segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Investimento estrutural no setor de segurança

Modernização do aparato policial, melhoria das estruturas físicas das delegacias, aquisição de 100 novas viaturas modelo Eco Sport para as polícias, aumento e qualificação do corpo técnico e construção de presídios em regiões estratégicas do Maranhão. Estes foram os principais assuntos discutidos na reunião do secretário Aluísio Mendes com os delegados de São Luís, no final de semana, no auditório Leofredo Ramos, na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP).
O encontro faz parte da agenda de reuniões que o secretário está realizando com setores do sistema de segurança pública, visando traçar metas para reestruturar e aprimorar o Sistema de Segurança.
 “Por meio do compromisso da governadora Roseana Sarney com o aprimoramento dos serviços de Segurança Pública, uma série de ações estão sendo implementadas dentro de um plano de metas a ser cumprido nos quatro anos de seu governo”, ressaltou Aluísio Mendes.
As ações tiveram início com o lançamento da construção do Complexo Penitenciário de Bacabal, orçado em R$ 12.766.541,00. Deste total, R$ 11.489.000,00 são provenientes de recursos federais, por meio de convênio firmado entre a SSP e o Ministério da Justiça, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). O terreno para a obra é resultado de uma negociação com a prefeitura do município.
 “As ações na área de segurança estão sendo colocada em prática de acordo com a política pública estabelecida pela governadora Roseana Sarney de trabalhar em consonância com o Governo Federal e em parceria com os municípios”, explicou Mendes.  
Participaram da reunião, o delegado geral de Polícia Civil, Nordman Ribeiro; o superintendente de Polícia Civil da capital, Sebastião Uchoa; o superintendente Estadual de Investigações Criminais, Marcos Affonso Júnior; além dos delegados especializados e distritais.

Planejamento “Iremos criar um calendário de reuniões periódicas a cada dois meses. Essas avaliações são importantes para o bom planejamento e avaliação da Polícia Civil”, afirmou Aluísio Mendes.
O objetivo dos encontros é identificar as necessidades que os policiais e demais servidores do setor de segurança presenciam durante a execução de suas atividades. 
O secretário informou que os delegados vão acompanhar as reformas em cada distrito. Eles receberão o memorial descritivo contendo todas as informações das obras, como materiais, equipamentos e recursos. “Nada será imposto, tudo será colocado em prática por meio de diálogos e negociações”, garantiu Mendes.
Até 2012 será executado um plano de retirada de todos os presos das delegacias do interior. Com a construção dos novos presídios, cerca de 800 presos serão transferidos para as unidades prisionais, esvaziando as delegacias. Em São Luis, segundo Aluísio Mendes, nenhuma delegacia tem preso.
Os prédios que hoje abrigam as delegacias das regionais da SSP serão transformados em mini-presídios e a SSP vai construir novas sedes da Polícia Civil nos municípios sede das regionais. 
Em relação à capacitação dos profissionais da Polícia Civil, o secretário afirmou que estão sendo firmadas várias parcerias com o Governo Federal para a qualificação dos policiais e delegados. Já está em trâmite à inclusão, durante o curso de delegados, de uma disciplina voltada para assuntos de relações interpessoais e gestões administrativas.

InvestimentosAluísio Mendes ressaltou na reunião que a prioridade é investir em medidas que possam oferecer melhores condições de trabalho aos delegados. Para atingir esse objetivo, a governadora Roseana Sarney determinou a construção e reformas de distritos policiais e delegacias especializadas. Em março será inaugurada a Delegacia de Defraudações, no bairro do São Francisco, em São Luís.
Além disso, está prevista a construção, em São Luís, de um complexo de delegacias que irá agrupar o 1º Distrito, Plantão Central e algumas delegacias especializadas, como a do Turismo. As instalações funcionarão no terreno em frente ao Convento das Mercês, no Aterro do Bacanga. “Vai atender a demanda que essas delegacias possuem, com acomodações adequadas e serviços de qualidade. Tudo isso para oferecer as condições necessárias na execução dos trabalhos da Polícia e atender melhor a população”, destacou o secretário.
A Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC) e todos os seus departamentos estarão com um novo prédio, a partir de março, no Bairro de Fátima, na antiga sede da Rádio Timbira.
Na ocasião, foram analisados assuntos como a propostas de padronização das viaturas e distritos policiais. Aluísio Mendes anunciou uma série de investimentos para a Polícia Civil, entre os quais a nova frota de viaturas para a Polícia Judiciária na capital e no interior do Estado.
Os novos veículos estão sendo adaptados e recebendo nova plotagem com a logomarca do Governo do Estado e da Polícia Civil. Serão utilizados nos trabalhos de investigação e operações especiais que serão deflagradas na Região Metropolitana São Luís.
Em relação ao aprimoramento do aparato tecnológico, o secretário informou que, a partir desta semana, alguns distritos já estarão funcionando com Internet de alta velocidade. O investimento é voltado para auxiliar na implantação do Sistema Integrado de Gestão Operacional (SIGO). Com o sistema, os delegados poderão, ao realizarem a detenções, poderão identificar se o suspeito responde por outros crimes, além de terem acesso à fotografia com todas as características do criminoso.
Por meio de um convênio, a Polícia Federal vai disponibilizar um software com um moderno banco de dados para a Segurança Pública, fortalecendo a integração das forças policiais para combater à criminalidade.

Fonte : SSP

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Chuvas em Coelho Neto já superam as previsões

O Coordenador do Laboratório de Meteorologia (LabMet) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Gunter de Azevedo Reschke, afirmara no início do ano que as chuvas no Maranhão serão mais intensas, neste semestre. O laboratório monitora o tempo e o clima no Maranhão e está trabalhando em conjunto com a Defesa Civil Estadual, por meio de parceria firmada em 2010.

Em 2009, as chuvas foram intensas, mas se concentraram mais nos meses de abril a maio. No ano passado foram fracas e só começaram em março.

Chuvas em Coelho Neto

Para os técnicos da meteorologia, o período chuvoso no Maranhão é de janeiro a julho, sendo o espaço de fevereiro a maio (a chamada quadra chuvosa) o mais vigoroso.

Este ano em Coelho Neto as chuvas estão intensas e acima da média em relação ao ano passado, apontando para uma acentuada precipitação nos próximos meses.

A tarde/noite desta sexta-feira, 18/02, aqui em Coelho Neto, a chuva foi constante e chegou aos 69 milímetros, superando até aqui a maior chuva do ano que acontecera dia 12/01, quando a precipitação chegou aos 59 milímetros.

Só aqui em Coelho Neto, neste mês (de 01 a 18.02), já atingimos os 265 milímetros, que significam um aumento nas chuvas em mais de 154% em relação ao mês inteiro de fevereiro de 2010.
Na semana passada, nas várias incursões nossa aos povoados de Coelho Neto e de Caxias, verificamos que muitas roças já se apresentavam completamente capinadas e os legumes já bem crescidos. Em estando todas assim, podemos acreditar que teremos uma boa safra nas roças dos nossos trabalhadores.

Boa chuva nas roças reverte-se em farturas na mesa dos Coelho-netenses desse grande Maranhão.
   Texto; Raymundo José

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Maranhão tem a 5ª maior frota do Norte-Nordeste de acordo com Denatran

 Segundo levantamento do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), por meio do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), divulgado recentemente, o Maranhão ocupa o 5º lugar no quesito maior frota das Regiões Norte e Nordeste do país. De acordo com o Denatran, o Brasil mais que dobrou nos últimos dez anos a frota e atingiu 64,8 milhões veículos em dezembro de 2010.

O balanço do Denatran aponta que o Maranhão fechou 2010 com 796.083 veículos registrados, dos quais 247.997 são da capital São Luís e 76.592 são de Imperatriz. A menor frota registrada no estado é do município de Primeira Cruz com apenas 39 veículos, sendo 14 automóveis, 11 caminhonetes, duas caminhonetas, um microônibus e 11 motocicletas, que possui uma população de 13.726 habitantes.
O Maranhão ficou atrás apenas dos Estados da Bahia (2.308.978), Pernambuco (1.774.389), Ceará (1.711.998) e Pará (969.667), nas Regiões Norte e Nordeste. Ainda de acordo com os dados nacionais até dezembro de 2010 o estado possuía 24.881 caminhões, 1.497 caminhões tratores, 56.159 caminhonetes, 12.423 camionetas, 97 chassis plataformas, 2.724 ciclomotores, 3.319 microônibus, 36.7351 motocicletas, 64.540 motonetas, 4.130 reboques, 2.072 semi reboques, 135 triciclos dentre outros veículos.
Os dados nacionais ainda não consideram o primeiro mês de 2011, mas segundo divulgou o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) o total de veículos registrados até o dia 20 de janeiro de 2011 já era de 804.776 no estado.
“Nós acreditamos que a previsão é de mais crescimento da frota porque isso é fruto de uma demanda reprimida. Muitas pessoas ao longo dos anos não tiveram acesso a esse tipo de bem, e agora, a partir de uma política que propiciou aumento de crédito e de financiamento mudou-se esse paradigma”, destacou o diretor Geral do Detran-MA, Flávio Trindade Jerônimo.
Segundo o Denatran, o Brasil fechou 2010 com exatos 64.817.974 veículos registrados. Em dez anos, o aumento acumulado é de 119%, ou seja, mais 35 milhões de veículos chegaram às ruas no período. Segundo o órgão, essa seria a frota circulante no país e considera carros, motos, caminhões e outros tipos de automotores inseridos no cadastro desde 1990. Os dados do Denatran não desconsideram, por exemplo, eventuais proprietários que registraram o veículo, mas deixaram de circular e não deram baixas no registro.

CidadesSegundo o Denatran há carros licenciados em 5.567 cidades do país.  As cidades no topo do ranking de veículos: São Paulo (6.390 milhões), Rio de Janeiro (2.063 milhões), Belo Horizonte (1.340 milhão), Curitiba (1.247 milhão) e Brasília (1.245 milhão).

 Ranking dos estadosA lista dos estados brasileiros, de acordo com o tamanho da frota, segue a seguinte ordem: São Paulo (20.537.980 milhões), Minas Gerais (7.005.640), Paraná (5.160.354), Rio Grande do Sul (4.808.503), Rio de Janeiro (4.489.680), Santa Catarina (3.414.195), Goiás (2.428.705), Bahia (2.308.978), Pernambuco (1.774.389), Ceará (1.711.998), Espírito Santo (1.262.848), Distrito Federal (1.245.521), Mato Grosso (1.173.125).
Outros 14 estados somam frotas que não ultrapassam o total de 1 milhão de carros. São eles: Mato Grosso do Sul (972.529), Pará (969.667), Maranhão (796.083), Rio Grande do Norte (731263), Paraíba (698.556), Piauí (582.777), Rondônia (561.811), Amazonas (530.814), Alagoas (438.788), Sergipe (427.048), Tocantins (394.628), Acre (151.320), Roraima (125.451), Amapá (115.323).

Fonte: Detran     Texto: Leonardo Sampaio

Verdade PURA

O cara termina o segundo grau e não tem vontade de fazer uma faculdade.
O pai, meio mão de ferro, dá um apertão:
- Ahh, não quer estudar? Bem, perfeito. Vadio dentro de casa eu não mantenho, então vai trabalhar...
O velho, que tem muitos amigos, fala com um deles, que fala com outro até que ele consegue uma audiência com um político que foi seu colega lá na época de muito tempo atrás:
- Rodriguez!!!! Meu velho amigo!!! Tu te lembra do meu filho? Pois é, terminou o segundo grau e anda meio à toa, não quer estudar. Será que tu não consegue nada pro rapaz não ficar em casa vagabundeando?
Aos 3 dias, Rodriguez liga:
- Zé, já tenho. Assessor na Comissão de Saúde no Congres so, R$ 9.000,00 por mês, prá começar.
- Tu tá loco!!!!! O guri recém terminou o colégio, não vai querer estudar mais, consegue algo mais abaixo...
Dois dias depois:
- Zé, secretário de um deputado, salário modesto, R$ 5.000,00, tá bom assim?
- Nãooooo, Rodriguez, algo com um salário menor, eu quero que o guri tenha vontade de estudar depois....Consegue outra coisa.
- Olha Zé, a única coisa que eu posso conseguir é um carguinho de ajudante de arquivo, alguma coisa de informática, mas aí o salário é uma merreca, R$ 2.800,00 por mês e nada mais....
- Rodriguez, isso não, por favor, alguma coisa entre 800,00 a 1.000,00 prá começar.
- Isso é impossível Zé!!!*
- Mas, por que???*
- PORQUE ESSES SÃO POR CONCURSO PARA PROFESSOR, PRECISA TÍTULO SUPERIOR, MESTRADO ETC.... É DIFÍCIL...

fonte: na rede

Horário de verão chega ao fim no sábado

No próximo sábado os relógios devem ser atrasados em uma hora. É o término do horário de verão que começou dia 17 de outubro de 2010.
Depois de quatro meses em vigor, o horário de verão termina no próximo sábado. À meia-noite, os relógios deverão ser atrasados em uma hora. A medida deve ser seguida no Distrito Federal e nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
A alteração do horário de verão, que iniciou no terceiro domingo (dia 17) do mês de outubro, termina o ciclo no dia 20 de fevereiro. Na prática, além da redução da carga consumida, a ação também colabora para que a luz natural seja aproveitada de forma mais intensa. Segundo especialistas, exatamente nesta temporada, os dias são mais longos devido à posição da terra em relação ao sol. Este fator faz com que a luminosidade se estenda por mais tempo. Outro fator fica por conta da produção industrial que aquece no período natalino, além do aumento do calor no verão.

Objetivos
O período de quatro meses em que a medida é aplicada sustenta o objetivo de desacelerar o ritmo da demanda no chamado horário de ponta. Trata-se da faixa das 18h às 21h, momento em que o consumo de energia é mais intenso nas residências. O principal objetivo do horário de verão é o melhor aproveitamento da luz natural em relação à artificial, adiantando-se os relógios em uma hora, de forma a reduzir a concentração de consumo no horário entre 18 e 20 horas.
Esse fato leva a um menor carregamento de energia nas linhas de transmissão, nas subestações e nos sistemas de distribuição, reduzindo o risco de não atendimento às cargas no horário de ponta, em uma época do ano em que o sistema é normalmente submetido às mais severas condições operacionais, uma vez que este é um período de maior consumo. A redução da demanda máxima impacta também na redução da necessidade de novos investimentos em geração e transmissão de energia elétrica.
Assim, a redução dos picos máximos nos horários de demanda por energia – proporcionando uma utilização mais uniforme durante o dia – é uma medida de eficiência energética. Quanto mais uniforme a utilização da energia no período diário, mensal e anual, melhor se aproveita o sistema elétrico disponível, os recursos energéticos e naturais.
Nos últimos dez anos, o horário de verão possibilitou a redução média de aproximadamente 5% na demanda por energia durante o horário de ponta. Isso significa que deixaram de ser consumidos, no horário de maior carga, aproximadamente 2 mil megawatts de energia a cada ano.
Economia
Nos últimos anos a redução média da demanda tem se situado em torno de 5% nas regiões onde foi aplicada a medida. As análises também demonstram que essa redução da demanda de ponta tem evitado novos investimentos da ordem de R$ 2 bilhões a cada ano, na construção de usinas geradoras de energia.
A redução de demanda por energia nas regiões Sudeste e Centro-Oeste durante o horário de verão equivale à carga, no horário de ponta, de 62% da cidade do Rio de Janeiro; ou 2 vezes a cidade de Brasília; ou 1 cidade com 3,8 milhões de habitantes. Na região Sul, equivale aproximadamente a 75% da carga no horário de ponta da cidade de Porto Alegre, ou uma cidade com 1,1 milhões de habitantes.
A redução no consumo de energia no período do horário de verão, nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, equivale aproximadamente a 10% do consumo mensal da cidade do Rio de Janeiro; ou o consumo da cidade de Vitória (ES); ou uma cidade com 320 mil habitantes; ou 25% do consumo mensal de Brasília. Na região Sul, equivale aproximadamente a 10% do consumo mensal da cidade de Porto Alegre ou uma cidade de 150 mil habitantes. (Fonte: ONS)
O horário de verão tem sido um valioso instrumento de uso eficiente e racional da energia elétrica e tem ajudado o país a garantir a sua oferta de forma mais contínua e segura, com preços adequados à realidade nacional.

Origens
Não existe um consenso sobre a origem do horário de verão na história da nossa civilização, mas alguns estudos afirmam que ele foi criado por Benjamim Franklin, em 1784, nos Estados Unidos, quando percebeu que o sol nascia antes de as pessoas se levantarem, durante alguns meses do ano. Ele pensou, então, que se os relógios fossem adiantados em uma hora, naquele período, poderiam aproveitar melhor a luz do dia ao entardecer e economizar velas, já que naquele tempo ainda não existia luz elétrica. Mas naquela época as suas ideias não despertaram o interesse das autoridades.
Em 1907, um construtor chamado William Willett, membro da Sociedade Astronômica Real Britânica, resolveu fazer uma campanha na Inglaterra para colocar em prática o horário de verão. Mas as pessoas reclamaram muito e a proposta não obteve êxito. Foi somente durante a Primeira Guerra Mundial, em 1916, que outro país europeu – a Alemanha – resolveu adotar essa medida pela primeira vez, tendo em vista sua necessidade de se economizar energia por conta da Guerra.
No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932, pelo então presidente Getúlio Vargas. Sua versão de estreia durou quase meio ano, vigorando de 3 de outubro de 1931 até 31 de março de 1932. No verão seguinte foi reeditada a medida com a mesma duração da primeira versão.
Posteriormente, a adoção da medida foi retomada em períodos não consecutivos, nos anos de 1949 até 1953, de 1963 até 1968, e nos tempos atuais a partir de 1985. O período de vigência é bastante variado, mas a média nos últimos 20 anos está em torno de 120 dias de duração, no Brasil.
fonte: blog do Planalto

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A Globo blefa

O que há por trás da negociação pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro nas temporadas de 2012 a 2014 é muito mais do que uma disputa de dois grupos de comunicação por público e receita. Em jogo está uma mudança de paradigma na televisão brasileira. Assim, tenho minhas dúvidas se a Rede Globo não vai mesmo participar da disputa. Quando começei a trabalhar lá, nos anos 90 do século passado, era corrente a história de que o esporte pagava sozinho todos os salários do departamento de jornalismo. Ainda que não seja mais assim, é significativo, não só o faturamento em si, mas o esporte como estratégia para alavancar e organizar a grade de programação. A Rede Record, num lance ousado, ofereceu a possibilidade de alterar o horário da rodada de meio de semana para 20hs, o que para o torcedor é o melhor dos mundos. E no horário nobre, uma revolução. Já imaginou um jogo do Flamengo, no Rio, do Corinthias, em São Paulo e de outros grandes em seus estados com transmissões regionais, ao vivo, cedo assim? Na quarta e quinta-feiras, por exemplo, das oito às dez da noite? O que faria a emissora líder? Alteraria o horário do Jornal Nacional? Faria a novela das nove começar às dez da noite? Claro que não. Mas uma emissora como a Record, por exemplo, pode fazer ajustes mais facilmente. Levar os jornais regionais, por exemplo, para a espera do jogo. E fazer o chamado "esquenta", com giros de repórteres. Consolidaria sua audiência, formaria equipes para os Jogos Olímpicos e Copa do Mundo e atrapalharia significativamente a concorrência. Em vez de show de intervalo, por exemplo, um Jornal de Rede de quinze minutos de duração, com pílulas das principais notícias do dia e chamada para um telejornal completo às dez da noite, antes da novela da própria emissora? Isso, ao longo do tempo, certamente mudaria hábitos e permitiria outras alterações na programação em benefício do próprio telespectador. A regionalização também aumentaria a receita dos clubes pequenos e fomentaria um mercado de trabalho estrangulado pelo monopólio atual. Por tudo isso, não tenho dúvida, eles não largarão o osso tão facilmente. Vão sim para o tudo ou nada! Para o bem de todos, espero que percam.
 do Blog do MAM

Varejistas de Coelho Neto e de Caxias visitam Grupo FC Oliveira

Uma potência do Maranhão para todo o Brasil”. Foi esta a frase dita por todos os comerciantes varejista de Coelho Neto e de Caxias, após visitarem- nesta quarta, 16/02 - o Complexo Industrial FC Oliveira, em Codó- MA.
A comitiva de varejista, em visita ao Empreendimento FC Oliveira, foi uma iniciativa da União dos Varejista de Coelho Neto – UVCON, com a parceria do SEBRAE-MA.  O Objetivo ali foi (primeiro) conhecer um dos maiores empreendimentos do segmento “Limpeza do Lar e higiene pessoal” na região Nordeste e apresentar uma proposta compartilhada para o incremento das venda dos varejistas nesta região.
O Sr. Francisco Carlos Oliveira, ou simplesmente “Chiquinho” - como gosta de ser chamado - é o diretor Presidente (proprietário) do grupo.  É um empresário muito educado, prestativo, cortês e gosta de ouvir o que cada um tem pra lhe falar, sem usar do trono que muitos usam quando estão nessa categoria Social. 
Como prova dessa minha percepção, o Sr. Chiquinho foi pessoalmente receber os varejistas. No auditório da sua empresa proferiu uma palestra motivacional aos membros da comitiva. 
Um momento importante da fala do empresário:
“Se você tem um sonho, corra atrás com todas as suas forças. Os nossos sonhos são os responsáveis pela realização dos nossos desejos. Por isso, não desistam dos seus sonhos. Foi assim que eu fiz e faço sempre, e ai estar o resultado. Eu acordo sempre quinze pra às quatro da manhã – com o toque do meu vigia, às 04h40min já estou dentro da empresa e a minha primeira reunião com o meu pessoal é às 06 h. Isso é a minha rotina todo dia aqui na empresa, pois  assim quando o expediente começar – às 07 h - já estamos prontos para atendermos nosso cliente. Este sim, é quem nos faz sermos o que vocês tão vendo” afirmou o Sr. Chiquinho, aos varejistas. (veja aqui mais outros detalhes)

Ao final da fala do Sr. Chiquinho, o representante do SEBRAE apresentou uma proposta de parceria para aumentar o incremento das vendas em cada comercio/supermercado dos membros da UVCON, barateando, consequentemente, o preço ao consumidor final.  “A parceria,  FC Oliveira e Varejistas, será benéfica para todos, visto que chagará ao consumidor final um produto mais barato e, consequentemente, aumentando, primeiro, as vendas no comercio do varejista, e (segundo) na FC Oliveira”. - finalizou o representante do SEBRAE. Antes o Sr. Luiz Santos, presidente da UVCON, agradecera ao Sr. Chiquinho pela bela recepção aos varejistas da região do cocais. (mais detalhes sobre a parceria em novo post)
A Associação Comercial de Coelho Neto também se fez presente ao encontro através do seu presidente, o Sr. Bil.
Após o almoço, oferecido pela FC oliveira, os varejistas conheceram todas as linhas de produção do Mix de produtos Econômico. A moderna tecnologia usada no parque industrial deixou todos os visitantes impressionados.  O comerciante Pino era um dos mais “empolgados”, em vislumbrar tamanho empreendimento. “Uma potência do Maranhão” - externou o ex-vereador.
Nossos parabéns ao Sr. Chiquinho pelos seus empreendimentos, que empregam mais de 1.500 maranhenses.

Texto e fotos: Raymundo José