Educação é mais do que aprender a escrever, ler e contar. É aprender a viver junto, a não se intimidar diante da opressão e encontrar na vida forças para enfrentar resistências.
“Em um mundo de diferenças, enxergue a igualdade”. Este o nome da campanha lançado pelo Fundo das Nações Unidas para a infância (UNICEF), em parceria com o Ministério da Educação e com a Secretaria de políticas de promoção da Igualdade Racial (Seppir). Sua proposta é combater o racismo contra crianças negras e indígenas. Um dos objetivos é orientar os adultos como tratar o tema das diversidades com as crianças e evitar que o preconceito se estabeleça.
“Diante de uma situação de discriminação no cotidiano, muitos não sabem explicar de forma adequada a questão da diversidade para uma criança, seja branca, negra e indígena”, e nossa Responsabilidade como adulto é trabalhar para que a situação não se perpetue”. Explica a representante da UNICEF no Brasil, Helena Oliveira Silva.
Certo é entendermos que o preconceito ocupa uma dimensão “muito subjetiva” no dia a dia da criança, seja na escola ou em outros ambientes, e que pela vulnerabilidade da própria idade, causa muito mais impacto nestas crianças. Outra preocupação é trabalhar para não deixar tornar-se banal a ação de preconceito à criança, pois sendo ela vítima tem o desenvolvimento da sua identidade afetado.
.........Para dizer a verdade, no Brasil, o termo ‘racismo' é usado na maioria das vezes em relação à discriminação contra as pessoas de acordo com a cor da pele delas. Sérgio Mendes lembra a seus leitores que a palavra não deveria ter apenas essa conotação:
“Já que tanto se batem pela questão do racismo contra os negros, poderiam, sensatamente, perceber que o inverso também o é. A palavra racismo não tem um componente “negro” no seu significado. Racismo é o preconceito que determinada raça ou etnia tem contra outra, independentemente se são brancos contra negros, negros contra brancos, portugueses contra espanhóis, paulistas contra nordestinos ou sérvios contra croatas: é racismo da mesma maneira, independente de qual parte parta”.
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