terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O timaço do "eu sozinho futebol clube" não existe mais...


Por Zeferino Alves

Assisti a uma mesa redonda na televisão, onde o tema era a decadência do futebol brasileiro, tipo de assunto que empolga todo mundo, infelizmente só quando somos derrotados fragorosamente como o Santos foi derrotado no Japão.

Copa de 50, contra o Uruguai, Copa de 54, contra a Hungria, Copa de 66, contra Portugal, 74 contra a Holanda, 82, contra a Itália, 86, contra a França, 90, contra a Argentina, 98 e 2006, contra a França, ano passado, contra a Holanda. Cada uma dessas derrotas significou uma preocupação muito grande em se entender porque se perdeu porque não se ganhou, quem foi o culpado, e por aí, vai... é um momento único na história do nosso futebol.

Minha porção comentarista de futebol (quem não é, pergunto eu?) diz que o futebol brasileiro jamais conseguirá jogar como jogavam/jogam os holandeses, franceses, alemães e espanhóis, ou seja, baseando sua força nessa coisinha difícil para nós, povinho individualistazinho que só nós mesmos, que é o conjunto, o jogo coletivo.

O Barcelona tem Messi, um craque fenomenal, mas Messi quando perde um gol como perdeu contra o Santos, sai correndo atrás da bola e do jogador adversário que tem a sua posse;  pra mim foi o momento mais significativo, ainda no primeiro tempo, Messi tentando recuperar a bola depois de ter perdido um gol. Ou seja, ele é o maior jogador do mundo, mas não se comporta como se fosse um perna de pau desses que a nosso mídia endeusa hoje e esquece amanhã...

Desde 1938, quando fomos o terceiro colocado, a seleção brasileira vive de Domingos da Guia e de Leônidas da Silva, Ademir Menezes  e Zizinho, Julinho e Didi, Pelé e Garrinhcha, Jairzinho e Rivelino, Zico e Sócrates, Ronaldinhos e Kaká. Conjunto mesmo, nunca deu título nenhum ao Brasil. É cultural, como diz o outro idiota. Nosso jogador é o melhor jogador do mundo, disparado, mas bote esse pra jogar para conjunto que eles não conseguem. O Brasil só ganha e só ganhará por obra e graça desse talento individual.

Vão tentar imitar o estilo do Barcelona, mas não pega...

"pescado" no blog jenipaponews

Nenhum comentário:

Postar um comentário