terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Polícia frustra fuga na delegacia de Coelho Neto


Policiais militares lotados no 2º BPM e carcereiros da delegacia de Coelho Neto frustraram uma fuga de detentos da unidade policial, fato ocorrido na madrugada desta terça-feira (04). De acordo com informações do delegado Lenam Fonseca Casimiro, titular da delegacia de Coelho Neto, quatro detentos que estavam em uma das celas tentaram fugir por um túnel.
A polícia já apurou que os presos tiraram o vaso sanitário e o utilizaram como ferramenta para cavar um túnel. Um dos presos, identificado como Felipe Alves da Conceição, de 23 anos, detido por roubo de motos, conseguiu sair da cela pelo túnel e chegou ao pátio da delegacia. Ele foi abordado pelos militares e carcereiros no momento que tentava pular o muro.
Os demais detentos foram localizados ainda dentro do túnel. Eles foram identificados como: Daniel da Silva Santos, condenado por assalto; Francisco Alves de Moraes, condenado por tentativa de homicídio, e Raimundo Nonato Pinto, o “galego”, que responde por homicídio, latrocínio e tráfico de drogas.
Os quatro presos foram autuados em flagrante delito pelo crime de Dano Qualificado, uma vez que depredaram o patrimônio público. O procedimento foi lavrado pelo delegado Lenam Fonseca Casimiro.
Os detentos estão distribuídos nas outras celas do distrito policial. O delegado Lenam informou que ainda nesta terça-feira (04), a reforma será iniciada. A previsão é que na próxima quinta-feira (06) a obra seja finalizada.


Fonte: SSP

Sefaz notifica devedores do IPVA e concede benefício para regularização

Sefaz notifica devedores do IPVA

A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) já notificou os proprietários de veículos, que possuem débitos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), a partir do exercício de 2008 até o ano de 2012. A notificação foi formalizada por meio do Edital de Intimação publicado do Diário Oficial do Estado do dia 12/12/2013.
De acordo com a Sefaz, os contribuintes devedores que ainda não regularizaram os débitos relacionados no Edital terão seus débitos inscritos na Dívida Ativa estadual e convertidos em títulos executáveis judicialmente e também terão seus nomes lançados junto ao cadastro restritivo da Serasa.
Para facilitar a verificação das informações de débitos por pessoas e empresas que possuam veículos com registro de propriedade em seu nome ou razão social, foi disponibilizado um sistema de consulta no portal da Sefaz na Internet, no endereço <portal.sefaz.ma.gov.br/portalsefaz/jsp/principal/principal.jsf>
No portal o interessado deve acessar o ícone IPVA e a opção IPVA-Dívida Ativa e informar o número do CPF ou CNPJ. Caso fique constatada a existência de débitos, o interessado poderá se dirigir a qualquer agência do Banco do Brasil e efetuar o pagamento, apenas informando o Renavam do veículo ao caixa do BB ou nos terminais eletrônicos para os correntistas do Banco. A outra opção é emitir o Documento de Arrecadação (Dare) no Site da Sefaz e realizar o pagamento nos correspondentes do Banco do Brasil.
Para cada exercício, além de débitos de IPVA, pode haver outros débitos do licenciamento anual de veículos, como taxa do Detran e seguro obrigatório, que podem ser levantados no site do Detran <www.detran.ma.gov.br>
Se houver alguma dúvida quanto ao débito, o contribuinte poderá procurar uma das unidades de atendimento da Sefaz para fazer a impugnação.

Benefício para regularização
Os proprietários de veículos automotores que possuem débitos de IPVA, inscritos ou não em Dívida Ativa, têm até o dia 31 de julho de 2014 para se regularizar com o benefício de redução de multas e juros.
De acordo com Jânio Miranda, os débitos decorrentes de fatos geradores ocorridos até 1º de janeiro de 2013 poderão ser pagos com redução de 95% dos juros e das multas de mora, se pagos integralmente em parcela única até 31 de julho de 2014.

Parcelamento
Para os débitos decorrentes de fatos geradores ocorridos até 1º de janeiro de 2012, a Sefaz concedeu a possibilidade do parcelamento com redução de 80% dos juros e das multas punitivas e moratórias. O parcelamento poderá ser realizado em até 12 vezes, desde que a parcela mínima não seja inferior a R$ 30,00, para motocicletas e similares, e de R$ 100,00, para os demais veículos automotores.
Proprietários que possuam débitos de IPVA em mais de dois exercícios, poderão parcelar em até 24 meses, desde que sejam obedecidas os mesmos limites de parcela mínima de R$ 30,00(motocicletas) e 100,00 (demais veículos).
O parcelamento deverá ser solicitado nas Agências de atendimento da Sefaz, onde o contribuinte inadimplente assinará o Termo de parcelamento.

Fonte: Sefaz 


Algumas pessoas são sim eternas



"Um dia a saudade deixa de ser dor e vira história para contar e guardar pra sempre.
Algumas pessoas são sim eternas, dentro da gente."
Vou sentir saudades vozinha danada, vou sentir saudades Dona Lina.




 O céu está em festa para receber uma grande pessoa, dona lina. Saudades.



Nós do Blog do Raymundo José sentimos muito pela partida da Sra. Lina Nascimento Sales Gomes - (Dona LINA), que faleceu hoje, em Teresina. O nosso grande amigo e Filho de Dona Lina, Renato Sales, informa aos parentes e amigos que o velório acontecerá na residência da Dona Fátima (Av. Mal Cordeiro de Farias)

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Luís Fernando: A pavimentação Asfáltica da MA-123, Coelho Neto/Afonso Cunha, é uma realidade.

pavimentação Asfáltica da MA-123, Coelho Neto/Afonso Cunha

Para alguns é um sonho. Para a maioria uma realidade!

O dia 01 de fevereiro de 2014 passa a ser uma data histórica para a população de Coelho Neto e, principalmente, para a de Afonso Cunha: Assinatura da Ordem de Serviços de Pavimentação Asfáltica da MA-123, principal via de acesso entre os dois municípios.

O Ato oficial para com a pavimentação da MA-123 deu-se em dois momentos, devido a rodovia, nos seus 43 km, pertencer aos dois municípios, ficando 23 km para Afonso Cunha e 20 km para Coelho Neto.
pavimentação Asfáltica da MA-123, Coelho Neto/Afonso Cunha
Luís Fernando em Afonso Cunha (Foto: Raphael Duarte)

Pela manhã, em Afonso Cunha, Luís Fernando deu o pontapé inicial para o início da obra afirmando que naquele momento chegava com o kit completo para a pavimentação da estrada, pontuando: “estou trazendo não promessas, mas a ordem de serviço e as máquinas para a realização do grande sonho da população de Afonso Cunha”. Afirmou Luís Fernando. O Secretário de infraestrutura foi bem recepcionado pelos afonsocunhenses, num misto de sonho e realidade.

Na parte da tarde, Luís Fernando foi recepcionado, no teatro municipal, pela população de Coelho Neto, para o complemento do ato de assinatura da Ordem de Pavimentação da MA – 123.
pavimentação Asfáltica da MA-123, Coelho Neto/Afonso Cunha


O Prefeito Soliney Silva agradeceu ao Secretário Luís Fernando pelas constantes visitas a Coelho Neto, sempre trazendo importantes obras desejadas pela população.  Soliney Silva também agradeceu aos outros grandes parceiros do seu governo: Gastão Vieira (Dep. Federal e Ministro do Turismo) e Max Barros (Dep. Estadual), ambos sempre trabalhando em prol do povo de Coelho Neto.

pavimentação Asfáltica da MA-123, Coelho Neto/Afonso Cunha

Na visita de trabalho aos dois municípios, Luís Fernando, representante da Governadora Roseana Sarney, foi bastante prestigiado por vários outros importantes apoiadores:  Dep. Magno Bacelar, Dep. Alexandre Almeida, Dep. Fábio Braga, Prefeito José Leane (e sua comitiva), Vereadores de Duque Bacelar e de Coelho Neto e o Secretariado do Governo de Todos. Também, vários empresários marcaram presença na solenidade.
pavimentação Asfáltica da MA-123, Coelho Neto/Afonso Cunha

Foi mais um importante momento de realizações, fruto da parceria firmada entre o Governo do Estado e o Governo de Todos, que vem transformando Coelho Neto num verdadeiro canteiro de obras.

pavimentação Asfáltica da MA-123, Coelho Neto/Afonso Cunha

pavimentação Asfáltica da MA-123, Coelho Neto/Afonso Cunha

prefeito Soliney Silva

ma-123

prof. ribamar santos


Todas as fotos, AQUI





sábado, 1 de fevereiro de 2014

Inverno 2014: melhor do que os dois últimos. Confira os números!

Inverno 2014: melhor do que os dois últimos

A marca de precipitação pluviométrica (chuva) alcançou os .....(ti..ti..ti..tá..tá..tá – chuvas .....).

Esse ai foi,  lá no início de janeiro,  o nosso primeiro informe sobre as chuvas em Coelho Neto (MA) para este inverno. Hoje voltamos a registrar que realmente se confirmou a tendência de um ótimo inverno em 2014, os números a seguir mostram essa realidade.

A nossa central de captação de precipitação pluviométrica registrou que em janeiro /2014 choveu 332 mm, superior em 124,32% ao volume registrado no mesmo mês, em 2013.

Outro dado importante é que as chuvas de janeiro deste ano foram, também, superiores em 42,80% em relação ao mês de janeiro de 2012.

Como podemos observar, este nosso inverno começa melhor do que os dois últimos. São os números iniciais, vamos continuar torcendo que seja nessa pegada, ou melhor, até o final do período de chuvas.

P.S.: Índices pluviométricos da zona urbana de Coelho Neto.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Prefeito Soliney Silva, Luís Fernando, Gastão Vieira e Max Barros lançam importantes obras em Coelho Neto.

ma-123
Max Barros, Prefeito Soliney Silva e Luís Fernando

O Prefeito Soliney Silva (PRTB) convida Vossa Senhoria e Família para participarem da solenidade de lançamento da ordem de serviço de asfaltamento da MA-123 que liga Coelho Neto a Afonso Cunha, além de importantes obras para o município de Coelho Neto.

ma-123


A solenidade ocorrerá ás 13h00 deste sábado (01) no Teatro Municipal e contará com a presença das autoridades: Dr. Luís Fernando - Secretário de Estado de Infra- Estrutura no ato representando a Governadora Roseana Sarney, o Ministro do Turismo Dep. Gastão Vieira, o Deputado Estadual Max Barros, o Prefeito de Afonso Cunha José Leane e outras autoridades estaduais e municipais.

Agradece a Presença de Todos 
Soliney Silva
Prefeito Municipal

Chuva, trânsito, garupa… veja 10 dicas para usar moto com segurança

10 dicas para usar moto com segurança

A experiência ensina. Horas e horas de guidão ajudam a pilotar de forma cada vez mais segura. Bom para você, para quem vai na sua garupa e para quem está à sua volta no trânsito da cidade ou na estrada.

Mas, enquanto sua experiência não chega, segue uma listinha de Dez Conselhos que o poderão evitar tombos e acidentes, feita por quem já cometeu quase todos os erros ao guidão em mais de três décadas pilotando motocicletas de várias marcas, modelos, tamanhos e gêneros:

1 – Tenha sangue frio em situações tensas
2 – Evite as fechadas
3 – No cruzamento, antecipe os problemas
4 – Retrovisor é seu anjo da guarda
5 – Aprenda a ‘ler’ o solo
6 – Triplique a atenção no piso molhado
7 – Não entre na onda de amigos imprudentes
8 – Nem sempre é bom levar garupa
9 – Aprenda a frear
10 – Estude sua moto

Agora, ponto a ponto, entenda melhor cada uma das dicas.

1)    Tenha sangue frio em situações tensas

Pois é, você subestimou a velocidade e agora a curva está ali, na sua cara. Nesse caso, é mais fácil começar falando o que não fazer: frear tarde e forte demais, jamais. Isso desequilibrará a moto, transferindo peso demasiado para a dianteira. O que fazer? O melhor é tentar reduzir a velocidade ao máximo, sendo suave nos comandos, tanto nos freios como na redução de marchas, e também na desaceleração.

Estar com o acelerador aberto e tirar a mão de uma vez também causa a temida transferência de peso para a dianteira que, em geral, levará o piloto a abrir a curva saindo da estrada (ou invadindo a pista contrária, o que é pior). Lembre sempre que sua moto, em geral, é bem mais capaz do que você: ela pode inclinar mais do que você sabe ou consegue.

Acionar muito levemente o freio traseiro durante a curva ajuda a moto a contorná-la, fechando a trajetória, assim como pressionar o guidão para o lado oposto. Estes são recursos eficazes, mas o fundamental é manter o sangue frio e não se deixar dominar pelo pânico paralisante.

2) Evite as fechadas
As cidades grandes estão cada vez mais entupidas. É carro demais, moto demais, pressa demais. Na ânsia de chegar mais cedo, quem está ao volante ou guidão arrisca manobras para ganhar alguns metros, e a troca de faixas sem dar sinal é padrão, infelizmente.

Lembrar que motociclistas são a parte frágil da selva do trânsito é fácil, assim como adotar uma pilotagem defensiva. Quando rodar perto de um carro, ônibus ou caminhão tente não ficar posicionado nos pontos cegos dos motoristas que estão na sua frente.

Como identificar tais pontos? Simples: são os lugares onde você não consegue enxergar os olhos do motorista nos espelhos retrovisores dele. Essa técnica está atualmente prejudicada pela “praga” da película que escurece os vidros, mas basta você raciocinar dois segundos para sacar quais são os pontos onde você não é visto. Ajuda muito também manter uma distância razoável do veículo à frente, o que nem sempre possível, eu sei. Mas rodar perto demais só se for por pouco tempo: seja decidido e passe logo, ou então recue estrategicamente.

Lembre-se que ultrapassar é algo a ser feito pela esquerda. Andar no corredor não é (ainda) proibido, mas seja esperto e não exagere.
Quanto mais rápido estiver o trânsito, melhor, pois a diferença entre a sua velocidade e a dos outros veículos não será nunca demasiada. Porém, em grandes avenidas, quando uma das pistas por razão A, B ou C diminuir a velocidade, o caos se instala, com os motoristas querendo escapar do enrosco. E é aí que mora o perigo… Olhe longe, procurando “ler” com antecedência a cadência do tráfego.

2)    No cruzamento, antecipe os problemas

A preferencial é sua? Esqueça. Não adianta ter razão se quem vai se quebrar inteiro é você. Se mesmo rodando de moto em lugares conhecidos, vez por outra aparece um “extraterrestre” que se esparrama sem noção no cruzamento, imagine só em áreas onde não dominamos? Assim, a regra é simples: nos cruzamentos sempre pensar no pior e passar preparado para tal.

A regra mais óbvia é sempre tentar ser visto, usando roupas claras, farol aceso e, nos casos extremos, buzinar. Mas não feito um maluco, achando que o botão da esquerda vai desmaterializar o mal à sua frente. Seja ruidoso apenas quando necessário, e esteja concentrado 100% do tempo ao guidão.

4) Retrovisor é seu anjo da guarda
Na estrada ou na cidade, o retrovisor é seu anjo da guarda. Serve principalmente – acha a maioria – para mudar de faixa ou fazer conversões à esquerda ou à direita. Porém, na hora de frear ou reduzir a velocidade é que você deve usá-lo, para prevenir o perigoso e cada vez mais frequente abalroamento por trás.
Esse tipo de colisão pode ser terrível para você, mas frequentemente causa pouco ou nenhum dano ao infeliz que não te viu, ou não teve tempo suficiente para frear. Nesse tempo de celulares espertos, cheios de recursos para envio de mensagens, há gente demais dirigindo sem olhar para a frente, e à frente pode estar você… Assim sendo, habitue-se a controlar a turma que vem atrás.

5) Aprenda a ‘ler’ o solo

Na escola da vida que ensina a arte de pilotar uma motocicleta de forma segura há uma importante matéria, que trata do… chão.
Saber interpretar o pavimento onde você está rodando evita problemas dolorosos. Asfalto, concreto, calçamento, bloquete, paralelepípedos, pedras… no Brasil há um cardápio enorme de pavimentação e em cada uma delas sua motocicleta reage de modo diferente.

Qualquer “mané” sabe que rodar no asfalto lisinho é uma delícia, mas infelizmente este prazer está restrito a poucos milhares de quilômetros de nossas ruas e estradas. Assim, olho grudado no chão é dever constante para quem anda em veículos de duas rodas, não apenas à caça de buracos, lombadas, mas, sim, tentando identificar as reações de sua moto ao solo em que você está rodando. Se você estudar direitinho, vai tirar de letra dificuldades e peculiaridades de cada tipo de pavimento.
6) Triplique a atenção no piso molhado

O terror de grande parcela dos motociclistas. Mas há maneiras de atenuar o evidente desconforto que é rodar em piso molhado: primeira regra é ser suave nos comandos. A baixa aderência implica jamais acionar bruscamente os freios, câmbio, acelerador, se não… tchibum, mergulho garantido! Outra regrinha boa é lembrar o que foi dito no item anterior, o da leitura de solo, e tentar entender como sua moto se comporta em cada tipo de pavimento molhado. O asfalto novo é quase tão escorregadio quanto paralelepípedo.

O melhor piso na chuva é o concreto, que favorece a aderência.Mas, atenção: pisos molhados não são todos iguais. Chuva que acabou de iniciar é bem mais perigosa que aquele chuvão de horas, que já lavou a estrada, carregando fuligem e sujeiras embora. Todavia, uma chuva muito intensa é ruim, pois cria uma lâmina de água que o pneu não é capaz de romper. Enfim, “leia” a chuva também, e seja suave na tocada.

7) Não entre na onda de amigos imprudentes

Andar de moto em grupo é legal, não? Quase sempre, e o “quase” depende da companhia. Muitas vezes os amigos que nos convidam para aquela viagem de fim de semana ou um mero bate e volta são do tipo que se comportam de maneira inadequada, seja por exibicionismo, empolgação ou simplesmente ignorância de regras básicas de segurança na pilotagem. Nestas “baladas” não se deixe levar pelo espírito da viagem (torta) dos outros e não desrespeite seus limites.
A regra mais segura é ser sempre equilibrado no amplo sentido da palavra, não buscar os limites além de seu conhecimento e estágio de pilotagem, deixando-se influenciar por quem tem mais habilidade e experiência, ou simplesmente é mais inconsequente.
Outro aspecto da viagem em grupo é o correto posicionamento: nunca rodar lado a lado na estrada. A fila indiana é o ideal, com você vendo quem vai atrás pelos dois espelhos, e se vendo em ambos espelhos do companheiro da frente. E a qual distância? Quanto mais veloz o ritmo, mais espaço entre vocês, claro.

8) Nem sempre é bom levar alguém na garupa

Levar alguém na sua garupa pode ser uma experiência ótima, só que não… Tenha bom senso e aceite levar quem quer que seja só quando tiver um domínio razoável da motocicleta. Principalmente nas motos pequenas, uma pessoa na garupa – mesmo que leve – altera muito o equilíbrio da moto. E se a tal pessoa não souber andar de moto, e nem de bicicleta, isso exige que você a instrua minimamente, avisando que os movimentos quem faz é você, e que a ela cabe apenas seguir a dança, sem inventar novos passos…

9) Aprenda a frear

Pesquisas da associação dos fabricantes de motos, a Abraciclo, mostram que um dos grandes problemas de nosso motociclista é não saber com se freia corretamente.
A grande maioria ainda pensa que o certo é usar predominantemente o freio traseiro, deixando ao dianteiro o papel secundário. Na verdade, o certo é o exato oposto: é o dianteiro que deve ser acionado com mais ênfase, algo como 70% da força aplicada a ele, deixando os restantes 30% ao pedal traseiro.
De fato, à roda traseira caberá apenas o papel de equilibrar a frenagem, estando na roda dianteira o real poder de reduzir a velocidade de sua moto. Esse assunto rende “pano para manga”, pois há uma forte e resistente ignorância sobre o tema, assim como um temor de que a motocicleta, se o freio dianteiro for acionado demasiadamente, capotará… Na verdade há apenas um tipo de moto no qual se pode dar mais ênfase à roda traseira, e mesmo assim em proporção que jamais supere o 50%-50% da força aplicada: são as motos custom, aquelas voltadas para viagem, especialmente as maiores, com motores acima de 600 cc. Isso ocorre em razão da arquitetura diferenciada destes modelos, que privilegiam a concentração do peso no eixo traseiro.

10) Estude sua moto

Motos têm caráter? Ô se têm! Algumas são furiosas, outras, pacatas ou enigmáticas… O importante é que você conheça sua moto e saiba montar um arquivo na sua mente sobre como agir em cada situação. Uma boa prática quando se compra uma moto nova é buscar um lugar tranquilo e ensaiar frenagens em velocidades diferentes, percebendo como o veículo se comporta.

A mesma coisa deve ser feita com mudanças de direção, realizando o chamado slalom, um zigue-zague que lhe dará noção do equilíbrio de sua nova montaria. Frear, acelerar, frear de novo, reduzir marchas… treinar é sempre bom, assim como botar a cabeça para funcionar e absorver o ensinamento que cada quilômetro rodado pode trazer.

E tudo isso para fazer do ato de rodar com qualquer motocicleta algo seguro e, sobretudo, prazeroso e feliz, como deve ser.


Fonte: (G1)