terça-feira, 26 de abril de 2011

Campanha Nacional de Vacinação tem início no Maranhão

Movimentação de pais e mães
levando seus filhos ao primeiro dia de vacinação  
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza teve início, nesta segunda-feira (25), em todo o Maranhão, com a meta de vacinar 932.013 pessoas em todo o estado. Neste ano, além dos idosos, devem ser vacinadas mulheres grávidas, crianças entre seis meses e dois anos, profissionais de saúde e indígenas de todas as faixas etárias. As vacinas estarão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde até o dia 13 de maio, data de encerramento da campanha em todo o país.
 A chefe do Departamento de Controle das Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Maria Helena Almeida, explicou que durante a campanha as vacinas serão oferecidas em todas as unidades básicas de saúde, e serão aplicadas entre 8h e 17h. “A nossa meta é atingir 80% do total da população alvo, estimada em 932.013 pessoas em todo o estado e 118.598 na capital”, informou ela. A estimativa é que o Maranhão receba 1.018.690 doses.
No Centro de Saúde Genésio Rêgo, na Vila Palmeira, a procura foi grande no primeiro dia da campanha. Maria Edivânia Silva Abreu e sua filha Mayrla Adriana Silva Abreu, ambas no nono mês de gestação, foram imunizadas no primeiro dia. “Temos consciência do cuidado que devemos ter com a saúde. Estamos grávidas e isto nos torna ainda mais vulneráveis a contrair o vírus da gripe”, comenta Edivânia Abreu. Outras 75 unidades de saúde da capital estão disponibilizando a vacina.
 O Dia Nacional de Mobilização, considerado o Dia D da campanha, será no próximo sábado (30). No Dia de Mobilização Nacional serão montados postos de vacinação em locais estratégicos, como escolas, igrejas e pontos comerciais. Mais de 1.700 postos de vacinação estarão em funcionamento em todo o estado, com o objetivo de oferecer amplo acesso à imunização.
“Além das 76 unidades de saúde em São Luís, teremos 200 postos volantes funcionando na capital e aproximadamente 2.000 pessoas envolvidas no Dia D da Campanha em todo o estado”, explicou Helena Almeida. Os indígenas e os idosos acima de 60 anos representam os maiores grupos focados pela campanha. No grupo de profissionais de saúde, só serão vacinados os que trabalham em unidades onde há aplicação das vacinas. 
Idoso sendo vacinado contra a gripe Influenza 
 Proteção Neste ano, a vacina será trivalente, com proteção para vírus da influenza A, incluindo o H1N1, e para Influenza B. As crianças menores de dois anos e maiores de seis meses serão vacinadas em duas etapas, com 30 dias de intervalo entre as doses. Crianças fora desta faixa etária não precisam tomar a vacina. Os demais grupos alvo receberão apenas uma dose.
Para evitar a gripe é importante manter os cuidados básicos de higiene, como lavar as mãos com frequência com água e sabão, evitar tocar olhos, boca e nariz após contatos com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal, cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.
Fonte:  SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário