sexta-feira, 24 de maio de 2013

Alimento dos deuses: Fruta-pão

Com certeza, “Colhemos aquilo que plantamos”.
Hoje estamos transbordando de alegria com os resultados da nossa árvore de frutos nobres.

Árvore Fruta-pão

Ela é ecologicamente correto, uma planta de duração permanente, conserva o solo, e Localidade: Não Precisa de uma gota de agrotóxico e de nem adubação química.
Estamos falando do “Alimento dos deuses”, popularmente chamada de Fruta-pão. Ela é o resultado da nossa dedicação em contribuir para a multiplicação da sua espécie.
Fruta-pão já pronto para colheita

A que aí estamos vendo já começou a frutificar, provando que a nossa região é ótima para essa variedade.

Raymara apresentando a árvore fruta-pão

A Fruta-Pão é uma árvore ornamental, de grande porte, e crescimento rápido, podendo alcançar 20 metros de altura. Longeva, vive cerca de 80 anos. Suas Folhas são muito bonitas, grandes, perenes e profundamente lobadas. 
Ela é uma planta monoica, isto é, com os dois sexos na mesma planta e flores separadas, masculinas e femininas. A polinização é cruzada, mas a frutificação não depende da polinização.
A fruta-pão é (também) uma árvore ornamental

Os frutos são grandes, redondos como melões, e chegam a pesar 3 kg. Sua casca é de cor verde-amarelada e sua polpa é amarelo-escura nas frutas de As frutas de massa são ricas em amido, proteínas e vitaminas e podem ser consumidas cozidas, assadas, em doces ou até mesmo fritas. Também podem ser transformadas em farinha e utilizadas em panificação e confeitaria.

A polpa da fruta-pão de massa é rica em calorias, carboidratos, água, vitaminas B1, B2 e C, cálcio, fósforo, ferro e tem baixo teor de gorduras. Industrialmente a polpa foi aproveitada como fruta seca e farinha panificável além de fonte para extração do amido e de farinha granulada semelhante ao sagu. 
Nossa primeira colheita de fruta-pão

Em uso caseiro a polpa - quase madura - pode ser cozida, assada, transformada em purê ou cortada em fatias consumidas fritas com manteiga, mel ou melaço. Cortada em fatias (de 50–10 mm de espessura) secas ao sol ou em fornos a polpa é usada para o preparo de raspas ou crueiras ou aparas e para o preparo de farinhas que, misturadas à farinha de trigo, podem compor o pão caseiro. Madura, a polpa é aproveitada na fabricação de doces.

Foi trazida na colonização para o Brasil, mas quando o Império Português chegou, foi banida por ordem do imperador e quase dizimada completamente.

Como pode ver, estamos fazendo a nossa parte!


Árvore-do-pão ou fruta-pão: É o nome popular de uma planta da família 
das Moráceas, originária da Malásia e das ilhas de Java e
Sumatra. O nome científico da
 fruta-pão é uma sinonímia, podendo
ser: Artocarpus Incisa ou Artoparpus Altilis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário