quinta-feira, 19 de maio de 2011

Soja e Arroz = Grande Safra

Desde o início da nossa quadra chuvosa (fevereiro a maio = inverno) que prevíamos uma grande safra de grãos nesta região. Ontem (quarta - feira , 18.05.11), quando da nossa viagem a Chapadinha - MA, tivemos a  grata satisfação de registrar os campos de Soja e Arroz,  próximos ao povoado Quebra Coco, nos municípios de Brejo e de Buriti/MA, cuja produção já sendo colhida.
Soja, já quase pronta para colheita.
(Foto: Raymundo José)
Mesmo já estando no último mês da quadra chuvosa o nosso período de inverno ainda continua muito bom, como você pode observar na foto abaixo registrando a chuva caindo sobre o o arroz, este já  maduro.  Observamos que grande parte do Arroz já foi colhido, e, por conta do bom inverno, já vem subindo a "soca" anunciando uma segunda carga de produção.
Arroz - maduro e pronto para a colheita
(Foto: Francymary)
A alegria para com a boa safra de Soja e Arroz nos campos Gerais de Brejo, Buriti, Chapadinha e Baixo Parnaíba não é só devido a grande produção que já vão colher, mas porque ainda tem muita soja em maturação (ver foto abaixo). Ou seja, bom inverno é assim: impulsiona o agricultor a trabalhar novas áreas, antes não programadas; pois há a certeza de mais chuvas.
Soja, começando o processo de maturação
(Foto: Raymundo josé)
Mas, nem tudo é alegria agora na hora da colheita. As estradas, por onde será transportada a produção, estão em péssimas condições de trafegabilidade.
Confira, na nossa próxima postagem, um relato (com fotos) com as péssimas condições da  MA - 034, por onde deve passar grande parte dessa produção, e cargas diversas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário