terça-feira, 5 de abril de 2011

Estudantes do "Segundo Tempo" nos jogos mundiais Militares

reproduzido do Blog do Plantalto
Mil e trezentas crianças do programa ‘Segundo Tempo’ darão um brilho especial à solenidade de abertura dos Jogos Mundiais Militares, que ocorrerá na segunda quinzena de julho, no Rio de Janeiro, em uma parceria dos Ministérios do Esporte e da Defesa. O treinamento do grupo – a maioria moradores do complexo das favelas da Maré, Ramos, Duque de Caxias, Marechal Hermes, Bananal e Bancários, e da periferia de Nova Iguaçu – será realizado a partir de maio.
Duas vezes por semana as crianças serão levadas em ônibus das Forças Armadas para o Colégio Militar ou o Estádio do Engenhão, onde aprenderão a arte de dar boas-vindas aos participantes dos Jogos da Paz, por meio de uma coreografia que mistura letras e palavras. Durante os jogos, entre os dias 16 e 24 de julho, no Rio de Janeiro – crianças e adolescentes também acompanharão as equipes no início das competições.
Para o secretário Nacional de Desenvolvimento do Esporte Educacional, Wadson Nathanael Ribeiro, trata-se de uma excelente oportunidade de estímulo e aprendizado para os estudantes. “Uma chance para que os jovens tenham contato com outras culturas e línguas. A atividade servirá de incentivo para muitos tornarem-se atletas do alto rendimento”,disse.
Os alunos participantes da quinta edição dos Jogos Mundiais são atendidos em sete unidades das Forças Armadas onde se desenvolvem as atividades do programa ‘Segundo Tempo’. Recebem reforço escolar, alimentação e praticam esportes no período oposto ao ensino regular da rede pública.
No Rio de Janeiro, as unidades funcionam no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan); Centro de Instrução Almirante Milsíades Portela (Ciampa); Centro de Preparação de Oficiais do Exército em Ramos (CTOR); Grupamento dos Fuzileiros Navais do Rio; Comissão de Desporto da Aeronáutica (CDA) e Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo.
Jogos Mundiais Militares
A quinta edição dos Jogos Mundiais Militares do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM) será o maior evento esportivo militar já realizado no Brasil. O evento acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, de 16 a 24 de julho de 2011, e reunirá cerca de oito mil participantes.
Serão aproximadamente seis mil atletas e dois mil delegados vindos de mais de 100 países. Vinte modalidades esportivas serão disputadas, algumas inéditas em jogos mundiais militares, como o vôlei de praia. O Brasil será representado por 321 atletas militares e estará representado em todas as modalidades.
A escolha do Brasil para sediar o 5º Jogos Mundiais Militares aconteceu em maio de 2007, em Burkina Faso, na África Ocidental, durante reunião do CISM (da sigla em francês para Conseil International du Sport Militaire).
O país disputou com a Turquia o direito de sediar os jogos. No julgamento final, a infraestrutura esportiva já estabelecida no Rio de Janeiro para os Jogos Pan-Americanos, a experiência na realização de grandes eventos e o apoio demonstrado pelas autoridades locais ao projeto foram decisivos para a vitória do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário