Confirmando o que já haviamos comentado aqui (dias 08 e 16.12) a educação começa a apresentar bons resultados.
Em matéria publicada, nesta segunda-feira (27.12) pelo O Globo, o Maranhão foi destaque no indicador Educação, como o estado que mais avançou em 2009. O resultado vem em publicação do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), que analisa o desempenho de estudantes de 15 anos.
A matéria:
De acordo com a reportagem, “pior estado do país em 2006, o Maranhão conseguiu se tornar o que mais avançou em 2009. Na comparação do Todos pela Educação, ganhou 91 pontos em leitura, 71 em matemática e 45 em ciências”.
Entrevistada pela reportagem, a superintendente de Educação Básica da Secretaria de Educação do Maranhão (Seduc), Leuzinete Pereira da Silva, atribuiu essa evolução ao comprometimento dos professores e à boa formação de quem está em sala de aula. “Todos os nossos professores têm graduação, e um expressivo número tem pós. Mas contribuíram também a formação continuada e as aulas de reforço para os alunos”, disse.
O reconhecimento de O Globo ao crescimento da educação maranhense destacou também a estudante do Centro de Ensino Médio (CEM) Paulo Freire, Gabrielle Mendonça, de 16 anos, que ilustrou a matéria, tendo em mãos a redação de sua autoria que representou o Maranhão em concurso promovido pelo Senado.
Para o jornal, Gabrielle Mendonça reforçou que as atividades fora da sala são fundamentais. “As rodas de leitura que minha escola promove motivam os alunos”, afirmou.
De acordo com estudo do Todos pela Educação, o Maranhão, juntamente com São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amapá, Pernambuco, integra a lista dos estados que conseguiram média acima da obtida pelo Brasil, nas disciplinas analisadas pelo Pisa: leitura, matemática e ciências.
As avaliações do Pisa incluem cadernos de prova e questionários e acontecem a cada três anos, com ênfases distintas em três áreas: Leitura, Matemática e Ciências. Em cada edição, o foco recai principalmente sobre uma dessas áreas. Em 2000, o foco era na Leitura: em 2003, a área principal foi a Matemática; em 2006, a avaliação terá ênfase em Ciências.
Alguns elementos avaliados pelo Pisa, como o domínio de conhecimentos científicos básicos, fazem parte do currículo das escolas, porém o Pisa pretende ir além desse conhecimento escolar, examinando a capacidade dos alunos de analisar, raciocinar e refletir ativamente sobre seus conhecimentos e experiências, enfocando competências que serão relevantes para suas vidas futuras.
fonte: secom e O globo
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