quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Ser a capital mundial do Bambu é um orgulho, mas.......

A crescente urbanização da humanidade, conforme destaca Lombardo (1985), constitui uma preocupação de todos os profissionais e segmentos ligados à questão do meio ambiente, pois as cidades avançam e apresentam um crescimento rápido e sem planejamento adequado, o que contribui para uma maior deterioração do espaço urbano.

A degradação das paisagens urbanas está assumindo proporções insustentáveis no que diz respeito tanto à quantidade como à qualidade. A vegetação com suas funções ecológicas, econômicas e sociais pode desempenhar importante papel na melhoria de vida das populações urbanas.

A arborização de ruas, praças, avenidas e jardins é fundamental para com a manutenção do equilíbrio Físico - ambiental das cidades e indicador de qualidade de vida. Além da função paisagística, a arborização urbana proporciona benefícios à população, como:
 - Preservam a fauna silvestre;
 - Melhoram a qualidade do ar pelas folhas;
 - Proporcionam melhor efeito estético;
 - Refrescam o ambiente pela grande quantidade de água transpirada;
 - Auxiliam na diminuição da temperatura, pois absorvem os raios solares;
 - Reduzem o impacto da água de chuva e seu escorrimento superficial;
 - Amortecem o som, amenizando a poluição sonora;
 - Protegem e direcionam o vento;
 - Absorção da poluição atmosférica, neutralizando os seus efeitos na população.

Aqui em Coelho Neto a paisagem urbana não é tão ruim, mas precisa melhorar.  A necessidade dessa melhora se justifica devido aos nossos campos gerais, nos arredores da cidade, serem formados - quase na sua totalidade - por áreas de cana-de-açúcar e de Bambu, que por suas características naturais não contribuem para com a qualidade de vida ambiental da nossa população. Eu disse: Qualidade de vida ambiental.

É movido pelo desejo de ver nossa Coelho Neto bem arborizada que já atuamos para com a melhora desse equilíbrio – físico ambiental, quando plantamos Oiti na praça do Balão; que já proporciona muitos benefícios às pessoas que dão uma paradinha para refrescar a “mulêra” debaixo daquela árvore. Veja, na foto abaixo, o Oitizeiro que plantamos.

Estou abordando esse tema para ser justo para com as iniciativas atuais de arborização da nossa cidade, principalmente da praça Getúlio Vargas –Igreja de Santana – que recentemente recebeu várias mudas da planta Oiti. Esta planta é uma das mais indicadas para a arborização de espaços públicos. Veja o Oiti na Pça GV.

Toda e qualquer iniciativa é válida, mais nem todas obedecem a um estudo prévio para com sua correta aplicabilidade.  O plantio de Bambu na Av. Antonio Guimarães - em seus 2.200 m - é um marco paisagístico importante na arborização de praças e avenidas.

Em nenhum lugar do mundo há registro de uma avenida ou rua com essa quantidade de pés de Bambu plantados. Se os benefícios ambiental do Bambu para com a população urbana são desconhecidos, é outra história. Mesmo que seja esse ou aquele tipo.

Certo mesmo é a iniciativa da prática da arborização. Só assim, no futuro, poderemos registrar se a idéia (Bambu) foi a correta para esse espaço urbano ora plantado.

Não tenho procuração para defender ou condenar a ação desse ou daquele idealizador. Só sei que é ora de apoiarmos a iniciativa. Afinal, o ponto positivo é ver que agora aconteceu uma grande iniciativa voltada para iniciarmos a busca do equilíbrio físico – ambiental da nossa Coelho Neto.  Município este com a maior plantação Ordenada de Bambu do planeta, que naturalmente sugere, até pela grande demanda de mudas, apostar em tamanha ousadia.

Como sempre digo que, “o tempo é o senhor da verdade”, não cabe aqui dizermos qual é a árvore certa  ou a errada para arborizar a avenida Cartão postal da cidade;  mas, sim, deixar que o amanhã traga a todos nós a resposta correta para com a  idéia “plantada”.

Coelho Neto ser a capital mundial do Bambu é um orgulho todo nosso.  Agora,  ter a maior avenida plantada com bambu............ só o tempo dirá.

Com ressalvas parabenizo a iniciativa, pois os grandes feitos da humanidade surgiram de idéias desafiadoras.

Valeu pela iniciativa!

Um comentário: