sexta-feira, 25 de março de 2011

SOJA: nova variedade em homenagem à cidade de Balsas

Soja variedade FT Balsas
Fonte: Sagrima      Texto: Raquel Araújo 

A cidade de Balsas e a região de Gerais de Balsas, no sul do Maranhão, são conhecidas por formarem o maior pólo de cultivo de soja no estado. Mas esta safra, além da produção recorde estimada em 1,6 milhão de toneladas, é especial por ser a primeira a colher a nova variedade de soja, pesquisada e desenvolvida em lavouras da região, que foi batizada com o nome de FT Balsas, em homenagem à cidade.
A nova variedade foi desenvolvida pelo pesquisador Francisco Terasawa, que há 48 anos trabalha estudando novas sementes do grão. No Maranhão, ele já atua há 10 anos, dedicando-se especialmente à Região Sul. “Agora, começam a surgir os primeiros resultados das pesquisas feitas no estado”, conta o pesquisador.
A FT Balsas é um dos lançamentos da safra 2011, e caracteriza-se por apresentar um ciclo curto, que se completa em 100 dias. “Essa semente tem demonstrado um excelente comportamento em nível de lavoura. Estimamos que a FT Balsas apresente uma produtividade de 60 sacas/ha, gerando grãos bastante comerciais”, declarou Terasawa.
Nesta safra, cuja colheita deve ser concluída até o próximo mês, a nova variedade está presente em lavouras do Maranhão, Piauí e Bahia.
“Nos últimos anos, os produtores rurais do estado investiram consideravelmente em pesquisas e melhoramento genético das sementes, o que fez com que o agronegócio do Maranhão se destacasse ainda mais. É de extrema importância o trabalho do pesquisador Terasawa, que já se dedica ao Maranhão há uma década e contribuiu muito para termos uma soja de qualidade tão alta como temos hoje”, destacou o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo, que conheceu recentemente áreas de pesquisa de novas variedades de sementes no município de Balsas
       Mais novidades Outra semente que será lançada nesta safra é a FTS Campo Novo, de ciclo intermediário e hábito de crescimento indeterminado, segundo Francisco Terasawa. “Essa variedade tem ainda a vantagem de apresentar resistência aos nematóides de cisto raças 1 e 3, que são pragas que afetam as lavouras de soja”, explica.
Terasawa informou ainda que está ultimando as avaliações para provavelmente lançar na próxima safra uma variedade bastante produtiva e com ampla capacidade de adaptação no Maranhão. “É uma variedade que tem apresentado boa produtividade nos estados do Maranhão, Piauí, Bahia, Tocantins e Mato Grosso”, completou.
O pesquisador afirma que o Maranhão ainda tem muito potencial para melhoramento da qualidade do grão e da produtividade das lavouras. “O Maranhão apresenta condições favoráveis à cultura da soja. Existem ainda muitas áreas propícias ao cultivo que não foram abertas e devem sê-lo nos próximos anos”, ressaltou.

Um comentário:

  1. Interessante saber a respeito de Balsas anos atrás , eu iria fazer um vestibular e o tema da redação era a sepração do sul do Maranhão.Na época fquei chocada com o tema pois desconhecias por completo esta situação e a cidade de Balsa. no primeiro instante entendi tratar-se da balsa cargueira , tal era a minha desinformação.
    Que o grãos sejam infinitamente farturosos.

    ResponderExcluir