domingo, 13 de março de 2011

Chuvas (é igual a ) boa safra agrícola

Roça de Mandioca e Milho em  Tutóia (foto Francymary)
Durante o período do carnaval aproveitamos para visitar a região de Tutóia, mais precisamente  aos povoados Jardins e Frexeiras, este último pertencente ao município de Água  Doce, cidade recém-emancipada. Mais o meu tema aqui é para com as bonitas roças bem tratadas por aquele povo. Povo trabalhador e que nesse período não precisamos falar  sobre todo o seu (do povo) potencial para com a lida da roça. Basta olharmos e contemplarmos as belezas de roças, todas bem limpas e com o legume já grande. Se em algumas partes a chuva é um grande problema, aqui nesta região do Maranhão ela (a chuva) é indispensável para alcançarmos boas colheitas. E pelo que estamos vendo a safra será uma das melhores dos últimos anos. 
Já estamos no segundo mês da quadra chuvosa no Maranhão e já estamos comendo o Milho, que começa a chegar das roças. O Feijão também já tá chegando à mesa do maranhense. O Arroz vai demorar  um pouco mais e vem em grande quantidade
Outra expectativa para aumentar a safra deste ano nesta região fica por conta da soja e do Arroz, esses dois plantados em grande quantidade nos campos gerais do médio e baixo Parnaíba.. Esse tema (soja) vamos apresentar postagem mais na frente.
E por falar em chuva, estamos às 12:24h e a chuva tá caindo aqui em Coelho Neto.
Inverno bom é assim, chove até em pleno meio dia.
Texto: Raymundo José

Um comentário:

  1. O legal do blogs.diferentemente de outros sites de rede sociais, é que está recheado de informações.Cada blog tem sua linha de interesse, mas em suma é pura informação. Tinha uma idéia(conhecimento) um tanto defasada e tacanha dos solos e do clima maranhense. ouve -se algo aqui e acolá. Mas "ouvi-lo"(um filho da terra ) descrever de como é e será a colheita para este ano, fica difiicl associar tal dissertação ao Maranhão que nos é retratado na mídia televisiva.
    Cadê os quebras coco? E a proposito o sistema de cultura do arroz e feito nos alagados ou em terrenos secos e planos.
    * Mídia e livros didáticos.

    ResponderExcluir