quarta-feira, 14 de agosto de 2013
terça-feira, 13 de agosto de 2013
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Escola Maria Regueira realiza homenagem Especial ao dia do PAI
A Escola Maria Regueira dos Santos, entendendo
que....
"Um pai é...
Alguém para se orgulhar.
Alguém para se agradecer
e, principalmente,
alguém para se amar!"
........realizou uma HOMENAGEM ESPECIAL ao dia do
PAI, quinta-feira (08.08.), em suas dependências.
Foi uma programação muito especial, com mensagens
fortes sobre a verdadeira participação do PAI na formação da personalidade do
FILHO.
Parabéns a todos os idealizadores do evento.
Vimos assim:
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quinta-feira, 8 de agosto de 2013
Parecer de Gurgel abre discussão sobre destino do Governo em caso de cassação de Roseana
AL - MA
A emissão de parecer do procurador-geral da
República, Roberto Gurgel, pela cassação da governadora Roseana Sarney (PMDB) e
do vice-governador Washington Luiz (PT) reabre no meio político a discussão
sobre o que pode acontecer caso os dois efetivamente percam o mandato.
Uma coisa é certa: haverá eleição indireta pela
Assembleia Legislativa. E por quê?
Porque Roseana foi eleita no primeiro turno em
2010, com 0,08% a mais de votos que a soma de todos os outros candidatos. Sendo
assim, não se pode dar posse ao segundo colocado.
E por que eleição indireta? Porque o mandato já
está na sua segunda metade e, para a Justiça Eleitoral, acarretaria custos
muito altos fazer nova eleição direta para um mandato tampão de menos de dois
anos. Se a cassação ocorresse até dezembro do ao passado, o eleitor voltaria às
urnas. Como não ocorreu, os deputados escolhem o novo governador.
Sendo assim, se Roseana for cassada junto com
Washington, assume o Governo do Estado o presidente da Assembleia Legislativa,
deputado Arnaldo Melo (PMDB), com a obrigação de convocar a eleição indireta em
30 dias. Na AL, o processo seria comandado pelo deputado Max Barros
(PMDB), que herdaria a Presidência da Casa.
E os candidatos são todos peemedebistas, mesmo
partido da governadora: o próprio Arnaldo Melo, que jura de pés juntos
trabalhar em 2014 pela eleição do secretário de Estado de Infraestrutura, Luís
Fernando, seja o governador-tampão; Max Barros, que terá o comando da
Assembleia como trunfo para entrar numa possível disputa; ou Luís Fernando
mesmo, que se elegeria agora indiretamente e disputaria a reeleição sentado na
cadeira de governador.
Esta última hipótese, a propósito, é que a mais
assombra a oposição. Mas é mais aceita entre a base governista para a
eventualidade de uma cassação da governadora.
Fonte: Blog do gilbertoleda
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quarta-feira, 7 de agosto de 2013
EDUCAÇÃO: Coelho Neto firma TERMO DE COOPERAÇÃO com Gov. do MA
Rosário Leal (Secretária de Educação)
Foto: SEMEC
O Município de Coelho Neto com o objetivo de
ampliar o atendimento no Ensino Fundamental e a melhoria da qualidade da
Educação firmou um termo de Compromisso com o Governo do Estado do Maranhão
para Municipalizar o Ensino Fundamental, propiciando assim ao Governo Estadual
a oferta de mais vagas no Ensino Médio.
A Secretária Rosário Leal disse durante a reunião
que os discentes da rede Estadual serão bem vindos, e que o Município está de
braços abertos para recebê-los, e reafirmou o compromisso de continuar buscando
meios para melhoria da qualidade da Educação.
Matéria completa, AQUI
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Fonte: ASCOM-SEMEC
SEMANA DO ESTUDANTE DE COELHO NETO
Acontece, no Período de
07 a 10 de Agosto/13, na Quadra de Esportes Uíran Sousa, a SEMANA DO ESTUDANTE
DE COELHO NETO, tendo como finalidades:
- Estimular a prática
do esporte, atividades culturais e intelectuais além de promover a
confraternização e o espírito de competição entre os estudantes das escolas
Públicas Municipais de Coelho Neto – MA.
Fotos:
Bastos (Sec, Esportes), Silas do Louro (Vereador), Rosário Leal (Sec. Educação) e Diretoras da Escola Maria Regueira
segunda-feira, 5 de agosto de 2013
"A Educação é responsável por 71% da evolução do IDHM do Brasil"
Os Estados do
Tocantins, Maranhão e Piauí, três dos mais miseráveis do país, tiveram a maior
variação no componente educação do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal
(IDHM) de 1991 a 2010.
O Maranhão e o Piauí
registraram variações de pouco mais de 78% e o Tocantins apresentou índice de
89% em 20 anos. Os três Estados ocupavam as últimas posições do ranking
nacional em 1991. Vinte anos depois, o Tocantins passou para a 14ª posição, o
Piauí subiu uma, para a 25ª, e o Maranhão, que estava em último lugar, passou
para o 19º. O índice da educação, que era classificado como muito baixo nos
três casos, subiu para médio.
O IDHM foi divulgado na
semana passada no Atlas do Desenvolvimento Humano Brasil 2013, preparado pelo
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). No Brasil, a área da
educação teve o maior crescimento relativo, com 129% no período de 1991 a 2010.
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A divulgação desses
dados é importante, principalmente neste momento em que recrudesce a luta pelo
poder, com a turma do contra, aqueles que querem a volta do Brasil aos tempos
da Casa Grande e Senzala, apelando de tudo quanto é jeito para desestabilizar o
governo trabalhista.
Nessa luta, vale tudo.
Desde artigos cínicos do "imortal" FHC até apelos pela volta da
ditadura militar nas redes sociais. O que importa para os ideólogos do
reacionarismo é promover o caos no país, abusando de qualquer meio que
possibilite isso.
A contrainformação, a
mentira mais deslavada, os boatos mais criminosos, a desfaçatez corporativista
de algumas categorias profissionais, como os médicos, o acobertamento
despudorado de escândalos promovidos pelos amigos, a divulgação de notícias
alarmistas sobre assuntos tão variados quanto economia ou segurança pública,
tudo isso faz parte da estratégia para manter o governo federal e seus aliados
sob constante pressão e para confundir a população, levá-la a pensar que o
Brasil já deu o passo adiante que faltava para cair no precipício.
Ora, qualquer pessoa
que não esteja cega pelo ódio ideológico ou pelo preconceito de classe sabe que
o país melhorou muito, em vários campos, nos últimos anos - e que há uma
imensidão de coisas ainda a fazer para levar a população a um estágio mais
amplo de justiça e igualdade social e econômica, o que, em suma, é o objetivo
de todas as nações do mundo.
Dizer que a educação, a
saúde, a infraestrutura, a moradia, os transportes, o nível de emprego e renda,
o acesso ao crédito, só para ficar em alguns exemplos, são hoje piores do que
décadas atrás é uma desonestidade monstruosa.
Essa notícia da melhora
da educação no país, segundo dados de uma entidade insuspeita como o PNUD, que
faz parte da ONU, não é para ficar restrita ao rodapé das páginas dos
jornalões.
Merece, isso sim, um
destaque que infelizmente não será dado a ela, porque a imprensa, como até as
pedras sabem, não está nem aí para a informação, já que seu negócio, até mesmo
antes de os trabalhistas se mudarem para o Palácio do Planalto, é funcionar
como um partido político informal, a serviço do que mais retrógrado existe na
sociedade brasileira.
De qualquer forma, os
fatos apontam que o Estado do Tocantins passou de um IDHM Educação de 0,369 em
1991 para 0,699 em 2010. Entre os itens que compõem o indicador, a taxa de
analfabetismo dos jovens de 15 anos ou mais ainda está abaixo da taxa
brasileira, mas passou de 30,12% para 13,09% - no Brasil, a taxa de 2010 é
9,61%. Quanto à escolaridade, a expectativa de anos de estudo passou de 6,36
para 9,8, superando a expectativa brasileira de 2010, de 9,54. O atendimento
também melhorou e superou a taxa brasileira de 93,19%. Se em 1991, 65,77% das
crianças e jovens tocantinenses de 6 a 17 anos estavam na escola, em 2010 a
taxa subiu para 93,86%.
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Em outro Estado
paupérrimo, o Piauí, a taxa de atendimento também foi superada em 2010 - 94,45%
das crianças e jovens de 6 a 17 anos estavam na escola, enquanto em 1991 as
redes de ensino atendiam a 62,91%. A expectativa de anos de estudo no Estado
passou de 5,89 para 9,23 anos - abaixo da nacional. A taxa de analfabetismo dos
jovens de 15 anos ou mais ficou acima da brasileira. Em 1991, 40,46% não sabiam
ler ou escrever, em 2010 eram 22,92%. O IDHM Educação do estado passou de 0,362
para 0,646.
Até mesmo no Maranhão o
IDHM Educação passou de 0,357 para 0,639. A taxa de atendimento de 6 a 17 anos
passou de 59,38% para 93,01%, ainda abaixo da brasileira. A expectativa de anos
de estudo também ficou pouco abaixo da nacional em 2010, atingindo 9,26 anos,
mas apresentou aumento em relação à expectativa de 6,29 anos de estudo em 1991.
Há 22 anos, a taxa de analfabetismo no Estado era 40,68. Vinte anos depois,
20,87% não sabem ler ou escrever.
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"Nesses últimos 20
anos, a educação é responsável por 71% da melhora do IDHM do Brasil",
disse na última semana o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Ele
reconheceu que a evolução não significa que todos os municípios tenham atingido
um nível satisfatório e lembrou que esses municípios precisam de apoio.
"Esses municípios precisam de reforço, acompanhamento e apoio".
Segundo a diretora
executiva do movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz, os dados mostram que
o primeiro passo para a conquista do direito a uma educação de qualidade está
sendo dado no Brasil. "O que a gente viu foi que nos último 20 anos o país
avançou bastante, justamente no que estava atrás. Quanto mais atrás, maior o
potencial de avanço", explica.
(Com informações
complementares da Agência Brasil)
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