quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Uniforme Escolar: De pai pra filho

Raymara e papai Raymundo José - na E.M.R.S ( foto:Francymara)

O assunto tema deste meu comentário é o Uso do Uniforme Escolar.  Mas antes volto no tempo, mais precisamente aos anos 70. Ali, no nosso iniciar escolar, uma das coisas mais marcantes ao freqüentar a escola era ver a beleza da postura dos alunos todos fardados ao adentrarem a escola, nos dias de aula. Aquela obediência pátria ao ostentar o uniforme da escola formou na nossa geração um sentimento de organização, de bom caráter e de igualdade. E basta fazer uma simples pesquisa para ver que os grandes homens de hoje sempre foram, em seu período escolar, a favor de estarem bem uniformizados desde casa até a escola.

Feito esta viagem ao passado, volto aos dias atuais para lamentar o infeliz comentário de uma pedagoga ao ser entrevista pelo JH, da PlimPlim, nesta quarta-feira (23.02) quando afirmara ser a favor de o aluno ir à escola com a roupa que ele (o aluno) entendesse ser a melhor.  Por isso é que hoje, em alguns tópicos, venho concordar com o meu pai quando afirma o seu ponto de vista para com a televisão: É a maior doença para a humanidade. Vista pelo negativo.
Vendo pelo ponto de vista de que esse veículo de comunicação é um formador de posicionamentos, já pensou se a maioria dos alunos desse país passassem a adotar o comportamento sugerido pela Pedagoga?

O uniforme, além de padronizar os alunos ainda traz consigo o nome, o símbolo e as cores da escola. Proporcionando segurança e uma fácil identificação, para quando se olhar para a vestimenta saber de que escola o estudante pertence. Mesmo muitos não gostando dessa padronização, e às vezes darem um jeito de mudar o estilo, o uniforme é importante já que evita que a sala de aula se transforme em um local fantasioso, chamando a atenção pelas roupas e não pelo conteúdo.
Além de tudo isso, o uniforme serve para igualar todas as classes sociais dentro da escola para não haver distinção entre ricos e pobres.  Todos estão lá para aprender e, independente da classe social, todos ali dentro da escola são iguais. É isso que as crianças devem aprender.

Para a nossa Filha, Raymara (oito anos), esta “lição” – uso do uniforme – significa uma ferramenta indispensável dentro do seu mundo escolar, pois quando “veste o seu uniforme e pega a sua bolsa de livros, e segue à escola, já começa a se ver lá mais na frente...... já formada e com uma postura bem alinhada para com a sua futura função”.

Entendendo perfeitamente o comentário da Raymara, e por já ter sentido tudo isso lá atrás é que me faz ser contra qualquer posicionamento que mencione aprovar o não uso de uniforme na escola. O uso do uniforme escolar tem todo um “charme” dentro do contexto educacional.

Sei que estamos nos dias modernos, mas nem por isso devemos desqualificar o uso do uniforme escolar.  O importante é incentivarmos os nossos filhos a usarem, e corretamente, o uniforme; buscando fazê-los compreenderem a importância Social, Moral e Educacional do manto escolar.

Agindo assim a boa educação agradece.

Este é o ponto de vista de um pai que ver, todo dia, sua filha toda orgulhosa em vestir seu uniforme escolar.

Simples assim!

Um comentário:

  1. Prezado Raymundo José, parabéns pelo texto. Também comungo com vc deste sentimento. A descaracterização do fardamento, fomenta, em certo grau a desordem. Realmente, todo criança ao iniciar seus passos estudantil, o que mais lhe provoca expectativa, além do material escolar, é exatamente estar vestida com o uniforme de sua escola. Eliminar o fardamento é de certa forma quebrar esse enquanto inicial. Qual pai não teve a iniciativa de tirar a foto do primeiro dia de aula de seu filho, devidamente uniformizado?

    ResponderExcluir