quarta-feira, 14 de março de 2012

Governadora Roseana visita empreendimento da OGX em Santo Antonio dos lopes

A governadora Roseana Sarney visitou, nesta segunda-feira (12), à tarde, o empreendimento da OGX Maranhão, no município de Santo Antônio dos Lopes, que fará do estado referência na produção de gás natural nos próximos anos. A visita marcou o início do governo itinerante, que durante quatro dias vai percorrer três regiões maranhenses, inaugurando novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), inspecionando obras e reunindo prefeitos e lideranças políticas. 
“Esse empreendimento é muito importante, é a garantia de mais empregos e de qualidade de vida para a população, são mais de duas mil pessoas da região empregadas”, declarou Roseana Sarney. “Estamos otimistas, pois novas descobertas devem ser anunciadas pela OGX e isso representa mais geração de renda”, ressaltou.
Integraram a comitiva da governadora, em visita também a Capinzal do Norte, onde se reuniu com o prefeito Eliomar Alves de Miranda e lideranças políticas da região, os secretários de Estado de Indústria e Comércio, Maurício Macedo; Minas e Energia, Ricardo Guterres; Projetos Especiais, João Alberto de Sousa; chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva; Comunicação Social, Sérgio Macedo; de Agricultura, Claudio Azevedo. Presentes, também, o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, deputados federal Cleber Verde e estaduais, entre outras autoridades.
Em Santo Antônio dos Lopes, após realizar uma visita ao site da Unidade de Tratamento de Gás (UTG) e da Usina Termelétrica Parnaíba (UTE), a governadora e comitiva seguiram para a base logística da OGX onde participaram de reunião com executivos do grupo e assistiram a apresentação técnica sobre os empreendimentos na Bacia Parnaíba.
         “Até agosto de 2013 seis máquinas vão entrar em operação”, explicou o diretor presidente da UTE Unidade Termelétrica Parnaíba, José Piccolli. “Estamos muito felizes em trabalhar no Maranhão. O estado vai ganhar com mais impostos e temos a perspectiva de anunciar novas descobertas dentro de 45 dias”, revelou.
O gás natural a ser tratado e produzido na UTG virá do campo de Gavião Real (localizado em Santo Antônio dos Lopes) e posteriormente de Gavião Azul (Capinzal do Norte). A produção deverá ter início no segundo semestre deste ano e poderá atingir até 6 milhões de metros cúbicos por dia. Este volume significa dobrar a produção atual de gás natural no Brasil.

Usina Termelétrica Parnaíba (UTE)

A MPX constrói em Santo Antônio dos Lopes um complexo de geração de energia termelétrica a gás natural, a Usina Termelétrica Parnaíba, com capacidade instalada de 3.722 MW de energia, por meio de uma parceria entre a MPX (detém 70%) e a Petra Energia (detém 30%). A UTE Parnaíba será o maior complexo termelétrico para geração de energia no Brasil.
O complexo Parnaíba será construído por partes. Para as primeiras unidades de geração de energia a serem instaladas, totalizando mais de 1.500 MW, está previsto um investimento de cerca de R$ 3 bilhões. As primeiras unidades começam a gerar energia em 2013. Hoje, as obras estão em etapa de terraplenagem. Os conjuntos turbogeradores a gás que serão instalados na UTE Parnaíba são fornecidos pela GE - dois deles já estão no canteiro de obras.

Exploração de Gás Natural

A OGX Maranhão realiza a exploração de gás natural na Bacia do Parnaíba desde dezembro de 2009, quando iniciou as pesquisas sísmicas no subsolo de parte dos oito blocos exploratórios dos quais detém concessão. A empresa já gerou cerca de 1.500 empregos no Estado somente com esta atividade exploratória.
De 2010 até agora, perfurou 10 poços na região nos municípios de Capinzal do Norte, Santo Antônio dos Lopes, Lima Campos, Bacabal, Codó e Igarapé Grande, tendo realizado importantes descobertas. Para essa atividade, são usadas duas sondas de perfuração (QG-1 e BCH-5). Em breve, contará com uma terceira sonda em operação.
Até o momento, dois campos descobertos já foram declarados comerciais: Gavião Real (Santo Antônio dos Lopes) e Gavião Azul (Capinzal do Norte). A fase exploratória, de pesquisa sísmica e perfuração de poços, vai continuar durante os próximos anos na região, com vistas a realizar novas descobertas.
         Ainda em Santo Antônio dos Lopes, a governadora Roseana Sarney foi recebida com carinho pela população na sede da Prefeitura Municipal, onde participou de uma reunião com lideranças políticas e comunitárias. Ela encerrou as atividades do primeiro dia do governo itinerante no município de Presidente Dutra.

Fonte: Secom     Texto: Claudia Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário