quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Dicas na hora da chuva

Com a chegada das chuvas intensas que fizeram de São Luís a capital com a maior incidência pluviométrica nas últimas 24 horas no Brasil, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é importante que os motoristas redobrem a atenção para evitar os riscos de acidentes e perigos ao dirigir.
De acordo com o coordenador de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual do Maranhão (Detran-MA), Roberval Lopes, deve haver da parte dos motoristas uma maior atenção e paciência durante a condução de seus veículos.
 “Nós, da Educação para o Trânsito, recomendamos aos condutores que redobrarem a atenção, já que a visibilidade diminui nessas condições climáticas. E que tenham o máximo de paciência, evitem a velocidade alta e verifiquem as condições de manutenção dos veículos”, alertou o coordenador.
Ainda sobre a vistoria no veículo, Lopes chama a atenção para as condições dos pneus, que necessitam serem inspecionados, uma vez que esse item traz, com o desgaste, perigo ao condutor.
A aquaplanagem, que significa a falta de aderência do pneu com a pista, faz com que o veículo derrape e o condutor perca o controle do automóvel. A estabilidade de um veículo depende do contato entre os pneus e o solo, portanto, à medida que a velocidade aumenta, esse contato diminui devido à penetração de ar entre a pista e o veículo.
“Ações básicas e simples como verificar a situação do limpador de pára-brisa, manter uma distância segura em relação ao veículo da frente e diminuir a velocidade facilitam e muito a vida dos condutores durante o período das chuvas”, destacou o diretor geral do Detran-MA, Flávio Trindade Jerônimo.

Dicas para o motorista em período de chuva:
-      Ao perceber acúmulo de água na pista, diminua a velocidade
-      Acenda as lanternas e os faróis baixos, para facilitar que seu carro seja visto por outros condutores
-      Evite frear de maneira brusca, para não travar as rodas e derrapar por falta de aderência
-      Não fume para evitar o embaçamento do vidro.
-      Não use as poças d’água para ‘lavar’ seu veículo. Muitos acidentes começam assim.
-      Se tiver de passar por um trecho alagado, verifique a altura da água. Até a metade da roda, você tem condições de dirigir, acima disso, o veículo fica exposto a panes mecânicas. Tenha calma e aguarde o nível da água baixar.
                   
                                                  Fonte: Detran     Texto: Leonardo Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário