terça-feira, 28 de maio de 2013

Coelho Neto é contemplada com retroescavadeira

A governadora Roseana Sarney, acompanhada do delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Maranhão, Ney Jefferson Teixeira, entregou máquinas retroescavadeiras a 25 municípios maranhenses contemplados com a ação integrante da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do Governo Federal. A solenidade aconteceu na tarde desta segunda-feira (27), no Palácio Henrique de La Rocque.


"O Prefeito Soliney Silva - PSD (Coelho Neto) marcou presença para receber uma das máquinas."

Roseana Sarney fez a entrega da chave de uma das 25 retroescavadeiras ao prefeito e Codó, Zito Rolim, e destacou a presença do Governo Federal em ações de promoção do desenvolvimento do Maranhão. “A presidenta Dilma teve a sensibilidade de incluir no PAC 2 a entrega dessas máquinas. Os prefeitos estão tendo um grande auxílio, com esse maquinário para ajudar o homem do campo. Tenho certeza que isso vai melhorar muito a produção nos municípios beneficiados, por que agora vão ter uma alternativa no combate a estiagem e um incentivo para a agricultura familiar”, declarou a governadora.

O delegado federal do MDA no Maranhão, Ney Jefferson Teixeira, falou sobre essa ação. “O MDA cumpre o papel importante de fazer a entrega de máquinas para os municípios, responsáveis pela manutenção das estradas vicinais. No Maranhão, todos os municípios com menos de 50 mil habitantes estão recebendo máquinas, totalizando 195 municípios beneficiados. Já em junho, os municípios que decretaram estiagem ano passado, vão receber 71 motoniveladores”, informou.
Presentes secretários de Estado, deputados estaduais Roberto Costa, Antonio Pereira e Jota Pinto; vereadores Ivaldo Rodrigues e Marquinhos, entre outras autoridades.


A entrega das máquinas retroescavadeiras pelo MDA atende solicitação do Governo do Estado no combate os efeitos da estiagem nesses 25 municípios, quedeclararam situação de calamidade, reconhecida pelo Governo Federal, mediante portaria do Ministro de Estado da Integração Nacional.
As prefeituras contempladas com retroescavadeiras vão utilizá-las na construção de estradas vicinais e de reservatórios de água. De acordo com o MDA, as obras em estradas vicinais visam auxiliar os agricultores familiares no escoamento da produção. Esta é a terceira vez que o Maranhão é beneficiado com a entrega de máquinas pelo PAC 2. A primeira remessa aconteceu em junho de 2012, quando 99 municípios foram contemplados pelo programa. A segunda entrega ocorreu em abril de 2013, com mais 24 máquinas.
Com as 25 retroescavadeiras desta segunda-feira (27), já soma 148 o total de máquinas entregues no estado, correspondendo a um investimento de R$ 26,1 milhões pelo Governo Federal.
          

Prefeitos
Os 25 prefeitos contemplados com as retroescavadeiras acompanharam a entrega do equipamento, que vai auxiliar no combate aos efeitos da estiagem. O prefeito de Tuntum, Cleomar Tema, afirmou que a iniciativa vai trazer benefícios para a comunidade.
“Os municípios precisam da retroescavadeira, que vai ajudar muito na recuperação das estradas, especialmente, no Maranhão que possui 50% da população vivendo em um ambiente rural. Sem dúvida, é um grande benefício que o Estado está trazendo aos municípios”.
Já o prefeito de São José dos Basílios, Walter Riograndense, ressaltou que a partir de agora será possível se preparar melhor para os períodos de seca. “Este ano, a seca foi pesada e só temos a agradecer o apoio da governadora Roseana e da presidente Dilma. Temos estradas vicinais precisando de reforma e faremos pequenos açudes para servirem para as plantações e para a comunidade”, frisou.
“Esse é um beneficio multiuso, que servirá tanto para a manutenção de estradas, como para a recuperação e ampliação de açudes”, complementou o prefeito de Codó, Zito Rolim. “A retroescavadeira vai ter serventia para agricultura, pois podemos cavar pequenos tanques e aterros e ainda estaremos prevenidos para os próximos períodos de estiagem”, contou a prefeita de Chapadinha, Dulcilene Pontes.

Municípios beneficiados

         São José dos Basílios, Chapadinha, São Francisco do Maranhão, Codó, Nova Iorque do Maranhão, Sucupira do Riachão, Pinheiro, Colinas, Lagoa Grande, Anapurus, Jatobá, Marajá do Sena, Paulo Ramos, Gonçalves Dias, Amarante, Jenipapo dos Vieiras, Coelho Neto, Barão de Grajaú, Barra do Corda, Buriti, Caxias, Colinas, São Domingos do Maranhão, Serrano e Tuntum.

Fonte: Secom      Texto: Stephanie Coutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário