quinta-feira, 6 de outubro de 2011

PF faz busca e apreensão em colônia de pescadores de Lago-Açu

"O tempo é o senhor da verdade". Você lembra quando começamos divulgar, aqui, a fundação de novas Colônias de Pescadores em Coelho Neto, Afonso Cunha, Duque Bacelar e Buriti? Pois bem, desde ali passamos a receber avanlanches de ameaças e palavras depreciativa tudo por estarmos a frente do processo burocrático de constituição dessas entidades nesta região. 
Como não sou suicida para jogar pedra em mim mesmo, já dá pra você saber quem são os autores das ameaças e palavras depreciativas e proferidas contra a nossa pessoa?  Assim fica fácil, né?
No meu entendimento (com base na constituição Federal) o surgimento de novas Colônias vão contribuir para um selecionamento moderno e justo do quadro de filiados de uma Colônia de Pescadores. Afinal, emitir uma carteira de pescador a um vereador, ao Dono de supermercado, ao assessor político e etc, mostra que a "pescaria" é outra.
Mais uma vez volto a afirmar  que "não existe unicidade sindical para colônia de pescadores", pois podem existirem quantas se constituirem em cada município.  E para você entender o verdadeiro motivo de tanta valentia dos ameaçadores, reproduzo abaixo uma matéria do Jornal Pequeno que relata como andam algumas gestões de Colônias de Pescadores em nosso Maranhão. Esse exemplo só vem afirmar que a "pescaria" não exige o uso do anzol ou da rede de pescar. "E como o tempo é o senhor da verdade", vamos aos fatos:
Colônia de Pescadores Z-41, em Conceição do Lago-Açu
Policiais federais cumpriram, na manhã de ontem (4), mandados de busca e apreensão na Colônia de Pescadores Z-41, em Conceição do Lago-Açu (a 312 quilômetros de São Luís). Foram apreendidos na colônia documentos e computadores. Tudo será periciado para o levantamento de provas que farão parte da investigação que a PF leva a cabo sobre a farta distribuição de carteiras de pescadores a pessoas estranhas à atividade em vários municípios maranhenses.
Denúncia sobre os chamados “pescadores de aquário” de Lago-Açu foi publicada no caderno especial JP na Estrada, do Jornal Pequeno, em abril deste ano.
Diretores da própria Colônia Z-41 – dirigida por Lindalva Teixeira dos Santos, irmã da prefeita Marly dos Santos Sousa Fernandes (PSL) – contaram ao JP que estavam indignados com as inúmeras irregularidades ocorridas na entidade.
Segundo os diretores, até um vereador – Alcimar da Rocha Mota (o “Mazinho”, do PSL) – teve uma carteira de pescador emitida em seu nome, sem nunca ter exercido a atividade.
Outros “pescadores de aquário” seriam a mulher de um fazendeiro, um vaqueiro, a dona de um comércio de material de construção e dezenas de agricultores dos povoados de Olho d’Água, São José do Aterrado e Envira
O JP apurou que perto de 3 mil pessoas efetivamente vivem da atividade pesqueira em Conceição do Lago-Açu, mas a Colônia Z-41 tem cadastrados perto de 6 mil pescadores.
Há suspeita de uso eleitoreiro da concessão indiscriminada de carteiras, para obtenção fraudulenta do seguro-defeso.
Em menos de três anos, o número de carteiras de pescador dobrou no Maranhão, saltando de 45 mil para 90 mil.
Fonte: Jornal Pequeno, via tribuna do Maranhão

Um comentário:

  1. ESTES FATOS SÃO PURA MENTIRA,O QUE ESTÃO FALANDO NESTE JORNAL PEQUENO É TUDO MENTIRA.NÃO FOI RECOLHIDO NEM UM DOCUMENTO E NEM COMPUTADORES DA COLONIA.ISSO É COISA DE PESSOAS Q NÃO TEM O Q FAZER,E ESTÃO QUERENDO DENEGRI A IMAGEM DA COLONIA.

    ResponderExcluir