.......Muita coisa mudou, e para melhor, apesar dos vários desafios que ainda existem para que todos os brasileiros tenham acesso à educação de qualidade.
Vejamos um exemplo de melhoria? Em 1997, sete de cada 100 crianças e adolescentes de 7 a 14 anos estavam fora das salas de aula. Em 2009, o número caiu para duas crianças a cada 100. A informação é do estudo divulgado em novembro deste ano pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Informações referentes ao ano de 2010 ainda não estão fechadas, mas os especialistas apostam em mais melhorias.
“No entanto, mesmo com o aumento do número de matrículas, ainda existem cerca de 500 mil meninos e meninas de 7 a 14 anos sem freqüentar a escola. Assim, a universalização da educação básica – quer dizer, todos na escola - ainda é um sonho. Um sonho que você, seguidor/cidadão comum, pode ajudar a transformar em realidade. Olhe para a vizinhança, preste atenção nos meninos e meninas, pesquise, pergunte. Se descobrir alguma criança fora da sala de aula, tente conversar com os pais ou responsáveis. Se ainda assim ela continuar sem freqüentar a escola, aí o jeito é procurar o Conselho Tutelar, órgão encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos de meninos e meninas, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente. Você também pode denunciar o caso ao Ministério Público. A educação é um direito da criança e do adolescente, e uma obrigação do Estado e da sociedade”.
“De acordo com estudo do IPEA, o tempo médio de escolaridade no Brasil subiu para 7 anos e meio em 2009. Treze anos atrás, em 1997, cada brasileiro ficava menos de 6 anos na escola. Apesar da melhoria geral, as desigualdades continuam. A região Sudeste foi a única que conseguiu alcançar o tempo mínimo previsto na Constituição, que é de 8 anos (1). As diferenças também aparecem quando se compara cor ou população urbana com rural. Quem vive na cidade tem quase 9 anos de estudo. Já o tempo de escola de quem mora na área rural não chega a 4 anos. Além disso, os negros têm quase dois anos a menos de escolaridade que os brancos”.
...........Para evitar o abandono da escola, é preciso a união de todos: pais, professores, prefeito, dirigente educacional, comunidade. Se você é professor, pode procurar sempre dar aulas criativas. De preferência, que tenham a ver com a realidade do estudante. E nunca deixe de acreditar na capacidade de aprender de cada aluno, afinal, cada criança tem seu ritmo. Agora, se você conhece alguém que saiu da escola antes da hora, lembre-se e motive-o: sempre é tempo de voltar, de continuar os estudos.
“Mudanças feitas na Constituição Federal em 2009 obrigam o Estado a ampliar o acesso à educação básica - da pré-escola ao ensino médio. Antes, o dever do Estado era ofertar apenas o ensino fundamental. Agora as crianças deverão ser matriculadas aos 4 anos de idade e permanecer na escola, pelo menos, até os 17. O prazo final para que as alterações entrem em vigor em todo o País é 2016. Assim, em 2016, os anos de permanência na escola vão subir de 8 para 14”.
........Você que é professor de escola pública e ainda não tem a formação mínima exigida por lei, fique atento: até o dia 15 de dezembro estão abertas as pré-inscrições para formação inicial de professores que atuam na educação básica. Para o primeiro semestre de 2011, serão oferecidas 40 mil vagas em cursos de licenciatura presenciais e 7 mil a distância. Para participar, você precisa estar cadastrado no Educacenso 2009 e na Plataforma Freire. O endereço da Plataforma é http://freire.mec.gov.br/. Lá, além de fazer um cadastro, você encontra diversas informações sobre os cursos. As instituições de ensino superior realizarão os processos seletivos a partir do dia 24 de janeiro.
“Todo professor deve ter nível superior em cursos de licenciatura para a matéria que leciona. Só de quem atua na educação infantil ou nos anos iniciais do ensino fundamental é exigido apenas o nível médio, na modalidade normal/magistério. São exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a LDB. Muitos brasileiros não aprenderam a ler e escrever. Em 2009, havia 14 milhões de analfabetos no País, conforme estudo do Ipea divulgado em novembro deste ano. O mesmo estudo revela, também, redução da taxa de analfabetismo, desde a década de 90, principalmente no Nordeste. Em 1997, 29 de cada 100 nordestinos não sabiam ler e escrever; no ano passado, o número baixou para 19. No entanto, a região ainda concentra mais da metade da população analfabeta do País. O estudo constatou também que o analfabetismo atinge principalmente as populações negras e pobres que vivem na zona rural. Pelo estudo do Ipea, o grau de analfabetismo é medido pelo número de pessoas com 15 anos ou mais que, segundo definição internacional, não sabem ler e escrever um bilhete simples”.
......Aos 8 anos, a criança deve saber ler e escrever. Caso contrário, toda a vida escolar dela pode ficar prejudicada. Uma das formas de saber qual o nível de alfabetização dos pequenos é a Provinha Brasil, um teste aplicado no início e fim do ano letivo para avaliar as habilidades de leitura e escrita de crianças de 6 a 8 anos de idade que estão no 2º ano ou 1º série do ensino fundamental.
......Uma das formas de reduzir o analfabetismo é cobrar, dos novos eleitos, ações para melhorar a educação. Com esse objetivo, instituições de diversos segmentos, entre elas, o UNICEF, elaboraram uma carta-compromisso. O documento foi entregue aos governantes e parlamentares que tomam posse no ano que vem. A carta relaciona as medidas necessárias para o avanço da educação no País, como, por exemplo, ter todos os meninos e meninas de 4 a 17 anos na escola até o ano de 2016, acabar com o analfabetismo e garantir que, até 2014, todas as crianças brasileiras com até os 8 anos de idade estejam alfabetizadas.
Consulta: Rádio pela Infância
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