terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Iniciado a elaboração de diagnóstico da Educação do MA


A Secretária de Estado da Educação, Olga Simão, representantes do Ministério da Educação (MEC), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e Superintendentes e Supervisores da Seduc, se reuniram para dar início à elaboração de um diagnóstico geral da Educação do Maranhão. A iniciativa de desenvolver uma parceria de cooperação técnica educacional com MEC e PNUD foi da Governadora Roseana Sarney. A experiência vem sendo desenvolvida com êxito no estado de Alagoas.
O objetivo do diagnóstico é detectar os problemas existentes na educação do Maranhão, determinar ações prioritárias e reestruturar o setor educacional do Estado. "Só através de um diagnóstico construído junto com a equipe da Seduc teremos um norte para trabalharmos a educação e mudarmos os indicadores educacionais do Maranhão", afirmou a Secretaria de Educação, Olga Simão.
Para a elaboração do diagnóstico, supervisores e superintendentes da Seduc serão divididos em grupos, juntamente com técnicos do MEC/PNUD. Eles irão desenvolver, em um prazo de seis meses, relatórios sobre as seguintes temáticas: políticas estaduais de educação e programas e projetos desenvolvidos na Secretaria, regime de colaboração estado/município, estrutura organizacional e gerenciamento, utilização de tecnologias da informação na prática pedagógica e na gestão educacional, instalações escolares e equipamento imobiliário, além de disponibilidade orçamentária e utilização de recursos.
 "Estes relatórios têm que ser desenvolvidos por equipes locais, pois são eles que conhecem a real situação do Estado. A Seduc tem tudo para fazer um trabalho a contento e obter os resultados esperados", ressaltou o coordenador Geral do Programa de Colaboração MEC/PNUD com Escolas e Municípios, Laudo Bernardes. Ele explicou que a iniciativa do Governo do Estado é um marco do compromisso ético com as crianças e jovens do Maranhão. "O topo da educação é o aluno e é com esta máxima que devemos sempre trabalhar. Quem entra neste processo sairá com conceitos sobre educação transformados", avaliou.

Diagnóstico
Após a emissão dos relatórios, que serão respaldados por documentos comprobatórios e dados estatísticos, os consultores do MEC/PNUD elaborarão um diagnóstico geral, concomitantemente a uma proposta de trabalho e um cronograma de execução que deverão ser validados pela Secretária de Educação para início das intervenções no sistema educacional do Maranhão.
"Este é um processo de construção coletiva para termos uma idéia dos principais problemas, as demandas da secretaria e o que pode ser feito para melhorar a gestão e o pedagógico da secretaria", ressaltou a analista do PNUD, Maria Teresa Amaral.
Para a superintendente de Educação Básica da Seduc, Leuzinete Pereira, o apoio do MEC/PNUD, vai aprimorar a gestão educacional com foco na gestão do aprendizado. Assim, todo o esforço da Secretária deverá convergir para a melhoria do aprendizado dos estudantes.
A Secretária Olga Simão destacou que, de fato, este é um trabalho diferenciado, pois há a participação e envolvimento de todos. "Este é principal projeto da Seduc. É o foco da minha gestão", concluiu.
fonte: secom

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