sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Campanha 16 Dias de Ativismo visa o combate à Violência contra a Mulher

A Campanha "16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra a Mulher" será lançada dia 25 deste mês pela Secretaria de Estado da Mulher (Semu), em parceria com prefeituras municipais, Conselho Estadual da Mulher e organismos que integram a Rede de Atendimento e Enfrentamento a Violência contra Mulher do Maranhão.

Este ano a, ação novamente terá como foco o fortalecimento da Campanha "Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha - Violência não tem desculpa. Tem Lei. Denuncie!", promovida pelo Governo Federal, por intermédio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) e que objetiva, principalmente, mobilizar e sensibilizar os operadores do Direito para a compreensão da magnitude do fenômeno e a importância do enfrentamento à violência doméstica contra as mulheres.

Como nos anos anteriores a Semu vai estar com uma extensa programação do dia 25 de novembro (Dia Internacional da não Violência contra Mulheres), ao dia 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos), com o Tema: Violência Não Tem Desculpa. Tem Lei. Denuncie!

Em vários municípios do Maranhão, os organismos municipais (Secretarias, Coordenadorias, Departamentos de Mulheres e Movimentos de Mulheres Organizados) organizam suas programações de acordo com as orientações da Comissão Educativa da Câmara Técnica Estadual de Gestão e Monitoramento das Ações do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e a Semu.

Em São Luís, outras instituições inclusive as que compõem a Câmara Técnica Estadual de gestão e Monitoramento das Ações do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, coordenada pela Semu, também realizarão suas atividades - Tribunal de Justiça do Maranhão, Ministério Público Estadual, Secretaria de Saúde, Secretaria de Segurança, Secretaria de Turismo, Secretaria Extraordinária de Estado da Igualdade Racial, Defensoria Pública do Estado do Maranhão e Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

No Brasil, a Campanha é iniciada em 20 de novembro, com o Dia Nacional da Consciência Negra. A inclusão desta data considera a história da cultura negra no Brasil e, sobretudo a tripla discriminação sofrida pela mulher negra, que se baseia numa opressão de gênero, etnia e classe social.

Box
São consideradas, também, datas significativas, neste período:
25 de novembro - Dia Internacional pela não Violência contra a Mulher
1o de dezembro - Dia Mundial de Combate à Aids
6 de dezembro - Dia nacional de Mobilização dos homens pelo fim da Violência contra as Mulheres
10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos

Fonte: Semu     Texto: Elisângela Matos


                                                                                                                                                                     
Informe de Negócios:









Nenhum comentário:

Postar um comentário