domingo, 24 de julho de 2011

Vem aí a construção da Via Expressa

A governadora Roseana Sarney e o secretário de Estado de Infraestrutura, Max Barros, assinaram,  sexta-feira (22), a ordem de serviços para início das obras da Via Expressa, avenida que será construída pelo Governo do Estado em São Luís.
O ato de assinatura dá a largada oficial para a construção de um dos maiores presentes que o Governo do Estado entregará à população ludovicence no aniversário de 400 anos de São Luís, em setembro de 2012.
Com investimentos já assegurados de mais de R$ 100 milhões, a Via Expressa beneficiará 300 mil habitantes e irá gerar 5.700 empregos diretos e indiretos. O projeto prevê a ligação da Avenida Colares Moreira - passando pela Carlos Cunha, próximo ao Sítio Santa Eulália - à Daniel de La Touche, na altura do Ipase.
Segundo Max Barros, a escolha do traçado projetado para a nova via - foram desenhadas duas alternativas antes da escolha da definitiva - levou em consideração a relação custo/benefício e, principalmente, a o menor impacto ambiental possível.
“O traçado escolhido levou em consideração a relação custo/benefício, o menor dano ambiental possível e a possibilidade de interligação da via com os bairros cortados por ela. A obra foi dividida em três lotes, para que haja três frentes de trabalho independentes e possamos, se tudo sair como o programado, entregar a mais moderna avenida de São Luís como um presente para a nossa população”, destacou.
A Via Expressa interligará os bairros Cohafuma, Vinhais e Maranhão Novo, por meio de alças acopladas às vias já existentes, que serão especialmente restauradas para a garantia de melhor fluxo de tráfego.
Via de Ligação da Av. Carlos Cunha -
Jerôn. de Albuq. e Daniel de La Touche
No total, a nova avenida, que terá cerca de 9 km de extensão, beneficiará mais de 20 bairros e deve atrair pelo menos 30% do total de veículos que hoje trafegam pela Jerônimo de Albuquerque, entre o Elevado da Cohama e o Elevado do Trabalhador.
“Nós não temos apenas o projeto básico, já temos também o projeto executivo pronto. A obra deve custar, no máximo, R$ 105 milhões, sendo R$ 85 milhões do Estado, que já garantiu esse valor, e R$ 20 milhões do Governo Federal, que já aprovou o projeto e também já assegurou o recurso”, completou Max Barros.

Dados da obra
Extensão: 7.370,96 m

Vias urbanas restauradas: 2.425,00 m

Custo estimado: R$ 105.890.825,89

Pontes: 05

Pistas: 02 (com três faixas cada)

Faixa exclusiva para transporte coletivo

Empregos diretos: 1.200

Empregos indiretos: 4.500

Habitantes beneficiados: 300 mil

Fonte: Sinfra    

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