sábado, 26 de fevereiro de 2011

Governo federal coloca no ar campanhas preventivas para o período de carnaval

fonte: Do planalto

Para reforçar o uso da camisinha pelos homens e mulheres e alertar sobre as medidas de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, e ainda prevenir acidentes de trânsito e promover o aumento dos bancos de sangue durante o Carnaval, o governo federal está produzindo diversas campanhas de comunicação. Elas serão veiculadas em emissoras de rádio e televisão e expostas em banners, outdoors, camisetas, leques e panfletos nos principais pontos de circulação dos foliões desde ontem (25/2) até quarta-feira de cinzas, quando termina o feriadão.
Desde a  tarde desta sexta-feira (25/2) começou a ser veiculados filmes na TV e internet para prevenir os jovens contra as DST/aids, dia em que também será iniciada a campanha de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Na segunda-feira (28/2) o Instituto Nacional de Câncer (Inca) dá início às ações para aumentar o número de doadores de sangue no Rio de Janeiro. Já as campanhas de trânsito e em comemoração pelo Dia da Mulher estão previstas para a terça-feira (1º/3) e serão divulgadas mais adiante.
A campanha contra a aids, hepatites e outras doenças sexualmente transmissíveis (DST) é focada nos jovens entre 15 e 24 anos, principalmente nas mulheres de baixa renda. A ideia é que as mulheres incorporem a camisinha como uma peça do cotidiano e incentivem o parceiro a usá-la. O lançamento aconteceu no Rio, na quadra da escola de samba Salgueiro, com a presença de representantes do grupo Reginho e Banda Surpresa, autor do sucesso “Minha mulher não deixa não”, a música que será usada nos filmes da campanha. Durante o evento, foram realizados testes rápidos de aids, para demonstrar ao público como o procedimento é rápido e seguro, com um simples furo no dedo.
Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o diagnóstico precoce é fundamental: “eu acredito que nós temos uma estabilidade da epidemia, mas ainda há um número importante de óbitos. Então, o diagnóstico precoce do HIV e aids é fundamental no tratamento. Diagnosticar a doença o mais cedo possível vai ser nossa grande prioridade ao longo desses quatro anos.”

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Precisamos vencer esse inimigo

As chuvas estão boas, o Carnaval já vai começar e um  inimigo muito perigoso pode pegar você.
Vamos brincar, mas sem esquecer do mosquito da Dengue.
“Siô” o cabra é muito perigoso e pode até matar. Não vamos fazer vista grossa a esse inimigo. 
O Ministério da Saúde vai conversar agora com você, preste muito atenção nas recomendações, como segue:

É o ministério da Saúde e você, agora.

O que você tem feito para ajudar no combate à dengue?
No Brasil, milhares de pessoas já estão agindo para não deixar que o mosquito transmissor da doença se reproduza, eliminando todos os locais com água parada.
Para evitar que a dengue se torne um caso sério na sua cidade, é preciso agir também: cuidar da sua casa, conversar com os vizinhos e acionar a prefeitura quando necessário.
Combater a dengue é muito simples. Tampar a caixa d'água, colocar sempre o lixo em saco plástico ou mesmo limpar as calhas do telhado são só alguns exemplos. São tarefas do dia a dia que fazem a diferença.
Precisamos da sua participação na campanha e de mais pessoas envolvidas nessa luta.
O Brasil conta com você.

É meus amigos, agora é união de todos e vamos vencer esse bicho perigoso.

Lembras da parábola do beija-flor, quando do incêndio na floresta?

Já estou fazendo a minha parte.  E Você?

Blocos de Carnaval já estão na rua

 Mão de Vaca
Chegou a hora!
Já quase tudo pronto para a grande prévia  do “Viva Carnaval de todos - 2011”, em Coelho Neto, que acontecerá neste sábado (26.02), no corredor da Alegria, com a animação  do Trio Arrastão, apresentação da rainha do Carnaval e, ainda,  várias bandas de Coelho Neto.
Os Sakanas
Solzinho
Os Diretores dos blocos estão fazendo os últimos ajustes para confirmarem ser este carnaval o melhor de todos.
Os Porkas
Divulgação, “Bloqueatas” e  muita dedicação não faltam para com a composição dos blocos buscando realizarem um ótimo carnaval.
Kibalanka

Siri na lata
Vendo os trabalhos nos  estandes de cada bloco ali na praça já temos a convicção de que superaremos as boas expectativas  para com o “Viva carnaval de todos - 2011”.
As meninas Super Poderosas
Pé de Cana














Os lobisomens

Vamos brincar, mas cultivando a igualdade, o amor  e a Paz.


quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Deu Barata no Palmeiras

Barata - na A.A.C = último da fila de cima (esq. pra dir.)
Ontem, 23.02, acompanhando a rodada da Copa do brasil, ficamos felizes em ver o Barata atuando pelo Comercial-PI,contra o Palmeiras, no estádio Albertão em Teresina-PI. O Jogo ficou: Comercial 1 x 2 palmeiras. Haverá o jogo de volta, em São Paulo.

O jovem Lateral Barata foi destaque aqui em Coelho Neto, no Campeonato Municipal de 2007, jogando pela A.A.C - Associação Atlética Coelho Neto.  Aqui não jogou todo o campeonato pois teve que ir jogar a copa São Paulo de Futebol Junior.

Barata foi o destaque do jogo diante do Palmeiras, tanto pelo bom futebol que apresentou, como pelas pancadas que levou.
Barata
O Jovem Barata é filho de Chapadinha. Foi revelado pelo Barcelona (time do Miguel) e com participação no time do Chapadinha Futebol Clube.
Ao atleta Barata nossos parabéns pela atuação no jogo.

Jogou bem. Valeu!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Uniforme Escolar: De pai pra filho

Raymara e papai Raymundo José - na E.M.R.S ( foto:Francymara)

O assunto tema deste meu comentário é o Uso do Uniforme Escolar.  Mas antes volto no tempo, mais precisamente aos anos 70. Ali, no nosso iniciar escolar, uma das coisas mais marcantes ao freqüentar a escola era ver a beleza da postura dos alunos todos fardados ao adentrarem a escola, nos dias de aula. Aquela obediência pátria ao ostentar o uniforme da escola formou na nossa geração um sentimento de organização, de bom caráter e de igualdade. E basta fazer uma simples pesquisa para ver que os grandes homens de hoje sempre foram, em seu período escolar, a favor de estarem bem uniformizados desde casa até a escola.

Feito esta viagem ao passado, volto aos dias atuais para lamentar o infeliz comentário de uma pedagoga ao ser entrevista pelo JH, da PlimPlim, nesta quarta-feira (23.02) quando afirmara ser a favor de o aluno ir à escola com a roupa que ele (o aluno) entendesse ser a melhor.  Por isso é que hoje, em alguns tópicos, venho concordar com o meu pai quando afirma o seu ponto de vista para com a televisão: É a maior doença para a humanidade. Vista pelo negativo.
Vendo pelo ponto de vista de que esse veículo de comunicação é um formador de posicionamentos, já pensou se a maioria dos alunos desse país passassem a adotar o comportamento sugerido pela Pedagoga?

O uniforme, além de padronizar os alunos ainda traz consigo o nome, o símbolo e as cores da escola. Proporcionando segurança e uma fácil identificação, para quando se olhar para a vestimenta saber de que escola o estudante pertence. Mesmo muitos não gostando dessa padronização, e às vezes darem um jeito de mudar o estilo, o uniforme é importante já que evita que a sala de aula se transforme em um local fantasioso, chamando a atenção pelas roupas e não pelo conteúdo.
Além de tudo isso, o uniforme serve para igualar todas as classes sociais dentro da escola para não haver distinção entre ricos e pobres.  Todos estão lá para aprender e, independente da classe social, todos ali dentro da escola são iguais. É isso que as crianças devem aprender.

Para a nossa Filha, Raymara (oito anos), esta “lição” – uso do uniforme – significa uma ferramenta indispensável dentro do seu mundo escolar, pois quando “veste o seu uniforme e pega a sua bolsa de livros, e segue à escola, já começa a se ver lá mais na frente...... já formada e com uma postura bem alinhada para com a sua futura função”.

Entendendo perfeitamente o comentário da Raymara, e por já ter sentido tudo isso lá atrás é que me faz ser contra qualquer posicionamento que mencione aprovar o não uso de uniforme na escola. O uso do uniforme escolar tem todo um “charme” dentro do contexto educacional.

Sei que estamos nos dias modernos, mas nem por isso devemos desqualificar o uso do uniforme escolar.  O importante é incentivarmos os nossos filhos a usarem, e corretamente, o uniforme; buscando fazê-los compreenderem a importância Social, Moral e Educacional do manto escolar.

Agindo assim a boa educação agradece.

Este é o ponto de vista de um pai que ver, todo dia, sua filha toda orgulhosa em vestir seu uniforme escolar.

Simples assim!

Governo Federal e Maranhão discutem a execução do Luz para Todos

Fonte: SEME

O Maranhão deverá será o primeiro estado a assinar o termo de compromisso com o Ministério de Minas e Energia para aplicação de contratos firmados para este ano do Programa Luz para Todos. Os representantes do Comitê Gestor do Programa no estado se reuniram, nesta terça-feira (22), no Ministério de Minas e Energia, em Brasília, com o diretor nacional do Programa, Aurélio Pavão.
O objetivo foi definir os detalhes do 6º contrato que vai vigorar de julho deste ano ao final de 2012 no Maranhão. O termo de compromisso do contrato será assinado pela governadora Roseana Sarney e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, depois de fechados os detalhes operacionais do acordo entre os técnicos dos governos do Estado e Federal, Eletronorte e Cemar. 
Até o momento, 280 mil ligações foram executadas pelo programa no Maranhão. Nesta sexta etapa, mais 50 mil ligações serão feitas, o que garantirá 100% de cobertura do estado. “O fato do estado está à frente na execução do programa, os maranhenses terão 100% de fornecimento de energia dentro de dois anos”, explicou o secretário de Estado de Minas e Energia, Ricardo Guterres, que representou o Governo do Maranhão no encontro. 
O Comitê Gestor do Programa no Maranhão é formado por representantes do Governo do Estado, por Meio da Secretaria de Estado de Minas e Energia (Seme), da Eletronorte e Cemar.
 “A parceria do Governo do Estado como o Ministério, Cemar e Eletronorte está proporcionado o incremento do programa que gera conforto para a população, além de ajudar a gerar emprego e renda”, afirmou o coordenador do programa no Maranhão, Luiz Adriel Vieira Neto.   
O Programa Luz para Todos já atendeu uma demanda de mais de 90% da população maranhense. A meta é chegar a 100% em 2012. “A governadora Roseana Sarney e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, estabeleceram como meta que, até os próximos dois anos, todos os lares e empreendedorismos maranhenses tenham energia elétrica”, explicou Guterres.
Somente neste início de ano estão sendo realizadas mais de nove mil ligações no estado. No ano passado foram 49.091 ligações. Em 2009, o número total foi de 40.026. O Luz para Todos já beneficiou 1.406.150 no Maranhão.  
O Luz para Todos é um programa do Governo Federal que já levou energia elétrica a residências de 13,2 milhões de brasileiros do meio rural. Para realizar as obras no Maranhão, o Governo Federal já liberou R$ 1 bilhão, do total de R$ 1,4 bilhão contratado com a concessionária de energia local.
O Programa é financiado e coordenador pelo Ministério de Minas e Energia. O Governo do Maranhão entra com 5% do investimento. As ações são operacionalizadas pela Eletrobras, sendo que no Maranhão tem a intermediação da Eletronorte, além da participação do Governo do Estado, por meio da Seme e da concessionária de energia elétrica no Maranhão, a Cemar.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

“Educação para todos” - tema da XVI Semana Pedagógica

“Somando esforços por uma Educação Melhor”.   Esse o foco principal da SEMEC na visão da Rosário leal, Secretária de Educação, ao realizar a XVI Semana Pedagógica da Secretaria de Educação e Cultura de Coelho Neto - MA  Tema: Educação para todos, aberta segunda - feira (21.02), no Teatro Municipal.

Educação para todos: Propostas e Desafios. Este foi o tema central da palestrante Janara Sousa - Doutora em Sociologia pela UNB e Universitat de Barcelona – quando da abertura dos trabalhos aos profissionais presentes ao evento.

No encontro serão discutidos os seguintes temas: - Distúrbios e Dificuldades de Aprendizagem: construindo as boas práticas pedagógicas; -Tecnologia, Informação e Comunicação (TIC, s) na Educação Básica; - Motivação pessoal e profissional; - Educação Infantil: uma nova proposta; - Escola e Família: estratégias para uma aliança produtiva; - Gestão e Supervisão Escolar: saberes e práticas; - Leitura e Produção Textual; - Meio Ambiente e sustentabilidade; - A Ética na Educação Escolar; - Educação para a Saúde na Escola.

Entende a SEMEC que a XVI Semana Pedagógica é uma ferramenta motivacional para todos os profissionais da educação em Coelho Neto, que todos juntos e unidos,  conseguirão “construir um processo de ensino e aprendizagem que garanta a inclusão escolar de todos, priorizando a qualidade e o respeito à vida, por meio da educação”.

Um Encontrão e plano de Ensino, dia 25.02, na escola Municipal José Sarney, das 08 às 12 h, encerra o evento da  Secretaria de Educação.

“Educação para todos” é fundamental!

Ricardo quer Municípios assumindo responsabilidades na gestão da saúde

 Fonte: SES           Texto: Walber Oliveira

Em audiência com a procuradora-geral de Justiça, Fátima Travassos, o secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, pediu o apoio do Ministério Público para fazer com que os municípios assumam suas responsabilidades na gestão da saúde pública visando assegurar que a população tenha um atendimento médico-hospitalar de qualidade. No encontro, que aconteceu nesta segunda-feira (21), ele discutiu temas em que apenas o Estado tem sido cobrado, quando os gestores municipais também deveriam ser acionados.
Acompanhado de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Ricardo Murad apresentou aos representantes do Ministério Público as dificuldades impostas à gestão estadual em função do não cumprimento de ações devidas por parte dos 125 municípios que têm a gestão plena da saúde, o que tem comprometido todos os recursos estaduais.
O secretário citou como exemplo o que vem ocorrendo em São Luís, onde a SES tem assumido atribuições que são de responsabilidade do município, como a oferta de leitos de UTI e o atendimento de pacientes de oncologia. Neste caso, ainda há o agravante de que a Prefeitura de São Luís tem hoje um débito de R$ 8 milhões com a secretaria referente ao pagamento de serviços prestados na rede estadual de saúde de setembro a dezembro de 2010.
“Não estamos nos furtando de prestar atendimento, mas o que queremos é chamar os gestores municipais para uma conversa aberta, para saber como os recursos destinados à saúde estão sendo aplicados, e para que cada assuma suas responsabilidades na assistência à saúde da população”, ressaltou Ricardo Murad.
Com esse objetivo, o secretário demonstrou aos representantes do Ministério Público preocupação quanto ao déficit de UTIs nos municípios, à ilegalidade dos cemitérios públicos no interior do Maranhão, à oferta de serviços especializados, a dispensação de medicamentos excepcionais e à execução do Programa Saúde da Família (PSF) em todo o estado. Ele enfatizou que a solução de problemas enfrentados nessas áreas tem sido erroneamente cobrada, por via judicial, única e exclusivamente do estado.

Investimento
Ricardo Murad informou que o Estado investiu na implantação de novos leitos de UTI (criou mais 12 na Maternidade Marly Sarney, 10 no Hospital Infantil Juvêncio Matos, cinco no Hospital Geral e 40 em Imperatriz), está garantindo a oferta dos medicamentos excepcionais e vai cobrar que os municípios com gestão plena em saúde assumam suas responsabilidades.
De acordo com o promotor Ronald Pereira dos Santos, uma das primeiras providências a serem adotadas será garantir um canal de diálogo com os gestores municipais. “A gente percebe que o grande problema reside na assistência em saúde da capital, e que a interlocução com o poder municipal de São Luís está cada dia mais difícil”, avaliou ele.   
Ao final da reunião, a procuradora-geral de Justiça, Fátima Travassos, disse que o Ministério Público vai reunir seus promotores para discutir essas questões e desempenhará o seu papel de órgão fiscalizador para garantir o pleno funcionamento dos serviços de saúde em São Luís e em todos os municípios do interior.

Secretária visita escolas no primeiro dia de aula

 

Fonte: Seduc     Texto: Roci Dourado

A secretária de Estado de Educação, Olga Simão, esteve, nesta segunda-feira (21), no Centro de Ensino São Cristovão, no Bairro São Cristovão, e na Unidade Integrada Odylo Costa, filho, para acompanhar de perto o início das aulas na rede pública estadual de ensino.
Seguindo determinação da governadora Roseana Sarney, o ano letivo, iniciado ontem, segunda-feira (21), será encerrado dia 23 de dezembro. Desta forma, os estudantes da rede pública estadual poderão disputar com iguais condições (sem atraso de conteúdo) as avaliações nacionais como o Exame do Ensino Médio (Enem) e a Prova Brasil.
Para a secretária Olga Simão, a equipe da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) empenhou todos os esforços para garantir que o calendário escolar começasse e fosse encerrado no mesmo ano.  "Com essa medida, os maiores beneficiados foram nossos alunos, principalmente aqueles que estão cursando a terceira série do ensino médio. Os estudantes terão oportunidade de ver todo conteúdo, em tempo hábil, e assim, participar dos vestibulares e do Enem", enfatizou a secretária.
Segundo o professor de Língua Portuguesa do CE São Cristovão, Stefani Reis Siqueira Junior, a determinação do prazo para o calendário escolar representa um grande benefício para o aluno. "Começar o ano letivo e terminar no mesmo ano aumenta o rendimento e a motivação do aluno e isso é bom. É positivo. O estudante chega à escola com disposição para participar das atividades em tempo hábil, sem a dúvida de saber quando termina o ano letivo".
Na visita às escolas, a secretária de Educação pediu o apoio dos corpos docente e discente e de toda a comunidade escolar, para que a partir de agora o prazo do calendário escolar seja uma prática pedagógica na rede pública estadual de ensino.
A diretora geral do CE São Cristovão, Edileuza Rodrigues da Silva, disse que a visita da secretária foi importante para comunidade escolar. "A vinda da secretária em nossa escola representa o reconhecimento do nosso trabalho, e para os alunos significa uma referência e um exemplo que os motivam a valorizar o conhecimento" ressaltou.
Já para a diretora da Unidade Integrada  Odylo Costa, filho, Maria de Jesus Lindoso Costa, a visita da secretária de Educação no início das aulas representa um  marco na educação do Maranhão. "Há anos não vivenciamos a presença de um secretário em nossa escola. É necessário que os gestores da educação tenham a sensibilidade de entender que o fundamental da educação acontece aqui na escola" observou Maria de Jesus.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

É campeão ao som de tambores!

Após vários adiamentos é conhecido o campeão de 2010, na competição Futebol da Zona Rural de Coelho Neto. A decisão foi domingo (20.02), no estádio João Santos Filhos, que recebeu grande público  para ver Lagoa dos Cavalos X Cafundó.
O jogo teve dois momentos distintos: No primeiro tempo a Lagoa dos Cavalos dominou o jogo, mas foi o Cafundó quem empatou o jogo na etapa inicial.
Penalti  de empate do Cafundó
Na segunda etapa do jogo o time do Cafundó foi pra cima da Lagoa, fechando o jogo num empate de 2 X2. Foram para os Penaltis, com o Cafundó errando uma cobrança.

Bola jogada pra fora, pelo Cafundó, nas cobranças de penaltis
 As cobranças de penaltis da lagoa foram todas convertidas, que garantiram ao time verde e branco a conquista do Campeonato Rural de 2010. 
Na hora das cobranças de penalidades máximas a torcida da Lagoa dos Cavalos fez a sua parte para buscar o título: Os tambores "rufaram" alto.
Tambores no meio da torcida
O Prefeito Sérgio Guanabara fez a entrega da premiação ao grande campeão.  O Ex- Prefeito Raimundo Guanabara – Pai do Prefeito Sérgio Guanabara – também esteve presente à  entrega da premiação no final do jogo.   Também marcaram presença na entrega da premiação, os vereadores: Antonio Pires e Mariano Crateus.  Um destaque importante durante toda a competição foi a presença da torcida, principalmente a da zona Rural.
Torcida Campeã: lagoa dos cavalos
Em relação a premiação o governo Soliney Silva merece os melhores elogios, pois, além dos Troféus, ainda garantiu boa premiação em dinheiro  ao Campeão e Vice, e para os destaques do campeonato.

Parabéns aos times competidores.

Viva o futebol!

Investimento estrutural no setor de segurança

Modernização do aparato policial, melhoria das estruturas físicas das delegacias, aquisição de 100 novas viaturas modelo Eco Sport para as polícias, aumento e qualificação do corpo técnico e construção de presídios em regiões estratégicas do Maranhão. Estes foram os principais assuntos discutidos na reunião do secretário Aluísio Mendes com os delegados de São Luís, no final de semana, no auditório Leofredo Ramos, na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP).
O encontro faz parte da agenda de reuniões que o secretário está realizando com setores do sistema de segurança pública, visando traçar metas para reestruturar e aprimorar o Sistema de Segurança.
 “Por meio do compromisso da governadora Roseana Sarney com o aprimoramento dos serviços de Segurança Pública, uma série de ações estão sendo implementadas dentro de um plano de metas a ser cumprido nos quatro anos de seu governo”, ressaltou Aluísio Mendes.
As ações tiveram início com o lançamento da construção do Complexo Penitenciário de Bacabal, orçado em R$ 12.766.541,00. Deste total, R$ 11.489.000,00 são provenientes de recursos federais, por meio de convênio firmado entre a SSP e o Ministério da Justiça, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). O terreno para a obra é resultado de uma negociação com a prefeitura do município.
 “As ações na área de segurança estão sendo colocada em prática de acordo com a política pública estabelecida pela governadora Roseana Sarney de trabalhar em consonância com o Governo Federal e em parceria com os municípios”, explicou Mendes.  
Participaram da reunião, o delegado geral de Polícia Civil, Nordman Ribeiro; o superintendente de Polícia Civil da capital, Sebastião Uchoa; o superintendente Estadual de Investigações Criminais, Marcos Affonso Júnior; além dos delegados especializados e distritais.

Planejamento “Iremos criar um calendário de reuniões periódicas a cada dois meses. Essas avaliações são importantes para o bom planejamento e avaliação da Polícia Civil”, afirmou Aluísio Mendes.
O objetivo dos encontros é identificar as necessidades que os policiais e demais servidores do setor de segurança presenciam durante a execução de suas atividades. 
O secretário informou que os delegados vão acompanhar as reformas em cada distrito. Eles receberão o memorial descritivo contendo todas as informações das obras, como materiais, equipamentos e recursos. “Nada será imposto, tudo será colocado em prática por meio de diálogos e negociações”, garantiu Mendes.
Até 2012 será executado um plano de retirada de todos os presos das delegacias do interior. Com a construção dos novos presídios, cerca de 800 presos serão transferidos para as unidades prisionais, esvaziando as delegacias. Em São Luis, segundo Aluísio Mendes, nenhuma delegacia tem preso.
Os prédios que hoje abrigam as delegacias das regionais da SSP serão transformados em mini-presídios e a SSP vai construir novas sedes da Polícia Civil nos municípios sede das regionais. 
Em relação à capacitação dos profissionais da Polícia Civil, o secretário afirmou que estão sendo firmadas várias parcerias com o Governo Federal para a qualificação dos policiais e delegados. Já está em trâmite à inclusão, durante o curso de delegados, de uma disciplina voltada para assuntos de relações interpessoais e gestões administrativas.

InvestimentosAluísio Mendes ressaltou na reunião que a prioridade é investir em medidas que possam oferecer melhores condições de trabalho aos delegados. Para atingir esse objetivo, a governadora Roseana Sarney determinou a construção e reformas de distritos policiais e delegacias especializadas. Em março será inaugurada a Delegacia de Defraudações, no bairro do São Francisco, em São Luís.
Além disso, está prevista a construção, em São Luís, de um complexo de delegacias que irá agrupar o 1º Distrito, Plantão Central e algumas delegacias especializadas, como a do Turismo. As instalações funcionarão no terreno em frente ao Convento das Mercês, no Aterro do Bacanga. “Vai atender a demanda que essas delegacias possuem, com acomodações adequadas e serviços de qualidade. Tudo isso para oferecer as condições necessárias na execução dos trabalhos da Polícia e atender melhor a população”, destacou o secretário.
A Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC) e todos os seus departamentos estarão com um novo prédio, a partir de março, no Bairro de Fátima, na antiga sede da Rádio Timbira.
Na ocasião, foram analisados assuntos como a propostas de padronização das viaturas e distritos policiais. Aluísio Mendes anunciou uma série de investimentos para a Polícia Civil, entre os quais a nova frota de viaturas para a Polícia Judiciária na capital e no interior do Estado.
Os novos veículos estão sendo adaptados e recebendo nova plotagem com a logomarca do Governo do Estado e da Polícia Civil. Serão utilizados nos trabalhos de investigação e operações especiais que serão deflagradas na Região Metropolitana São Luís.
Em relação ao aprimoramento do aparato tecnológico, o secretário informou que, a partir desta semana, alguns distritos já estarão funcionando com Internet de alta velocidade. O investimento é voltado para auxiliar na implantação do Sistema Integrado de Gestão Operacional (SIGO). Com o sistema, os delegados poderão, ao realizarem a detenções, poderão identificar se o suspeito responde por outros crimes, além de terem acesso à fotografia com todas as características do criminoso.
Por meio de um convênio, a Polícia Federal vai disponibilizar um software com um moderno banco de dados para a Segurança Pública, fortalecendo a integração das forças policiais para combater à criminalidade.

Fonte : SSP