segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Lançada Conferência Maranhense de Educação



Secretário Pedro Fernandes, ao lado de outras autoridades, 
fala na cerimônia de lançamento da Conferência

Com a participação de prefeitos, secretários de Estado, deputados estaduais, representantes da sociedade civil, membros do Ministério da Educação, gestores e secretários municipais, foi lançada, nesta segunda-feira (25), a Conferencia Maranhense de Educação. O evento, que aconteceu no auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa, além de servir como instrumento para articulação entre governo e sociedade civil em prol de uma educação de qualidade, visa ainda deliberar e acompanhar as políticas públicas para a educação nos âmbitos estadual e municipal.
A abertura da cerimônia foi feita pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo, que na ocasião destacou a importância da educação para o desenvolvimento de uma nação. "Temos plena consciência de que não existe país, estado ou município forte sem educação. A Assembleia sente-se prestigiada em estar participando de um momento tão importante como este, que assegura o efetivo engajamento de todos os setores que atuam na educação do Maranhão, na busca de melhorias para qualidade do ensino", enfatizou.
O secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, assinalou sobre a necessidade de um trabalho conjunto no setor. “A realização das discussões nas conferências visa acima de tudo à busca pela qualidade do ensino. Estamos vivendo um momento na Secretaria de Educação de primar pela integração com todos os setores para que possamos aproximar a Secretaria da escola e, consequentemente, da sala de aula”, observou o secretário Pedro Fernandes.
Prefeitos, secretários, deputados estaduais, representantes da 
sociedade civil lotaram auditório na cerimônia

Francisco das Chagas Fernandes, secretário Executivo Adjunto do Ministério da Educação (Mec) e coordenador geral do Fórum Nacional de Educação, destacou a inovação na criação das Conferências Livres e observou a relevância do tema da conferência nacional. “Além das conferências municipais e intermunicipais que antecedem a Conferência Nacional, este ano inovamos com a criação de Conferências Livres, que são preparatórias para o evento nacional. A importância do debate é fazer com que a comunidade educacional e os segmentos da educação brasileira (pais, estudantes, profissionais e gestores) discutam temas que são extremamente necessárias para a melhoria da educação de nosso país. Este ano, a temática geral é o Plano Nacional de Educação, que se desdobra nos planos estaduais e municipais e também a discussão sobre o Sistema Nacional de Educação”, explicou.

Articulação
O presidente do Conselho Estadual de Educação, José Ribamar Bastos Ramos, ressaltou a articulação que será feita para realização de todos os fóruns de discussões sobre a educação. “É um enorme trabalho de articulação. Teremos a Conferência Nacional que só acontecerá após as estaduais e intermunicipais. É um trabalho de extrema relevância para a qualidade do ensino em todo Brasil e, no Maranhão, servirá como uma ferramenta para melhoria dos índices educacionais do estado”, observou Francisco das Chagas Fernandes.
Presente à solenidade, o presidente do Sindicato dos Profissionais da Educação do Maranhão (Sinproesemma), Júlio Pinheiro, destacou a iniciativa como um divisor de águas na educação. "As conferências representam um marco fundamental para a educação pública brasileira. Estamos ansiosos pela aprovação do Plano Nacional de Educação", disse.
Os prefeitos presentes aprovaram a iniciativa. “Esse é um esforço nacional e o Maranhão, por intermédio do secretario de Educação Pedro Fernandes, está conduzindo com afinco nesse processo que se torna necessário para fazer valer a cooperação entre os órgãos federados. Isso é fundamental para podermos obter avanços na área educacional”, observou o prefeito do município de Viana, Chico Gomes.

Palestra
Um dos momentos de destaque da cerimônia de lançamento da Conferência foi a palestra de encerramento, ministrada pelo representante da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped), professor Genoíno Bordignhon. Ele discorreu sobre “Gestão Democrática com Participação Popular no Planejamento e na Organização da Educação Nacional”.    
Segundo o secretário adjunto de Gestão Institucional e coordenador estadual do Fórum, Fernando Silva, 26 Conferências serão realizadas no estado. “Nossos técnicos não medirão esforços no sentido de propiciar mecanismos para que as 26 conferências aconteçam no estado. A primeira será realizada em 1º de abril, em Timon e Caxias”, informou. 
Fonte: Seduc     Texto: Rociléa Dourado
SEJA UM EMPREENDEDOR POLISHOP
SOLICITE MAIS INFORMAÇÕES:
 
Nome
E-mail
Telefone
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário