sexta-feira, 31 de agosto de 2012

“Será que o meu candidato a vereador vai ser eleito naquela coligação/partido”?

Eleição para Vereador de Coelho Neto (2012) – OBTENÇÃO DE VAGAS - Análise I

Por Raymundo José

Estamos no fervor de mais uma eleição municipal, quando toda a nossa comunidade é envolvida, de maneira direta, indireta e submissa (por alguns), no processo de escolha da próxima composição política no legislativo (câmara de vereadores) e no executivo (Prefeitura) de Coelho Neto.

E o vai e vem diário dos candidatos (para Vereador e Prefeito) faz os eleitores se perguntarem:

- “Será que o meu candidato a vereador vai eleito”?

Bom, se vai eu não sei!  Mas, por gostar muito do processo político e como não estou candidato resolvi fazer uma análise sobre a eleição proporcional (vereador), que terá como base a composição das coligações/partidos – 2012, de Coelho Neto.  Estudo esse que alguns denominam de relato de adivinhação por conta da enxurrada de Pitacos, de ilusões para com as paixões a esse ou àquele candidato e pela estrutura de campanha de cada candidato.

Volto a afirmar que este estudo é uma simples análise político-eleitoral, fundamentada em confiáveis dados estatísticos captados junto à população, bem como na quantidade de eleitores no município nesta eleição, nos votos válidos (uma média), na provável abstenção e nos votos brancos e nulos que (na média) serão registrados nesta eleição.

Não é e nunca será meu objetivo, com esses estudos que passo a publicar, apontar quem vai se eleger vereador em Coelho Neto. Os nomes aqui apresentados estão mencionados de forma aleatória, por informações das coligações/partidos, sem obedecer nenhuma ordem de preferência na base de dados.
"Esse estudo visa mostrar (somente) o quantitativo de obtenção de vagas por cada coligação/partido nesta eleição".

Abaixo, o nosso primeiro desses estudos, visto que outros virão na medida em que o processo eleitoral for chegando ao dia da eleição (07 de outubro); todos buscando (somente isso) mostrar quantos vereadores cada coligação/partido poderá eleger.

São 06 coligações/partidos em disputa. Dessas, 5 devem eleger de forma direta 9 dos 13 vereadores que formarão o novo legislativo de Coelho Neto, ficando 4 vagas para serem preenchidas pelos cálculos das sobras.

1 das 6 Coligações/partidos na disputa, não deverá atingir a quantidade de votos suficientes para eleger um vereador.

A cor verde na coluna total indica maior probabilidade de sucesso na obtenção das sobras, seguida da cor amarela e posteriormente da cor vermelha.
Clique na imagem para ampliar a tabela.
 

A previsão de renovação ao atual quadro de membros da Câmara de Vereadores de Coelho Neto poderá chegar a 44%. Mas, vale lembrar que esse percentual pode não acontecer, visto que a câmara receberá nesta eleição quatro (4) novas vagas na composição da casa.
 
Em breve,  a parte II desse estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário