sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A “Coelho Neto do Ratinho”

Mais uma vez Coelho Neto é destaque na grande imprensa Estadual, Nacional e, agora também, na Internacional.
O vídeo mostrando as praticas de torturas para com uma Idosa de 83 anos, em Coelho Neto – MA, são tão fortes que nesses últimos três dias  ele (vídeo) foi o principal destaque nos principais veículos de comunicação do Brasil. Estamos falando da Band, SBT, Record,  Globo e etc., que destacaram o crime como pauta principal em suas programações. E continua sendo pauta dos principais programas das diversas emissoras de grande audiência do Brasil.  

Apesar de toda essa audiência negativa, ela também tem o seu lado positivo. Pois vem sugerir vários aspectos para o debate já: A assistência ao Idoso nos dias atuais; Acompanhamento e monitoramento dos responsáveis pelo Idoso seja no tocante ao convívio dele dentro do lar e, ainda, quando do emprego das suas verbas de auxílio recebidas (aposentadoria).

O crime praticado contra a Idosa revoltou a todos em nosso país. E não seríamos humanos se não repudiássemos tais práticas. 

As ações mostradas no vídeo são tão cruéis que até o CANAL UNIVISION, de Miami – Estados Unidos, através da sua produtora Zoia Gonzalez, nos contatou (Rádio e TV Sinal Verde) aqui em Coelho Neto fazendo uma matéria que foi exibida, via Univision, aos americanos. E uma coisa que me chamou a atenção quando do contato foi o tipo de tratamento dado pela produtora da TV Americana ao Caso. Ela, primeiramente, lamentou as cenas cruéis à senhora violentada. Parabenizou o aparelho de Segurança de Coelho Neto por ter feito o que delega a lei.  Disse ter certeza que aquilo não quer dizer que a população de Coelho Neto tem alguma culpa por tais barbaridades. Posicionou-se afirmando serem práticas de um caso isolado, e que servirá para reflexões a cada um de todos nós desse planeta. “Por isso, é que nós do CANAL UNIVISION – Miami – USA, nos posicionamos para mostrar o vídeo ao povo americano – comentou a produtora. Esse contato foi de grande felicidade para nós da Sinal Verde FM – Coelho Neto - MA, pois fomos muito bem tratados, seja como comunicadores ou, principalmente, por sermos residentes de uma Grande Cidade do Interior do Maranhão. Foi gratificante o intercâmbio.

Como tudo aqui na terra é em mão dupla, aproveitando a deixa (violência à Idosa) não demorou para aparecer um que descarregasse toda sua revolta ao nosso Nordeste brasileiro, especialmente a Coelho Neto; e por existir no Maranhão.  Coelho Neto do Maranhão, cidade e estado de grandes homens, seja na política, na literatura, no esporte, na Educação e no exercício da cidadania comum.  Falo agora do apresentador Ratinho, do SBT, que embalado na sua descomedida forma de apresentador abriu a boca em rede nacional, se questionando ao  apresentar o vídeo da idosa. “onde diabo é que fica mesmo essa cidade..... como?..... Coelho Neto, do Maranhão!.....só podia ser mesmo do Maranhão.... uma cidade pobre de um estado pobre do nordeste”.

Olhe Amigo, é “duído” ver tamanha barbaridade para com uma idosa de 83 anos. Mais, também, é muito revoltante ver e ouvir um apresentador (O Ratinho), em rede nacional, falar tanta besteira da nossa cidade Natal. A “Coelho Neto do Ratinho” só existe na mente dele.

Não sabendo ele que cometera uma grande injustiça para com a nossa cidade. Coelho Neto já foi muito pacata. Atualmente é muito acolhedora. Bem classificada, industrialmente; de Povo fraterno e trabalhador.  Nada que seja de acordo com a cidade no ponto de vista, erradamente, comentado pelo Ratinho. 

Na qualidade de um Filho de Coelho Neto, e em nome de todos os demais desta capital mundial do Bambu, peço que o apresentador use o seu programa e, com pedidos de desculpas aos Coelho-netenses e ao povo do Maranhão, se retrate a todos nós povo brasileiro, pelas besteiras faladas em seu espaço no SBT.

Coelho Neto significa muito para todos nós, para o Maranhão e para o resto do Brasil. E pedir desculpas é o mínimo que o apresentador pode fazer agora. E estamos aguardando a retratação.

É isso aí amigo, não são as besteiras do apresentar do SBT e nem as cruéis práticas à idosa de 83 anos que vão dizer como é nossa cidade. Coelho Neto é, infinitamente, muito melhor que isso. Coelho Neto significa Prosperidade para todos nós!

“Coelho Neto, teu nome reflete a potência que tem a nossa gente”

Ah, quando a fita da matéria, exibida no Canal UNIVISION – Miami = USA, chegar vou mandar uma cópia ao apresentador do SBT.

Justiça seja feita..................

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Racismo contra crianças

Educação é mais do que aprender a escrever, ler e contar.  É aprender a viver junto, a não se intimidar diante da opressão e encontrar na vida forças para enfrentar resistências.
“Em um mundo de diferenças, enxergue a igualdade”. Este o nome da campanha lançado pelo Fundo das Nações Unidas para a infância (UNICEF), em parceria com o Ministério da Educação e com a Secretaria de políticas de promoção da Igualdade Racial (Seppir). Sua proposta é combater o racismo contra crianças negras e indígenas. Um dos objetivos é orientar os adultos como tratar o tema das diversidades com as crianças e evitar que o preconceito se estabeleça.

“Diante de uma situação de discriminação no cotidiano, muitos não sabem explicar de forma adequada a questão da diversidade para uma criança, seja branca, negra e indígena”, e nossa Responsabilidade como adulto é trabalhar para que a situação não se perpetue”. Explica a representante da UNICEF no Brasil, Helena Oliveira Silva.
Certo é entendermos que o preconceito ocupa uma dimensão “muito subjetiva” no dia a dia da criança, seja na escola ou em outros ambientes, e que pela vulnerabilidade da própria idade, causa muito mais impacto nestas crianças.  Outra preocupação é trabalhar para não deixar tornar-se banal a ação de preconceito à criança, pois sendo ela vítima tem o desenvolvimento da sua identidade afetado.
.........Para dizer a verdade, no Brasil, o termo ‘racismo' é usado na maioria das vezes em relação à discriminação contra as pessoas de acordo com a cor da pele delas. Sérgio Mendes lembra a seus leitores que a palavra não deveria ter apenas essa conotação:
“Já que tanto se batem pela questão do racismo contra os negros, poderiam, sensatamente, perceber que o inverso também o é. A palavra racismo não tem um componente “negro” no seu significado. Racismo é o preconceito que determinada raça ou etnia tem contra outra, independentemente se são brancos contra negros, negros contra brancos, portugueses contra espanhóis, paulistas contra nordestinos ou sérvios contra croatas: é racismo da mesma maneira, independente de qual parte parta”.
Como forma de contribuir para o enfrentamento no combate ao preconceito contra crianças, relacionamos abaixo dicas úteis para serem praticadas todos os dias. Vamos lá:


segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Do Rio para o Mundo, um “Complexo de crime”.

Jamais um dia será igual aos demais.  E por isso vamos falar de domingo (28.11.10), ele um dia diferente dos outros.
Tudo conspirava para que nosso domingo não fosse monótono e só reservado às emoções do campeonato brasileiro – na sua reta final.  Alguma coisa estava para acontecer, e não demorou.
Pela primeira vez passei o dia todo na frente da TV, seguro por uma grande expectativa de ver o direito de ir e vir ser devolvido ao cidadão brasileiro, especialmente o carioca.
Toda a ação foi como esperávamos que fosse: O poder da nossa segurança se sobrepondo aos desejos dos marginais.  Tudo perfeito. Meus infinitos elogios aos idealizadores da retomada dos espaços do cidadão brasileiro.
Mesmo vibrando com o sucesso da operação no Rio de janeiro, um ponto de vista deve ser analisado:
Se a eleição ainda não estivesse acontecido, o Presidente lula, o governador e o Prefeito do Rio de Janeiro estariam dedicando os mesmos esforços para com a atual operação, já que naqueles morros estão domiciliados milhões de eleitores todos dependentes de ações dos grupos organizados?   Deixo para cada um fazer sua reflexão. 
De certo mesmo é que já há muito tempo devia ter sido feito essa operação. Mais nunca é tarde para buscarmos os acertos.
E por falar em buscar implantar, desenvolver e cultivar o exercício pleno da ação do aparelho gestor de segurança pública ao cidadão vai ser entregue oficialmente no próximo dia 14, em Brasília, em solenidade que contará com a presença da governadora Roseana Sarney (PMDB), do presidente Lula, da presidente eleita Dilma Roussef, do ministro Luiz Paulo Barreto (Justiça), e do secretário de Aluísio Mendes (Segurança), um super helicóptero ao governo do Maranhão.
Segue abaixo, via blog do Décio, a matéria sobre essa conquista do Maranhão para a segurança pública do nosso estado.
‘Tropa de Elite 3′: MA já tem super helicóptero

Laércio, Delcimar e Alcimário foram receber super helicóptero na Alemanha. Entrega oficial será em Brasília
O Maranhão já é a única unidade na América Latina a possuir o super helicoptro EC-145, que voa à noite, transporta até 12 policiais e alcança a velocidade de 300 km/h. Além do nosso Estado, somente a Alemanha, a Inglaterra e a França possuem equipamento igual. O Brasil, no caso o Maranhão, é o quarto local no mundo a operar a aeronave.
Adquirido na Alemana, o EC-145 desmbarga hoje no Porto de Santos e de lá segue para a fábrica de Helibrás, em Itajubá (MG). O super helicóptero vai ser entregue oficialmente no próximo dia 14, em Brasília, em solenidade que contará com a presença da governadora Roseana Sarney (PMDB), do presidente Lula, da presidente eleita Dilma Roussef, do ministro Luiz Paulo Barreto (Justiça), e do secretário de Aluísio Mendes (Segurança). Durante o evento, serão entregues outros helicóteros aos governos de São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraná. Nenhum deles em a capacidade e o poderio do EC-145.
A aeronave foi recebeida oficialmente há duas semanas na Alemanha pelo comandante do GTA (Grupo Tático Aéreo), Laércio Costa, pelo piloto Delmcimar Oliveira e o major do Corpo de Bombeiros Alcimário. Foi adquirido junto à empresa Eurocopter, consórcio alemão-francês, por R$ 15 milhões. Os maranhenses foram levados a conhecer os grupamentos daqueles países que fazem operação com o EC-145. Pelo convênio, um piloto francês será enviado ao Maranhão e pasará 60 dias fazendo operações por aqui. Em contrapartida, um piloto maranhense passará 60 dias na Alemanha também passando suas experiência em outras aeronaves.
O convênio para a quisição do helicóptero foi feito ainda no governo Jackson Lago (PDT), no valor de R$ 7 milhões. O projeto se perdeu. O Ministério da Justiça chegou a depoistar os recursos na conta do Estado, mas a licitação nunca saiu do papel. Aluísio teve de apelar a Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) para a retomada do acordo. Foi quando se fechou a compra do EC-145 por R$ 15 milhões. O Maranhão entrou com a metade e o Governo Federal com a outra metade.
Especificações
Uma das promessas de campanha da governadora Roseana Sarney, o EC-145 é um helicóptero de guerra. Tem toda a carenagem inferior à prova de balas e um potente farol de 1.000 watts. Faz resgate aeromédico e leva uma mini-UTI a bordo. Além de transportar 12 policiais armados e equipados, consegue resgatar 4 pessoas ao mesmo tempo. Tem gancho especial que em caso de incêndio consegue transportar até mil litros. Tem autonomia de voo de 3h40, o que daria para ir de São Luís e passar por Carolinha, no Sul do Estado, sem precisar abastecer.
“A aquisição desse equipamento é uma vitória da Segurnça Pública do Maranhão”, definiu Aluísio.