. de Religiosidade do CEN - Coletivo de Entidades Negras do MA). Tel.: (98) 8814-9696. E-mail: netodeazile@yahoo.com.br

Dia 17 de novembro: Roda de Conversa “Eu respeito sua Religião. E você?” e lançamento do Mapa da Intolerância Religiosa
Horário: 18h30
Local: Centro de Criatividade Domingos Vieira Filho, que fica na Rua do Giz, 221, Praia Grande.

Desde já, o Fórum Estadual de Religiões de Matriz Africana do Maranhão (FERMA) agradece a colaboração.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

São Luís sediará largada do Rally dos Sertões

Em mais uma ação para celebrar os 400 anos de São Luís, a largada do Rally dos Sertões em 2012 será na capital maranhense. O termo de compromisso autorizando o evento foi assinado pelo secretário de Estado de Turismo, Jura Filho, e pelo empresário Marcos Moraes, proprietário da Dunas Race - promotora do evento -, nesta quarta-feira (16), no Palácio dos Leões, com presença de membros do Conselho Estadual de Turismo (CET).
Roseana Sarney, Marcos Moraes e Jura Filho
 após a assinatura do termo de compromisso
Em seguida ao ato, o grupo foi recebido pela governadora Roseana Sarney, que enalteceu a realização do evento.

Jean Chera passa por avaliação física e deve assinar com o Flamengo

Apontado como maior promessa do Santos depois de Neymar, jovem meia, de 16 anos, chega à Gávea para defender as categorias de base do clube.

O Flamengo deve concretizar nos próximos dias a contratação do meia Jean Chera. O jovem, de apenas 16 anos, estava no Genoa, da Itália, mas ficou conhecido quando atuava pelas categorias de base do Santos e era apontado como o novo Neymar.
Mais detalhes: Portal Sinal Verde

Jean Chera chega à Gávea

Jordânia Silva, da banda Encantu's (Forró), é baleada em tentativa de assalto na Paraíba

A vocalista de uma banda (Encantu's) de forró da Paraíba foi baleada durante uma tentativa de assalto na madrugada da terça-feira (15) em João Pessoa. Em nota, a assessoria de imprensa da Banda Encantu's divulgou nesta quarta-feira (16) que Jordânia Silva foi atingida de raspão na região da nuca, chegou a ser levada a um hospital e medicada, mas agora se recupera em casa.
Jordânia Silva, vocalista da banda Encantu's
(Foto: Divulgação)
Conforme a assessoria, a tentativa de assalto aconteceu quando a cantora saía de uma casa de recepções na Zona Sul de João Pessoa.


Mais detalhes sobre o estado da cantora

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Palmas, uma capital muita linda!

Foi fantástica a nossa viagem a PALMAS, capital do Tocantins.   Fomos participar da cerimônia de Casamento da CAMILA, filha do meu irmão Camilo.  Foi um casamento muito bonito. 
Logo mais, uma exposição de fotos da cerimônia de casamento da Camila.  Antes, via nossas fotos, vamos conhecer um pouco PALMAS, a linda capital do Tocantins.

Praça dos Girassóis - Palácio do Governo







Ilha do Lago do lageado - Palmas






Ponte Fernando Henrique Cardoso, no lago do Lageado