sábado, 19 de janeiro de 2013

Técnicos discutem redes de assistência à saúde no Maranhão


Reuniões entre técnicos do Ministério da Saúde e do SES

Discutir a montagem de um cronograma de trabalho para as quatro redes de serviços definidas como prioritárias pelo Ministério da Saúde foi o principal objetivo das reuniões realizadas esta semana entre representantes do Ministério da Saúde (MS) e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Grupos condutores estão sendo montados para implantar as Redes de Urgência e Emergência, Cegonha, do Câncer e Psicossocial em todo o estado.

Nesta sexta-feira (18), no gabinete do subsecretário de Estado da Saúde, José Márcio Soares Leite, foi discutida a Rede Cegonha. "As redes de saúde representam a organização das regiões e vai garantir um aumento do financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS)", disse ele. Esta semana também foram discutidas as redes de urgência e emergência, câncer e psicossocial.

 Estão participando da elaboração dos projetos os departamentos de Vigilância em Saúde, Atenção Básica, Rede de Serviços e Planejamento da SES. "Apoiadoras do Ministério da Saúde estão no Maranhão para auxiliar na elaboração dos projetos para que todas as 19 regiões de saúde sejam atendidas pela Rede Cegonha", explicou a chefe de Planejamento da SES, Francisca Nogueira. 

A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde, operacionalizada pelo SUS, fundamentada nos princípios da humanização e assistência, onde mulheres, recém-nascidos e crianças têm direito a ampliação do acesso, acolhimento e melhoria da qualidade do pré-natal; transporte tanto para o pré-natal quanto para o parto; vinculação da gestante à unidade de referência para assistência ao parto.

A gestante também tem garantido a realização do parto e nascimento seguros, através de boas práticas de atenção; acompanhante no parto, de livre escolha da gestante; atenção à saúde da criança de 0 a 24 meses com qualidade e resolutividade e, também, acesso ao planejamento reprodutivo.

Fonte: SES         Texto: Concita Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário