quinta-feira, 17 de novembro de 2011

População elogia organização do atendimento na Quinzena da Saúde

Mais de 3.500 atendimentos foram prestados nos dois primeiros dias da Quinzena da Saúde, ação promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), no Aterro do Bacanga, voltada à prevenção do diabetes, hipertensão e câncer. 
O trabalho das equipes de saúde tem continuidade, nesta quinta-feira (17), se estendendo até o próximo dia 30, sempre das 8h às 18h.Na abertura do evento, foram atendidas 1.500 pessoas. Na terça-feira (15), dia do feriado da Proclamação da República, uma multidão esteve no Aterro em busca de atendimento nas áreas de clínica medica, ginecologia, urologia e mastologia.
Foram quase dois mil atendimentos. Nesta quarta-feira, mais uma vez a população respondeu ao chamado da Secretaria de Saúde, lotando as tendas e outras instalações montadas na área da Passarela do Samba.Os exames disponibilizados no local, também, movimentam o laboratório da Quinzena da Saúde. Segundo levantamento, nos dois primeiros dias, foram solicitados 346 exames, com destaque para os preventivos do colo de útero (papanicolao) que chegaram a 219. De glicemia em jejum, foram mais 50 e PSA (prevenção do câncer de próstata), 89. Todos os resultados estão sendo entregues no mesmo local, no prazo médio de dois dias. Apenas o resultado das biópsias de colo de útero - cinco nos últimos dois dias - será disponibilizado no prazo médio de 15 dias.A empregada doméstica Violeta Costa Veras, 60 anos, foi até o Aterro e conseguiu fez a sua mamografia.
Ela contou que não é primeira vez que se submete ao teste, mas por se queixar de dores na mama e também por sua idade, o médico considerou importante repetir o procedimento. "O melhor daqui é que fazemos tudo no mesmo lugar. Para a gente que trabalha e não pode ficar faltando no serviço mais de um dia, é muito bom. Aproveitei para fazer todos os exames de glicemia, preventivo e ainda verifiquei a minha pressão", relatou.No local, as pessoas ainda são convidadas a praticar uma boa ação: doar sangue e também se cadastrar para a doação de medula óssea.
A unidade móvel do Hemomar já realizou mais de 50 atendimentos no Aterro. Um vasto material educativo, além de preservativos, está sendo distribuído aos beneficiados, com orientações sobre os cinco tipos de câncer de maior ocorrência no estado: colo de útero, mama, próstata, pênis e pele, além do diabetes e hipertensão.Conforme observou a superintendente da Rede de Serviços da SES, Bernadete Ferreira, um dos maiores benefícios da ação é a garantia do encaminhamento para as unidades de referência. No caso das biopsias, os resultados serão entregues no Hospital Tarquínio Lopes Filho. "Se der positivo, essas pessoas já terão a confirmação do tratamento no Centro de Oncologia do próprio hospital", destacou ela.
A gestora destacou que está surpresa com o número de homens que estão se deslocando para a Quinzena. "Culturalmente, os homens não têm o hábito de buscar o serviço médico, sobretudo, para a prevenção", disse Bernadete Ferreira. O caminhoneiro Silvio Nogueira, 42 anos, elogiou o atendimento no local, que segundo ele, foi ágil e acolhedor. "Viajo por todos esses estados e posso dizer que só aqui no Maranhão vi uma ação de saúde dessas", contou ele, que foi atendido na Academia da Saúde, fez os teste de glicemia e PSA, e verificou a pressão arterial. "Graças a Deus, as minhas taxas estão normais. Acho importante a prevenção".Muitas pessoas foram encaminhadas às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) por estarem com a pressão arterial ou a glicemia muito elevadas, e, portanto, precisavam de atendimento de urgência para estabilização do seu quadro. "Depois de lá, eles terão atendimento assegurado no Centro de Medicina Especializada", frisou o diretor geral do Cemesp, Fernando Neves.Outro ponto bastante movimentado é a Academia da Saúde, onde estão sendo feitas avaliações físicas e nutricionais. O programa já recebeu nos últimos dois dias quase 600 pessoas. No local, eles recebem informações sobre o seu peso, altura e o Índice de Massa Corporal (IMC).
Segundo a fisioterapeuta Melissa Sardinha, uma das coordenadoras da atividade, os profissionais que realizam o atendimento têm observado um número grande de crianças apresentando sinais de desnutrição. "Estamos utilizando a experiência da Academia da Saúde, que é um programa federal, no qual a saúde não deve estar desassociada das atividades físicas. A atividade física está sendo considerada um remédio que pode evitar problemas de todas as ordens", explicou ela.
Fonte: SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário